Central de Dúvidas: Rapidinhas 12

Olá, paisano! Bem-vindo a mais uma edição extraordinaire do quadro mais joinha de perguntas e respostas do jornalismo independente brasileiro! Bem-vindo a mais um quadro Rapidinhas da Central de Dúvidas do Reino do Cogumelo! Enquanto dossiês não saem, respondemos as demais dúvidas de modo rápido e prático. Se segura, centro-avante, que esse gol vai ser gigante.


Pooooooor favor, podem me responder, quem é o atual jogador número 1 dos jogos do Mario? Por favor, respondam.
victor, perfil não informativo
Essa é uma pergunta complicada, porque não existe um jogador número 1 de todos os jogos do Mario; existem, sim, pessoas que bateram recordes em jogos individuais. O site Twin Galaxies é o mais renomado responsável pelo armazenamento de dados precisos de recordes feitos em jogos eletrônicos. Aqui, você terá uma lista completa dos nomes dos jogadores recordistas de todos os jogos do Mario já registrados. As categorias são divididas entre pontuação, corridas, nível de dificuldade, speedruns, e, no caso da série Kart, até mesmo em curvas mais rápidas, pistas com atalhos e pistas sem atalhos. Como eu disse, varia muito de jogo para jogo, portanto, vale dar uma conferida nos jogos com os quais você está mais acostumado.
Eu queria saber se existe alguma relação entre os beanstalks (pés-de-feijão) e o Beanbean Kingdom (Reino do Feijão).
gorgonzolafamily, do blog de mesmo nome
Seria interessante, mas mesmo pesquisando não encontrei nenhuma conexão entre a planta e o reino em si.
Mais uma pergunta, só que essa é mais "técnica" e quero a opinião de vocês: não gosto de títulos da Sony, mas em um lugar que não me lembro qual li o seguinte: "um PlayStation 1 tem o poder de processamento equivalente a um computador pessoal com 1Gb de memória e uma placa de vídeo de 128Mb". Agora fica uma pergunta: será que o Wii equivale a um PC com que configuração??
Ezequiel Vargas Bragança, Recreio (MG)
Hmmm... Até técnico eu tenho que virar pra responder essas questões! Será que eu posso colocar isso no currículo?! Bom, vejamos: o Wii tem 512 MB de memória flash, 88 MB de memória primária, processador com frequência de 729 MHz, placa gráfica de 243 MHz de frequência, enfim. Clique aqui para conferir mais dados técnicos e comparar em seguida com computadores pessoais.
Mario já encontrou Mega Man em algum game?
yugiohnintendofan, Palhoça (SC)
Infelizmente, o encanador nunca se encontrou com o bombardeiro azul nos jogos, mas nas histórias em quadrinhos do Mario, eles já deram bastante as caras. Dá uma olhada nessa matéria escondida nos confins dos nossos arquivos antigos, da época que a gente nem colocava target="_blank"!
Jardim, eu vi que você posta alguns trabalhos que uns leitores fazem aqui (como o POKEB que fez o Mario e o Luigi na Fazenda Feliz), então eu queria saber se você não poderia publicar um livro que eu estou fazendo sobre o filme Super Mario Bros. (é que eu gosto muito, mas MUITO mesmo) e eu queria a opinião de todos os leitores daqui. Bem vou deixar três capitulos para vocês lerem, tá nesse link aqui. Ah, e deêm suas opiniões sobre a capa que eu fiz.
bruno Hnrq, perfil não informativo
Vocês leram o rapaz! Postem suas opiniões sobre seu livro nos comentários abaixo.
Bom, eu não faço uma pergunta há muito tempo e agora eu fiquei com uma dúvida meio esquisita, a pergunta é: no jogo Super Princess Peach, no último mundo (Bowser's Villa), tem uma fase que, logo após entrar em uma porta, você encontra uma estátua dormindo, que te engole quando acorda e te vê. Até aí tudo bem, mas O QUE É AQUILO? Se puder me dizer também em quais outros jogos "aquilo" apareceu, eu agradeço. Obrigado pela paciência Jardim!
mates, perfil não disponível
Olá, mates! A verdade é que aquilo é o que parece ser: um Thwomp GIGANTE! Vou sugerir para o Form que incremente o dossiê dos Thwomps com o gigantesco, massivo Thwomp de Super Princess Peach que, de tão grande, cobre absolutamente todo o plano de fundo com sua cara feia.
Oi, eu adoro o Reino do Cogumelo e eu tenho duas dúvidas... 1) Por que a Rosalina não apareceu no Mario Galaxy 2, só a sua versão cósmica? 2) Falando em versão cósmica, por que a da Rosalina é boa, mas os Marios Cósmicos não (aqueles clones irritantes....)?
Pяנиcess яoxa™, do Rio de Janeiro (RJ)
A Rosalina aparece, sim, em Super Mario Galaxy 2; aqui, você confere um vídeo de sua secreta aparição. Quanto às versões cósmicas diferirem entre ajudantes e antagonistas, não se sabe o porquê! O Espírito Cósmico (Cosmic Spirit, nome oficial da versão cósmica de Rosalina, ao contrário do nome conjectural "Cosmic Witch") divide muitas similaridades com Cosmic Mario e Cosmic Luigi, mas não se sabe o porquê de estarem divididos em lados diferentes da guerra. Talvez seja somente uma questão de mecânica, já que o Espírito Cósmico serve como o Super Guide de New Super Mario Bros. Wii.
Em que dia e mês Mario faz aniversário?
Juh_Mario, perfil não informativo
Tá afim de dar um presente pro encanador?! No Marioverso, Peach parece ser a única personagem cujo aniversário é discutido. No Mundo Real, Mario surgiu em Donkey Kong, que foi vendido oficialmente em julho de 1981. Infelizmente, não dá pra saber o dia ao certo.
Já pra jogar jogos do 3DS no DSi?
Jerônimo, perfil não informativo
Ainda não dá pra saber, mas acho que não.
Segundo meu dicionário, "Toad" significa sapo ou algo repulsivo. Como se não bastasse isso, os comparsas de Kamek em Yoshi's Island se chamam "Toadies", algo como "toadzinhos"? Estou confuso... Muito obrigado desde já!
Igor, perfil do TypePad
Não, não, não. Os Toads do Mario têm seus nomes baseados na palavra "toadstool", que é a denominação de cogumelos não comestíveis - diferenciando os Toads dos demais cogumelos em forma de ítens, que são considerados comestíveis (ou "mushrooms"). Quanto aos Toadies de Yoshi's Island, aprendizes de Kamek, a palavra "Toady" é um termo que descreve um baita de um puxa-saco. Já que a palavra "Toady" só foi iniciada com letra maiúscula em alguns jogos, pode ser que o nome traduzido dos ajudantes (que em japonês se chamam algo como "Co-Kameks" ou "Pequenos Kameks") tenha sido usado inicialmente como uma palavra qualquer antes que os Toadies fossem confirmados como uma espécie. Falando nisso, Fawful se auto-proclama um Toady! Mesmo sabendo que na verdade ele é um Beanish.
Por que a voz de Donkey Kong mudou depois do Nintendo 64?
Giovanni Bruno, perfil não disponível
Donkey Kong tem mudado de voz e atuação com a língua inglesa desde 1981, a ponto de ser confuso e imprevisível. Na série Donkey Kong Country, o macacão fala em inglês fluente, mas de Donkey Kong 64 em diante, ele deu ênfase ao primeiro nome ficando ainda mais burro - dizendo coisas do gênero "Donkey confuso". Daí em diante, mesmo balbuciando em macaquês, DK passou a ser dublado por Takashi Nagasako. Vozes de personagens sempre mudam ao longo de seus desenvolvimentos, vale salientar.
O que acontece na 17ª uoıssıɯsuɐɹʇ?
Mighty, Curitiba (PR)
Não existe 17ª uoıssıɯsuɐɹʇ.
Olá Jardim, tenho uma curiosidade um tanto peculiar, eu queria saber qual é o conceito atrás de New Super Mario Bros. Wii, pois se o conceito era trazer os momentos e a jogabilidade clássica do Mario em 2D, já fizeram isso em New Super Mario Bros. (Nintendo DS). Então, qual era a intenção da Nintendo ao lançar New Super Mario Bros. Wii, pro Nintendo Wii?
Júninho Pinho, 14 anos, Jaru (RO)
O modo multiplayer simultâneo e a renascença do Mario em 2D para um console de mesa depois de 19 anos.
Queria saber quem é aquela fada que os jogadores usam em Mario vs. Wario.
Aɓuиэяυ-Kυɳ, perfil não disponível
Já respondida. Favor sempre checar a lista de artigos já feitos para que não tenhamos que voltar no mesmo assunto o tempo todo. A lista está em ordem alfabética para ajudar os leitores a encontrarem suas respostas de modo rápido e prático.
Jardim, devemos considerar os eventos ocorridos nos jogos de RPG e esportes como Bowser se aliando a Mario ou o Bowser se aliando a Wario e Waluigi?
matheus, perfil não disponível
Sim.
Tive essa dúvida agora e vim correndo perguntar: aqui no Reino do Cogumelo falam que uma das possibilidades para o Mario e o Wario se odiarem é que eles são de partes diferentes da Itália. Mas, também aqui no Reino, dizem que Mario e Luigi nasceram no Reino de Cogumelo e depois sua família se mudou para o Brooklyn. Então como se sabe de qual parte da Itália Mario é? E como se sabe de qual parte da Itália Wario é? Ele nasceu no Reino do Cogumelo, na Itália ou no Brooklyn?
Angelo Γ, 15 anos, Porto Alegre (RS)
A confusão gira em torno de conjecturas. Wario também tem traços italianos, mas seu local de nascimento permanesce um mistério decorrente da falta da informação sobre suas origens. Baby Wario aparece em Yoshi's Island DS, mas nem assim seu local de nascimento foi revelado.
Mais uma perguntinha... eu vi num site aí que fala que ia ter um jogo do Mario pra 3DS além de Paper Mario e Mario Kart, tipo... um 3D... 3D!!! XD
Rafael, perfil não disponível
Vamos ficar de olhos abertos!
Só mais uma perguntinha... nessa imagem, é a face do Mario, que lembra a Starship Mario, bom... é um lugar beta? Se está na versão final, que galáxia é?
Rafael, perfil não disponível
Acertou de primeira, Rafael. É um elemento beta. O planeta em formato de cabeça do Mario é a versão primária da Astronave Mario, que não foi colocada na versão final do jogo.
De onde surgiu "Bowser Koopa"? Qual sua história?
Dany_Boy, 17 anos, Santos (SP)
Opa! Nós nunca fizemos dossiês de personagens principais, porque isso exigiria um enorme tempo disponível, do qual infelizmente carecemos agora.
Olá pessoas do Reino! Eu gostaria de saber do novo aliado Chain Chomp do Paper Mario 3DS.
Gabriel, 14 anos, Porto Alegre (RS)
Oi Gabriel! Bom, é cedo demais para qualquer informação. Mas acredite, se quiser notícias de primeira mão sobre Super Mario, você saberá no mesmo dia que pipocar pela internet quando for publicado aqui, no Reino do Cogumelo!
O Sonic aparece ou não em Super Mario Galaxy 2?
Renan, perfil não informativo
Não.
Alguma vez Mario e Luigi já falaram outra língua sem ser italiano?
alexandemite, perfil não informativo
Bom, eles falam inglês!
Qual o significado de o jogo F-Zero?
alexandemite, perfil não informativo
Hmm?!
Jardim, fale de como você reagiu ao jogar Super Mario World 2 na sua época. Pois você adora o 1. Foi um choque ou surpresa? Já sei, foi um Amor e Ódio.
Child's Mind, Rio de Janeiro (RJ)
Foi maluco. Não tinha nada a ver com o primeiro jogo! Quem dera eu soubesse de primeira que se tratava de um jogo da série Yoshi ao invés do Mario. O conceito do Mario ter tido um passado mágico como esse, no entanto, é genialíssimo. E hey... Amor e Ódio de Yoshi's Island? Hmmm...
Jardim... please... me responda rápido: quando Mario morre ele vira Boo Mario?! Estou na maior dúvida... please :(
Eduardo, perfil não disponível
Não, quando ele come um Boo Mushroom! Para saber mais sobre o que acontecerá com Mario quando ele perder sua última vida extra, confira o Mario Bits: Game Over, no Nintendo Blast.
Como Mario solta fogo pelas luvas sem a Flor de Fogo em Super Smash Bros. Brawl, Melee... Mas quando cai a Flor de Fogo que Mario usa para ser o Fire Mario em Super Smash Bros. Brawl ele segura a flor?!
Eduardo, perfil não disponível
Taí uma coisa que ainda tem que ser esclarecida, xará! Acho que Mario e Luigi podem atirar sem a posse da Flor de Fogo porque, nos jogos da série Smash, ela parece ter sido feita para os outros lutadores - afinal, não é todo personagem da Nintendo que solta fogo pela palma das mãos! Então, para serem únicos, eles disparam fogo das mãos sem precisar do vegetal.
Por que Mario matou Koopas, Goombas, Bob-Ombs e muitos outros, mas Bowser SEMPRE retorna?
Child's Mind, Rio de Janeiro (RJ)
Em Super Mario Bros., a gente matava 7 Fake Bowsers e somente o Bowser do World 8-4 era o verdadeiro. New Super Mario Bros. foi o responsável por esclarecer que, se Bowser cair na lava, ele retornará graças a um caldeirão mágico. Ainda estamos longe de descobrir um meio de matar o Bowser para sempre - mas quem ficaria no lugar dele? Wart?!
Jardim, eu estava pesquisando umas imagens sobre o jogo Rock Band, e achei uma bateria pro jogo, só que personalizada com cogumelos: [link] Então, eu queria saber: Existem mais acessórios (tanto pra Wii quanto pra outros video-games) personalizados com o Universo Mario?
Cauan Newton, perfil não informativo
Ah, com certeza. Fica de olho na MarioMania do Reino do Cogumelo para curtir acessórios e periféricos legais como esse.
Existem outras espécies de Yoshi?
Eduardo, perfil não disponível
As subespécies de Yoshis são divididas por cores; por exemplo, Blue Yoshi, Yellow Yoshi, Red Yoshi, Light Green Yoshi, etc. Yoshis não têm subespécies fisicamente variantes.
Por que os Goombas subterrâneos são azuis? Era por que estavam debaixo da terra?
Child's Mind, Rio de Janeiro (RJ)
Efeitos de iluminação.
Oi, em Toy Story 2, no começo do filme, o dinossauro está jogando um Super Nintendo?
igorolivo, perfil não disponível
Exatamente!
Por que trocaram Kamek por Kammy na série Paper Mario? Será que é porque ele ficaria quase igual aos Magikoopas?
Filipe Simões Marques, perfil não informativo
Talvez, sim! É a melhor teoria, já que a mudança ainda não foi explicada.


Isso foi absolutamente desgastante. Algumas pessoas vão começar a ter suas perguntas excluídas antes mesmo da análise, já que estão inundando a Central de Dúvidas com uma leva de perguntas que o Google mesmo poderia responder. Se você não se encaixa nesse quadro, continue ligado para receber sua resposta e acompanhar as demais novidades, curiosidades e segredos do Universo do Cogumelo. Bye bye!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

22 Comentários

  1. jardim,muito obrigado mesmo por ter colocado meu livro no seu site,assim quando eu deixa-lo completo(que vai demora)você não colocaria ele inteiro?

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro que depois da 16ª uoıssıɯsuɐɹʇ hávia um "star launch", isto não seria a 17ª uoıssıɯsuɐɹʇ ?

    ResponderExcluir
  3. Valew por responder, Jardim!

    ResponderExcluir
  4. Vlw pela resposta Jardim!

    PS.: É q eu faço um curso técnico de informática numa escola federal daqui da região aí tive essa curiosidade rsr

    ResponderExcluir
  5. Cara, adoro ler as Rapidinhas, sempre saio muito mais informado sobre o Marioverso! Excelentes perguntas e excelentes respostas! E valeu por responder a minha pergunta! :D
    Ah! Já baixei e vou começar a ler o livro do Bruno!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Jardin! Nem repareu na TAMANHA diferença entre um console e um portatil... :P

    ResponderExcluir
  7. ai gente , ja virão a farsa da sega

    sonic 4 =new smb wii
    sonic colours=mario galaxy/2
    sonic sega all stars racing = mario kart
    (obs veja os itens se não são iguais)

    ResponderExcluir
  8. Sonic 4 não tem nada de igual ao new smb wii, Sonic 4 e como qualquer titulo do Sonic, ele corre e pula e pega os aneis.

    sonic colours é como uma atualização do jogo Sonic Unleashed, Sonic Unleashed é parecido com o Mario Galaxy? neca.

    sonic sega all stars racing pode ser do genero corrida maluca, mas tem uma jogabilidade totalmente diferente do Mario Kart ( Eu ja joguei um Demo do jogo)

    Os jogos da Sega são bons (e logico que as vezes aparece um abacaxi, mais isso acontece com os jogos do Mario tambem) então, em vez de ficar acusando a Sega de um monte de coisas, por que não joga o jogo que ela fez para que depois critique? ou até, se você gostar do jogo, elogie.

    ResponderExcluir
  9. aew vlw angelo,quando eu terminar eu peço ao jardim dexa eu colocálo completo
    e vlw jardim por colocar mu livro no seu site!!!

    ResponderExcluir
  10. lester eu jogei sonic sega all stars racing
    comparei itens e outros e é sim parecido
    sonic 4 e 2d lançado logo depois do grande sucesso de nsmb wii
    e o colours comparei o fato de ser no espaço e ter aliens
    (como sabe tanto do sonic?)pois bem
    não devia ter usado a palavra "farsa"
    mas é beeeeeeeeeeem parecido, comcorda??????

    ResponderExcluir
  11. De nada, pessoal!
    @Mighty, houve uma transmissão "special" que falava somente sobre wallpapers de SMG2 disponíveis no site oficial; como não tinha cenas ndo jogo, não era considerada a transmissão 17, e sim, uma especial, diferente.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por responder minha duvida (duas vezes)! :-D

    ResponderExcluir
  13. obrigado xará!!!hehe
    agora ja estou com a cabecinha bem fria....mais com certeza vou ter mais duvidas....até a central de duvidaz e a central de duvidaz 13!!

    see for next time (eu acho q é assim que se escreve :P)

    ResponderExcluir
  14. Boo Deh: "como sabe tanto do sonic ?" --'
    Da mesma forma que o Jardin sabe tanto sobre o Mario.
    Simplismente rídicula sua comparação entre os jogos da Sega e os da Nintendo...

    ResponderExcluir
  15. Desculpe pelo erro de português.Era pra ter um ponto ali e não uma vírgula.

    ResponderExcluir
  16. Valeu Jardim!!E eu pesquisei na internet,e descobri o PROVÁVEL nome desse jogo,trata-se de algo parecido com "Super Mario 3D",deve ser como o SM64DS.....SHOW!!

    ResponderExcluir
  17. eu realmente só perguntei aqui essas duas perguntas (dos fuzzies e dos toadies) por que eu NÃO ACHEI na super mario wiki.
    inclusive,eu ia perguntar aqui se os Boos já foram vivos,ou se eles são uma especie e se reproduzem,e achei a resposta lá.
    o site está em inglês,mas não custa nada dar uma
    olhada em outro lugar antes.
    obrigado a toda equipe,e boa sorte
    com as futuras perguntas.

    ResponderExcluir
  18. sera q ele gostaria de um novo power up? ou um novo kar? :D

    ResponderExcluir
  19. EEEEEEEE!!! As minhas primeiras perguntas no Reino do Cogumelo foram respondidas bem...hâ...rapidinhas!!!


    BRIGADÂO!!!!!

    ResponderExcluir
  20. No Toy Story 2 os gráficos estão bons demais pra ser um super nintendo,tá zuera mais sério,nem o super nintendo faria perfeitinho assim!

    ResponderExcluir
  21. Eu desde que era um toco de gente assisto Toy History, e no segundo filme, parece mesmo um Super Nintendo, mas as cores diferem e os gráficos (algo totalmente irrelevante, é apenas um filme), mas eu ja tinha essa dúvida a tempos.

    E a respeito dos jogos da SEGA E da Big N, vamos parar né povo?, a essa altura qualquer game de "corrida maluca" vai se parecer com MArio Kart visto que Mario Kart foi o primeiro do gênero, não quer dizer que é plágio, também temos Crash Kart entre ouros do gênero que de alguma forma vão ser parecidos. O Sonic the Hedgehog 4, é apenas uma tentativa desesperada da SEGA de trazer o Ouriço aos dias de glória, e eu nem vou comentar sobre o Sonic Colors, nada a ver.

    Vlw !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem