Poucos jogadores perceberam este detalhe em Yoshi's Island, de Super Mario World (SNES)

Imagem: Reprodução/Nintendo, Reino do Cogumelo

O clássico atemporal Super Mario World é um dos jogos da franquia com a maior quantidade de curiosidades e segredos a serem abordados. De fato, a coleção extensa de itens escondidos e passagens secretas encontradas durante as férias frustradas de Mario, Luigi e a princesa Peach pela distante Dinosaur Land foram grande motivo de clamor entre os críticos especializados.

É claro que muitos destes mistérios podem passar desapercebidos pelos jogadores enquanto estão focados em sua envolvente gameplay, especialmente quando o assunto em questão se refere a world building — e é um destes casos que vamos abordar neste artigo do Reino do Cogumelo.

Montanha de Yoshi's Island, em Super Mario World, é inspirada em uma criatura muito peculiar do folclore japonês

A Ilha Yoshi (Yoshi's Island) é um dos mapas mais memoráveis dos videogames dos anos 90; não somente por ter sido a principal ambientação de Super Mario World 2: Yoshi's Island e de seu remake para GBA Yoshi's Island: Super Mario Advance 3, como também por ser o primeiro mundo visitado pelos irmãos Mario em Super Mario World, launch-title do saudoso sistema SNES. Trata-se de uma ilha selvagem e frutuosa onde habita toda a sorte de criaturas peculiares, como Rexes, plantas Piranha, Cactubolas e Cheep Cheeps.

O que poucos jogadores perceberam é que a Ilha Yoshi também faz referência a uma criatura folclórica muito conhecida no Japão, mas pouco falada em território ocidental. Para explanar melhor esta história, nos atentemos ao mapa de Yoshi's Island conforme publicado no manual de instruções de Super Mario World localizado no Brasil durante a era Gradiente:


Reconhecida apenas através dos manuais de instrução, a montanha mais alta da Ilha Yoshi é chamada de Montanha KappaKappa Mountain em inglês e Kappa Yama (かっぱ山) em japonês. O nome é uma referência direta ao kappa, um dos yōkai mais conhecidos do Japão.

Trata-se de um espírito anfíbio do folclore tradicional de pele escamosa e verde-amarelada; e um de seus aspectos mais peculiares é uma depressão contendo água no topo da cabeça; esta é a fonte principal de seus poderes sobrenaturais, devendo estar sempre cheia para conservá-los e continuar fazendo travessuras contra os seres humanos — isto é, se o kappa em questão tiver uma índole maligna, é claro.

No mapa de Super Mario World, uma interpretação dessa pequena "lagoa" vital localizada no topo do cocuruto do kappa pode ser vista no caminho da escada que leva ao Yellow Switch Palace. Observe mais de perto:

Imagem: Reprodução/Nintendo, Reino do Cogumelo

Você já tinha percebido este pequeno, mas curioso detalhe em Super Mario World, querido(a) leitor(a)? Comente suas experiências com o jogo na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

6 Comentários

  1. Detalhe muito legal, eu só associava o kappa ao Golduck (evolução do psyduck).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Golduck é maravilhoso! E além disso, o rei de Water Land, de Super Mario Bros. 3 (NES), é literalmente transformado em um kappa. Interessante, né?

      Excluir
  2. Eu tenho a memória muito nítida de, na infância, ter conseguido "entrar" nesse lugar e ter uma fase ali. Deve ter sido coisa da minha imaginação, mas a imagem é bem nítida na minha mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deve ter decido nesse ponto da água e apertou o start, daí o Mario fica parado nela. Foi só isso.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem