Fã decifra o mistério das placas de Super Mario Sunshine depois de 20 anos

Imagem: Reprodução/Nintendo via 2CPhoenix (YouTube)

Os cenários tropicais deslumbrantes de Super Mario Sunshine, lançado para o Nintendo GameCube em 2002, escondem um enigma que há muito tempo intrigou os jogadores: as misteriosas placas espalhadas por Isle Delfino, adornadas com símbolos espiralados que, à primeira vista, parecem não ter significado algum. Mas recentemente, um jogador e youtuber conhecido como 2CPhoenix decidiu investigar mais a fundo esse mistério, e o que ele descobriu surpreendeu a toda a comunidade de mariomaníacos mundo afora.

Desde o lançamento da versão ocidental de Super Mario Sunshine, os jogadores têm se perguntado sobre o significado por trás dos símbolos espiralados presentes nas placas e arquiteturas espalhadas pelo jogo. Apesar da plataforma 3D já ter passado por inúmeros processos de mineração de dados e ter escancarado os seus muitos segredos e elementos beta, até hoje ninguém havia sido capaz de decifrar o sentido por trás desses símbolos, deixando o mistério sem solução por quase duas décadas.

"Dolphic": a descoberta de um alfabeto completo escondido nas placas de Super Mario Sunshine

Determinado a desvendar o enigma, 2CPhoenix mergulhou fundo na investigação dos símbolos espiralados. Após uma meticulosa análise e tentativa de diferentes abordagens, ele finalmente alcançou uma dedução reveladora: os símbolos na versão ocidental de Super Mario Sunshine são, na verdade, um criptograma do alfabeto latino completo, de A a Z — similar ao caso das formas dos Unowns, da franquia Pokémon. Isso significa que, assim que decifrado, qualquer texto poderia ser escrito utilizando estes mesmos símbolos.

No vídeo a seguir, compartilhado em seu canal, 2CPhoenix detalhou (em inglês) todo o processo que o levou a essa impressionante descoberta, desde a lógica utilizada para determinar a associação de cada um dos símbolos espirais com as letras do alfabeto latino, até às devidas traduções das placas — como "Viking", "bar Gelato", "Mare Village", entre outras. Confira:


A descoberta de 2CPhoenix ascendeu entre a comunidade de fãs de Super Mario e saudosistas da era GameCube como o bocal-foguete de F.L.U.D.D., gerando surpresa e entusiasmo coletivos. "Mal posso acreditar que o alfabeto está literalmente disposto de A a Z e, ainda assim, ninguém tenha feito essa conexão até hoje", narra Brandon Dilbeck, um dos comentaristas do vídeo.

Com a decifração dos símbolos espiralados, Super Mario Sunshine revela mais um de seus segredos há muito guardados. Agora, os jogadores têm uma compreensão ligeiramente mais profunda do mundo de Isle Delfino e dos mistérios que fundamentam a cultura dos Nokis. E claro, mais um alfabeto foi adicionado com sucesso à já extensa lista de idiomas conhecidos da cultura geek: "Dolphic", que também poderia com facilidade se chamar "Noki", "nokiano" ou "marenês".

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem