Descoberta histórica: vídeo raríssimo dos anos 90 revela que desenhos do Mario não foram exibidos apenas na TV Globo

Imagem: Reprodução/WildBrain, Booster/Super Mario Wiki

Durante a transição entre os anos 80 e 90, a franquia Super Mario recebia, no Ocidente, uma trilogia de desenhos animados produzidos na América do Norte que, com seu formato único e histórias contagiantes inspiradas nos games clássicos da Nintendo, fez a alegria de muitas crianças.

Felizmente para nós, fãs assíduos dos encanadores extraordinários do Brooklyn e entusiastas do curioso histórico de produtos licenciados da Nintendo, o Brasil teve o deleite de receber a localização do desenho da DIC Entertainment graças ao dedicado trabalho do estúdio carioca de dublagem e legendagem Herbert Richers, encerrado em novembro de 2009 — que, inclusive, elevou seu status ao de um verdadeiro fenômeno da cultura pop nacional devido aos hilários jargões de Oberdan Júnior improvisados na voz de Toad. O desenho era exibido nos quadros infantis da TV Globo e, anos mais tarde, chegaria ao mercado de DVDs com a dublagem da Uniarthe.

Curiosamente, muitos episódios das versões brasileiras do original The Super Mario Bros. Super Show!, sua sequência espiritual The Adventures of Super Mario Bros. 3 e sua threequel de qualidade ligeiramente inferior Super Mario Worlddino bunga! — permaneceram como material Lost Media. Já que sua transmissão foi interrompida nos anos 90, sua existência só poderia ser comprovada por obra do destino: ocasionais gravações em VHS pertencentes a acervos pessoais.

Imagem: Reprodução/WildBrain, Booster/Super Mario Wiki

Essa realidade, afortunadamente, vem sendo transformada graças à iniciativa de preservação do youtuber MaxwelThuThu, muito conhecido na comunidade nintendista, que mantém uma tabela completa de busca e restauração dos episódios perdidos. Inclusive, qualquer um que tenha posse de gravações de episódios dublados e ainda não protocolados na planilha de preservação podem entrar em contato para ajudar-nos a completar essa porção importante da história da Nintendo no Brasil.

Ao longo desta iniciativa, muitas descobertas foram feitas; incluindo, por exemplo, a surpresa de uma terceira dublagem de The Adventures of Super Mario Bros. 3 criada por um estúdio completamente diferente, a BKS (ou Bodham Kostiw Studios), embora ainda não se saiba exatamente a finalidade desta nova roupagem.

E agora, mesmo com tudo o que sabemos, e mesmo com a segunda e terceira séries completamente encontradas e preservadas, novos capítulos desta jornada continuam a surgir.

TV Globo não foi a única emissora a transmitir oficialmente os desenhos do Mario

Originalmente, acreditava-se que os episódios em português dos desenhos do Mario feitos pela DIC haviam sido distribuídos apenas à emissora TV Globo como uma atração esporádica dos programas Xôu da Xuxa, até 1992, e TV Colosso, exibido entre 1993 e 1997, ambos voltados para o público infantil. No entanto, o surgimento de uma gravação raríssima publicada no YouTube pelo canal Brasil SAT TV mudou toda a percepção que se tinha sobre este fato.

O arquivo compila uma série de propagandas da Netsat, nome dado ao sistema de TV por assinatura do Grupo Globo entre 1993 e 1998 que compreendia, no princípio, quatro emissoras principais: Telecine, Top Sport (atual SporTV), GNT e Multishow — o último, especificamente, é o que mais chama a atenção por exibir nada mais, nada menos que comerciais dos desenhos do Mario. Confira a partir da minutagem 12:03:


No vídeo acima, é revelado que The Adventures of Super Mario Bros. 3, Super Mario World e a terceira temporada de Capitão N foram exibidos em junho de 1994 no quadro infantil "Babá Eletrônica" do Multishow. Isso dá um fim ao mito de que os cartuns norte-americanos dos bombeiros do Brooklyn foram exibidos apenas na TV Globo: não somente eles foram exibidos fora da emissora, como também em um canal por assinatura.

Até antes deste achado, ainda não havia registro da exibição dos desenhos dos superirmãos no bloco Babá Eletrônica do Multishow, uma descoberta histórica para quem acompanha a curiosa trajetória destas animações licenciadas da Nintendo em território brasileiro. E apesar destas propagandas, por ser um material restrito aos assinantes do sistema Netsat em 1994, filmagens adicionais do bloco Babá Eletrônica ainda permanecem como mídia perdida — até que algum paisano em posse de uma gravação do programa saia dos canos para transformar este destino.


Apesar de ter sido lançado há mais de três décadas, a trilogia The Super Mario Bros. Super Show!, The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World nunca para de nos levar ao novo.

Você pode assistir aos episódios no acervo MaxwelThuThu. E lembre-se de curtir o Reino do Cogumelo no Facebook, Instagram e Twitter/X para acompanhar as mais divertidas e exclusivas citações dos melhores momentos dos desenhos!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem