Saiba tudo sobre Geno!

Pois é pessoal. Alguns leitores do Reino do Cogumelo andaram perguntando sobre quem é o cara de azul de Super Mario RPG (como nosso querido Amilton) ou o que ele tem de tão importante (jorgenewtonfilho). Aparentemente, nem todo mundo está ciente do nível avançadíssimo de show de bolice que emana do âmago de Geno. Geno, cujo nome real é ♥♪!?, é um guardião da Estrada Estelar (Star Road) e um dos parceiros de Mario em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars pra SNES. Ele foi enviado por uma "autoridade maior" pra restaurar a paz no mundo do Mario. Embora ele tome a forma de um boneco de madeira, Geno é presumivelmente uma estrela, pertencente a uma raça de seres celestiais.

Origens
Quando Smithy iniciou seu ataque no Mundo do Cogumelo, ele decidiu fazer do Castelo de Bowser sua base de operações. Assim, Exor, o portal dimensional para a dimensão de Smithy (conhecido como "espada gigante"), caiu no castelo e o ocupou. No entanto, enquanto Exor rompia os céus, ele despedaçou a Estrada Estelar (a mesma que conhecemos em Super Mario World). Como um resultado, sete Peças Estelares (Star Pieces) foram espalhados por todo o Mundo do Cogumelo; e, com a Estrada Estelar quebrada, os desejos nunca mais poderiam ser realizados. Por causa disso, Geno foi mandado pra resgatar as Peças Estelares e restaurar o poder dos desejos do mundo.

Algum tempo depois, Rose Town estava sendo dominada pela Gangue do Smithy. Bowyer, um dos tenentes de Smithy, estava lançando flechas na cidadela, congelando as pessoas como estátuas. Como um resultado, ninguém em Rose Town poderia deixar suas casas, temendo ser paralisados por uma das flechas de Bowyer. Durante a crise, Mario e seu novo parceiro Mallow chegaram em Rose Town; tentando se proteger e procurando um abrigo seguro das flechas, o par entrou no hotel da cidade, onde Mario viu um garotinho chamado Gaz que brincava com seus bonecos de Mario, Peach e Bowser. O garoto recriava uma das variadas histórias de Mario. A mãe de Gaz, que também era senhoria do hotel, pediu ao encanador que brincasse com seu filho; Gaz fingiria ser Mario, e Mario fingiria ser Bowser. Durante a batalha, o boneco do Mario "foi pro beleléu", como diria Gaz, que em seguida convocou seu brinquedo mais novo: Geno. No entanto, Gaz brincou um pouco a sério demais... ele ativou o "Tiro Superestelar" de Geno que, ao invés de acertar o boneco de Bowser, acabou atingindo Mario, nocauteando-o.

Naquela noite... um ser estelar único, que seria posteriormente conhecido como Geno, entrou no hotel. Vendo os quatro bonecos no chão, a estrela decidiu habitar justamente o boneco de Geno, o qual a criatura admitiria que escolhei pelo fato de parecer ser o mais forte de todos os quatro. Na manhã seguinte, Gaz contou à sua mãe que viu seu boneco correndo pra dentro da Floresta Labirinto (Forest Maze). O resultado foi uma bronca de sua mãe, que o acusara de mentir (o que, de fato, ele não estava fazendo). Mario, sincero e heróico, acreditou nas palavras do guri, e entrou na floresta atrás do boneco animado. Ao passar por uma série de labirintos, Mario eventualmente conseguiu alcançar o boneco, somente para descobrir que ele havia desafiado Bowyer, o inimigo arqueiro, para resgatar a Peça Estelar que ele havia descoberto. Mario e Mallow decidiram ajudar Geno, e juntos, os três deram um fim ao vilão e adquiriram a Peça Estelar.

Logo após derrotar Bowyer, Geno imaginou que precisaria de ajuda pra recuperar as Peças Estelares remanescentes e decidiu unir forças a Mario e Mallow. Geno revelou aos heróis que ele era um guerreiro da Estrada Estelar que assumiu a forma de um boneco para lutar contra a Gangue do Smithy. Somado a isso, ele destacou que, até que todas as Peças Estelares forem recuperadas, os desejos nunca mais poderão se tornar verdade. Aqui, ele tamvém revelou seu nome verdadeiro, , mas, por ser de pronúncia impossível, o guerreiro estelar preferiu assumir o nome do boneco: Geno.

No final, Mario, Mallow, Geno, Bowser e Toadstool coletaram as Peças Estelares que faltavam e derrotaram o maníaco Smithy. Com o tirano agora destruído, Geno decidiu deixar o corpo de madeira do boneco, retornar à forma de uma estrela, e trazer as Peças Estelares para a Estrada Estelar. Reparando o lugar, o poder dos desejos retornou ao mundo. O boneco sem vida de Geno pode ser visto sentado atrás de Mario e companhia em Vista Hill, conforme Exor se desintegra. É razoável assumir que o boneco foi levado de volta a Gaz, já que essa foi uma das últimas promessas da forma de vida celestial.

A Volta de Geno?
A forma de boneco de Geno (ou talvez uma versão separada, robótica dele) faz uma aparição em Mario & Luigi: Superstar Saga. Ele aparece como o apresentador mecânico da máquina de fliperamas Star 'Stache Smash, em Little Fungitown. No entanto, Geno ainda está presumivelmente na Estrada Estelar, observando o Mundo do Cogumelo.

A Mente Filosófica
Geno age como uma figura filosófica para Mario e seus aliados. Ele tem um entendimento sobre a figura maior e as maiores consequências dos eventos cósmicos. Consequentemente, Geno oferece aos heróis conselhos a respeito de assuntos sobre os quais outros podem não compreender. Por exemplo, quando Mario e seus aliados liberaram o Castelo de Bowser, o rei dos Koopas decidiu sair do time e retornar ao castelo. No entanto, Geno aponta que, enquanto Smithy e sua fábrica não forem destruídos, o Castelo de Bowser ainda estará em risco, convencendo Bowser a continuar lutando ao lado deles.

Geno em Batalha
Geno possui uma variedade de ataques e projéteis físicos ou energéticos. Seu ataque regular envolve atirar projéteis físicos de seus braços. Seus ataques especiais já envolvem tipicamente rajadas poderosíssimas de energia. Somado a isso, Geno é o mais rápido dos aliados de Mario. Seus movimentos especiais incluem:
Geno Beam: Carregando sua energia, Geno atira um raio de energia no inimigo. Segurar o Y garante mais danos aos inimigos.
Geno Boost: Usando mágica, Geno turbina os ataques de seus aliados. Após todas as flechas desaparecerem, pressionar Y também aumenta a defesa do seu amigo.
Geno Whirl: Geno arremessa um disco de luz em um inimigo individual. Se você sincronizar corretamente, o ataque pode arrancar 9000 pontos do HP do inimigo!! E você ainda pergunta sobre a importância de Geno? Ele é o Chuck Norris de Super Mario RPG! A sincronização perfeita ocorre se você pressionar o botão Y no exato momento em que a série de discos sair da tela. Mas nem tudo é um mar de rosas - esse golpe extra não pode ser usado contra chefões e subchefões (Exor é o único chefe q sofre com o 9999 do Geno Whirl, mas só na parte de cima, quando seus olhos estiverem rodando. Obrigado pela informação, Osmar!).
Geno Blast: Geno convoca uma rajada de energia do céu, danificando todos os inimigos. Segurando o Y, os danos serão maiores.
Geno Flash: Geno se transforma num enorme canhão e atira uma enorme bola de energia, atingindo todos os inimigos. Novamente, se você segurar o Y, o dano será maior.
Curiosidades Estelares
• De acordo com Belome, o cachorrão amarelo, Geno "tem um gosto amargo, mas não é nada mau".
• Toda vez que Geno dá um especial, uma estrela vermelha aparece sobreposta sobre seu corpo.
• A partir da história geral e do fato de Geno declarar estar servindo uma "autoridade maior" da qual ele não fala mais a respeito, Geno pode ser uma pista sobre religião na série Mario.
• A razão pela qual Geno nunca mais retornou em jogos do Mario é por ele não ser necessariamente da Nintendo - e sim, propriedade exclusiva da Square Enix, a empresa por trás de Super Mario RPG. Em sua aparição em Mario & Luigi: Superstar Saga, Geno é fortemente creditado como sendo da Square Enix nos créditos do jogo.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

12 Comentários

  1. Lol...Chuck Norris do Super Mario RPG.

    ResponderExcluir
  2. se ele é guardiao das estrelas por que ele nao aparece em super mario galaxy 1 e 2?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, valeu jardim. Pensei q ja ia levar uma bronca por fazer 2 perguntas, xD. Valeu galera do reino!!

    ResponderExcluir
  4. O Exor é o único chefe q sofre com o 9999 do Geno Whirl XD
    mas só a parte de cima, qdo um dos olhos estiver rodando ^^;

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Osmar! Vou colocar sua informação no post.
    @Juh_Mario, não sei se leu bem, mas como eu disse no post, Geno é propriedade exclusiva da Square Enix, que não teve participação em Super Mario Galaxy.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito bom o post! Eu lembrava o Geno e da história dele, da época que joguei super nintendo quando criança, mas essa parte da star road eu esqueci completamente!

    Muito bom relembrar isso =D

    ResponderExcluir
  7. Jardim...
    Isso mostra que ele é da Square mesmo: http://i297.photobucket.com/albums/mm230/skawo96/IMG_0063-3.jpg

    ResponderExcluir
  8. Eu li que ele é uma estrela e foi mandado por uma "autoridade maior" e como a Rosalina é as mãe das estrelas, ela pode ter mandando Geno para ajudar Mario, provando que ela sempre observou Mario.

    ResponderExcluir
  9. ele é o filho do chuck norris (ou não)

    ResponderExcluir
  10. ele parece com o billy jigsaw (o boneco dos jogos mortais)

    ResponderExcluir
  11. legal jogo mario rpg e acho q a square devia trabalhar mais esse personagem. A capa dele parece com a do zelda so q asul.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, porém, tem um erro ali. Na parte em que está escrito"Exor é o único chefe q sofre com o 9999 do Geno Whirl, mas só na parte de cima, quando seus olhos estiverem rodando.", isso está errado, Exor não é o único chefe com o qual isso funciona, tanto é que eu fiz isso com o Johnny, e funcionou, arranquei 9999 HP dele e derrotei ele em um só golpe, então...funciona sim com outros chefões...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem