Mario e seus companheiros de RPG

Que tal rechear a quarta-feira com um bocado de companheirismo? Nosso velho leitor mmrguerra2009 enviou uma sugestão de pauta pra lá de amigável: uma lista dos parceiros que Mario teve ao longo de sua bem-sucedida jornada nos jogos de RPG.

Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Tudo começou no Super NES, com o estonteante título Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. No saudosíssimo RPG desenvolvido pela Squaresoft (a atual Square Enix) e publicado em 1996, Mario tinha de dar um fim às forças de Smithy coletando sete Star Pieces para que a paz fosse restaurada ao Universo do Cogumelo, e para que os desejos das pessoas pudessem ser garantidos novamente. Para tanto, o encanador ganhou a ajuda de quatro companheiros extremamente especiais...

Mallow
No começo, a bola fofa que mais parece ser constituído de algodão acreditava ser um girino, visto que foi criado pelo sábio mentor Frogfucius, que o encontrara numa cesta que cortava as águas da Lagoa Girino vagarosamente. Ao descobrir a chocante verdade, Mallow se uniu a Mario definitivamente em sua jornada contra o mal, e foi em Nimbus Land, onde todos os cidadãos se pareciam com Mallow, que o nosso amigo macio descobriu sua natureza real como ninguém mais, ninguém menos que o príncipe da terra das nuvens! Mallow pode controlar o tempo, causando temporais, trovoadas e até mesmo neve; como se não bastasse, ele é capaz de ler a mente de seus oponentes se seu poder Psychopath for bem utilizado.

Geno
De todos os personagens do Mario que fazem uma enorme falta nos dias de hoje, Geno com certeza está no topo do pódio. O segundo a se unir à jornada de Mario, o misterioso boneco de madeira veio direto da Estrada Estelar, enviado por uma força maior para proteger o universo. Sua forma original é a de uma estrela, mas a utilização do boneco do garoto Gaz é o que mais bate em nossas memórias. Geno é incrivelmente poderoso e conta com uma variedade imensa de ataques ofensivos providos de pura energia estelar, dentre os quais está o mais poderoso de toda a aventura: o Geno Whirl, que, executado perfeitamente, pode arrancar 9999 pontos de HP de inimigos regulares, clones de Yaridovich e do próprio Exor.

Bowser
O impossível acontece: o maior antagonista de todos os tempos, o tirânico rei dos Koopas, Bowser, se une à turma do encanador para impedir que o exército de Smithy vença esta guerra massiva. No entanto, Bowser só formou esta aliança por seus próprios propósitos: retomar seu castelo invadido pela gangue de Smithy e restaurar o poder dos sonhos, para que nada impedisse que seus desejos sombrios fossem realizados. Aqui, o soberano é literalmente esmagador: seja arremessando mortais clavas, Chain Chomps ou até mesmo o próprio Mario contra o inimigo, ou invocando um Mechakoopa gigantesco para aterrorizar a arena adversária.

Princesa Cogumelo
Se você achava que ter Bowser Koopa como membro da equipe já era satisfação o suficiente, é somente quando a Princesa Toadstool entra em jogo que você sente que o céu é o limite para você e sua turma. Sequestrada no início do jogo, a princesa dos cogumelos foi resgatada por Mario, mas acabou sendo arremessada às alturas (junto ao resto dos locais) devido ao ataque inicial da espada gigante de Smithy, o temível Exor. Resgatada por Booster, que tentou forçar um grande casamento, foi salva em seguida pelo encanador e seus amigos, que a trouxeram de volta ao Reino do Cogumelo no fim do dia. Ninguém deixaria a princesa se aventurar perigosamente desse modo, o que a levou a bolar um trato com sua avó (Grandma Toadstool) para que a mesma se fantasiasse de princesa. Assim, a Princesa Toadstool acabou caindo de mala e cuia na aventura como uma personagem jogável nos campos de batalha, onde se mostrou um valioso membro defensivo e auxiliar, podendo até mesmo ressuscitar um parceiro caído.

Paper Mario
Em Paper Mario, foi a vez de Bowser mostrar quem manda no universo dos vilões. Aqui, ele rouba o Cetro Estelar (Star Rod) de Star Haven e aprisiona sete Espíritos Estelares. Com o poder do cetro, ele derrota o encanador e ergue o castelo da Princesa Peach rumo à estratosfera. Cabe a Mario derrotar os inimigos - tal como a seus 8 companheiros!

Goombario
Imagine se você pudesse se reunir a Shigeru Miyamoto numa jornada para criar video games. Com Goombario, houve um efeito similar: sendo um dos maiores fãs do Mario a viver na face do Mundo do Cogumelo, ele levou o encanador a uma Toad House em Goomba Village, a partir de onde ele se uniu à batalha. Ele possui a habilidade tattle, que informa a descrição e status dos inimigos, tal como um resumo sobre outros personagens, áreas e objetos fora da batalha. Isso sem falar, é claro, em seus poderosos ataques com a cabeça.

Kooper
Quando Fuzzies atacaram a Koopa Village, a maioria dos cascos, incluindo o de Kooper, foram roubados. Ele é um jovem Koopa Troopa amante de aventuras, que carrega consigo o sonho de se tornar um grande arqueologista, assim como Kolorado. Sua habilidade é ser arremessado pelo Mario em curtas distâncias, permitindo que atinja botões, pegue ítens e seja o responsável pelo primeiro golpe.

Boombette
Prisioneira no âmago da Fortaleza dos Koopa Bros., Bombette despertou o desejo de derrotar os mesmos por ter prendido os outros Bob-Ombs que habitavam a fortaleza. Bombette pode usar de poderosas auto-detonações para causar danos em seus inimigos e revelar aberturas secretas, provando que tem controle absoluto sobre suas próprias explosões, sem reduzir pontos no processo (excesso o FP necessário para execução das explosões).

Parakarry
Viajando pelo Reino do Cogumelo para entregar as cartas do correio, o Koopa Paratroopa trabalha no edifício postal de Toad Town, usando de seu vôo para carregar e distribuir cartas para lugares exclusivos. Sua habilidade é carregar Mario por cima de buracos por um curto período de tempo. Em batalha, ele leva os inimigos pra fora da arena e até mesmo provoca danos nos inimigos com um poderoso vôo giratório.


Lady Bow
Apesar de residir em Boo's Mansion, Lady Bow queria fazer algo para impedir que o temível Tubba Blubba parasse de engolir sua espécie nativa, os Boos. Ela é muito forte em comparação com os demais fantasmas e é auxiliada pelo seu mordomo, Bootler, confirmando sua realeza. Ela pode esconder Mario de obstáculos e encontros indesejados com certos inimigos. Lady Bow vive com seu mordomo no interior da escura e densa Floresta Eterna.

Watt
Presa na lanterna de Lantern's Ghost e sendo usada para prover luz, a bebê Lil' Sparky (as bolas de eletricidade que estrearam em Super Mario World) só queria ser liberta de Shy Guy's Toy Box. Mesmo com a chupeta azul em sua boca, ela é uma menina, e tem a capacidade de ajudar Mario em suas batalhas. Ela também pode iluminar lugares escuros, revelar Blocos "?" escondidos, penetrar nas defesas dos inimigos e paralisá-los.

Sushie
Uma babysitter que mora na ilha Lavalava junto aos Yoshis nativos, Sushie perdera cinco Baby Yoshis dentro da floresta e partiu ao resgate. Os pequenos dinossaurinhos acabaram se tornando o grupo Fearsome 5, e Sushie requisitou a ajuda do encanador para detê-los. A habilidade da Cheep Cheep é de guiar Mario através de corpos d'água. No fim, a solidária retorna a Lavalava Island para visitar as famílias Yoshi.

Lakilester
Outrora membro da Tropa Koopa sob sua alcunha Spike (ou Michael), Lakilester seguia as ordens nonsenses do gasos Huff N. Puff. Respondendo ao pedido da namorada de Lakilester, Lakilulu, o encanador derrotou o Lakitu rebelde e o convenceu a se unir à turminha do bem. Mario pode usar sua nuvem para transpassar obstáculos perigosos, providenciando um meio de transporte mais rápido. Lakilester, como todo bom membro de sua raça, lança Spiny Eggs contra seus inimigos e, com 5 pontos de FP, pode causar um tornado que arrasa todos os adversários.

Paper Mario: The Thousand-Year Door
Mario agora embarca numa missão para restaurar as sete Crystal Stars para abrir a famigerada Porta de Mil Anos e salvar a Princesa Peach dos bandidos que a sequestraram - os X-Nautas. Ao longo de sua jornada, ele conta com a ajuda de inimigos bacanas que seguem o jeito e o estilo de seus parceiros no jogo anterior da série.

Goombella
Uma graciosa Goomba fêmea que estudava na Universidade de Goom. Ela é o primeiro personagem a entrar para o bando do encanador logo depois que ele derrota o Lorde Crump. Ela tem a mesma habilidade que Goombario tinha de descobrir o status dos inimigos. Goombella é muito esperta, audaciosa e aspirante a arqueologia.


Koops
Koops é um tímido Koopa que vive em Petalburg. Para provar para o povo de Petalburg que ele não é um covarde, ele se une ao time do Mario para vingar a morte de seu pai, Koopley. Ele tem as mesmas habilidades de Kooper, usando seu casco para pegar ítens, atacar inimigos e ativar e desativar sequências.


Madame Flurrie
O terceiro membro da equipe de Mario em Paper Mario: The Thousand-Year Door é um espírito do vento e atriz pomposa; ela encerra sua carreira no fim do jogo. A madame traz, como habilidade, a capacidade de soprar fortes rajadas de vento, que podem estontear inimigos e derrubar paredes falsas (revelando passagens secretas). Ela entra para a turma do Mario após o bigodudo lhe devolver seu colar perdido.

Yoshi
Pois é, esse é um Yoshi chamado Yoshi, e ele não é o Yoshi principal da série Mario que também se chama Yoshi. Também chamado de Yoshi Kid, ele é o quarto membro e o mais novo da equipe do Mario. Teimoso e energético, seu propósito é de carregar Mario por aí de um modo mais rápido e usar seu Flutter Jump para cruzar aberturas e buracos, similar a Lakilester e Parakarry do primeiro jogo.

Vivian
Vivian costumava ser uma das vilânicas Sereias das Sombras (Shadow Sirens), grupo que também consistia de Beldam e Marilyn; porém, cansada dos maus tratos de suas irmãs e contente pelo modo como Mario a tratou, Vivian se uniu à turma do bem de modo totalmente inesperado. Embora sofra de complexo de inferioridade, o caráter de Vivian vai se desenvolvendo ao longo da história, na qual ela aprende a obter respeito próprio. A habilidade? É igual à da Lady Bow, mas não idêntica - ao invés de tornar todos invisíveis, ela os envolve nas sombras.

Almirante Bobbery
O Almirante Bobbery é um velho Bob-Omb que ocupa o sexto lugar na série de parceiros do Mario no RPG para GameCube. Hoje em dia, ele é um almirante aposentado que se recusou a ajudar Mario em Keelhaul Key, mas mudou de ideia após o encanador lhe dar uma carta de sua falecida esposa Scarlette, que morrera de uma doença misteriosa. Um dos outros motivos pelos quais o almirante entra para a equipe foi o fato de que Mario o salvou dos subordinados de Cortez e lhe deu uma boa porção de Chuckola Cola. Ele tem a mesma habilidade de Bombette, podendo se auto-explodir, destruindo paredes falsas e atacando inimigos.

Srta. Mowz
Conhecida como Ms. Mowz, ela é uma Little Mouser (raça relacionada ao vilão Mouser, de Super Mario Bros. 2) assaltante e administradora da loja Lovely Howz of Badges. Ela se une ao time do Mario se o bigodudo escolher salvá-la do perigo em Trouble Center; para ajudá-la, Mario ganha o badge Attack FX B no covil de Hooktail e lhe dá à Ms. Mowz. Ela também pode buscar por ítens escondidos e penetrar nas defesas dos inimigos assim como Watt fazia no primeiro Paper Mario. Mr. Mowz é notavelmente o primeiro parceiro opcional de Mario, ou seja, você pode completar a jornada com ou sem ela.

Em Super Paper Mario para Wii, o jogador pode controlar Mario e, com o tempo, controlar a Princesa Peach, Luigi e até mesmo Bowser através do acesso ao menu (+). Aqui, todos os mundos e universos estão em perigo, graças ao massivamente poderoso Conde Bleck. Os parceiros desse jogo são, na verdade, criaturas da raça Pixl, que dão a Mario e seus amigos novas habilidades. Há 13 Pixls no total, e 4 deles são opcionais; também, somente 12 podem ser carregados, já que Tiptron só pode ser disponível depois que Tippi desaparece. Juntos, os Pixls batem o recorde de maior número de parceiros a existir num jogo do Mario.
Qual dos ajudantes do Mario é o seu preferido? Nos deixe saber suas opiniões nos comentários abaixo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

19 Comentários

  1. meu preferido de todos é o Geno,era um dos mais fortes que tinha,e por acaso,alguém sabe como se pronuncia o nome dele? eu sei que é ♥♪!?,mas alguem sabe como se pronuncia?

    ResponderExcluir
  2. jardim,no koops vc escreveu que ele é um cobarde,só pra avisar que ta errado para que post fike melhor do que ja tá

    ResponderExcluir
  3. Lady Bow, quase nunca tirava ela da dupla, gostei de ver ela em Poshley Heights e ela ficou muito mais branca no TTYD.
    Madame Flurrie, sem Gale force seria muito mais difícil passar do Pit of 100 Trials :D

    ResponderExcluir
  4. Não tem como o Geno, mas mesmo assimm todos são memoráveis! ;)

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  5. Legal, mas fatou o companheiros do Super Paper Mario do Wii.

    ResponderExcluir
  6. Eles foram mencionados, mas não são necessariamente "companheiros"... eles são Pixls que dão habilidades aos personagens...

    ResponderExcluir
  7. gente nada contra mais qual é o grande motivo de tanto amor ao tal Geno
    sem ofensas
    até porque nunca tive chance de jogar super mario rpg
    buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    :(

    ResponderExcluir
  8. O Geno é o Chuck Norris dos RPGs do Mario!

    ResponderExcluir
  9. cara jardim valeu mesmo sempre quis saber btodos eles,alem de que tem um cara que se acha o maior fa do mario do mundo,sendo que na vida dele ele so jogou paper mario 64,e boo deh,sei exatamente como vc se sente,:(

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei dizer, gosto do Geno, do Goombario, por ser, se eu bem me lembro o primeiro parceiro do Paper Mario Original, isso me traz boas lembranças, e bem, deiixe-me ver, também gosto do Kooper. Mas é difícil dizer, os personagens do Mario conseguem ser carismáticos sempre, tenho certa simpatia por todos.

    @boo deh

    Geno é um tipo de personagem carismático, e que não é do tipo muito visto na série, é um personagem um pouco menos "fofinho" do que o convencional, ele tem uma postura e aparência um pouco mais atraente, como personagens da série Final Fantasy, Zelda. Talvez também porque ele era um exelente parceiro no game, o melhor se bem me lembro, e o pior é que nunca mais tivemos a chance de ve-lo em um game da série. Eu acredito que seja por isso que o povo gosta dele, eu mesmo não sou tão "apaixonado" pelo personagem, mas acho que compreendo.

    ResponderExcluir
  11. Adoro o goombario e a goombella, pois ver os status dos inimigos, principalmente na batalha final.

    ResponderExcluir
  12. vc esqueceu da série mario e luigi! o starlow por exemplo! ele é legal! (acho q esse é o nome dele) caso n seja, aqui ó.

    http://themushroomkingdom.net/images/mlrpg3/mlrpg3_characters_1024.jpg

    ele é aquele bichinho amarelo com a estrela na cabeça no meio do mario e do luigi! e eu gostaria de saber mais sobre ele! (vou colocar na central de dúvidas tbm!)

    ResponderExcluir
  13. o meu preferido e a vivian mas falando serio ela é uma fofa!!

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente amei o post. *-*

    Em ordem:

    *SMRPG
    1. Bowser
    2. Geno
    3. Mallow
    4. Peach

    Eu gosto DEMAIS das correntes que o Bowser usa, além das técnicas lokas que ele tem no jogo.

    *Paper M.
    1. Parakarry
    2. Lady Bow
    3. Kooper
    4. e ademais, o resto do povo.

    *Paper M. tT-YD
    Nunca joguei, entonces, não tem lista aqui. Só pelo que eu li, ficaria com a goomba feminina, a Vivian, o Yoshi Kid e o Almirante Bobberry.

    ResponderExcluir
  15. Oh my god!

    Em listagem:

    SMRPG

    Peach S2

    Mario

    Bowser

    Geno

    Mallow

    Paper Mario 1

    Kooper

    Lady Bow

    Lakilester

    Watt

    E o resto

    Paper Mario 2

    Estou para jogar.

    ResponderExcluir
  16. oque mais gosto e respeito pelo seu gosto de nome spike(lakilester)

    ResponderExcluir
  17. eu acho o geno um pouco parecido com o billy jigsaw (aquele boneco dos jogos mortais)

    ResponderExcluir
  18. Só joguei SMRPG do SNES e PAPER MARIO N64 meu preferido é o geno e boombette mas todos sao inesquecíveis e nunca jogue a sengunda versao do paper mario pois eu jogo em emulador queria q vcs me ajudassem

    ResponderExcluir
  19. gabriel existe emulador de gamecube! o nome é dolphin!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem