Atenção: este não é o Mario Segale


Na internet, nota-se a ascensão de uma informação falsa que vem sendo desavisadamente propagada por vários criadores de conteúdo nos últimos tempos: a de que este homem da imagem é Mario Segale, o empresário que serviu de inspiração para o nome do encanador bigodudo da Nintendo.

Como um fansite centrado em Super Mario Bros., seus jogos, filmes, séries e tudo o que diz respeito aos encanadores extraordinários do Brooklyn, o Reino do Cogumelo vem elucidar um pouco desta história — em especial, esta imagem que já pipocou em vários threads e artigos por aí.

Quem foi Mario Segale?

A primeira história surgiu no livro Game Over: How Nintendo Conquered the World, do autor David Sheff. Durante uma reunião no armazém da Nintendo em Tukwila, Washington, Minoru Arakawa, fundador e antigo presidente da Nintendo of America, teria se surpreendido com a intensidade com que o desenvolvedor imobiliário Mario Arnold Segale o havia abordado para cobrar o aluguel do local.

Suas supostas semelhanças físicas com o personagem controlável de Donkey Kong (1981), que nos primórdios ainda era conhecido como "Jumpman", fizeram com que Arakawa, num lampejo de inspiração criativa, renomeasse o herói como "Mario".

Com o passar do tempo, porém, esta história acabou sendo desmentida pelo executivo da Nintendo Don James, que, através do podcast Game|Life do Wired e, anos mais tarde, na transmissão da Nintendo Treehouse Live na E3 de 2018, narrou que ele e Arakawa realmente nomearam Mario em homenagem a Segale, mas justamente por não saberem como ele era — o fato de ser um proprietário imobiliário tão enigmático e recluso foi a única métrica utilizada para o processo criativo.

Sua discrição, inclusive, resultou em uma certa escassez de informações pessoais e fotografias na internet. As imagens a seguir são alguns dos poucos registros do empresário:

Imagem: Reprodução/Marlatt Funeral Home

Sabe-se, porém, através do testemunho de seus conhecidos, que Mario Segale, falecido em Tukwila, Washington, em 27 de outubro de 2018, aos 84 anos, sempre demonstrou uma certa relutância ao ter seu nome associado ao personagem da Nintendo, sob o risco de sua própria empresa sofrer interferências. Em uma breve entrevista de junho de 1993 ao The Seattle Times, Segale comentou que ainda estava "esperando os royalties" por ter servido de inspiração para o personagem de sucesso.

Então, quem é o homem nesta imagem?

Esclarecidos os fatos de que Segale era muito discreto, e que o encanador bigodudo da Nintendo recebeu o nome de "Mario" não devido a semelhanças físicas com seu homônimo, mas em um momento em que os executivos da filial norte-americana da Nintendo nem sequer sabiam como ele era, fica a pergunta: afinal, quem é o homem da imagem?

Imagem: Reprodução/IMDb

Trata-se de uma foto dos bastidores do filme franco-italiano O Salário do Medo, de 1953, dirigido por Henri-Georges Clouzot. A figura em questão é Folco Lulli (1912 - 1970), ator e produtor nascido em Florença, Toscana, na Itália, que no filme — por coincidência do destino! — interpreta um personagem chamado Luigi. Aqui, sim, notam-se grandes semelhanças físicas para o que se espera culturalmente de uma interpretação ocidental do Super Mario em live-action.

Folco era graduado em direito e filosofia e tinha bastante atividade nos cinemas italiano e francês. Tinha facilidade com papéis vilanescos, e sua primeira atuação nos cinemas foi em O Bandido, de 1946.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo! Compartilhe este artigo e nos ajude a espalhar esse fato curioso sobre o rico e multicolorido universo de Super Mario.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem