Cortez, o pirata de Keelhaul Key

Segue uma resposta ao leitor Mighty, de Curitiba (PR), que, curioso, deseja saber mais sobre o esqueleto vilânico de Paper Mario: The Thousand-Year Door (GameCube), Cortez. Medonho que só ele, Cortez é um espírito de pirata em posse da quinta Estrela de Cristal (Crystal Star), a Estrela de Safira (Sapphire Star). Ele luta contra o encanador ao achar que ele está tentando roubar seu tesouro, mas não o vê mais como inimigo quando tudo é esclarecido, lhe dando somente a Estrela de Cristal ao invés de todo o tesouro. No fim das contas, Cortez nunca ligou particularmente para a Estrela de Cristal.

Depois do quatro-olhos ter revelado sua verdadeira identidade como Lorde Krump, Mario e Flavio retornam a Cortez a fim de solicitar o uso de seu navio. Cortez não estava particularmente interessado, já que não queria que seu navio se tornasse em um paquete de luxo. Ainda assim, ele afirmou que gostaria de lhes dar o navio, mas é inútil, já que sua fonte de energia, a joia vermelha, fora roubada. Flavio, em seguida, revela que ele tem a joia, fazendo com que Cortez, que agora reconhece que os ancestrais de Flavio foram os ladrões da gema vermelha, ficasse ainda mais furioso. No fim, lembrando-se que Mario já o venceu em batalha, Cortez sugere que terá de lutar contra os dois pelo uso do navio. Mais para frente, Cortez ajuda os heróis na batalha contra os X-Nautas quando Lorde Krump atacou Keelhaul Key, e a partir daí, Cortez ficaria ancorado em Rogueport e ofereceria a passagem para Keelhault Key a Mario sempre que quisesse.

Cortez também foi o responsável pela derrota de Stalwart Koopa, aprisionando-o num Baú Negro mágico. No final, Goombella diz que Bobbery, Cortez, entre outros, saíram para viajar pelo mundão do Cogumelo.

Cortez em Ação
Na batalha, Cortez pode atacar a turma com cada uma de suas quatro armas, dando a ele quatro ataques por turno. Ele tem três formas: sua forma primordial, básica, uma versão sem braço com uma joia em suas costelas (que serve como um ponto fraco) e uma simples cabeça flutuante. Em sua última forma, ele tem o poder de absorver as almas da plateia (personagens que aparecem para assistir a batalha toda vez que um jogador executa um Stylish Move) para restaurar seu HP (que totaliza em 60: 20 HP por partida).


Curiosidades Esqueléticas
• Cortez foi batizado em homenagem ao famoso conquistador asteca Hernán Cortés, embora Cortés não tenha sido um pirata.
• O golpe Gale Force de Flurrie obviamente não pode derrubar Cortez, mas pode dar um jeito nas armas do falecido pirata em sua terceira forma, tornando a batalha mais fácil.
• Cortez tem uma personalidade muito parecida com a de Jonathan "Johnny" Jones: ambos são piratas, se aliaram ao encanador após serem derrotados em combate (a certo ponto ajudando-os a derrotar um dos maiores seguidore do principal antagonista) e ambos possuem ajudantes azuis e vermelhos (Lava Bubbles/Bandana Reds; Embers/Bandana Blues).
• Na versão Beta do jogo, Cortez tinha uma 4ª forma.
• Ele é o único chefão do jogo a dar uma Estrela de Cristal de boa vontade.
• Cortez fala num espanhol gramaticamente incorreto.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

5 Comentários

  1. MEU NOME NO SITE DE NOVO, UUUUUUUUUUUUUUUHHHHHHHHHHHHHUUUUUUUUUUUUU!

    ResponderExcluir
  2. quando eu acho que já vi inimigo medonho,aparece mais um no meu cangote

    ResponderExcluir
  3. Cortez eh uma cobra com quatro braços morta? o_o"
    fiquei imaginando ele como um cogumelo
    e inimigo mais medonho q o Lord Fawful não existe u_u"

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem