Vozes Puras: Jomeri Pozzoli, a "força da massa" da dublagem Herbert Richers nos anos 90

Imagem: Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo/WildBrain

Olá e sejam todos muito bem-vindos a mais uma edição do quadro Vozes Puras! Na edição de hoje, falaremos sobre uma voz brasileira que marcou bastante nosso outro encanador bigodudo querido, Luigi, especialmente nos desenhos da DiC Entertainment: Jomeri Pozzoli!

Pozzoli nasceu em 1928 na cidade de Teresina, no Piauí, onde trabalhou na rádio, na televisão, no cinema e até mesmo no teatro, exercendo a profissão de dublador desde 1961; começou no polo de São Paulo, onde trabalhou até 1965, mudando para o polo carioca no ano de 1966, no qual permaneceu dublando até o ano de 2014.

Alguns personagens de destaque que Pozzoli dublou durante sua carreira foram o mestre Oogway na franquia Kung Fu Panda, tio Ben no filme do Homem-Aranha de 2002, Sr. Burns durante as temporadas 15, 16 e 17 de Os Simpsons, o personagem Xerife em Carros e Carros 2 e, é claro, Luigi em The Super Mario Bros. Super Show!, The Adventures of Super Mario Bros. 3 (apenas na dublagem da Herbert Richers) e Super Mario World.

Leia mais sobre cartoons:


Nas outras dublagens de The Adventures of Super Mario Bros. 3, feitas pela Uniarthe e BKS, tanto Luigi quanto os outros personagens do elenco foram trocados; no caso do Luigi, seus dubladores alternativos são Eleu Salvador, na versão da BKS, e Raul Schlosser, na versão da Uniarthe.

Infelizmente, Pozzoli nos deixou no ano de 2014 aos 86 anos, por conta de uma pneumonia, mas sua voz estará eternamente marcada em cada um dos personagens que ele dublou — e nós, da comunidade Super Mario Bros., iremos para sempre nos lembrar de seu papel como o icônico Luigi!
Gabriela "Misakii" Monteiro

Nascida no município de Vitória, no Espírito Santo, sou uma garota autista com um grande entusiasmo em dublagem, quadrinhos e nas culturas orientais. Prefiro me manter no anonimato por questões pessoais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem