Ressaca Friends 2016: Reino do Cogumelo se despede de um ano daqueles num grandioso evento geek

Depois de um ano turbulento, recheado de peripécias, tragédias e inusitadas reviravoltas, nada melhor para se distrair e celebrar mais uma revolução completa do planeta azul de Rosalina em torno do sol do que o aguardadíssimo Ressaca Friends, que já há muito veio a se tornar um dos eventos mais incríveis de fim de ano — e certamente o favorito da equipe Reino do Cogumelo, que já bate cartão por lá. O evento, ideal para quem é fanático por animes, mangás, games, desenhos, quadrinhos e séries, tomou palco no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, na zona leste da capital de São Paulo. Sem mais delongas, vamos direto à linguagem a qual mais sabemos falar: Mario!


Da esquerda para a direita: Mario e Luigi esbanjando disposição e fotogenia; Filipe, alardeando seu elegante bigodão, agora na pele do lendário mascote dos games; e os encanadores extraordinários Ygor Oliveira e Gabriela!


Acima: três Zeldas... digo, Link protegendo Zelda de seu reflexo sombrio, Dark Link, que tumultua Hyrule desde Zelda II: The Adventure of Link (NES, 1987). Take this!


Da esquerda para a direita: uma versão feminina de Ezio Auditore da Firenze, da série Assassin's Creed (Ubisoft); Cammy, a ardilosa combatente militar de Street Fighter (Capcom); e um Pikachu provavelmente oriundo da Ilha dos Pokémon Gigantes!

A Bela e a Fera

O melhor de eventos como este da Yamato são as inesquecíveis memórias que passam a te acompanhar. Os visitantes transbordam carisma e criatividade, e poucos se encaixam tão bem na descrição quanto Zakuro & Haruka, uma talentosa dupla de cosplayers que combinam tão bem quanto cravo e canela, Mario e Luigi, Peach e... Bowser? Isso, mesmo! Haruka tem 22 anos e é estudante de design de interiores; trajada como Peach no Ressaca Friends, ela tem realizado seu desejo de interpretar uma de suas princesas favoritas do universo dos games. Zakuro, 24, que é cosplayer desde 2004 e cursa design de moda, a princípio daria vida ao pequeno e estridente Toad, mas mudou de planos para abraçar seu lado sombrio na Terra da Escuridão!

Quando vocês começaram a fazer cosplay juntas?
Nós começamos a fazer cosplay como uma dupla no final de 2011, no mesmo ano em que a Haruka começou a fazer cosplay. Fizemos um grupo de Pandora Hearts com outras pessoas em julho e depois disso nos aproximamos mais, até que acabamos virando uma dupla e até hoje fazemos os cosplays juntas! O melhor que isso pôde evoluir para outros projetos além dos cosplays, como marca de acessórios e roupas e até mesmo um canal no YouTube, chamado Garrafa de Sonhos.

Mamma mia! De onde surgiu a ideia do Bowser bonitão, estilo bishōnen, encarnado pela Zakuro?
Já estava tudo certo pra Zakuro fazer o Toad, mas Haruka acabou comentando numa brincadeira que seria legal um gijinka bishōnen do Bowser e Zakuro acabou amando e abraçando a ideia!


No que cada uma de vocês se identifica com esse casal de personagens?
[Zakuro] Hmm, acho que sua persistência em querer conquistar o coração da garota que ele ama (apesar de não ser de uma forma muito benéfica, no caso dele, hahaha) e seu carinho paternal pelos Koopalings, além de, claro, seus planos nem sempre darem certo, 'tadinho!

[Haruka] A Peach é uma princesa bem forte e ao mesmo tempo está sempre sendo fofa, gentil com qualquer um que precise dela e fazendo bolos gostosos por aí, ahahha! Eu amo o jeitinho da Peach e isso me cativa bastante, me identifico com ela principalmente na parte de fazer os bolos!

Já cogitaram interpretar outros personagens da franquia, como Rosalina, Daisy, os Irmãos Mario, etc.?
Sim! A ideia na verdade era estrearmos Peach e Bowser num dia do Anime Friends (o que aconteceu!) e no outro dia, a Rosalina e uma versão masculina da Rosalina, mas tivemos mudanças de planos e só pudemos escolher entre um dos projetos no Anime Friends. Mas logo iremos costurar esses cosplays também! Nós gostamos muito de personificar personagens, assim como Zakuro fez com Bowser, então temos projetos de fazer isso com outros como o Boo, a Lady Bow, Mimi, Yoshi...

Promissor! E quais são seus jogos favoritos do Mario?
[Zakuro] Os mais nostálgicos para mim são Super Mario World (que eu joguei muito na infância) e Super Mario 64 (que eu assistia meu primo jogando). Mas eu gosto muito dos Super Mario Galaxy também!

[Haruka] Pode ser todos? ahahauah Eu tenho um carinho especial por toda a franquia de Mario, é tão difícil falar um favorito! Cada um tem algo que faz ser meu favorito em sua particularidade. Eu amo [Super Mario World 2:] Yoshi's Island, apesar do Baby Mario chorando ser bem chato, mas é muito nostálgico! O Paper Mario do 64 é um dos que mais gosto, ainda mais que podemos sacanear o Bowser através da Peach! auhauhua E o The Thousand-Year Door, que tem a Shadow Queen (de quem também quero fazer cosplay!). Outros que estão num lugar bem especial são os jogos do Yoshi! Yoshi feito de lã foi a melhor coisa que já inventaram na vida! Mas se tem um jogo que eu acho 10 e nunca tenho ninguém pra conversar sobre, é o Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

O quê?! Super Mario RPG é maravilhoso! Ah, tendo em vista que Zelda também faz parte de seu guarda-roupas, quais outros games da Nintendo vocês curtem? Quais são suas franquias favoritas?
[Haruka] Sim! Minha franquia favorita de jogos é [The Legend of] Zelda, Mario fica ali atrás, quase empatado. Meus pais, desde que eu era criança, gastam o dinheiro deles de lazer com jogos de videogame, então eu pude ter a felicidade de crescer jogando bastante coisa. Eles, assim como eu, gostam de tudo quanto é coisa da Nintendo, então basicamente o que for da Nintendo estou aceitando! ahahaha. Mas Kirby, Donkey Kong e Pokémon são outros dos quais mais acompanho os lançamentos.

[Zakuro] Além de Zelda, Star Fox, Pokémon e Donkey Kong são franquias que adoro, também. Meus jogos favoritos são Star Fox 64, Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest e estou morrendo com a expectativa para jogar Pokémon Sun/Moon logo!

Quais são seus projetos para cosplays no futuro?
Para 2017, queremos finalmente terminar a (e o) Rosalina, quem sabe outras roupas da Peach e fazer pelo menos mais dois cosplays da franquia de Zelda! Fora alguns de anime e jogos 2D, como Wadanohara and the Great Blue Sea.

Haruka, você acha que o Mario teria alguma chance contra esta versão charmosa do rei dos Koopas?
Aaaah, olha, apesar de eu amar essa fofura de casal que é Mario e Peach, pelo menos a minha Peach não daria chance nenhuma para o Mario, por mais fofo que ele seja, 'tadinho! auhauuhauha

Xi! Perdeu, Mario: a princesa está em outra! E você, Zakuro, por qual motivo continuaria sequestrando esta princesa?
Ah, olhem para ela! Quem não iria querer uma princesa linda e adorável dessas ao seu lado todos os dias? ❤ E além de tudo, ela cozinha muito bem, ahahah!
Quer saber mais sobre os trabalhos deste inventivo par? Visite a página Zakuro and Haruka Cosplay, o blog Marshmallow Kiss e o canal Garrafa de Sonhos.


Ao trafegar pelo Ressaca, todo mundo sente aquele ar de entusiasmo e uma silenciosa euforia; afinal, em cada indivíduo, há uma grande identificação com o ambiente. É como se esta fosse uma de suas fases favoritas do jogo da vida real. Ao trafegar pelos estandes, por exemplo, nos sentimos verdadeiros caçadores de tesouros. Wario ficaria orgulhoso! Estas são algumas das maiores relíquias descobertas no evento:





Mamma mia...

Fique de olho nos websites oficiais do Anime Friends e do Ressaca Friends para novidades antecipadas sobre as feiras da Yamato Eventos. Nós, do Reino do Cogumelo, nos despedimos de 2016 com chave de ouro com muitos games, animes, músicas e cosplays de alta categoria. E que venha 2017!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem