An√°lise Real: Super Mario 3D Land (3DS)

s√°bado, 26 de novembro de 2011

Quem n√£o se lembra de quando, no come√ßo do ano, fomos apresentados √†s primeiras imagens do pr√≥ximo game de plataforma da s√©rie Super Mario principal? Com aquele simples, por√©m excitante quarteto de screenshots que ilustrava o plano de fundo do inesperado an√ļncio de Satoru Iwata, presidente executivo da Nintendo original do Jap√£o, sentimos entusiasmo e ansiedade o suficiente para nos fazer roer as unhas durante uma boa por√ß√£o do ano de 2011. Desde a revela√ß√£o do logotipo do game, que trazia a sombra de um rabo de guaxinim ao lado da letra "O", n√≥s j√° pressent√≠amos que o game — na √©poca conhecido apenas como "Super Mario" — seria uma viagem ao passado.

A refer√™ncia ao Tanooki Suit e ao esquema de t√≠tulo do saudos√≠ssimo Super Mario Bros. 3 (NES) foi clarividente. Quando Shigeru Miyamoto afirmou que o rabo de guaxinim √© exatamente o que pensamos que fosse, a curiosidade dos f√£s, dos jogadores de 3DS e da m√≠dia de games em geral s√≥ teve a enrobustecer ao longo das semanas. E Super Mario 3D Land — batizado em homenagem aos games mais antigos da s√©rie Mario — tamb√©m √© exatamente o que parece ser: uma rajada de nostalgia provocada pela cole√ß√£o dos elementos mais cl√°ssicos do Marioverso, com refer√™ncias t√£o ousadas que v√£o longe o bastante para alcan√ßar os arcades. Voc√™ confere informa√ß√Ķes, curiosidades, pr√≥s e contras da mais nova aventura do encanador extraordin√°rio logo a seguir.

Uma Nova Profundidade

Plataforma com séria profundidade! Com os visuais em 3D de Super Mario 3D Land, os jogadores podem ver exatamente onde estão os Blocos "?" voadores e os Paragoombas, para que eles possam pular e esmagar com a precisão dos profissionais. Os jogadores especialistas vão apreciar o modo com os gráficos 3D revelam o verdadeiro desafio das fases, para que possam se focar em executar o pulo perfeito ou a cortar preciosos segundos de seus speed runs, enquanto novos jogadores descobrirão que o 3D cria uma plataforma simples de compreender e satisfatória de se dominar.
— Descri√ß√£o de Super Mario 3D Land no Nintendo eShop
Mais do que simplesmente um jogo, Super Mario 3D Land é um conceito interessante. Ainda que siga as veias dos games tridimensionais do Mario, como Super Mario 64 e Super Mario Galaxy, Super Mario 3D Land segue um estilo intimamente baseado nos jogos em 2D, tornando-o uma amálgama entre as características. Como já foi denotado pelo presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aime na E3 2011, Super Mario 3D Land é a primeiríssima plataforma 3D do Mario a ser produzida do zero para um console portátil. O desenvolvimento do jogo ficou por conta da subdivisão Nintendo EAD Tokyo, a mesma responsável pela criação de Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2; deste modo, a jogabilidade nos remete a alguns movimentos do encanador em suas aventuras pelo espaço sideral, mas segue à risca o que era feito nos velhos tempos: o game abre mão de mundos centrais (hub worlds), fases gigantecas e do completamento após coletar um item (como Power Stars ou Shine Sprites), para abraçar o esquema de mapas representativos, checkpoints intermediários, bandeiras objetivas, Power-Ups clássicos e uma geografia que, apesar de totalmente livre, é bastante linear.

Por Dentro da História

Narra a hist√≥ria que, pr√≥ximo ao castelo da Princesa Peach, h√° uma √°rvore a qual chamam de Tail Tree; sua anatomia possui como tra√ßo not√≥rio um caule lenhoso, cil√≠ndrico, que segue o formato de uma cauda de guaxinim. √Č ela a geradora das Super Folhas encontradas no jogo e, provavelmente, a fonte de todas encontradas ao longo da extensa s√©rie Mario. A revela√ß√£o das origens da Super Folha demorou 23 anos para acontecer, desde 1988 — quando o item estreou no Jap√£o em Super Mario Bros. 3. Voc√™ pode n√£o estar, mas todos os habitantes do Reino do Cogumelo j√° parecem estar familiarizados com a √°rvore. Certa noite, por√©m, uma fort√≠ssima tempestade de vento soprou absolutamente todas as Super folhas, espalhando-as por v√°rios pontos diferentes do Mundo do Cogumelo. Pela manh√£, durante uma inspe√ß√£o para ver se havia acontecido algo com a √°rvore, a Princesa Peach foi sequestrada por Bowser.

Em seguida, o intr√©pido encanador, na companhia de tr√™s Toads, descobre os recentes infort√ļnios. O Toad amarelo nota uma carta com asas pairando na √°rea pr√≥xima √† Tail Tree, e os quatro decidem investigar. Ao abrir o envelope, entretanto, eles v√™em a imagem de Bowser mantendo a Princesa Peach cativa enquanto algumas Super Folhas voam pelo plano de fundo. Mario entra em desespero novamente, e corre ao salvamento de sua princesa. Ao longo da aventura, Mario ganha mais cartas; todas elas, desde a primeira, trazem um cart√£o interativo cujas figuras podem se mover, balan√ßar e ser inclinadas de acordo com o movimento correspondente do 3DS, como o sensor girosc√≥pico do sistema. Algumas at√© mesmo revelar√£o segredos escondidos na carta, como, por exemplo a figura ao lado, em que Peach sonha acordada com seu encanador favorito. Se voc√™ chacoalhar o 3DS nessa cena, Mario pular√°; no plano de fundo, v√°rios Goombas tamb√©m podem aparecer. Se continuar fazendo isso — a surpresa! —, Luigi tamb√©m aparecer√°, dando um salto de costas. O encanador verde pode assumir a aventura assim que Mario o resgatar de uma √©pica e imprevista batalha contra as hordas do mal.

De Olho na Jogabilidade

Uma das coisas que percebemos mais claramente em Super Mario 3D Land foi em como as fases est√£o lineares e compactas — especialmente quando comparadas com um ambiente dos demais t√≠tulos 3D do Mario — e, como j√° citamos, continua seguindo a linha dos games em 2D. √Äs vezes, a impress√£o que predomina √© a de que a c√Ęmera de New Super Mario Bros. Wii mudou de posi√ß√£o — mas continuamos controlando o encanador num ambiente tridimensionalmente livre. Tome cuidado: existe grande chance de seu personagem cair pelas laterais de uma ponte se, enquanto voc√™ estiver atravessando-a, mantiver o pensamento fantasma de que o jogo √© em 2D.

Por serem um dos principais truques para explorar o 3D estereosc√≥pico do Nintendo 3DS, existem muitos blocos no jogo, especialmente quando comparado aos t√≠tulos maiores do Mario em 3D — que tinham poucos blocos, encontrados ocasionalmente. Tamb√©m descobrimos um n√ļmero consider√°vel de blocos invis√≠veis localizados em √°reas vazias como cantos, fileiras de tijolos e nas dicas sutilmente dadas pelo posicionamento de algumas moedas. Tamb√©m para refor√ßar o efeito, a dire√ß√£o de v√°rias plataformas, itens e inimigos foi alterada. Por exemplo, Bullet Bills agora s√£o disparados para frente, em dire√ß√£o √† c√Ęmera, para obter o melhor da profundidade. Um efeito do jogo que segue e domina essa t√©cnica de forma √≠mpar foi o adicionado √†s torres de espinho, que, a exemplo de New Super Mario Bros. Wii, continuam se movendo violentamente na dire√ß√£o horizontal — embora sua dire√ß√£o tenha sido alterada para frente, fazendo o jogador acreditar subconscientemente que sua cabe√ßa pode sofrer s√©rios ferimentos a qualquer momento!

Cada fase possui tr√™s Star Medals para coletar. Com design similar √†s Comet Medals (Super Mario Galaxy) mas de fun√ß√£o id√™ntica √†s Star Coins (New Super Mario Bros.), esses itens podem ser usados em conjunto ao longo do mapa para destravar novos mundos e caracter√≠sticas. Notamos que coletar o trio de Star Medals de cada fase n√£o foi l√° o bicho de sete cabe√ßas — mas um desafio √† altura de qualquer jogador mediano de Super Mario.

Como todos os games da série Mario, os mundos consistem de fases abertas, cavernosas, celestes, suabaquáticas, glaciais, desérticas e muitas, muitas áreas montanhosas (para usar e abusar do visual em 3D). Castelos, navios aéreos (airships) e fases magmáticas também marcam retorno na aventura.

A fase World 5-2 de Super Mario 3D Land foi feita em homenagem √† s√©rie The Legend of Zelda, que completou 25 anos durante seu desenvolvimento. Nela, a c√Ęmera √© posicionada como nos games de Zelda, o ambiente √© um dungeon e, quando novas portas s√£o abertas, √© reproduzido o som que ouvimos quando descobrimos segredos nas aventuras de Link. Infelizmente — ou n√£o —, n√£o h√° nada al√©m disso, tornando a refer√™ncia em algo bem sutil.

Nascidos nas miss√Ķes Speedy Comet de Super Mario Galaxy 2, os +Clocks (ou Plus Clocks, como preferir) s√£o rel√≥gios espalhados por v√°rias fases de Super Mario 3D Land; sua meta √© preencher novamente o timer para que o jogador tenha mais tempo de finalizar as fases. Os rel√≥gios verdes recolocar√£o 100 segundos perdidos no contador de tempo, enquanto os azuis dar√£o apenas 10 segundos e s√£o espalhados aos montes nas fases mais intrincadas do mundo especial de Super Mario 3D Land.

Mario pode usar as intituladas Mystery Boxes para participar de v√°rios desafios diferentes a serem completados num curto per√≠odo de tempo, geralmente envolvendo a derrota de um n√ļmero determinado de inimigos dentro das caixas. √Č poss√≠vel ganhar moedas, Cogumelos Mario Extra ou at√© mesmo uma Star Medal, ent√£o fique atento se quiser coletar todas! Por meio da fun√ß√£o StreetPass do Nintendo 3DS, tamb√©m √© poss√≠vel enviar Mystery Boxes para os jogadores. A funcionalidade, inclusive, tamb√©m tem um papel importante nas Toad Houses do game: quanto mais voc√™ usar o StreetPass, mais itens ser√£o automaticamente transferidos para seu jogo.

As Habilidades de Mario

Apesar de ser um game fortemente inspirado pelas ra√≠zes 2D, Mario tem uma s√©rie de movimentos emprestados diretamente dos jogos em 3D. Em Super Mario 3D Land, o encanador pode dar Wall Jumps, Ground Pounds, Long Jumps e Backwards Somersaults. O sistema de sa√ļde do Mario, tamb√©m in√©dito num t√≠tulo 3D, √© baseado no aumento e decr√©scimo de tamanho: ao tomar danos, o Mario regular (chamado antigamente de Super Mario) se transforma no Small Mario, a vers√£o diminuta de si mesmo. A grande novidade na mec√Ęnica do baixinho de bigode √© que agora ele tamb√©m pode rolar para derrotar inimigos e figuras de madeira.

Quero Ser Tanooki

Como j√° era de se esperar, Mario pode assumir a forma de Tanooki ao pegar uma Super Folha. Nesse estado, ele pode desferir rabadas em seus inimigos e flutuar pelo ar por meio de um flutter envolvendo o balan√ßar de sua cauda. Diferente de Super Mario Bros. 3, o Tanooki Mario n√£o pode mais voar, mas acredite: depois de desbravar o game, voc√™ percebe que essa remo√ß√£o n√£o faz mais tanta diferen√ßa e que a habilidade de voo poderia at√© mesmo atrapalhar a jogabilidade, pois a geografia √© lotada de precip√≠cios. A forma de est√°tua tamb√©m foi preservada, mas n√£o do mesmo modo que antigamente: agora, voc√™ dever√° atravessar 8 mundos para conseguir uma Folha de Est√°tua — um objeto de colora√ß√£o rochosa — que transformar√° os encanadores em Tanooki Mario com len√ßo vermelho ou verde (dependendo de qual irm√£o voc√™ escolher na aventura). O mesmo movimento do Ground Pound transforma os guaxinins em est√°tuas, que podem quebrar blocos e outros objetos espec√≠ficos e ainda distrair os inimigos mais cabe√ßa-de-vento.

Depois de perder cinco vidas numa fase, o jogador pode desistir de tentar e receber ajuda de um Assist Block contendo uma Folha de Invencibilidade. O item √© uma mistura entre a Super Folha e a Super Estrela, o que transforma Mario em White Tanooki Mario — uma forma branca, reluzente, com detalhes dourados e simplesmente imbat√≠vel. O her√≥i s√≥ voltar√° a ser o Tanooki regular assim que passar a fase, mas n√£o pense que √© poss√≠vel acumular vidas por combos sobre inimigos derrotados, como acontece com a Super Estrela!

√Č interessante notar que o Tanooki Luigi tem a colora√ß√£o variante √† de Tanooki Mario. Ao inv√©s do marrom escuro usado pelo encanador vermelho quando est√° nessa forma, Tanooki Luigi tem cor de mel e um detalhe na cauda, fazendo-o parecer mais com uma raposa-vermelha japonesa (especialmente a usada na lenda de kitsune) do que um c√£o-guaxinim (o nome portugu√™s dos tanookis). Vale notar que, na Espanha, o Luigi com a Super Folha √© chamado de Kitsune Luigi ao inv√©s do tradicional Tanooki Luigi.

Quando em posse da Boomerang Flower, Mario tamb√©m pode se transformar no chamado Boomerang Mario e usar o feiti√ßo contra o feiticeiro — ou melhor, o bumerangue contra os Boomerang Bros. numa empreitada para destruir inimigos √† dist√Ęncia, coletar itens aparentemente inalcan√ß√°veis e ainda executar combos aproveitando-se do vai-e-vem da arma de arremesso. Como n√£o deve faltar nas aventuras do bigodudo, a Flor de Fogo tamb√©m retorna. Diferente de seu uso em Super Mario Galaxy, agora n√£o h√° tempo-limite para a posse do Power-Up.

H√° tamb√©m um Bloco "?" secreto dentro do qual Mario se enfia. Ao usar esse bloco precioso, o encanador extraordin√°rio ganha uma moeda a cada pequeno movimento, desde os pulos at√© o caminhar. √Č sorte grande at√© o fim da fase. Tamb√©m devemos notar o Propeller Block, que causa um efeito similar ao Propeller Mario de New Super Mario Bros. Wii — lan√ßando os personagens √†s alturas do Mundo do Cogumelo.

Um dos itens mais cl√°ssicos e, ao mesmo tempo, mais indesej√°veis do Marioverso que retornou triunfantemente em Super Mario 3D Land foi o Poison Mushroom — o cogumelo venenoso de Super Mario Bros.: The Lost Levels (NES), que, ao contr√°rio do que se espera de um Super Cogumelo, causar√° danos ao encanador. O Poison Mushroom at√© mesmo perseguir√° o her√≥i, tentando arruinar sua vida de qualquer jeito!

No Rabo dos Inimigos

Os inimigos do jogo s√£o, no geral, relacionados √† profundidade do game ou a rabos de guaxinim. Um grande exemplo s√£o os Goombas: agora os pequenos oponentes se empilham uns sobre os outros para criar uma "torre de Goombas" e dificultar a jornada dos her√≥is; o maior objetivo do Power-Up, no entanto, √© ganhar uma Vida Extra a partir de um Ground Pound bem calculado e de simplesmente causar o efeito de profundidade estereosc√≥pica quando a c√Ęmera estiver posicionada corretamente. Goombas tamb√©m podem estar em posse da Super Folha e atacar saltando ou dando rabadas, assim como v√°rios outros inimigos a quem tamb√©m foi dado o super poder — como Bullet Bills, Boos, Blocos, Bob-Ombs, e, o mais in√ļtil de todos, Thwomps, que agora planam bem devagarzinho para baixo ao inv√©s da queda violenta que sempre adotaram como t√°tica.

Veja uma lista com os inimigos apresentados em Super Mario 3D Land:
  • Biddybuds, que lembram joaninhas multicoloridas e andam sempre em bando. Tamb√©m h√° a subesp√©cie Para-Biddybud.
  • Blokkabloks, cujo corpo espinhoso √© composto por blocos e tijolos.
  • Draglets, drag√Ķezinhos azuis que cospem fogo (e nos lembram muito dos Eeries e Rexes de Super Mario World para SNES).
  • Fake Blocks, blocos com cara de mau e rabo de Tanooki.
  • Flophoppers, esp√©cie de inseto baseada nos Swaphoppers de Super Mario Galaxy 2.
  • Inky Piranha Plants, Plantas Piranha pretas com a capacidade de cuspir tinta na tela (produzindo um fant√°stico efeito de sobreposi√ß√£o no 3DS).
  • Peepas, os novos fantasmas, pequenos, de olhos pretos, pupilas brancas e cujo sorriso, permanente, exibe dois dentes quadrados. Normalmente se movem em c√≠rculos, mas podem ser destru√≠dos pelo poder da Super Estrela.
  • Prongos, inimigos envoltos numa caixa met√°lica azul; atacam com o espinho no topo da cabe√ßa, mas ficam fincados no ch√£o de pernas para o ar quando seu golpe d√° errado.
  • Sandmaarghs parecem com Magmaarghs, mas s√£o ativos na areia. Podem ser avistados pelo jogador na forma de uma sombra e atacam assim que chegam por sob o Mario.
  • Spike Eels, enguias gigantes com espinhos.
  • Stingbies, os novos oponentes abelhudos do jogo.
  • Wallops, Whomps brincalh√Ķes que acabam atrapalhando o caminho do Mario ao imitarem seus movimentos.


Peepas, Sandmaargh, Blokkablok e Wallop, exemplos de novos inimigos em Super Mario 3D Land

Oponentes cl√°ssicos tamb√©m retornam, como Banzai Bills, Magikoopas, Pokeys, Porcu-Puffers, Rocky Wrenches, entre outros. A que mais nos chamou a aten√ß√£o foram as toupeiras Monty — Monty Moles e Mega Moles —, que voltaram a ser distribu√≠das por estreitros labirintos cavernosos, mas cuja mec√Ęnica foi alterada; agora, ao pular sobre uma Mega Mole, ela diminuir√° o tamanho e se tornar√° mais r√°pida. Se voc√™ √© um jogador das antigas, se lembrar√° do Rex de Super Mario World.

O guardi√£o das fortalezas de Super Mario Bros. 3, Boom Boom, faz sua triunfal estreia nessa nova plataforma. Sua mec√Ęnica mudou: agora, o marrudo tenta te atacar girando os bra√ßos, mas sempre acaba ficando tonto no processo. O perigo mesmo √© a f√™mea do Boom Boom — a Pom Pom, que ataca os her√≥is arremessando bumerangues e tem um padr√£o de ataque muito mais perigoso que sua contraparte masculina. Tamb√©m neste jogo False Bowsers retornam; para quem ainda n√£o sabe, eles eram usados em Super Mario Bros. e Super Mario Bros.: The Lost Levels. O Bowser original aparece apenas uma vez em ambos os jogos.

Veredito

Super Mario 3D Land n√£o falha em fazer as mais preciosas refer√™ncias aos jogos antigos do encanador. Os visuais realmente impressionam, e pode-se ver que o game foi constru√≠do no intuito de mostrar tudo o que o 3D pode fazer; a profundidade pode ser muito bem visualizada nas fases em que √© necess√°rio se lan√ßar a uma altura gigantesca para prosseguir. Desde os dentes-de-le√£o se despedan√ßando em frente √† c√Ęmera at√© o efeito das gotas da chuva, o gr√°fico n√£o decepciona. Em jogabilidade, Super Mario 3D Land √© bastante funcional, pr√°tico e f√°cil.

Todo mundo sabe como √© o 3DS: se voc√™ se empolgar muito e mover o sistema ligeiramente para o lado, j√° passar√° a ver fantasmas, pois a visualiza√ß√£o n√£o funcionar√° como deveria. √Č necess√°rio estar im√≥vel e na posi√ß√£o exata para continuar desfrutando de todo o visual em 3D, mas tenho certeza de que a simplicidade do jogo e a praticidade para atravessar os mundos o faz compensar. Com a visualiza√ß√£o 3D desligada, a experi√™ncia tamb√©m continua sendo agrad√°vel e f√°cil de se adaptar.

Super Mario 3D Land tem sua pr√≥pria m√ļsica. No game, h√° aproximadamente uma meia-d√ļzia de vers√Ķes dessa can√ß√£o remixada (uma favorita da equipe √© a do World 7-4, o tema da torre do rel√≥gio), enquanto outras foram compostas a partir do zero e tamb√©m n√£o deixam de satisfazer a audi√ß√£o. Temos certeza de que o game √© capaz de render uma experi√™ncia sonora incr√≠vel, refor√ßada pelos segredos escondidos no √°udio — como a reutiliza√ß√£o do som original de conclus√£o de fase em Super Mario World e do grito do encanador ao cair de grandes alturas em Super Mario 64 (ambas as refer√™ncias foram feitas apenas uma vez). Algumas m√ļsicas foram recicladas de Super Mario Galaxy e New Super Mario Bros. Wii.

A questão que levantamos é a seguinte: era mesmo necessário o uso de tantas fases nas alturas? Há principícios infinitos nas bordas de praticamente todas as fases do jogo. Porém, isso não impede de forma alguma a fluência do game e a diversão proporcionada ao decorrer das fases e extras. Super Mario 3D Land é um item necessário na coleção de qualquer usuário do Nintendo 3DS.



Mesmo focado em gráficos, Super Mario 3D Land é o melhor que se pode ter no 3DS, e te fará mudar sua perspectiva sobre games fáceis e compactos.9.0
WONDERFUL!

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27 coment√°rios:

Juh_Mario disse...

nota justa porem achei o jogo muito facil e rapido agora vai de cada um ter suas proprias impreçoes mais o jogo é lindo,imprecionante e facinante e me trais horas de jogo apesar de ser rapidinho :D

Caetano disse...

Uma pergunta r√°pida e meio boba:
Esse quadro só da análise de jogos do Mario de portáteis?

Eduardo Jardim disse...

Esse é um ponto interessante, Caetano! Na verdade, não. Há uma Análise Real programada para a versão Wii de Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games em breve.

Victor disse...

Só 9.0?????? Cês tão locando é? Esse jogo merece é um 10.0! Eu preciso dese jogo agora, já tenho o 3ds, agora só falta esse jogo, mario kart 7 e the legend of zelda:ocarina of time 3d!

Emmanoelbs disse...

nota justa tbm, o jogo √© bem divertido, mas √© meio r√°pido de se zerar, pra mim esse √© o √ļnico contra dele. mas fora isso, o jogo √© espetacular e muito recomend√°vel! mas ainda prefiro o mario kart 7 de qualquer jeito! ele vai ser incr√≠vel, demais!!!

Emmanoelbs disse...

acho que 9,5 n√£o cairia mal! :D

Matheus (MATH???@) disse...

Na verdade, apesar de que o jogo tenha mais acertos do que erros, os erros são lastimáveis. Eu adoro Mario, mas a facilidade e esses ''precipícios infinitos'' deixaram a desejar um pouquíssimo. Acho que deveria ser 8,5, mas o jogo é um port extremamente necessário ao portátil. Quem tem 3DS e não tiver ele, desculpa, mas é um burro '-'

Henrique Borba disse...

√ďtima an√°lise, complet√≠ssima, parab√©ns Jardim. Para mim, os √ļnicos contras s√£o o fato de o jogo ser curto (como j√° foi citado pelo @Emmanoelbs) e o fato de a Super Folha aparecer muito, e os outros itens aparecem bem menos.

Concordo plenamente com a nota (foi a mesma que eu dei na minha análise). @Victor, você não jogou o jogo, então ainda não da pra você discordar ainda. Além disso, a nota final é a opinião pessoal do autor.

Super Mario 3D Land tá muito bom, jogo obrigatório pro 3DS! O que esperar de Mario Kart 7 em? XD

Super Mario disse...
Este coment√°rio foi removido pelo autor.
joaocwtheguy07 disse...

Olha, n√£o merece um 10, mas um 9,5 merece sim, apesar do tamanho pekeno das stages tem uma porrada de extras, e alem de ser mega ultra dificil, mto mais doke os Galaxys, e ISSO √Č OTIMO! a tempos n√£o perdia tantas vida em um game, isso √© fantastico ^-^, isso vale desde o mundo 8 a come√ßar pelo os mundos especiais, se vc kiser pegar todas as Star Medals, prepare seu estoque de 1-Ups! XD.

An√īnimo disse...

nota justa, eh facil demais, pra mim fikou dificil a partir do mundo 5( nakela fase que precisa de varias star medalds ou sei la o que )

CersoLox disse...

Resumindo o jogo completamente: Rabos, rabos, rabos e mais rabos.

A.S.13 disse...

Não faz nenhum sentido! A árvore gera folhas que transformam os personagens em Tanooki, mas em Super Mario Bros. 3, a Super Folha transforma o Mario em Raccon Mario e não em Tanooki Mario. O que transforma Mario em Tanooki, é um bichinho lá que fica pulando u_u

A.S.13 disse...

Esqueceu do Shadow Mario e algumas m√ļsicas j√° existiam e foram remixadas ou que j√° existiam e colocaram no jogo, tipo: A m√ļsica tema de Super Mario 3D Land, quando tocada de um certo ponto, √© um remix do Overworld de Super Mario Bros. 3, Tema atl√©tico(sei l√° como √©), √© a mesma de Super Mario Bros. 3 s√≥ que remixada ou pode-se falar que √© de Super Mario Galaxy. Airship tamb√©m j√° existia, Toad House foram remixadas etc.

An√īnimo disse...

@CersoLox eh mais ou menos assim, outro ponto fraco do game eh que o tanooki suit recebe toda atenção e os outros power ups n recebem a merecida atenção

Henrique Borba disse...

"[...]outro ponto fraco do game eh que o tanooki suit recebe toda atenção e os outros power ups n recebem a merecida atenção"

Quem foi que começou a dizer isso hein @Super Dan Bros? kkkk, brincadeira XD

An√īnimo disse...

Henrique eu percebi isso antes de ele ser lançado :P, sério

Henrique Borba disse...

@Super Dan Bros.
Beleza cara, só brincadeira mesmo kkk :P

SuperGames disse...

Nota justa,
Daria um 9.2

Luigi Mario disse...

gente achei um jogo muito legal e dificl na net " unfair mario "

Holo disse...

@Emmanoelbs

Pera
Você tá comparando SM3DL com um jogo que nem foi lançado ainda?

Fernando Felix disse...

Super Mario Galaxy e SMG2 é superior ao Super Mario 3D Land, sem duvidas. SM3DL é facil mesmo, o dificil do jogo é vc "morrer", mas os graficos estão perfeitos, já as musicas, foi um relaxo da Nintendo ter pego as do SMG2 e colocado no SM3DL, do pouco que joguei, o jogo só diverte, não tem dificuldade, nem um pouco, tá certo que o foco principal de SM3DL é a diversão mas as vezes quero um pouco de desafio. Não se faz mais jogos do Mario como antigamente (SMB/SMB2/SMB3/SMW/SM64 quem o diga). Mas mesmo assim vale apena comprar SM3DL...

Super Mario disse...
Este coment√°rio foi removido pelo autor.
Super Mario disse...

Além disso, cada coisa simples me toca, como o álbum, o fundo, o sonzinho (beep, beep, beep), como a princesa grita Mario toda contente, os créditos, enfim.

Eduardo Jardim disse...

@Super Mario
√Č cedo demais pra falar. Essa passa longe de ser a maior plataforma do Mario.

Luigi disse...

Copiei este post no meu blog, mas deixei claro o site dono dos direitos autorais da postagem

Shadow Mario disse...

Jogo muito massa,gostei muito,pena eu n√£o ter um 3DS:(

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