Por que isso acontecia em Super Mario World (SNES)?

Imagem: Reprodução/Nintendo

Muitos dos jogadores das antigas de Super Mario World (1990), ou até mesmo os mais jovens que se permitiram aventurar no tempo pela era 16 bits através do aplicativo Super Nintendo Entertainment System - Nintendo Switch Online, podem ter tido uma reação genuína de espanto ao se deparar com um mundo completamente diferente depois de um tempo.

Por uma determinada ocasião, os mapas e inimigos do launch-title de SNES passavam por mudanças na paleta de cores e drásticas alterações visuais. As planícies esverdeadas tornavam-se marrons, e o que era marrom, tornava-se verde; os Koopas (Koopa Troopas, em inglês) usavam máscaras de Mario; as plantas Piranha, não fossem ameaçadoras o bastante, agora eram aterradoras abóboras de Halloween.

Na época das rústicas comunidades do Orkut que deram origem ao blog Reino do Cogumelo, eram muitos os relatos de retrogamers que acreditavam que um erro gráfico acometia Super Mario World para que essas mudanças todas tivessem efeito. Entretanto, a verdade é que estas alterações foram programadas a dedo para o game, com a toda a intenção e potência de ser.

O modo "outono" de Super Mario World

Essa alteração gráfica estava longe de ser um acidente. É chamada no livro de cabeceira Sūpā Mario Burazāzu Hyakka: Nintendō Kōshiki Gaido Bukku ("Super Mario Bros. Encyclopedia: Nintendo Official Guide Book"), lançado pela editora Shogakukan em 2015, de Ura Wārudo (裏ワールド) — que traduz, a grosso modo, para "mundo invertido". A informação consta na página 63 da seção dedicada a Super Mario World.


Mas para nós, do continente americano, a mecânica é reconhecida como o modo "Autumn" ou "Fall" (Mario Mania Player's Guide, página 159). E assim, explica que as cores perdem um pouco da vividez devido a uma natural troca de estações: de primavera para outono.

Como isso acontece?

Na versão original de Super Mario World para o saudoso Super Nintendo Entertainment System, o continente da Terra do Dinossauro — como é traduzido o termo "Dinosaur Land" nos manuais de instruções do jogo incluídos nos bundles do console pela Gradiente — entra no modo "outono" assim que o jogador completa a fase Funky, a última do mapa secreto Special Zone, que, por sua vez, é localizado no centro da Star Road.

Já no remake lançado para Game Boy Advance entre os anos de 2001 e 2002, intitulado Super Mario World: Super Mario Advance 2, é necessário desbloquear todas as 96 saídas possíveis do jogo, tanto as lineares quanto as secretas, exibindo este número no menu inicial.

Quais são as mudanças que acontecem no modo "outono" de Super Mario World?

À primeira vista, o que mais salta aos olhos é a mudança radical na paleta de cores. Já os inimigos, destinados a dificultar a vida de Mario e Luigi ao longo de suas aventuras, passam por alterações ainda mais drásticas, e as coisas, ainda por cima, podem ficar um pouquinho mais perigosas.

O modo "outono" no GBA • Imagem: Reprodução/Nintendo

A citar alguns exemplos:
  • Os Koopas abandonam seus cascos e passam a marchar com uma estranha máscara de Mario. Ainda é possível identificar suas cores originais, que determinam suas ações, através das botas e do chapéu adornado pela máscara.
  • Bill balas se tornam pássaros e passam a ser conhecidos como Pidgit Bills. Na fase Vanilla Dome 4, porém, os Bill balas verticais continuam iguais — algo que foi corrigido no remake para GBA.
  • Plantas Piranha tornam-se assustadoras abóboras esculpidas de Halloween com o interior oco, mas mesmo assim, com a capacidade de mover suas bocas. Por algum motivo, os pés de feijão (Beanstalks) de Super Mario World também passam por essa curiosa transformação, mesmo não representando perigo algum para os heróis do reino.
  • Besouros (ou Buzzy Beetles, em inglês), quando encolhidos em suas conchas, passam a sair de dentro delas de forma imediata, sem o costumeiro aviso prévio de sua concha tremendo.

Em Super Mario World: Super Mario Advance 2, há ainda mais mudanças, que vão de uma tela especial de congratulação e preparo para uma "Dinosaur Land um pouco diferente", além de estranhezas adicionais nos visuais dos Cactubolas (ou Pokeys, em inglês) e Goombolas.

E você, querido(a) leitor(a)? Já desbloqueou o modo "outono" de Super Mario World? Como foi a sua reação inicial? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem