Análise Real: Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (Wii)

Os principais pilares para a fatídica guerra de consoles entre a Nintendo e a Sega nos anos '90 se unem novamente para mais uma calorosa disputa que tem sido imaginada pelos jogadores da velha escolha há muitos anos. Quem diria que, após a desistência da Sega e seu desligamento do ramo de manufatura de hardware, seu mascote, Sonic the Hedgehog, viria a apertar as mãos do Mario, seu inimigo comercial número um? Quanto mais a Sega entrava pelo cano da Nintendo como uma desenvolvedora de terceiros (third-party), mais cresceu a demanda dos consumidores e fãs por um game que teria o potencial para chocar os universos de Mario e Sonic numa só premissa. A ideia que veio a gerar frutos foi colocar os rivais no Mundo Real para participar de disputas amistosas nos Jogos Olímpicos.

Começou na China de 2007 com Mario & Sonic at the Olympic Games, que tomava como palco a cidade de Pequim; dois anos depois, em 2009, foi parar em Vancouver, no Canadá, com Mario & Sonic at the Olympic Winter Games; agora, os maiores símbolos dos video games são convidados para as Olimpíadas de Londres de 2012 com o divertido Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games. Enquanto a versão portátil do game, para 3DS, não chega, desbravamos a versão doméstica para Wii (lançada no dia 15 de novembro) e a analisamos com precisão britânica.

Festa em Londres

Um dos maiores diferenciais de London 2012 em relação aos seus antecessores é a exploração da cidade. Com o completamente novo London Party Mode, o game se transforma num tipo de Mario Party usando uma versão cartunizada, mas cuidadosamente mapeada de Londres como tabuleiro. Pequim e Vancouver jamais tiveram esse tipo de tratamento. No modo de "festa em Londres", quatro jogadores participam de uma acirrada competição para coletar itens e enfrentar outros personagens das franquias Mario e Sonic. Neste modo, deve-se arrecadar Stickers — adesivos que devem ser colados no álbum de turismo de seu personagem para completá-lo antes que seus três concorrentes o façam primeiro. É possível ganhar estes Stickers vencendo mini-games, que começam a qualquer momento de acordo com o badalar do Big Ben, o famosíssimo sino da Torre do Parlamento. A iconografia de Londres é um grande destaque, chegando ao ponto de ser celebrada lado a lado com as Olimpíadas. Às vezes, o jogo dá a parecer que seu maior foco é o louvor à capital britânica — e não às Olimpíadas em si, já que os eventos do modo London Party não parecem ter relação alguma com os Jogos Olímpicos (e, muitas vezes, não parecem ter relação alguma com os próprios Mario e Sonic). A experiência, apesar de ligeiramente confusa, pode se tornar divertida, especialmente entre um círculo de amigos — que podem reviver Mario Party num conceito de tabuleiro jamais imaginado, especialmente para a franquia do ouriço azul.


Os Atletas

Falando em ouriços e encanadores, há um certo número de personagens que deram as caras nas Olimpíadas de 2012, mas ninguém extraordinariamente novo. Mantêm-se os nomes de peso dos títulos anteriores, conforme listamos por categoria logo abaixo:
    All-Around (Geral)
  • Time Mario: Mario, Luigi, Bowser Jr.
  • Time Sonic: Amy, Blaze
    Speed Type (Velocidade)
  • Time Mario: Daisy, Yoshi
  • Time Sonic: Sonic, Shadow, Metal Sonic
    Power Type (Força)
  • Time Mario: Bowser, Wario, Donkey Kong
  • Time Sonic: Knuckles, Vector
    Skill Type (Habilidade)
  • Time Mario: Peach, Waluigi
  • Time Sonic: Tails, Dr. Eggman, Silver
Também existem vários personagens não jogáveis, e alguns deles adicionam um pouco mais de novidade à disputa. Rivais incluem Dry Bowser, Jet the Hawk, Dino Piranha (Super Mario Galaxy), Gooper Blooper (Super Mario Sunshine), Rouge the Bat, E-123 Omega, Birdo, King Boo, Dry Bones, Eggman Nega e Espio the Charmeleon. Dependendo do esporte, os juízes podem ser: Toad, Cream the Rabbit, Lakitu, Shy Guy, Charmy Bee e até mesmo o camaleão Espio, que também pode ser seu rival. Desnecessário dizer o quanto ele tem potencial para ser um juiz ladrão...

Somados a essas egrégias, exímias figuras do entretenimento interativo, estão os Miis, que representam uma boa parcela de diversão no game e ainda assumem a responsabilidade pela eterna busca pelo destravamento de 100% dos elementos do jogo. Dependendo de um número determinado de vezes em que você completa uma determinada série de eventos, você poderá desbloquear roupas (ou Costumes) para seu Mii. As dezenas de uniformes disponíveis vão de Power-Ups clássicos (como a roupa do Mario Fogo) até os modernos (como o Bee Mario de Super Mario Galaxy e o Penguin Mario de New Super Mario Bros. Wii), e até mesmo os Koopalings foram parar no rol de fantasias secretas. A personalização também pode ser um prato cheio para os fãs do raio azul, com roupas que variam entre o E-123 Omega até o Werehog, a temerosa tranformação de Sonic num tipo de lobisomem-ouriço enrustido — de quando, digamos, o mascote da Sega não estava em sua melhor fase.


Mario, Penguin Mario, Big the Cat e Wenlock estão no guarda-roupas de seu Mii

Vale notar que o Wenlock, mascote das Olimpíadas de Londres em 2012, também possui uma fantasia representativa que pode ser usada pelo seu Mii.

Modalidades

Infelizmente, vários eventos que já são familiares aos jogadores de Mario & Sonic desde 2007 retornaram numa nova versão, que, por muitas vezes, não consegue ser tão impactante quando comparada com o hype explosivo do jogo há 4 anos. Os movimentos continuam praticamente iguais aos executados na primeira Olimpíada de Verão, e o game ainda não faz bom uso do Wii MotionPlus, o periférico que adiciona precisão ao sensor de movimento do Nintendo Wii, mesmo já estando no mercado há tanto tempo. Os eventos:

Atletismo (Athletics)
  • Corrida de 100 metros (100m Sprint)
  • 110 metros com barreiras (110m Hurdles)
  • Estafeta 4x100 metros livres (4x100m Relay)
  • Salto em comprimento (Long Jump)
  • Lançamento de martelo (Hammer Throw)
  • Lançamento de disco (Discus Thwrow)
  • Lançamento de dardo (Javelin Throw)
Ginástica
  • Paralelas assimétricas (Uneven Bars)
  • Trampolim (Trampolining)
  • Fita (Rhythmic Ribbon)
Aquática (Aquatics)
  • Natação livre de 100 metros (100m Freestyle)
  • Nado sincronizado (Synchronised Swimming)
Canoagem (Canoeing)
  • Corrida de canoagem de 1000 metros (Canoe Sprint 1000m)
Hipismo (Equestrian)
  • Salto de obstáculos (Show Jumping)
Badminton

Vôlei de praia (Beach Volleyball)

Tênis de mesa (Table Tennis)

Futebol (Football/Soccer)


Tiro esportivo (Shooting - Pistol)

Esgrima - Florete (Fencing - Épée)

Ciclismo de pista - perseguição por equipes (Tracking Cycling - Team Pursuit)

Enquanto a versão 3DS do game promete trazer 50 modalidades completamente novas — como judô, caiaque e BMX —, nós ficamos a ver navios — ou melhor, canoas — com apenas quatro esportes novos que, por mais empolgantes que sejam, não impressionam tanto quanto era esperado: hipismo, badminton, canoagem e futebol.



Tiro, ciclismo, corrida de 100m e laço já são eventos familiares

Os Dream Events continuam sendo a maior folia dos fãs. Ao contrário do modo London Party, os Dream Events têm um pouco mais de relação com os Jogos Olímpicos em si: são versões distorcidas das modalidades do Mundo Real que adotam elementos exclusivos do Mario — criando um ambiente do melhor tipo "o que aconteceria se...?" nos jogos que assistiremos na TV em 2012. E os "eventos dos sonhos" continuam sendo a área mais interessante do jogo para quem entende sobre as franquias — especialmente agora, quando parecem estar mais desprendidos da realidade do que nunca. Afinal, quando um atleta viajaria para o espaço sideral, rumo à Battlerock Galaxy de Super Mario Galaxy, para participar de uma corrida de obstáculos?

Para citar alguns exemplos, em Dream Long Jump, quatro jogadores devem saltar entre as nuvens do álbum de figuras do Yoshi (Yoshi's Picture Book, de Yoshi's Story), enquanto Dream Discus envolve uma viagem sobre os discos arremessados para coletar argolas do mundo do Sonic num ambiente de voo livre. O Dream Equestrian é provavelmente um dos mais divertidos: envolve vários jogadores tentando carregar, numa carroça, uma leva de ovos de Yoshi em segurança até o fim da pista (que vem a ser Moo Moo Meadows de Mario Kart Wii) ao mesmo tempo que desviam dos truques de mágica do impertinente Kamek; só o efeito dos cavalos saltando por trás da cachoeira torna tudo épico o bastante para fazer valer a experiência.



Dream Equestrian, Dream Hurdles e Dream Spacewalk agradam muita gente

Há dez Dream Events para desfrutar: Dream Long Jump, Dream Rafting, Dream Discus, Dream Uneven Bars, Dream Hurdles, Dream Equestrian, Dream Sprint, Dream Trampoline, Dream Spacewalk e Dream Fencing. Cinco deles são baseados no Marioverso, enquanto os outros cinco possuem a temática de Sonic. O game mais recente a ser homenageado em Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games foi Super Mario Galaxy 2, que serve como inspiração para o Dream Space Walk (baseado em Sky Station Galaxy). Cheep Cheep River, retirado de New Super Mario Bros. Wii, também é uma das modalidades.

Comitê de Julgamento

Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games é um game bem balanceado, podendo tanto apresentar dezenas de novidades empolgantes quanto reciclar música e jogabilidade dos games anteriores. A série já percorreu todo o ciclo das Olimpíadas, e cá estamos nós, controlando nossos personagens favoritos nos mesmos jogos de verão apresentados em 2007. Mas não se iluda — ainda que os novos esportes regulares não consigam alcançar o impacto desejado, vale a pena desfrutar dos Dream Events mais criativos e dos modelos de animação em 3D mais finamente animados de todas as três Olimpíadas. No fim das contas, o terceiro Mario & Sonic é um game recheado de jogabilidade variada e, como um todo, é uma produção bonita de se ver — tanto quanto as pernas da Princesa Peach dançando ginástica rítmica...


A mecânica principal não inova, mas os Dream Events e o modo London Party preenchem os sonhos dos fãs de ambas as franquias. Diversão em escala olímpica.8.0
SUPER!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

5 Comentários

  1. Eu dava 9.9

    O jogo tem tudo pra ser um arraso.

    ResponderExcluir
  2. O Jardim gamo nas pernas da Peach com collants hein! rsrs' Lembram quando estava o logo da Peach no RDC no começo? Acho que a Déeh mandou tirar de tanto que o Jardim ficou pirado pelas pernas delas kkk' Déeh, cuida dele kk'

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei esse jogo ,nossa ele é muito feraaaaaa!!!!!!...quem tem wii é obrigatorio comprar ,to certo!...do nota 9,5 certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu dava uns 8,5 o jogo ta ótimo :D

    http://youtu.be/rwOq22Njae8 Acessem meu vlog \o/

    ResponderExcluir
  5. se tiver yoshi no hipismo, esse jogo merece 10 (se não mais hehehe)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem