Guia do Mario em 2012

2012 será, sem dúvidas, um grande ano para os fãs do encanador mais famoso do mundo. Assim como em 2011 — que teve lançamentos como Super Mario 3D Land e Mario Kart 7, ambos para 3DS —, o ano que acaba de nascer será marcado por numerosos títulos de peso do bigodudo (dos bigodudos, devo dizer). Você está ansioso para desbravar as mais variadas mansões assombradas em Luigi's Mansion 2 (3DS)? Ou prefere se aventurar em uma jornada com a menor espessura possível em Paper Mario 3DS? Talvez você queira mesmo se exercitar de verdade com Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (3DS) e Mario Tennis 3DS, ou ainda se divertir pra valer em Mario Party 9! Há muitos outros títulos do Mario a serem lançados nesse ano, e é por isso que você confere, aqui no Reino do Cogumelo, o Guia do Mario em 2012!
Esse guia será dividido em três seções: uma com títulos já confirmados, outra com jogos que, por enquanto, só os japoneses podem jogar e, por fim, uma com títulos que não existem, mas bem que poderiam!

O que vem por aí

No ano passado tivemos os excelentes Mario Kart 7, Super Mario 3D Land, Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (versão Wii) e Fortune Street, mas todos foram lançados no finalzinho de 2011! Já em 2012, a line-up de jogos do encanador começa forte já no início do ano, com Mario Party 9, Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (3DS) e Luigi's Mansion 2! No decorrer do ano receberemos, também, Paper Mario 3DS e Mario Tennis 3DS, sem esquecer que o Wii U está chegando e que com ele poderemos receber New Super Mario Bros. Mii. Vamos ver o que cada jogo tem de melhor?

Luigi's Mansion 2
Lançamento: Primeiro trimestre
Começamos a lista com Luigi's Mansion 2, o jogo que sucede o título de lançamento do GameCube e dá, tanto literal quanto metaforicamente, uma luzinha ao encanador de verde. O jogo, que será lançado para o 3DS, mistura aventura e puzzle para agradar a todos os públicos - principalmente os que são fascinados por fantasmas! Uma das principais inovações do título em relação ao Luigi's Mansion original é que agora não é apenas uma mansão; são várias casas mal-assombradas que estão à espera de Luigi! Fora isso, o bigodudo verde terá de passar por cima não apenas de fantasmas, mas também de cavaleiros de armadura, aranhas gigantes e múmias. Todos desejamos boa sorte ao coitado e que ele saia inteiro da insana aventura!

Mario Party 9
Lançamento: 11 de março
O segundo da lista é também o segundo título da série Mario Party a aterrissar no Wii! Seguindo a proposta de que os jogadores devem percorrer vários tabuleiros a fim de ganhar estrelas e derrotar um chefe, Mario Party 9 trará, também, algumas mudanças notáveis na estrutura da série. Por exemplo, os jogadores, ao invés de caminhar independentemente pelo tabuleiro, percorrerão as casas juntos dentro de um veículo especial! Mario Party 9, terá, também, uma infinidade de minigames (são, ao todo, mais de 80) que testam o jogador das mais variadas formas: chacoalhando o Wii Remote, apertando botões no tempo preciso e estimulando a memória! Diversão na certa!

Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (versão 3DS)
Lançamento: 14 de fevereiro
Apesar de a versão Wii de Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games já ter sido analisada pelo Reino do Cogumelo, a contraparte para 3DS do jogo ainda nos reserva muitas novidades! Por exemplo, donos do portátil tridimensional poderão desfrutar de modalidades exclusivas, como badminton, canoagem e judô, que fazem uso que todas as capacidades do aparelho! Por exemplo, em esportes como tiro com arco, o jogador terá de movimentar seu portátil a fim de mirar precisamente no alvo! Outro ponto alto do game é o retorno dos adorados Dream Events, que colocam personagens das franquias Mario e Sonic em eventos surreais que lembram - e muito - a série Mario Party. E tudo toma como palco a linda cidade de Londres...

Mario Tennis 3DS (título provisório)
Lançamento: 2012
Poucos detalhes sobre o novo título da série Mario Tennis foram revelados até agora (nem nome oficial o jogo tem ainda), mas isso não diminui nossa empolgação com ele! Falando a verdade, praticamente nada sobre o jogo foi revelado ao público, com exceção dos seguintes detalhes: terá suporte aos sensores de movimento do 3DS, uma das quadras será a Peach Dome, o título apresenta um dos melhores visuais do 3DS vistos até hoje e o game terá modos de jogo de dois e quatro jogadores (sendo que, em ambos os casos, metade dos jogadores são controlados pela CPU). Vamos ficar de olho nesse jogo!

Paper Mario 3DS (título provisório)
Lançamento: 2012
Bem como o que acontece com Mario Tennis 3DS, pouco se sabe sobre o novo título da série Paper Mario, que aterrissará nesse ano no 3DS. No game, o estilo de batalhas baseado em turnos (que foi esquecido em Super Paper Mario) marcará retorno, e o sistema de aliados também! Os mais novos parceiros do encanador de papel são um Chain Chomp e um Wiggler gigante, mas o que mais chamou a atenção mesmo foi o retorno do Frog Suit, direto de Super Mario Bros. 3! Frog Suit este que será habilitado para uso por meio de adesivos, que serão um elemento base na jogabilidade do novo título! Paper Mario 3DS será, sem sombra de dúvidas, um prato cheio para os jogadores que gostam de nostalgia e inovação!

New Super Mario Bros. Mii
Lançamento: ?
Tão pouco se é conhecido sobre New Super Mario Bros. Mii que nem sabemos se ele é, de fato, um jogo! O jogo foi apresentado pela primeira - e única - vez na E3 do ano passado como demonstração da função do Wii U de transferir o conteúdo da tela da televisão para o controle! A demo tinha 5 fases diferentes e o design gráfico era claramente baseado em New Super Mario Bros. Wii. Estamos ansiosíssimos para receber mais notícias desse aqui, e saber, se ele é, de fato, um jogo!

Do outro lado do mundo

Desde os primórdios da indústria dos jogos o Japão recebe jogos em exclusividade. Isso não mudou até hoje! Alguns jogos do encanador foram barrados pela barreira linguística no ano passado e podem ver seu (re)lançamento nas Américas apenas nesse ano! É o caso de Dr. Mario (Game Boy), onde o encanador troca seu tradicional macacão por um jaleco totalmente branco, acabando com os mais variados vírus! Wario Land: Super Mario Land 3 (também para Game Boy), o primeiro jogo em que o anti-herói Wario assume o papel principal, também ficou apenas no Japão, assim como Super Mario Bros., predecessor de toda a série principal da franquia. Todos os jogos citados acima foram lançados no Virtual Console do 3DS apenas do Japão. Vamos conhecer cada um deles?

Dr. Mario (versão Game Boy)
Lançamento: 27 de julho de 2011 (3DS VC, Japão), ? (3DS VC, Estados Unidos)
Esse clássico dos games do estilo de puzzle foi lançado tanto para NES quanto para Game Boy, sendo que esta última versão foi relançada no Japão pelo Virtual Console do 3DS. No jogo, Mario troca seus tradicionais trajes - roupas azuis e vermelhas - por um jaleco de médico para tentar erradicar três tipos de vírus: Chill, Fever e Weird. Para fazê-lo, o doutor conta com pílulas (denominadas Megavitaminas) num estilo de jogo bem parecido com Tetris. Bons tempos de quando jogava esse jogo no meu Game Boy Color! Ah, nostalgia...

Wario Land: Super Mario Land 3
Lançamento: 14 de dezembro de 2011 (3DS VC, Japão), ? (3DS VC, Estados Unidos)
Wario Land: Super Mario Land 3 marca o primeiro jogo em que o anti-herói e rival de Mario Wario tem papel de protagonista. Nele, o narigudo atravessa 7 diversificados mundos em busca de cada vez mais dinheiro, a fim de construir seu próprio castelo. O game tem também, em minha opinião, os power-ups mais criativos de toda a série! São estes: Bull Wario, onde o bigode fica bem mais forte, Dragon Wario, que habilita ao narigudo cuspir fogo e Jet Wario, que o fas correr mais rápido e pular mais alto. E pensar que, depois do trabalhão que Wario tem para conseguir uma estátua de ouro, o próprio Mario a rouba do gordão! Que feio, hein, Mario?!

Super Mario Bros.
Lançamento: 5 de janeiro (3DS VC, Japão), ? (3DS VC, Estados Unidos)
Disponível para embaixadores (pessoas que compraram o 3DS antes de agosto do ano passado) desde o início de setembro, a Nintendo lançou esse jogo no Japão pelo Virtual Console do portátil para que todos possam aproveitar o que o predecessor de toda a série principal da franquia tem de melhor. Com gráficos simples, Super Mario Bros. conquistou várias pessoas pela sua jogabilidade inovadora e alta dificuldade. Não se esqueça, até o mundo 8, a princesa estará sempre em outro castelo!

Propostas e apostas

Os jogos dessa seção sequer foram anunciados pela Nintendo - não foram, nem mesmo, motivo de boatos pela Internet, mas isso não impede que o Reino do Cogumelo sonhe em vê-los nas telas de sua TV ou de seu portátil. Gostaríamos de ver um Super Mario Galaxy 3 que teria versões para Wii e Wii U, conteúdo adicional para Mario Kart 7, o aguardado Mario Golf de Wii e, é claro, uma continuação para o excelente Mario Paint de Super Nintendo! Vamos conferir, logo abaixo, as teorias malucas da equipe do Reino.

Super Mario Galaxy 3
Quem não gostaria de ver mais um jogo da série que já ganhou uma infinidade de notas máximas? E, ainda por cima, com uma versão em HD e com controles diferentes para o novíssimo console da Big N, o Wii U, sem se esquecer, é claro, do Wii? O jogo poderia trazer novos e divertidos power-ups, adaptar alguns que só apareceram em mundos bidimensionais para um ambiente 3D (como a Kuribo's Shoe, o sapato do Goomba), e, logicamente, trazer de volta os que já existiam em Super Mario Galaxy 1 e 2. Racionalmente, não cremos que seja impossível do título realmente aparecer - o que fecharia o Wii com uma trilogia da franquia, bem como aconteceu com o NES com a série Bros. Ah, como é bom sonhar!

Conteúdo adicional em Mario Kart 7
Quando foi anunciado que o 3DS teria suporte às famosas DLCs (downloadable content; conteúdo adicional), a primeira coisa que me veio à cabeça foi Mario Kart 7. Já pensou como seria incrível o jogo não "morrer" nunca, sempre com conteúdo novo para ser baixado? Não apenas pistas poderiam ser disponibilizadas, mas também novos modos de jogo (cadê o modo de Missões, tão aclamado em Mario Kart DS, hein, Nintendo?) e tempos do modo Time Trial de arrebentar. As possibilidades são longas. Vamos torcer para que a Nintendo entre de cabeça no mundo online!

Um novo Mario Paint
É imperdoável a falta de um Mario Paint novo para o DS. Com seu microfone e tela sensível ao toque, o portátil tinha tudo para receber uma continuação do jogo que fez a infância de muita gente! Mas, agora que o aparelho está meio "ultrapassado" - afinal, o 3DS, seu sucessor, já tem quase um ano de mercado -, esse tão sonhado título deve aparecer mesmo no portátil tridimensional, ou, quem sabe, no poderoso Wii U, que suporta gráficos em alta definição. Acreditamos que seja mais fácil do jogo sair mesmo para o Wii U, graças a seu controle tablet que possui uma tela de mais de 6 polegadas. Queremos criar novas músicas, Nintendo!

Mario Golf de Wii
Não conseguimos entender de jeito nenhum porque raios a Nintendo não lançou nenhum título da série de esportes Mario Golf para o Wii. O console tem tudo que é preciso para um novo jogo da série e muito mais! Pense como seria bom largar os botões tão utilizados nos jogos passados da série e usar, inteiramente, os controles de movimento do Wii para tornar a experiência algo ainda mais realista! Esperamos, também por estágios novos e criativos (não que os outros não tenham criatividade) e um rol de personagens jogáveis ainda maior.

O novo Super Smash Bros.
Já sabemos que um novo Super Smash Bros. está em estágio de produção. Fora isso, não sabemos realmente nada sobre o jogo - e foi por isso que ele foi enquadrado nesta seção. O desenvolvimento do título será comandado por Masahiro Sakurai, que fez um excelente trabalho em Super Smash Bros. Brawl. O que nos empolga mesmo são as funcionalidades online que o título provavelmente terá, já que a Nintendo promete um sistema de conexão bem mais robusto com seu novo console. Imagine, poder entrar em partidas com seus amigos diretamente do menu do console, salvar seus recordes para todos verem... Enfim, as possibilidades são muitas! Apesar de tudo, o jogo não deverá mesmo ser lançado em 2012 - chutamos final de 2013. Estamos aguardando por novas informações sobre o game.
E este foi o Guia do Mario em 2012! Como você pode ver, o ano está recheado de grandes lançamentos na franquia do bigodudo da Big N. Por qual destes você sente mais ansiedade? De qual deles quer saber novas informações sobre? Deixe nos comentários seus pensamentos, e tenha um feliz 2012!
Bernardo Schmitberger

Torcedor apaixonado do Cruzeiro Esporte Clube, fã da Nintendo e amante de blink-182.

30 Comentários

  1. eu espero muito por novo super smash bros brawl, mas acho q vai demorar um pouco mais do q até 2013, pq q eu saiba, super smash bros brawl não tinha demorado 3 anos pra ser feito? acho q vamos ter q esperar mais ou menos até 2015.
    eu tbm queria mto um mario galaxy 3, e claro, conteúdo adicinal pra mario kart 7, mesmo q eu AINDA não tenha um 3DS.
    e luigi's mansion 2 tbm vai ser foda.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, quero saber mais sobre Super Mario Galaxy 3!! Adorei de paixão o 1 e 2, e quero ver novamente o 3 (pra fechar o Wii com chave de ouro, e estrear no Wii U). Aliás, o novo SSB não deve sair antes de 2013, porque o Brawl levou uns 3 anos para ser feito, e no Wii U, deve ser mais demorado! Lá pra 2014, no meio, deve lançar! Mas que seja finalzinho de 2013 ;D ! Aliás, ótimo post Form! Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. realmente seria legal um novo super smash bros, mas espero q tenha um estilo de luta mais agressivo, eu sempre quis ver Mario e Luigi lutando estilo DBZ!

    ResponderExcluir
  4. vcs me deixaram ansiosa! qro mtmtmtmtmtmt mario paint!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. bem eu tbm acho q SSB vai lançar no final de 2013.
    tbm queria q tivesse mais power ups no super mario galaxy 3.
    acho que o conteúdo adicional de mario kart 7 vai melhorar mais o jogo (mesmo que eu ñ tenha o mario kart 7).

    ResponderExcluir
  6. QUERO TODOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!XD
    mas eu gostei mais do super mario galaxy,smash bros e mario party

    ResponderExcluir
  7. Ainda tem o Super Mario inédito no Wii U que está sendo produzido.E no Propostas e Apostas faltou o Mario Kart Wii U,que já foi considerado pela Nintendo.

    Mais de todo o jeito vamos ter vários jogos de sucesso para esse ano.

    ResponderExcluir
  8. Mais ainda tem muitos jogos que seriam muito bons se a Nintendo lançasse no Futuro:
    Super Mario Sunshine 2
    Mario & Luigi 3DS/Wii U
    New Super Mario World ou Super Mario World Returns
    Yoshi's Land 3DS/Wii U
    Super Mario Galaxy 4 (depois do 3 todos vão querer um 4)
    Mario Party 10
    Paper Mario no Wii U
    Luigi's Mansion 3
    Mario Party 3DS

    ResponderExcluir
  9. Ótimo! Mas, com certeza eu gostariade um Super Mario Galaxy 3 e Mario Paint para o Wii U.

    ResponderExcluir
  10. @Caetano, não só considerado, mas já está começando a produção! ;)

    ResponderExcluir
  11. Aliás @Caetano, vamos nos concentrar no 3, pois todos vão querer, estamos já querendo o 3 ;)

    ____________________________________________________________

    Pessoal, GANHEI MEU WII (mês passado) e quero manda meu FC pra vocês! :

    Wii: 3808-0180-1146-3366

    Mario Kart Wii: 4599-3472-5321

    Super Smash Bros. BRAWL: 1464-0327-1598


    (Por favor, não vamos repetir aquela vez :P)

    ResponderExcluir
  12. não é a mesma coisa, mas se alguem quiser experimentar algo parecido com Mario Paint no DS, tem o Wario Ware Do It Yourself ^^

    ResponderExcluir
  13. 2012 promete, e como promete, fora mario outras franquias como pokemon também estão me deixando louco e ansioso, a Nintendo está inspirada...

    ResponderExcluir
  14. isso quer dizer q o NDS morreu?? Mesmo??

    preciso uregentemente de um 3Ds! ashuahsuah

    ResponderExcluir
  15. É não custa nada sonha, essa lista dos jogos do Mario esta muito boa só não esta perfeita porque não apareceu mesmo como Propostas e apostas da equipe do Reino do Cogumelo New Super Mario Bros 2 seja para Nintendo 3DS, Nintendo Wii ou Nintendo Wii U. Isso se a Nintendo não mudar o Nome do Wii U, porque eu li em outros sites principalmente um site de Portugal que a Nintendo esta estudando a proposta de mudar o nome do Wii U, quem quiser lê a notícia acesse aqui ou copie e cole http://www.eurogamer.pt/articles/2012-01-26-nintendo-podera-mudar-o-nome-da-wii-u

    ResponderExcluir
  16. Avisando mais uma ve z :

    New Super Mario Bros Mii , foi cancelado (estava no Mario Wiki!)

    Talvez a Nintendo possa estar com esses jogos em andamento agora e não quer revelar XD !

    2012 promete, e como promete, fora mario outras franquias como pokemon também estão me deixando louco e ansioso, a Nintendo está inspirada...²

    ResponderExcluir
  17. Uma sacanagem em Mario Party 9 foi que não colocaram a Rosalina (talvez coloquem no 10)

    ResponderExcluir
  18. @mariuugalaxy2 Não foi cancelado, ele nem ao menos está em produção! O que dizemos é que ele possa talvez se transformar em um jogo! Eu ainda acho que o New Super Mario Bros Mii possa ser um jogo de lançamento, ou um jogo-aplicativo para o Wii U!

    ResponderExcluir
  19. Mano cade New Yoshi Island T.T
    mais eu quero ver um Mario Paint pro Wii U :o)

    ResponderExcluir
  20. Eles deveriam fazer um novo Yoshi's Island,e colocar novos personagens na série,o Yoshi tem que ter um inimigo próprio.

    Estava pensando sobre o King Wart,ele é um sapo,e sapos esticam as linguas,assim como o Yoshi. Seria legal ter uma lutas de linguas. xD

    Afinal,lista muito boa essa que o Reino fez.

    @Caetano Creio que ela vai aparecer sim,mas não deve ter sido revelada ainda.

    ResponderExcluir
  21. Super Mario Galaxy 3......Oh, bem, se tivesse um multiplayer seria bom....Um multiplayer real, não um Luma.......

    ResponderExcluir
  22. Como eu falei não foi citado a possibilidade de um novo jogo do New Super Mario Bros, um possível New Super Mario Bros 2 como sequencia o que foi citado foi New Super Mario Bros. Mii quer pode ser o mesmo New Super Mario Bros do Nintendo Wii mais com possibilidade de se jogar com o seu mii.

    ResponderExcluir
  23. Que mancada pessoal,fui ver um site official da Nintendo que eu esqueci o nome estava afirmando que Dry Bones,Boo,Toadette,Koopa Kid,Bowser Jr,Glooper,Birdo e Hammer Bro não serão mais jogáveis no Mario Party 9(até Bowser Jr que prometia ser jogável e Koopa Kid que não foi jogável Mario Party 7 e tinha uma possibilidade de ser jogável novamente comforme tinha dito um site não official da Nintendo).

    ResponderExcluir
  24. isso é mto legal, o unico problema é q eu acho q eles estão fazendo muitos jogos pro 3DS e esqueceram um pouco do WII... Bem q eu queria jogar esses jogos no 3DS, mas ter q comprar, o WII já ta ficando um pouco abandonado, e eu acho q esse aceleramento por novos games já ta atrapalhando, principalmente quem começou o ano quase vazia!!!

    ResponderExcluir
  25. Pessoal o mario kart ja tem como nao morrer nao sei se e bug ou macete mas eu queria saber :C

    ResponderExcluir
  26. Super ansiosa por novos títulos do Mario! XD

    ResponderExcluir
  27. wiggler gigante como parceiro do mario??? sério? na verdade não é o que vocês acham, ele é só obstáculo de cenário. lol

    ResponderExcluir
  28. luigi mansion 2 deu vontade de jogar o 1 e nem comprei ainda o wii.

    quando eu compra o wii o primeiro jogo que eu querro jogar vai ser o luigi mansion de gc esperro que lançe o 3 pro wii u(ultimate).

    fan do luigi postando.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem