Top 5: personagens esquecidos que já foram protagonistas

Quem vê assim, de longe, pensa que, para se ter a honra de ser protagonista de algum jogo da série Mario, é necessário muito mais do que ser rico em ousadia, habilidade e perspicácia: também é preciso ter uma quantidade deslumbrante de pelos faciais; um bigodão volumoso e bem estilizado. Há ainda quem diga que, se você não tiver um macacão colorido nem for recordista de saltos, jamais poderá sozinho carregar nas costas um título com o peso do nome "Mario". E é aí que a maioria das pessoas se engana: muito antes da princesa dos cogumelos em Super Princess Peach (DS) e do Capitão Toad em Captain Toad: Treasure Tracker (Wii U), a franquia já teve sua quota de personagens incomuns que já tiveram seus dias de fama e assumiram a frente de um ou mais games. A seguir, pelo Reino do Cogumelo, uma lista com antigos protagonistas da série Mario — os quais quase ninguém se lembra de ter visto no carro-chefe. Let's-a go!

5. Donkey Kong Jr.


No finzinho dos anos '80, Júnior tinha a chave para o sucesso
Donkey Kong Jr. é o personagem titular do game homônimo para arcades de 1982. Após salvar Pauline das mãos do Donkey Kong original, Mario o aprisionou numa jaula como forma de vingança pelos eventos anteriores. Sim, você não está concluindo errado: Mario realmente é o vilão da história! Assim, cabe a Donkey Kong Jr. resgatar seu pai do cativeiro, atravessando uma série de plataformas, cipós e inimigos. Filho de gorila, gorila é — mas além do companheirismo para com seus semelhantes, Jr. também domina a matemática em Donkey Kong Jr. Math e Donkey Kong Jr. Math + Jr. Math Lesson, de 1983. Garoto esperto!

4. Clay/Ace


Os meninos-prodígio da Royal Tennis Academy
Clay e Ace (ou Max e Tina, na Europa) são dois adolescentes com um objetivo em comum: partir da classe júnior de tênis e atravessar as categorias sênior e universitário (Varsity) e, por fim, alcançar Island Open, para a qual são destinadas apenas as duas melhores duplas de estudantes da Royal Tennis Academy. Clay é calmo e ardiloso enquanto Ace é uma menina moleca temperamental; assim, eles se completam, tanto nas quadras quanto à frente do modo história de Mario Tennis: Power Tour (GBA, 2005). A dupla jamais será esquecida — porque nós vivenciamos em suas peles toda a sua luta e dedicação para alcançar seus objetivos.

3. Toad


Ajude a proteger as nossas florestas!
Você pode se lembrar de ter controlado o pequenino Toad em Super Mario Bros. 2, mas somente os fortes se lembrarão de que ele já teve um papel fundamental em Wario's Woods, lançado em 1994 simultaneamente para NES e SNES. Wario, causando alvoroço na pacífica Peaceful Woods, é contra-atacado por ninguém menos que o Toad. Apesar de ser um quebra-cabeças, lhe custou muito suor: Toad corre para lá e para cá para organizar a área do puzzle com a ajuda da fada Wanda. Hoje, temos Captain Toad: Treasure Tracker para Wii U — mas nunca esqueceremos os feitos do representante principal do Povo-Cogumelo.



Stanley só não consegue se livrar da praga do esquecimento
Possivelmente frustrado de tanto carregar donzelas por aí sem ter obtido muito êxito na vida, o Donkey Kong original resolve causar alvoroço num terreno mais rural: uma bela estufa, mantida com muito zelo pelo cultivador Stanley. O clássico de arcades Donkey Kong 3, de 1983, foi um dos primeiros responsáveis por tirar os holofotes dos irmãos Mario e redirecioná-los a um admirável desconhecido. Hoje, porém, o dedetizador não passa de uma lenda. Quando teve a chance de reaparecer na versão moderna de Donkey Kong 3 para Game & Watch Gallery 4, foi substituído pelo Mario. Força no macacão, Stanley!



Puff! Para onde foi a Wanda?
Wanda é exatamente o que parece: uma fada completa, com varinha de condão e um forte senso de altruísmo. Quando os heróis do Reino do Cogumelo mais precisavam de luz em "Mario & Wario" (SNES, 1993), ela surgiu, disposta a ajudá-los em seu caminho. Sendo controlada pelo periférico Super Famicom Mouse, Wanda se tornaria a única salvação dos personagens — que tiveram seus olhos vendados por Wario —, na função de limpar os obstáculos e ciladas com sua magia feérica. Protetora das florestas de Peaceful Woods, Wanda está desaparecida desde os tempos de SNES, e acabou sendo esquecida pelos desenvolvedores como num passe de mágica.
O Top 5 está de volta! Fique de olho!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem