Miyamoto esclarece que não se aposentará tão cedo, mas que prepara desenvolvedores para sua eventual partida

O lendário designer de games Shigeru Miyamoto — responsável pela criação da franquia-tema do Reino do Cogumelo — anunciou recentemente que cogita o afastamento de seu cargo atual na Nintendo e que planeja trabalhar em projetos menores, deixando a supervisão de suas famosas franquias com desenvolvedores mais jovens. As informações não somente explodiram na mídia jornalística como também afetaram as ações da Nintendo em Tóquio, que sofreram uma queda de 2%.

Agora, em entrevista ao In-Game, divisão do website msnbc.com, Miyamoto repete a garantia de que realmente se aposentará — mas ainda esclarece que suas afirmações foram mal interpretadas.
"Não há planos para me aposentar. Eu não tenho intenção de me aposentar. E provavelmente eles não vão me deixar me aposentar", diz Miyamoto, brincando. "O que eu quis dizer de verdade é que as pessoas precisam se aposentar algum dia, e comigo não há exceção. A companhia realmente deve se preparar para este tipo de coisa. Não faz pouco tempo, na verdade, durante anos eu tenho dito isto à equipe da Nintendo para que se tornem mais responsáveis. Para que eles possam cuidar de papéis mais importantes e tomar a iniciativa de produzir jogos de qualidade para finalizar e comercializar pela companhia."

"Neste processo, eu digo 'você tem que se preparar para o momento em que irei me aposentar'. Eu outras palavras, eu estava induzindo desenvolvedores mais jovens para conseguir papéis mais importantes. De fato, quando olhamos para os trabalhos mais recentes das equipes que estu supervisionando, jogos como Super Mario 3D Land e [The Legend of Zelda:] Syward Sword, eles estavam se formando muito bem, então acho que eles chegaram muito, muito perto do que eu queria que essas equipes se tornassem. Era esse o tipo de coisa que eu estava tentando dizer."
Em suma, Miyamoto não está simplesmente abandonando o cargo, e sim, treinando sua equipe para produzir grandes feitos sem sua presença.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

3 Comentários

  1. Exatamente o que eu tenho tentado explicar para o pessoal aqui durante duas postagens: Miyamoto não vai se aposentar! Agora sim, nada mais de gente desesperada "Não, não, Miyamoto vai se aposentar, não!". Pelo menos assim eu espero.

    Miyamoto, você está fazendo muito bem, tomou a decisão certa! A Nintendo não pode mais depender apenas de você =)

    ResponderExcluir
  2. Tá Serto Sr.Miyamoto, tem que preparar os mais jovens e manda eles botar a mão na massa pq sabemos que ninguém dura pra sempre :)

    ResponderExcluir
  3. Ufa... Mas e uma pena que não a exceção para miyamoto se aposentar, mas fazer o que, é a vida...
    Pelo menos não vai ser tão cedo...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem