Super Prévia: New Super Mario Bros. 2

Esta nova peça de rolagem lateral da franquia favorita dos fãs Super Mario Bros. será lançada em 19 de agosto, enquanto o Reino do Cogumelo detona com mais moedas e ouro do que nunca. Os jogadores podem se transformar em Gold Mario e Raccoon Mario, e batalhar por recordes contra amigos no modo competitivo Coin Rush, capacitado pelo StreetPass. Também, pela primeira vez num jogo portátil do Mario, os jogadores poderão curtir um modo cooperativo de dois jogadores para o game inteiro por meio de conexão wireless local.
— Descrição de New Super Mario Bros. 2 no eShop
É a sequência de um clássico da modernidade, herdeiro e sucessor de uma lenda portátil lançada no ano de 2006 que trouxe um exausto encanador peregrino de volta às suas origens inesquecíveis em 2-D. Ele é New Super Mario Bros. 2, e está chegando em agosto para o Nintendo 3DS com muito garbor, elegância... e fartura!

Uma Nova Aventura


Oficialmente revelado na E3 2012, New Super Mario Bros. 2 foi timidamente anunciado — quase que incinuado — na forma de quatro screenshots que renderam boas observações dos fãs de Mario (embora algumas delas tenham sido desmentidas, como nossa previsão sobre a existência do Mini-Mario, que se provou inviável da forma como a víamos). Com esse primeiro movimento, já ficamos cientes de novos Power-Ups, elementos de cenário e eventos durante a gameplay. Agora, já sabemos o bastante para gerar algo a mais do que uma simples compilação de impressões no Reino do Cogumelo.

Assim como já é de costume, Mario acompanha de mãos dadas a inovação da Nintendo. New Super Mario Bros. 2 será o primeiro jogo da companhia a ser comercializado tanto fisicamente, em varejos, quanto digitalmente, por meio de downloads pagos.

Com apenas algumas screenshots, trailers curtos e dois ou três demos disponíveis na mídia, é impossível saber muita coisa sobre o jogo, certo? Errado. Nós já sabemos muito, e podemos seguramente constatar que New Super Mario Bros. 2 é uma aventura bem promissora.

A corrida pelo ouro

O foco de New Super Mario Bros. 2 já foi descoberto desde o início e reafirmado várias vezes por seus desenvolvedores e pelos porta-vozes da Nintendo: moedas, moedas e mais moedas. Apesar de seguir o mesmo estilo de New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii — com elementos fundamentais da série que não devem ser alterados —, o jogo terá um foco muito maior nas moedas de ouro — a começar pela predominância da cor amarela, a terminar pelos quatro dígitos na contagem, prontificando a aquisição de literalmente milhares e milhares de moedas. Como se não bastasse a coletânea de moedas espalhadas pela atmosfera do Reino do Cogumelo, a equipe criativa da Nintendo ainda deu vida à Gold Flower e seu massivo poder destrutivo — possivelmente o Power-Up mais arrasador da história do encanador.

Com as novas flores, Mario deixa de ser um encanador da classe média para converter seu corpo inteiro em puro ouro líquido, tornando-se um tipo de estátua viva resplandescente. Nasce Gold Mario, uma das formas variantes da Flor de Fogo (ao lado de Ice Mario de Super Mario Galaxy) e provavelmente a mais caótica de todas — pelo menos para os inimigos que ousarem entrar no caminho do baixinho bigodudo.

As fireballs de ouro podem arrasar tudo à sua frente, seja uma série de inimigos ou uma fileira de blocos, transformando tudo e todos em moedas de ouro. Isso já foi visto muitas vezes no trailer do jogo, muito embora não há como não se surpreender com a nova transformação e seus efeitos dentro da aventura. Apesar de já aparecer nas primeiras fases do demo de New Super Mario Bros. 2 exibido na E3, acreditamos que a "Flor de Ouro" (ainda sem nome oficial em português) seja um item ligeiramente raro, tão ocasional quanto os Yoshis em New Super Mario Bros. Wii, dado à sua potência devastadora e ao nível altíssimo de recompensa. Também haverá um bloco especial dentro do qual o encanador enfia a cabeça que lhe recompensa com várias moedas conforme ele se locomove. Como você pode ver, o game terá as mais variadas formas de monetização.

Qualquer semelhança com o lucro obtido pela Nintendo com o estrondoso sucesso dos jogos do Mario é mera coincidência. O objetivo geral do jogo é obter 1 milhão de moedas. Além de ser uma meta similar à do extinto Show do Milhão, isso praticamente o transformará num Player's Choice ambulante!

O guaxinim de macacão

As "Super Folhas" (do original Super Leaf) fazem com que Mario ganhe orelhas e um rabo de guaxinim. Balançando a cauda rapidamente durante uma corrida, Mario ganha a habilidade de voar por alguns períodos de tempo. Os jogadores da velha escola vão se identificar muito com essa informação, pois descreve a forma Raccoon Mario, nascida e criada em Super Mario Bros. 3 e que até hoje é considerada como um marco simbólico na história do herói do Reino do Cogumelo. Felizmente, o Power-Up retornará com força total — com direito a barra "P" de medição de velocidade e impulso.

As vítimas do Encanador

Por enquanto, apenas os Irmãos Mario foram revelados como personagens jogáveis, e acreditamos que vá ficar desse jeito na versão final (visto que o modo multiplayer simultâneo por meio de conexão wireless será compatível apenas para dois jogadores). Novamente, Peach parece ter sido sequestrada pelo terrível Bowser, que recrutou toda a sorte de inimigos para acabar com a alegria dos encanadores:
  • Goombas, Paragoombas e Goomba Towers, os Goombas empilhados de Super Mario 3D Land estarão presentes no jogo. A novidade mesmo fica por conta de uma nova subespécie esquelética do Goomba, similar ao Dry Bones em relação ao Koopa Troopa.
  • Falando em Koopa Troopas, eles também retornam. Suas contrapartes aladas, os Koopa Paratroopas, os acompanham na empreitada, também.
  • Plantas Piranha (termo oficialmente traduzido para português no manual de Super Mario World) também estão em New Super Mario Bros. 2, desta vez, ao lado de sua temerosa contraparte esquelética — sim, nós também estamos surpresos! As Plantas Piranha possuem ossatura!
  • Outros oponentes incluem os Dry Bones, Buzzy Beetles, Scuttle Bugs (as aranhas listradas da série Mario nascidas em Super Mario 64), Cheep-Cheeps, Wigglers, Lakitus, Bullet Bills, Thwomps e Podoboos.
  • Mesmo não sendo sequência direta de New Super Mario Bros. Wii, New Super Mario Bros. 2 traz os Koopalings como chefões. O grupo mais notável de inimigos revelados para o game certamente é o dos Reznors, os tricerátopos que nos ameaçavam ao fim de cada fortaleza de Super Mario World; e agora, eles gritam como a morte! É emoção demais para um fã das antigas.

Observações Gerais

  • Até a presente data, apenas os mundos 1-1 e 2-1 foram confirmados. Nota-se que os blocos parafusados do plano de fundo de Super Mario Bros. 3 retornam na primeira fase, que também acontece nas mediações do Castelo da Peach. Como era de se esperar, o segundo mundo terá aquele típico clima arenoso e desolado, e apesar de ainda manter aquela velha música de fases de deserto, contará com novidades — como a Gold Flower.
  • Os Reznors são chefões de uma fase repleta de Snake Blocks, blocos que se movem livremente em fileiras.
  • Uma área no jogo é muito parecida com a Pipe Land, a sétima terra de Super Mario Bros. 3.
  • Uma fase do jogo acontecerá em frente ao sol poente e terá uma clima montanhoso.
  • Uma fase de neve mostrará um novo elemento: um círculo de ouro que, ao ser transpassado, transformará os inimigos em estátuas vivas de ouro — criando um rastro de moedas por onde quer que caminhem.
  • As fases florestais típicas do World 5 de New Super Mario Bros. Wii também retornam com poços de água venenosa, Scuttle Bugs e teias de aranha escaláveis.
  • Além das moedas regulares e vermelhas, as 10 Gold Coins nascidas em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars estão de volta e com o mesmo design que tinham em Mario & Luigi: Partners in Time. Esse tipo específico de item será encontrado em Roulette Blocks que produzem moedas — uma outra novidade do jogo.
  • Conforme confirmado pela Nintendo, New Super Mario Bros. 2 também terá o Assist Block para auxiliar os jogadores menos habilidosos.
Com várias inovações e um foco totalmente diferente, New Super Mario Bros. 2 é mais um membro de uma família bem sucedida que rendeu a venda de milhões de cópias. Acreditamos que, por conta da aproximação de New Super Mario Bros. U, era necessário que seu análogo para portátil tivesse um foco diferente. Ainda que possa ser confundido com um jogo do Wario, temos segurança em dizer que New Super Mario Bros. 2 será bastante divertido e terá de tudo para ser mais um fenômeno de bolso. Assegure-se, no entanto, de abaixar o volume enquanto o joga... porque ninguém é obrigado a ficar escutando esses barulhos de moedas o tempo todo!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. Então agora vai ter o "Dry Goomba" :D
    Mesmo assim acho que a Nintendo colocou moedas demais no jogo, até com o poder de "ouro"

    ResponderExcluir
  2. Eu estava pensando...será que terão as Golden Coins de SML2???

    ResponderExcluir
  3. Mas esse é o foco @William Gonçalves '-' isso me cheira a "Nintendo Network"! Gostei dessa das moedas, sempre tinha pensado nisso haha'

    ResponderExcluir
  4. Uma das primeiras coisas que pensei foi no barulho das moedas, realmente vai incomodar :/

    ResponderExcluir
  5. Só não gostei muito do fundo dos Reznors,antes não tinha fundo e tinah lava embaixo,dava a impressão de que aquela era uma área do castelo que até Bowser tinha medo de ir! Agora é um lugar de chefe normal!
    Mas mesmo assim,estou satisfeito deles voltarem XP

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu só espero que esse jogo seja mais difícil do que eu imagino para compensar essa montanha de moedas.

    ResponderExcluir
  7. @mates, o cenário da batalha contra os Reznors está bastante fiel! Esqueceu da ponte que se desfacelava pedaço por pedaço em Super Mario World? Ela está bem ali, do jeito que era no SNES. As madeiras ao fundo também são quase idênticas!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem