Super Prévia: Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (3DS)

"Mario & Sonic tem sido uma parceria de sucesso fenomenal e nós estamos extremamente orgulhosos por recriar isto novamente com a Nintendo e a ISM para as Olimpíadas de Londres em 2012. É verdadeiramente satisfatório estar na posição de desenvolver software de entretenimento interativo baseado nos Jogos Olímpicos, e tornar Mario e Sonic parte deste evento histórico novamente."
— Naoya Tsurumi, presidente da Sega da América e Europa
Encanadores cavalgando? Equidnas e ouriços jogando futebol? Ah sim! Chegaram os jogos olímpicos de 2012 em Londres e, com eles, nossos convidados especiais, os mais queridos personagens do mundo dos games que estrelam o terceiro jogo da série de minijogos esportivos agora no portátil 3D na Nintendo: Mario & Sonic. Com data de lançamento marcada para 14 de fevereiro deste ano, o jogo promete muita coisa; estas que destacaremos em mais uma Super Prévia, bem aqui, no Reino do Cogumelo.

Os atletas desta geração
Com um nome maior que os sapatos do Ronald McDonald, o novo jogo da série dos jogos olímpicos estrela os mesmos 20 personagens dos jogos anteriores. Na versão para Wii, já lançada, é possível jogar com seus Miis; e para a versão 3DS espera-se o mesmo, já que o portátil também apresenta compatibilidade com o sistema de avatares personalizados da Nintendo.

Se for possível tal coisa, é provável que seu Mii também possa se “fantasiar”, assim como na versão Wii, que apresentou fantasias de muitos personagens de ambas as séries de jogos, além do mascote das Olimpíadas: Wenlock.

É esporte pra jogar até morrer!
Apesar dos mesmos atletas veteranos, muitas novas modalidades foram adicionadas. Nem todas foram confirmadas, mas é certo que haverá cerca de 50 esportes ou minigames diferentes para você, jogador que porta um precioso 3DS, se divertir e acumular medalhas de ouro nessas Olimpíadas de verão. Dentre as modalidades confirmadas em Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games para 3DS temos:

100m Hurdles (Corrida de Obstáculos/100m com barreiras):
Use sua capacidade de memorização e coordenação para apertar os botões corretos na hora certa a fim de pular todos os obstáculos na pista e chegar ao final como o primeiro colocado. No último obstáculo, pode-se apertar dois botões simultaneamente para ganhar um impulso na pista.

20km Race Walk (Corrida de 20km):
Mova a stylus na tela como que no ritmo da música para fazer o personagem prosseguir na pista. Cuidado para não acelerar demais, ou você terá de pagar uma espécie de “multa”. Se perder o ritmo, perderá velocidade e a música mudará e ficará estranha. Na segunda parte do percurso a música irá acelerar, então prepare-se!

100m Breastroke (Natação):
Use sua respiração para fazer com que o personagem continue a nadar e termine o percurso na piscina. Quando a cabeça dele sair da água, assopre no microfone para que ele continue. Se fizer tudo com um timing perfeito, seu personagem nadará cada vez mais rápido. No final, dê um sopro mais forte até que o personagem alcance a borda da piscina e termine o percurso.

Badminton (Solo):
Preste atenção no percurso que a peteca faz enquanto no ar. Se previr que ela vai parar dentro da quadra, aperte A para rebatê-la. Se previr que ela irá para fora, aperte um dos direcionais para esquivar e permitir a passagem dela. Com a progressão do jogo a velocidade irá aumentar cada vez mais para um verdadeiro teste de reflexos!

Judô:
Aperte a sequência de botões que é lançada na tela o mais rápido possível para derrubar seu adversário. Se realizar a sequência realmente rápido poderá desferir um golpe especial. Não foi confirmado se cada personagem terá um golpe especial diferente, mas quanto mais você for avançando na competição, mais complexas e rápidas ficarão as sequências de botões, ou seja, mais acirrada será a disputa.

Balance Beam (Ginástica – Trave):
Mova o Nintendo 3DS de modo a fazer com que a bola deslize pelo percurso até o fim. Você então terá um tempo para realizar manobras na trave. Use os sensores do seu portátil 3D para manter o equilíbrio do personagem e continuar fazendo manobras e avançar na competição.


BMX (Ciclismo):
Guie sua bicicleta com o Circle Pad e siga o percurso para se tornar o ciclista campeão. Desvie de todas as poças de lama e pule bastante. Ao final de cada rampa, aperte A para pular e mantenha a bicicleta reta para o pouso usando os sensores do portátil. Assim você ganhará impulso na pista e poderá garantir o primeiro lugar.

1000m Kayak (Caiaque Solo):
Gire o Circle Pad para mover os remos e fazer seu caiaque seguir no percurso. Siga pelo percurso até o fim e tente chegar mais rápido que seus oponentes. Mais simples impossível.




Double Trap (Tiro):
Atire nos discos que lançam em sua direção usando o giroscópio do 3DS para mirar e o botão R para acionar o gatilho. Você pode atirar até errar cinco vezes, portanto seja cauteloso ao mandar bala!

No novo trailer pudemos ver também a presença de outras modalidades como vôlei de praia, boxe, arco e flecha, ginástica rítmica, trampolim, tênis, mas sem muita informação detalhada; ainda assim, é possível ver que as funcionalidades do portátil são exploradas ao máximo.

Nota-se também a presença da comunicação Wi-Fi na ginástica rítmica para jogos multiplayer, e também há uso da tela de toque. No arco e flecha é usado o sensor giroscópico como mira, semelhante ao Double Trap. No trailer, Bowser Jr. pula no trampolim e o Circle Pad é usado para direcioná-lo após o pulo, mas não há nenhuma informação além dessa.

Apesar da variedade de modalidades confirmadas, é possível que algumas tenham uma jogabilidade repetitiva, como mostrado acima na semelhança do tiro ao alvo com o Double Trap. Mas se a variedade dos minigames for realmente ampla, pode conquistar um grande número de jogadores, e isso pode ser o que vai definir o sucesso do game.

Na versão para Wii já lançada, existem os Dream Events, modalidades olímpicas com um toque gamístico adicional. Algo como voar por galáxias distantes ou saltar em nuvens fofinhas. Mas nada ainda confirmado para a versão do 3DS, se bem que seria interessante ver o que poderia ser feito com os efeitos 3D do portátil — e é bem provável que haja esses eventos, assim como foi em seu antecessor Mario & Sonic at the Olympic Winter Games do Nintendo DS.

Story Mode
Além disso, foi confirmado um Story Mode como o de seu antecessor, mas a história em si não foi revelada. Sabe-se entretanto que os personagens terão de competir em diversas modalidades para derrotar Bowser e Dr. Eggman. O jogador poderá escolher entre um dos personagens disponíveis para participar das competições e prosseguir na história. É provável que algumas modalidades só sejam liberadas para serem jogadas em separado após jogá-las no Story Mode, assim como foi em seu antecessor de DS citado acima.

Considerações Finais
Os gráficos do jogo estão num padrão bem acima dos antecessores, ainda mais com o hardware do Nintendo 3DS. Nada ainda de gráficos HD, mas quem sabe nas olimpíadas de 2016 não vemos o Brasil em alta definição no Wii U? Vamos ter que esperar pra ver.

Acho que a esse ponto é possível dizer que o veredicto do Reino do Cogumelo para Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games é: uma grande coleção de minijogos pra ninguém botar defeito. Após a experiência com os dois jogos antecessores, a série finalmente parece alcançar um patamar firme. O que falta mesmo é inovação. Tudo bem que na versão do 3DS esse buraco foi tapado com a jogabilidade interessante usando as funcionalidades do portátil, mas se a série continuar será necessário mais inovação dentro do próprio game, como novos modos de jogo, personagens e afins.
Fique ligado no Reino do Cogumelo para mais informações gerais acerca o novo jogo da série Mario & Sonic e ao portátil 3D da Nintendo... e que os jogos comecem!

1 Comentários

  1. Nossa tomara q a Nintendo faça uma comemoração para o povo brasileiro, nas olimpíadas do Brasil!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem