Conheça todos os cogumelos e seus efeitos no universo de Super Mario

Quando se fala sobre a franquia de mídia Super Mario, não há nada que a represente tanto quanto os cogumelos. Pequenos potenciadores comestíveis — bem, alguns, nem tanto! — que dão aos encanadores extraordinários do Brooklyn uma vantagem crucial contra as insídias de Bowser e seus terríveis asseclas.

E em resposta a uma questão levantada pelo nosso leitor Gabriel, acompanhe com o Reino do Cogumelo uma lista abrangendo todos os cogumelos e seus curiosos efeitos no "Marioverso". Então, preparem-se, famintos leitores, pois uma megamatéria está por vir!

Esta publicação vem sendo atualizada pela nossa equipe para abranger um número cada vez maior de cogumelos da série Super Mario. Última modificação: 1/11/2023.

Cogumelo vida extra (1-Up Mushroom)

O cogumelo vida extra (ou 1-Up Mushroom, em inglês) é o nosso bom e velho cogumelo verde que dá uma vida extra para o gorducho. Teve sua primeira aparição em Super Mario Bros. (1985), onde podia ser encontrado em blocos ? e em blocos invisíveis. Normalmente, sua aparência é verde com bolinhas brancas, mas em Super Mario Bros. 2 (versão americana, 1988), ele era vermelho e grafado com um "1Up" em branco. Já em Super Mario Bros. 3, o cogumelo vida extra é branco com bolinhas verdes.

Absorbing Mushroom

Esse cogumelo é exclusivo das cabines de Mario Kart Arcade GP e Mario Kart Arcade GP DX. Quando um jogador o usa, ele pode obter o item de qualquer adversário ao bater nele — como o Bu em Mario Kart DS; porém, não é aleatório e depende em quem o jogador bater. O Absorbing Mushroom tem uma cor azulada, assemelhando-se muito ao minicogumelo.

Bee Mushroom
Esse cogumelo, encontrado pela primeira vez em Super Mario Galaxy, tem o poder de transformar um dos encanadores em Bee Mario ou Bee Luigi. Com o poder desse cogumelo, eles podem voar por um certo período, além de conseguir subir em Honeycomb Walls. Se o encanador tocar a água enquanto estiver em forma de abelha, ele perderá o poder. O Bee Mushroom é amarelo com listras em marrom.

Boo Mushroom
O Boo Mushroom, cogumelo encontrado em Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, pode transformar Mario em Boo Mario e Luigi em Boo Luigi. Ele é todo branco, com uma cara de mau - típica dos próprios Boos. Dá a Mario e Luigi o poder de atravessar paredes e alcançar alturas extremas. Para perder os poderes, o encanador precisa ser tocado por um Boo - que são atraídos pelo encanador em forma de fantasma - ou entrar em um raio de luz.

Cursed Mushroom
O Cursed Mushroom é um cogumelo roxo - com bolinhas brancas -, tendo sua primeira aparição em Mario Party. Após serem lançados para o Mushroom Space, o jogador pode parar com um Mushroom ou um Cursed Mushroom. Caso pare com o último, sua vez será pulada.

Dried Shroom
Exclusivo da série Paper Mario, esse cogumelo seco dá ao jogador 1 ponto de HP. Não faz muita coisa além disso, apenas, quando cozinhado junto à outro item, pode dar origem à algum melhor. Em Super Paper Mario, Dried Shrooms ainda podem curar o estado envenenado do jogador. O cogumelo é vermelho com manchas rosas, e murcho - como o próprio nome já alega.

Fried Shroom
Fried Shroom é um cogumelo da série Paper Mario. Surge a partir de um Dried Shroom. Recupera 6 pontos de HP e 2 de FP. Não é um cogumelo em si, mas sim um prato.

Fruity Shroom
Como o supracitado Fried Shroom, o Fruity Shroom não é um cogumelo em si, mas sim um prato. Exclusivo de Super Paper Mario, recupera 15 pontos de HP e cura o estado envenenado do jogador.

Ghost Shroom
Exclusivo de Super Paper Mario, o Ghost Shroom é um item usado para atacar inimigos. Quando usado, o jogador deve traçar na tela a figura de um cogumelo para tornar o Ghost Shroom maior, consequentemente, mais forte. É roxo com bolinhas amarelas e laranjas.

Ghoul Shroom
Ghoul Shroom é um inimigo, também de Super Paper Mario que vive em blocos "?". É como um Zombie Shroom, porém, branco e com mais HP: 10 pontos, portanto, será preciso de mais de um turno para derrotá-lo.

Golden Mushroom
Tendo aparecido pela primeira vez em Mario Party 2, o Golden Mushroom é um cogumelo que possibilita o jogador jogar 3 dados. Já em jogos da série Mario Kart, esse cogumelo dourado dá ao jogador turbos seguidos por um tempo limitado. Em jogos da série Mario & Luigi, o Golden Mushroom recupera todo o HP e o BP de um encanador. Ele é dourado - como o próprio nome já diz - com bolinhas brancas em jogos da série Mario Party. Nos outros jogos, também é dourado, porém, com bolinhas amarelas, além de usar uma coroa.

Honey Shroom
Voltando aos cogumelos da série Paper Mario, o Honey Shroom é um cogumelo que surge a partir de um Honey Syrup. Recupera 5 pontos de HP e 5 de FP. É vermelho com bolinhas brancas amareladas coberto de mel. Existem também variações do Honey Shroom: o Honey Super, que recupera 10 pontos de HP e 5 de FP e o Honey Ultra, que recupera 50 pontos de HP e 5 de FP.

Hot Shroom
Vermelho e sem bolinhas, o Hot Shroom recupera 15 pontos de HP e 5 de FP. É exclusivo do jogo Paper Mario.

Invicishroom
O Invicishroom é exclusivo de Mario & Luigi: Superstar Saga. É dito que o Invicishroom é feito de Starmen e cogumelos 1-Up. Quando Mario come um desses cogumelos, ele fica com a febre do feijão, que só acontece em pessoas que não estão acostumadas com a comida de Beanbean Kingdom. Após isso, Luigi deve buscar a cura.

Jelly Shroom
Exclusivo dos dois primeiros jogos da série Paper Mario, o Jelly Shroom, na aparência, se parece com o Honey Shroom. A única diferença é que a cobertura do Jelly Shroom é amarela, e não é de mel, mas sim, de gelatina. Ele recupera 5 pontos de HP e 15 de FP de Mario. E, como o Honey Shroom, também tem duas variações: Jelly Super, que recupera 10 pontos de HP e 15 de FP, e Jelly Ultra, que recupera 15 pontos de HP e 15 de FP.

Life Shroom
O Life Shroom, em jogos da série Paper Mario, tem o poder de reviver Mario e deixá-lo com 10 pontos de HP. Esse cogumelo é branco com corações vermelhos. Já nos jogos Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, o Life Shroom é vermelho com estrelas amarelas. Mas não é só a aparência que muda: a vida de Mario/Luigi passa de 3 para 6 pontos. Caso sua vida chegue aos 3 pontos, ela não voltará de nenhuma forma aos 6.

Maple Shroom
Esse cogumelo também é exclusivo da série Paper Mario - para ser mais exato, de Paper Mario e Paper Mario: The Thousand-Year Door. Quando usados, recuperam 5 pontos de HP e 10 de FP. "Maple", em tradução livre do inglês para o português, significa "carvalho silvestre". Então, pode-se dizer que a cobertura do cogumelo é carvalho silvestre, o que, pelo menos pra mim, não faz muito sentido. Também tem duas variações: Maple Super, que recupera 10 pontos de HP e 10 de FP e Maple Ultra, que recupera 50 pontos de HP e 10 de FP.

Mega Mushroom
O Mega Mushroom fez sua estreia em Mario Party 4, onde era muito parecido com o 1-Up Mushroom, porém, sua cor era um verde mais claro. Nesse jogo, o Mega Mushroom permite à quem obtê-lo, jogar dois dados. Porém, sua forma mais conhecida é a que aparece em New Super Mario Bros., onde tem um tamanho maior em relação aos outros cogumelos e é amarelo com bolinhas vermelhas - muito semelhante ao Super Mushroom dos jogos Super Mario Bros. e Super Mario Bros.: The Lost Levels. Quando Mario/Luigi pega um, ele fica gigante e destroi praticamente tudo que aparecer em sua frente. Também fez aparições em Mario Kart Wii, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story e Mario & Sonic at the Olympic Winter Games.

Metal Mushroom Orb
O Metal Mushroom Orb é um item presente nos jogos Mario Party 6 e Mario Party 7. Quando um jogador o usa, ele se torna de metal, ficando imune à armadilhas.

Mini Mushroom
O Mini Mushroom é um cogumelo que transforma Mario em Mini Mario e Luigi em Mini Luigi. Em Mario Party 4, ele é rosa com bolinhas brancas e usa uma chupeta. Ele reduz o dado de 1-10 para 1-5, além de, obviamente, deixar o jogador em um tamanho menor. Já em New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii, o Mini Mushroom é bem pequeno em relação aos outros cogumelos. Sua coloração também mudou: ficou azul com bolinhas brancas. Em sua forma Mini, o encanador pode correr - ou até mesmo andar - sobre a água, além de conseguir pular mais alto e entrar em canos exclusivos.

Moldy Mush
O Moldy Mush é um cogumelo exclusivo de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. É um cogumelo velho cheio de mofo - o que o próprio nome diz - que recupera 1 ponto de HP de um aliado.

Mushroom
Esse cogumelo é para quem gosta do óbvio! O Mushroom é um cogumelo normal que aparece em RPGs do Mario. Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, recupera 30 pontos de HP. Em Mario & Luigi: Superstar Saga, recupera 25 pontos de HP. Em Mario & Luigi: Partners in Time, recuperam 20 pontos de HP. Já em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, recuperam 40 pontos de HP.

Mushroom Crepe
Eu estava começando a sentir falta dos cogumelos da série Paper Mario. Pois bem, o Mushroom Crepe é exclusivo de Paper Mario: The Thousand-Year Door e Super Paper Mario. No primeiro, recupera 30 pontos de HP e 20 de FP. No segundo, recupera 20 pontos de HP e cura o estado envenenado.

Mushroom Drop
O Mushroom Drop é um cogumelo de Mario & Luigi: Partners in Time. Quando usado, recupera 15 pontos de HP de todos os membros da equipe. O Mushroom Drop também possui variações: o Super Drop faz a mesma coisa, porém com 30 pontos de HP. O Ultra Drop também não muda muito, apenas a quantidade de HP recuperado de todos da equipe: 60 pontos.

Poison Mushroom
O Poison Mushroom teve sua primeira aparição em Super Mario Bros.: The Lost Levels, onde é praticamente idêntico ao "original" - a única diferença é que ele tem uma cara malvada. O seu efeito é reduzir o tamanho do encanador ou matá-lo. Em Mario Party 3, o Poison Mushroom muda de aparência: é roxo com bolinhas verdes. O Poison Mushroom ainda faz aparições em Game Boy Donkey Kong, Luigi's Mansion, Mario & Luigi: Superstar Saga, Super Smash Bros. Meelee, Super Smash Bros. Brawl - nesse, o efeito muda um pouco: ao invés de matar o jogador, ele reduz a força dos ataques -, Paper Mario: The Thousand-Year Door - onde faz o jogador ficar envenenado e perder metade do HP ao comê-lo - e Super Paper Mario.

Propeller Mushroom
Talvez um dos cogumelos mais queridos pelos jogadores de Mario, o Propeller Mushroom é laranja com bolinhas amarelas e tem uma hélice da mesma cor das bolinhas. Para poder "ativar" o efeito do Propeller Mushroom, o jogador deve chacoalhar o Wii Remote, seja no meio de um pulo ou no chão. Caso aperte o botão debaixo do D-Pad, o personagem descerá mais rápido, um efeito parecido com o do Ground Pound. Se o jogador demorar a pegar esse cogumelo após ele sair do bloco, o Propeller Mushroom sairá da fase.

Refreshroom
O Refreshroom, que apareceu pela primeira vez em Mario & Luigi: Partners in Time e depois marcou presença em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story. No primeiro, Mario tem que achar um Refreshroom e dá-lo para Toadsworth.

Reverse Mushroom
Tendo aparecido pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 de Super Mario All-Stars no modo de batalha (Battle Mode), o Reverse Mushroom pode inverter os jogadores de lugar ou fazer o personagem encolher ou aumentar de tamanho. Nesse jogo, é vermelho com uma interrogação branca. Já em Mario Party 3, onde faz o jogador andar na direção contrária, se assemelha muito à um 1-Up Mushroom, porém, tem uma seta vermelha curvada no topo.

Roast Shroom Dish
O Roast Shroom Dish é um prato de cogumelos que apareceu em Super Paper Mario, onde recupera 30 de HP e cura o estado envenenado de quem comê-lo. É um pacote com cogumelos.

Rock Mushroom
Esse cogumelo apareceu pela primeira vez em Super Mario Galaxy 2, onde faz o Mario virar Rock Mario. Sendo Rock Mario, o encanador pode se transformar em uma esfera de pedra ao jogador chacoalhar o Wii Remote. Quando está sob o efeito, o Mario pode quebrar praticamente tudo que aparecer em sua frente, inclusive matar inimigos. Após um tempo, o gorducho volta ao estado normal de Rock Mario. Para antecipar isso, basta balançar novamente o Wii Remote.

Rotten Mush
O Rotten Mush é um cogumelo podre - como o próprio nome diz - que apareceu em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Seu efeito: recuperar 5 pontos de HP de um aliado.

Shroob Mushroom
O Shroob Mushroom é apenas uma pessoa transformada em cogumelo pelos terríveis extraterrestres Shroobs. Toadiko, Toadbert, Kylie Koopa e Baby Bowser já viraram um Shroob Mushroom, além de muitas outras pessoas. Exclusivo de Mario & Luigi: Partners in Time, o Shroob Mushroom é roxo com bolinhas brancas.

Shroom Broth
Esse caldo de cogumelos apareceu em Paper Mario: The Thousand-Year Door e Super Paper Mario. No primeiro, recupera 2 pontos de HP durante 5 turnos de quem usá-lo, assim como abaixa a defesa. Na versão de Wii, ele recupera 15 pontos de HP.

Shroom Cake
Também da série Paper Mario, esse bolo de cogumelos, nos primeiro e segundo jogos da série - Paper Mario e Paper Mario: The Thousand-Year Door - recupera 10 pontos de HP e 10 de FP. Já na versão para Wii, Super Paper Mario, recupera 30 pontos de HP e cura o estado envenenado. É um bolo marrom com um cogumelo laranja no topo.

Shroom Delicacy
Exclusivo de Super Paper Mario, o Shroom Delicacy é um prato à base de cogumelos com um sabor raro. Recupera 10 pontos de HP e cura o estado envenenado.

Shroom Pudding
Também exclusivo de Super Paper Mario, esse pudim à base de cogumelos cura o estado envenenado, além de recuperar 25 pontos de HP. É um pudim - parece ser de chocolate - decorado com cogumelos.

Shroom Roast
Assemelhando-se muito ao Roast Shroom Dish, o Shroom Roast é exclusivo de Paper Mario: The Thousand-Year Door. Recupera 15 pontos de HP e 5 de FP.

Shroom Shake
É uma latinha rosa com o desenho de um cogumelo. Sua única aparição foi em Super Paper Mario, onde recupera 10 pontos de HP e cura o estado envenenado. A razão de o Mushroom Shake substituir o cogumelo normal é que cogumelos normais só são encontrados em certos blocos.

Shroom Steak
O Shroom Steak é, basicamente, um prato com um cogumelo grande. É encontrado em todos os jogos da série Paper Mario. Nos dois primeiros jogos da série, o Shroom Steak recupera 30 pontos de HP e 10 pontos de FP. Já na última versão, Super Paper Mario, ele recupera 70 pontos de HP e cura o estado envenenado.

Slimy Shroom
O Slimy Shroom é um item achado em Super Paper Mario. Seu nome é assim pois tem verniz no seu topo. Ele recupera 10 pontos de HP e cura o estado envenenado. É rosa-bebê com bolinhas rosa-escuro.

Slow Shroom
Rosa com bolinhas roxas, o Slow Shroom é exclusivo de Paper Mario: The Thousand-Year Door. Recupera 2 pontos de HP a cada turno durante 10 turnos.

Sluggish Shroom Orb
Tendo aparecido em Mario Party 6 e Mario Party 7, o Sluggish Shroom Orb - ou Slow Shroom Orb em Mario Party 7 - reduz drasticamente a velocidade do dado, para facilitar ao jogador bater em um número que achar conveniente. É azul-ciano com bolinhas brancas.

Spring Mushroom
Tendo aparecido nos dois jogos da série Galaxy, o Spring Mushroom é um cogumelo metálico com a parte de cima espiralada. Quando um Mario ou Luigi pega o Spring Mushroom, ele se torna Spring Mario ou Spring Luigi, respectivamente. Nessa forma, o encanador não para de pular. Para ganhar mais impulso, o jogador deve apertar o botão A na hora em que Mario/Luigi estiver no chão.

Super Mega Mushroom
Aparecendo unicamente em Mario Party 4, o Super Mega Mushroom tem seu efeito similar ao do Mega Mushroom no mesmo jogo, porém, ao invés de deixar o jogador lançar 2 dados, são 3. Também deixa o jogador em tamanho maior. É azul-bebê com bolinhas brancas.

Super Mini Mushroom
Também exclusivo de Mario Party 4, o Super Mini Mushroom faz o personagem ficar com um tamanho extremamente pequeno. Ao contrário do Mini Mushroom normal de Mario Party 4, o Super Mini Mushroom não limita o número de passos: são dois dados com 1-5. Na aparência também é parecido com o Mini Mushroom, porém, é brilhante e seus olhos são cor-de-rosa.


Super Mushroom
Chegamos ao clássico cogumelo! O Super Mushroom é o mais conhecido de todos, o vermelho com bolinhas brancas, que, em geral, faz quem pegá-lo dobrar de tamanho. Pode ser encontrado em blocos "?" e até Brick Blocks. Já em jogos da série Mario Kart, o Super Mushroom faz o jogador ganhar um turbo instantâneo.

Super Shroom Shake
Presente apenas em Super Paper Mario, o Super Shroom Shake é uma latinha azul com o desenho de um cogumelo de mesma cor. Recupera 20 pontos de HP e cura o estado envenenado de quem usá-lo.

Sweet Shroom
O Sweet Shroom é uma sobremesa feita de cogumelos que apareceu em Paper Mario. Esse item recupera 30 pontos de HP e 20 de FP. Se assemelha muito à um bolo com um cogumelo no topo.

Ultra Shroom
Aparecendo nos dois primeiros jogos da série Paper Mario - Paper Mario e Paper Mario: The Thousand-Year Door - o Ultra Shroom recupera 50 pontos de HP. É verde com bolinhas brancas, lembrando muito o 1-Up Mushroom.

Ultra Shroom Shake
O Ultra Shroom Shake tem efeito idêntico ao do Ultra Shroom - recupera 50 pontos de HP -, porém, é exclusivo de Super Paper Mario. É uma latinha verde com um cogumelo da mesma cor.

Vacuum Mushroom
O Vacuum Mushroom é um cogumelo presente em Mario & Luigi: Bowser's Inside Story. Fawful o dá a Bowser, que o come e adquire o poder de sugar tudo, como o Kirby. O jogo o chama de Lucky Mushroom, um nome falso. É amarelo com bolinhas roxas.

Volcano Shroom
O Volcano Shroom é um cogumelo de Super Paper Mario. É quente como magma. Faz quem comê-lo atacar duas vezes consecutivas. Tem a aparência de um vulcão expelindo magma, como o nome sugere.

Volt Shroom
O Volt Shroom está presente em todos os jogos da série Paper Mario. Nos dois primeiros, ele faz o Mario ficar eletrizado, causando mais dano aos inimigos quando encosta neles. Também permite ao encanador pular em inimigos eletrizados sem levar dano. Já em Super Paper Mario, ele ainda eletriza Mario, porém, faz o encanador correr e paralizar inimigos, sem causar dano. É um cogumelo preto com raios amarelos.

Wilt Shroom
O Wilt Shroom é exclusivo de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars que recupera 10 pontos de HP. É um cogumelo velho e fraco, que teve sua água retirada. Se assemelha muito ao Dried Shroom.

Zombie Shroom
O Zombie Shroom é um inimigo de Super Paper Mario. Sai de blocos "?". É bem rápido, porém, fraco: um golpe já pode selar seu fim.

E aqui termina o dossiê dos cogumelos!
Bernardo Schmitberger

Torcedor apaixonado do Cruzeiro Esporte Clube, fã da Nintendo e amante de blink-182.

27 Comentários

  1. nun conheica mais da metade dos cogumelos daí,muit bom form,parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanto cogumelo! Igual ao bruno Hnrq eu não conheica nem metade desses aí! Muito show Form!

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS!QUE EXAGERO!Eu não conhecia nem metade da metade que tem aí.Párabens Form!

    ResponderExcluir
  4. Cara, essas matérias estão ficando cada vez melhores! Parabéns Form, vou salvar aqui nos favoritos pra consultar de vez em quando :D

    ResponderExcluir
  5. Valeu, gente! Vocês que nos fazem escrever matérias cada vez maiores e de mais qualidade! (l)

    ResponderExcluir
  6. Form, tenho uma dúvida relacionada ao dossiê dos cogumelos: Aqueles cogumelos lançados pelo Toad e pela Peach em Super Mario Kart são Poison Mushrooms, ou pertencem a uma categoria diferente?

    ResponderExcluir
  7. MAMA MIA ! come isso voçe vivera pra sempre :O)

    ResponderExcluir
  8. falta falar que se voce tem um life shroom e pega outro voce ganha 1-up
    e o maple mushroom é desse maple http://en.wikipedia.org/wiki/Maple_syrup

    ResponderExcluir
  9. mto legal form!!!
    meus favoritos são: o propeller mushroom,Golden Mushroom,Bee Mushroom, Boo Mushroom, Life Shroom, Mega Mushroom, Mini Mushroom,Rock Mushroom, Spring Mushroom,Super Mushroom,Vacuum Mushroom,Volcano Shroom e o Volt Shroom.
    mais os meus favoritos mesmo são o Golden Mushroom e o Mega Mushroom.

    e falando no mega mushroom vc esquceu d falar q a transformação é temporária e q em cima da tela tem um medidor de tempo! quanto mais coisas o mario destruir mais 1-up mushrooms ele vai ganhar quando o efeito acabar! (podendo ganhar no máximo 5 1-Up Mushrooms)

    que tal agora um dossiê sobre as flores como a fire flower, a ice flower, a copy flower ... o q vc acha?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu amei o dossie ficou incrível...
    E quanto cogumelo será que o Mario só come isso????
    E o paper mario é líder em receita de cogumelo...qual será o próximo Mushroom a milanesa?????
    Meu favorito é o bee Mushroom...

    ResponderExcluir
  12. Senti falta do Poisonous Mushroom, aquele que me fez raiva em Super Mario The Lost Levels

    ResponderExcluir
  13. Meu favorito é o top Boo Mushroom! conheço varios, principalmente os de Super Paper Mario e os Galaxys 1/2... Bom dossie xD

    ResponderExcluir
  14. é veradde, um dossie sobre flowers, como fire, ice, boomerang, clowd, etc

    ResponderExcluir
  15. Form, tu esqueceu o Dyllis Deluxe ele aumenta 90 HP e cura poison.
    Dá pra fazer misturando um shroom steak com um gorgeous steak.

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe é fanzoca do Mario e seus olhinhos brilharam qdo viu todos estes cogumelos ** Disse até que quer todos eles, pode?
    Minha coroa é da hora!Hehehehehehe

    ResponderExcluir
  17. Eu sou o Gabriel que pediu o dociê das Plantas piranhas e gostei muito.

    Desculpe por ficar anos sem manter contato com o site!

    Quanto cogumelo!

    Que tal um dociê de Shy Guys?

    ResponderExcluir
  18. olha isso nao tem nada ver mas podiam fazer um passo a passo dos jogos do mario tipo paper mario para o site ficar mais legal

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem