Por que este personagem de The Super Mario Bros. Super Show! não tem rosto?

Quem vê cara, não vê coração! • Reprodução: WildBrain

Qualquer um que já tenha assistido ao episódio 49 do segmento animado da série híbrida de televisão The Super Mario Bros. Super Show!, intitulado "Os Caçadores da Estatueta de Ouro" ("Raiders of the Lost Mushroom", no original), se deparou com um dos elementos mais bizarros do desenho: um personagem inexplicavelmente sem rosto.

Estamos falando de Indiana Joe, que, desnecessário dizer, é uma nítida paródia do herói arqueólogo dos cinemas Indiana Jones, concebido pelos lendários cineastas George Lucas e Steven Spielberg e vivido pelo veterano Harrison Ford. O mais recente filme da saga, inclusive, estreou em junho de 2023 como Indiana Jones e a Relíquia do Destino, onde o herói já tem seus 81 anos de idade.

Em Os Caçadores da Estatueta de Ouro, um dos vários episódios dos superirmãos Mario escritos pelo ex-roteirista Perry Martin durante sua atuação na extinta Dic Entertainment, os heróis chegam na Selvolândia em busca de um artefato lendário com poderes mágicos: o cogumelo perdido — uma referência a "Os Caçadores da Arca Perdida", primeiro filme da saga Indiana Jones exibido nos cinemas em 1981.


A certo ponto, os heróis dão "de cara" com um estranho explorador que, com seu característico chicote, os salva da areia movediça e ainda promete ajudá-los em sua busca pelo tesouro. Mas ninguém parece ter se espantado com o fato de que o aventureiro não possui um rosto — num estilo similar ao do super-herói Questão, da DC Comics, criado por Steve Ditko em 1967.

A única exceção é a versão brasileira Herbert Richers, onde o dublador Oberdan Júnior, responsável pelas tantas pérolas do pequeno Toad, dá um jeito de encaixar a frase:

Ô, passaram a borracha na sua cara, hein?

E graças a este improviso, aqui no Brasil, pelo menos um dos personagens demonstra espanto pela curiosa ausência total de elementos faciais no rosto de Indiana Joe.

Porém, na língua original, na voz do canadense John Stocker, Toad diz apenas a seguinte frase: "Whoa! Who are you, hero-dude?". Aqui, o pequeno cogumelinho questiona a identidade do herói que se apresenta a eles naquele momento de crise, mas nunca o fato do mesmo não ter um rosto! Ou seja, a menos que todos os personagens sofram de cegueira para feições, nenhum deles tornou-se realmente ciente dessa caraterística.

Afinal, por que o Indiana Joe de The Super Mario Bros. Super Show! não tem um rosto?

Devido à falta de interesse de Mario, Luigi, Toad e a princesa Cogumelo na aparência bizarra de Indiana Joe, era originalmente crido que isso acontecia apenas devido a um erro de animação.


Porém, em uma entrevista cedida em 2018 ao blog Vantage Point Interviews, administrado por Brett Homenick, o roteirista do episódio, Perry Martin, revela que essa pode ter sido uma decisão proposital do departamento de arte. Afinal, um model sheet da época já mostra a intenção dos criadores de desenhar o personagem sem a sua face.

Tudo o que posso dizer é que não foi assim que eu o escrevi. No meu roteiro, o personagem é descrito como “uma caricatura arrojada de Harrison Ford em uma jaqueta de couro e um chapéu de feltro”. Mas quando os designs chegaram do departamento de arte, o cara não tinha rosto. Na época, presumi que isso significava que seu rosto não havia sido finalizado e os artistas ainda estavam trabalhando nele. Mas se saiu desse jeito no programa, provavelmente foi por questões jurídicas.

Embora não tenha participado diretamente da escolha, o maior palpite de Martin é que a DIC tenha adotado esta estranha característica para o personagem com medo de, caso contrário, torná-lo parecido demais com o próprio Indiana Jones, o que poderia despertar nos grandes estúdios de Hollywood a iniciativa de um possível processo judicial. É apenas uma teoria, mas uma das mais viáveis por enquanto.

Talvez a Dic estivesse com medo de ser processada por Harrison Ford ou George Lucas. Acho que eles poderiam ter encontrado uma solução melhor, mas, novamente, isso estava fora do meu alcance.

A dublagem original do episódio Os Caçadores da Estatueta de Ouro foi restaurada em setembro de 2022 graças a uma gravação em VHS cedida por André Guedes e restaurada pelo youtuber Maxwel Olinda do canal MaxwelThuThu — o mais completo acervo de preservação da história da dublagem da Nintendo no Brasil. As legendas dos trechos não dublados foram criadas por NintendoFan. Clique aqui para assistir.

O desenho foi exibido na TV Globo nos anos 90 e é contornado pelo segmento live-action "Mario Cyrano", obviamente estrelado pelos saudosos Lou Albano e Danny Wells.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem