An√°lise Real: Mario Kart 7 (3DS)

s√°bado, 24 de dezembro de 2011

Quem se diz gamer de verdade sem nunca ter jogado Mario Kart corre risco de estar sendo levado pela hipocrisia. N√£o h√° como confirmar seguramente suas experi√™ncias com os g√™neros de video game sem nunca ter sentido o gosto de arremessar cascos contra seus competidores nas estradas de arco-√≠ris e chocolate da lun√°tica franquia de corrida — que reina suprema nos consoles da Nintendo e nos arm√°rios dos f√£s desde 1992. Por ter sempre o n√≠vel e balan√ßo perfeito entre flu√™ncia, divers√£o e jogabilidade, cada novo t√≠tulo da s√©rie enche os jogadores de expectativa e liga os motores da m√≠dia de entretenimento, que, de antem√£o, j√° prev√™ o sucesso disparado da s√©rie sendo refletido em uma nova pe√ßa. Tal efeito tem acontecido muito recentemente por conta de Mario Kart 7, o primeiro jogo da s√©rie a ser produzido em imersivos gr√°ficos 3D e que ilustra com glamor as escassas prateleiras do Nintendo 3DS.

Quem conhece j√° sabe: Mario Kart √© sempre uma caixinha de novidades. A embalagem e o conte√ļdo s√£o sempre os mesmos, mas h√° sempre espa√ßo para novas surpresas. E com Mario Kart 7 n√£o √© exce√ß√£o: como afirmado pela Nintendo pouco antes de seu an√ļncio oficial, o jogo traz √† s√©rie "um monte de elementos novos".

O Que H√° de Novo?

Lan√ßado em dezembro de 2011, ao longo dos dias 1 (Jap√£o), 2 (Europa), 3 (Austr√°lia) e 4 (Am√©rica), o game permite jogatina multiplayer online e a troca de Ghost Data entre os usu√°rios, impressiona pelos gr√°ficos, pela in√©dita visualiza√ß√£o em primeira pessoa e pela nova op√ß√£o de personaliza√ß√£o de seu kart antes da corrida. Novos equipamentos foram adicionados aos ve√≠culos — h√©lices e asas-delta —, possibilitando aos carism√°ticos moradores do Reino do Cogumelo desbravar os c√©us e os mares durante suas inusitadas competi√ß√Ķes caricatas.

N√£o demora muito para notar que as moedas retornam √†s pistas do Mundo do Cogumelo ap√≥s terem sid descartadas nos √ļltimos t√≠tulos — Mario Kart: Super Circuit para Game Boy Advance foi o √ļltimo a utiliz√°-las. O que √† primeira vista parece ser uma s√©rie de distra√ß√Ķes e inc√īmodos visuais acaba sendo fonte exclusiva de benef√≠cios: por causa da velocidade das competi√ß√Ķes, n√£o h√° chance de se atrapalhar com as moedas voando pela tela o tempo todo. Aqui, coletar moedas em determinadas pistas permite ao jogador desbloquear pe√ßas para personaliza√ß√£o de seu ve√≠culo. Isso mesmo — uma das caracter√≠sticas mais proeminentes de Mario Kart 7 √© a in√©dita customiza√ß√£o de seu kart. O que antes era pr√©-definido pelo sistema agora pode ser montado pe√ßa por pe√ßa de acordo com a vontade e a estrat√©gia dos jogadores: antes dos torneios, √© poss√≠vel selecionar o corpo, os pneus e outros acess√≥rios adicionais para seu ve√≠culo individualmente.

O fato de Mario Kart Wii colocar 12 jogadores para competir simultaneamente ajudou a transformar determinadas por√ß√Ķes do game numa fuzarca total. Felizmente, em Mario Kart 7, tudo volta ao normal — e as fases trazem de volta os 8 jogadores simult√Ęneos que eram de costume nos t√≠tulos anteriores. Ainda comparado a seu antecessor, Mario Kart 7 n√£o possui motocicletas. Adeus, traje de motoqueira da Peach! Somado a isso, o Mission Mode e a vers√£o Single Player do modo VS n√£o est√£o presentes em Mario Kart 7. O game tamb√©m √© compat√≠vel com as funcionalidades SpotPass e StreetPass do Nintendo 3DS.
Voc√™ √© o Motorista: Mario Kart 7 apresenta uma nova experi√™ncia na franquia — dire√ß√£o em primeira pessoa. Assim, a c√Ęmera √© posicionada diretamente atr√°s do volante e voc√™ passa a enxergar a competi√ß√£o pelos olhos do personagem. Extremamente inovadora, a nova visualiza√ß√£o n√£o somente d√° aos jogadores aquele frio na barriga por um casco estar vindo em sua dire√ß√£o como tamb√©m transforma o 3DS num volante, fazendo bom uso do sensor girosc√≥pico do sistema. A nova c√Ęmera pode ser ativada pressionando o bot√£o . A jogabilidade n√£o muda muito, e acaba agradando aos f√£s — mas no fim das contas o bom e velho m√©todo de visualiza√ß√£o de Mario Kart acaba predominando.
Nas Nuvens

Enquanto no Mundo Real √© proibido dirigir com a cabe√ßa nas nuvens, a adi√ß√£o de asas-delta √† jogabilidade de Mario Kart cria uma experi√™ncia no m√≠nimo interessante. Mesmo tendo deformado v√°rias se√ß√Ķes de pistas retr√ī, nada se compara a desbravar os c√©us e coletar moedas entre as nuvens com flu√™ncia e pleno controle. Gera-se aqui uma nova base de c√°lculos: voc√™ se desprende temporariamente da velha f√≥rmula terrena de Mario Kart e passa a se preocupar em desviar das montanhas e em executar um pouso seguro quando alcan√ßar o solo. Vale denotar que a tecla providencia um controle perfeito — n√£o somente para as asas-delta, como para todos os momentos do game.

Assim como todas as pe√ßas de customiza√ß√£o de seu kart, os Gliders, como s√£o chamadas as asas-delta originalmente, podem ser desbloqueados com base no n√ļmero de moedas coletadas ao longo de sua jogatina (as moedas s√£o sempre acumulativas) e em suas posi√ß√Ķes no Star Ranking. No game, h√° uma asa-delta default, ou padr√£o — a Super Glider — e 6 asas-delta destrav√°veis.

Por √Āgua Abaixo

As h√©lices n√£o fazem parte da personaliza√ß√£o de ve√≠culo, mas adicionam ao game uma nova mec√Ęnica. Quando mergulham em por√ß√Ķes pr√©-definidas de √°gua, os corredores passar√£o por ostras gigantes, Cheep-Cheeps e Bloopers e ter√£o uma experi√™ncia um pouco diferente: os karts adotam a flu√™ncia exata de uma corrida embaixo d'√°gua, com bastante leveza contrastando um manuseio mais pesado. Acredita-se que, fora o efeito proporcionado pelo embalar da √°gua, a velocidade geral n√£o √© prejudicada.


Modos de Jogo

Como já era de se esperar, Mario Kart 7 não se contenta com a boa e velha competição regular e volta a caracterizar outros modos de jogo já presentes em seus antecessores:
  • Grand Prix: como de costume, voc√™ competir√° contra oponentes controlados pelo computador. Mas fique esperto — a intelig√™ncia artificial do game √© t√£o aprimorada que a CPU pode executar movimentos dignos de um verdadeiro mestre de Mario Kart. O modo GP traz de volta as classes 50cc, 100cc 3 150cc. Completando todas as copas, um novo circuito ser√° adicionado — o Mirror, que inverte o sentido de todas as pistas como forma de desafio adicional.
  • Curiosidade: uma batida adicional √© inserida na m√ļsica da pista se o jogador estiver na lideran√ßa da corrida. A batida desaparece quando o jogador diminui a velocidade com o freio, sai da pista ou √© atingido por um item. Esse efeito sonoro acontece apenas nas copas 100cc, 150cc ou Mirror.
  • Time Trial: neste modo, o jogador pode completar todas as curvas de uma pista da forma mais r√°pida o poss√≠vel. Todos os dados ghost e os recordes s√£o armazenados na mem√≥ria de Mario Kart 7 e podem ser trocados entre usu√°rios de 3DS atrav√©s da Wi-Fi Connection da Nintendo. O mais interessante √© que um n√ļmero de at√© 7 ghosts podem competir na tela ao mesmo tempo, mesclando o modo Time Trial com uma corrida regular de 8 jogadores.
  • VS: no modo Versus, j√° √© poss√≠vel personalizar as corridas — escolhendo a ordem das pistas, ajustando a dificuldade da CPU, alterando os crit√©rios para vencer as corridas e mudando a classe do carro do jogador e dos carros dos personagens guiados pela CPU.
  • Battle: um dos mais divertidos desde o tempo do Super NES, o modo de batalha retorna em Mario Kart 7 em dois tipos diferentes. H√° 6 pistas neste modo — 3 novas e 3 antigas.
    • Balloon Battle: os jogadores competem no objetivo de estourar os bal√Ķes uns dos outros para ganhar pontos num determinado limite de tempo.
    • Coin Battle: conhecido na Am√©rica como Coin Battle, este modo obriga os jogadores a coletar moedas espalhadas pela pista de batalha dentro de um limite de tempo. Quem tiver mais moedas, obviamente ser√° o feliz ganhador da partida. O divertido mesmo √© arremessar itens contra seus oponentes e faz√™-los derrubar as moedas que haviam coletado!
  • Online: as capacidades do Nintendo 3DS permitem corridas entre usu√°rios de alcance local ou at√© mesmo global. A competi√ß√£o pode ser mundial ou acontecer contra amigos que se encontraram por meio do StreetPass — ou at√© mesmo atrav√©s de comunidades formadas com regras personalizadas criadas por usu√°rios. Assim como em Mario Kart Wii, Mario Kart 7 possui um canal intitulado Mario Kart Channel — um pequeno portal onde s√£o armazenadas automaticamente, atrav√©s da fun√ß√£o SpotPass, atualiza√ß√Ķes de atividades online. J√° com o StreetPass, √© poss√≠vel trocar Miis, dados ghost de partidas Time Trial, nomes dos jogadores e informa√ß√Ķes sobre comunidades.

Os Reis da Estrada

No total, h√° 17 personagens em Mario Kart 7 — 8 regulares e 9 desbloque√°veis (contando com o Mii). Existe uma ordem de cinco padr√Ķes de defini√ß√£o de peso: do mais leve para o mais pesado, est√£o Feather, Light, Medium, Cruiser e Heavy.
  • Corredores regulares: Toad, Koopa Troopa (Feather), Peach, Yoshi (Light), Mario, Luigi (Medium), Donkey Kong (Cruiser) e Bowser (Heavy).
  • Corredores desbloque√°veis: Shy Guy, Lakitu (Feather), Daisy (Light), Mii (Medium), Rosalina, Wiggler (Cruiser), Wario, Metal Mario e Honey Queen (Heavy).
N√£o sabemos de quem foi a ideia de reduzir a Honey Queen de Super Mario Galaxy para faz√™-la caber num kart, e nem de quem se lembrou do Metal Mario — que apareceu pela √ļltima vez h√° muito, muito tempo e que por sua presen√ßa acaba criando um paradoxo no jogo. Dos personagens novos, entretanto, aplaudimos a eternamente carism√°tica Wiggler, que continua bastante irritadi√ßa ao ser incomodada — e n√£o tem que soltar as m√£os do volante para desferir itens! Damos as boas-vindas √† lagarta mais querida da s√©rie, mas esperamos que, para t√≠tulos futuros, a Nintendo traga personagens requisitados pelos f√£s h√° muito tempo — como Magikoopa, Cackletta, Fawful, Princesa Shokora, Rainha Merelda... a lista √© imensa! O mestre das nuvens, Lakitu, tamb√©m participa das calorosas partidas de Mario Kart 7 e cai no gosto dos f√£s com seu charme peso-pena.



Wiggler, Metal Mario, Lakitu e Honey Queen tiraram suas carteiras de habilitação

Nostalgia: os personagens iniciais de Mario Kart 7 são os mesmos originais de Super Mario Kart, o primeiro game da série. A diferença é que Donkey Kong está no lugar do sumido Donkey Kong Jr. Temos quase certeza de que a escolha foi proposital, mas ainda há de ser confirmado pela Nintendo. Coincidência ou não, uma coisa é certa: a nostalgia rola solta.


Itens do Game

Como n√£o poderia deixar de ser, Mario Kart 7 traz sua quota de itens especiais para tornar a partida muito mais acirrada, divertida e possivelmente frustrante. Voc√™ pode dizer adeus para o Thunder Cloud, o POW Block e o Mega Cogumelo apresentados em Mario Kart Wii, pois n√£o est√£o presentes nesta sequ√™ncia — mas pode dar um ol√° para tr√™s itens novos introduzidos no rol dos proj√©teis da s√©rie Mario Kart:
  • A Flor de Fogo pode desferir bolas de fogo ao longo da estrada. Quem j√° jogou Mario Kart: Double Dash!! para GameCube, se lembrar√° do Special Item de Mario e Luigi — um conjunto bolas de fogo capazes de ricochetear pelas paredes. A diferen√ßa √© que agora o poder caiu nas m√£os — e nas patas e garras — de todo mundo!
  • A Super Folha foi obviamente baseada no item de Super Mario 3D Land. J√° que hoje em dia tudo tem rabo de guaxinim — Bullet Bills, Boos, False Bowsers, Thwomps, tijolos e por a√≠ vai — por que n√£o dar uma para seu kart? O rabo √© capaz de dar um giro de 360¬ļ em torno do usu√°rio, podendo tanto atacar os pr√≥ximos quanto repelir proj√©teis guiados.
  • H√° quem diga que 7 √© um n√ļmero de sorte — e tenho certeza de que Mario Kart 7 leva a teoria a um outro n√≠vel: o Sete da Sorte (Lucky 7) d√° ao corredor a posse de sete itens ao mesmo tempo, que giram em torno do kart. A hora certa para desferir cada item propositalmente √© esperar ele passar pela frente do ve√≠culo, e, quando algu√©m passar perto do c√≠rculo de itens, corre o risco de ser atingido pelo que toc√°-lo — ou, no caso de Super Estrelas e Super Cogumelos, se aproveitar do Sete da Sorte do pr√≥ximo. Se voc√™ encostar no Bob-omb de quem estiver usando um Lucky 7, vai detonar os dois!
Também caem na estrada os seguintes itens: Banana, Triple Bananas, Green Shell, Triple Green Shells, Red Shell, Triple Red Shell, Spiny Shell, Mushroom, Triple Mushroom, Golden Mushroom, Super Star, Lightning, Blooper, Bob-omb e Bullet Bill.

Por Dentro dos Circuitos



Para n√£o estourar o prazo, a Nintendo pediu uma m√£ozinha para a Retro Studios, desenvolvedora de terceiros por tr√°s de Donkey Kong Country Returns, para ajudar na cria√ß√£o de pistas para Mario Kart 7. H√° 32 pistas, sendo 16 novas e 16 retr√īs. Somado a isso, h√° 6 arenas de batalha, 3 novas e 3 retr√īs. V√°rias pistas foram arquitetadas com grandes c√Ęnions e √°reas submarinas em prol do uso constante das asas-delta e h√©lices, e pistas retr√ī tamb√©m foram alteradas por esse prop√≥sito. Para citar um exemplo, lembra-se do tubo gigante da Koopa Cape de Mario Kart Wii? Em Mario Kart 7, onde a pista aparece como retr√ī, algum engra√ßadinho arrancou a metade superior do t√ļnel e o tornou alagado! As redes de Maple Treeway tamb√©m foram removidas para dar lugar √† experi√™ncia de asas-delta — entre outras mudan√ßas que vieram para o bem.

Uma Peça Por Vez

Como foram abertas as portas para personaliza√ß√£o de seu ve√≠culo em Mario Kart, as possibilidades s√£o m√ļltiplas. O jogador pode selecionar o corpo, as rodas e a asa-delta para construir seu kart ideal. De acordo com as pe√ßas escolhidas, as estat√≠sticas (velocidade, acelera√ß√£o, peso, manuseio e off-road) podem variar devido √†s diferentes combina√ß√Ķes e o ve√≠culo pode funcionar melhor em situa√ß√Ķes particulares. Cada uma das pe√ßas pode ampliar ou diminuir as caracter√≠sticas dos karts seguindo os valores 0.5, 0.25 e 0.75 numa escala de 0 a 6.


Veredito

Bem recebido pela m√≠dia, Mario Kart 7 traz um pacote enorme de inova√ß√Ķes para n√£o cair na rotina. N√£o abandona aquela velha f√≥rmula criada pela pr√≥pria s√©rie, mas continua tendo caracter√≠sticas exclusivas que o diferenciam facilmente dos t√≠tulos que lhe servem como antecessores. A jogabilidade √© extremamente fluente. O som n√£o √© surpreendente, mas h√° efeitos bastante impressivos. Em apenas 4 dias, o game vendeu mais de 420 mil c√≥pias no Jap√£o, e n√£o √© para menos — todo o hype automaticamente gerado pela propriedade Mario Kart prognostica o sucesso, a divers√£o e a quota de inova√ß√Ķes que o jogo ter√°. Mesmo parecendo o velho jogo de sempre, jamais deixar√° de ser a divers√£o e o desafio certos para todos os jogadores.


Continua sendo Mario Kart, mas com muito mais possibilidades. Traz sorte e divers√£o desenfreada — um sinal verde para seu 3DS.10
FANTASTICO!

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18 coment√°rios:

Jorge disse...

A analise ficou ótima. Também achei Mario Kart 7 um jogo fantástico. Na minha opinião eu daria 9.5

Victor disse...

E não poderia ter pontuação diferente, ainda mais depois dessa análise! Feliz natal para toda equipe real!

renatex disse...

a rosalina è mesmo cruiser? achei que ela seria light ou medium,bom anyway otima analise e felizz natal!!!!

Caetano disse...

Feliz natal para todos!!

Pra falar a verdade eu já sabia que ia ter essa nota,só não gostei muito da presença do Metal Mario que não tem sentido,o Metal Mario é um power up e não um personagem.E tiveram que diminuir muito o tamanho da Honey Queen e não colocaram o Waluigi nem o Dry Bones.Mais eu gostei muito do Lakitu,do Wiggler e da Honey Queen participarem do jogo.E já deu pra ver que as asa deltas e as hélices submarinas vão dar presença no Mario Kart do Wii U e dos próximos Mario Karts.Talvez a Nintendo pense na Ice Flower no próximo Mario Kart.
Outras coisas que eu goitei foram as pistas novas e as retr√īs (e colocaram a minha pista favorita do Wii,a Maple Treeway)e tamb√©m por terem continuado com a Rosalina em Mario Kart e de todos o personagens que fizeram apari√ß√£o no jogo.

Feliz Natal (de novo) e Feliz Ano Novo.

Super Mario disse...

Eu queria tanto ver Chargin' Chuck e Count Bleck em algum Mario Kart :3. Mas, vou tentar comprar Mario Kart 7. Parece maravilhoso.

Caetano disse...

As pistas que eu mais gostei de Mario Kart 7 foram
1st Rosalina's Ice World
2nd Maka Wuhu
3td Neo Bowser City
4th Rock Rock Mountain
5th Rainbow Road
6th Daisy Hills
7th Shy Guy Bazaar
8th Wuhu Loop
9th Music Park
10th Toad Circuit
11th Bowser’s Castle
12th Mario Circuit
13th Piranha Plant Slide
14th DK Jungle
15th Cheep-Cheep Lagoon
16th Wario Shipyard

Yang disse...

Deviam colocar o Goomba no lugar daquela minhoca feia

Nerd disse...

10? Mario Kart 7 não merece um 10, ele poderia ser muito mais explorado dadas as capacidades do console, ele faz bonito e é perfeito no que faz, só poderia fazer mais.

Super Mario disse...

@Yang
Minhoca com pernas? XD

Yang disse...

@Super Mario
Ah é que eu to com preguiça de lembrar o nome dele xD

Eduardo Jardim disse...

Minhoca... feia...? Por favor, que n√£o seja a Wiggler. Pretty please?

Victória disse...

LOL olha o sorrisinho maroto do Mario! Ri litros! Feliz ano novo!

Morello disse...

Excelente an√°lise. Muito bem escrita.
J√° pude experimentar o jogo e ele n√£o decepciona - √© exatamente o que voc√™ espera de um Mario Kart. Minhas √ļnicas cr√≠ticas v√£o para a sele√ß√£o de personagens e para o menu de op√ß√Ķes. Ambos mostraram que, apesar da qualidade invej√°vel do jogo, muitas coisas foram feitas √†s pressas para lan√ßar o jogo para o Natal.

Ah, vale lembrar também que Mario Kart é uma franquia que pode beneficiar-se muito de DLCs, podendo receber novas personagens e pistas. Resta torcer para que a Nintendo e a Retro tenham programado ele pensando nisso.

Andress Wada disse...

cra mudou mt o reino do cogumelo n√£o entra nele ah 1 ano sou eu o cara q perguntou sobre o wario man !!

matheus disse...

@Andress Wada Seja Bem-vindo(a) novamente.

Shadow Mario disse...

Pessoal,o Fireball não é um item novo,pois ele já apereceu no Mario Kart Double Dash,e o Fireball não é apenas para o Mario e o Luigi,pois lembra que a Petey Piranha e o King Boo tinham a possibilidade de pegar todos os itens especiais?Ou seja,o Fireball é para:Mario,Luigi(green fireball),Petey Piranha and King Boo.

ageofdownloads disse...

possibilitando aos carism√°ticos moradores do Reino do Cogumelo
dk mora la e rosalina tb

Sandra Marques disse...

Em vez do Waluigi, da Toadette e da Birdo botararam a abelha gorda do Super Mario Galaxy

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