Seria o Gold Mario de New Super Mario Bros. 2 inspirado em "O Lamento de um Encanador", estátua de Super Mario RPG?

Depois de descobrirmos que o design da 10 Gold Coin de New Super Mario Bros. 2 foi trazido diretamente de sua versão em Mario & Luigi: Partners in Time, notamos que mais uma característica do jogo pode ter sido inspirada por um título de RPG do encanador. Trata-se de Gold Mario, a nova e devastadora transformação do encanador presente em sua próxima plataforma 2D. Engana-se quem pensa que esta será a primeira vez em que um Mario de ouro apareceu no Marioverso: tal feito já foi vislumbrado pelos jogadores em 1996, com o lançamento de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars.

O Lamento de um Encanador (A Plumber's Lament) é o nome de uma obra de arte criada pelo mestre escultor Garro de Nimbus Land para a usurpadora do reino, rainha Valentina, durante os eventos de Super Mario RPG. A estátua dourada é um retrato de um encanador humano aparentemente ordinário, de classe operária. De acordo com Garro, o bigodão da escultura cobre o "sorriso triste e inocente de um simples tolo", as costeletas servem como um lembrete das "origens da classe operária" e as pernas musculares representam o "suporte das massas".

Enquanto Valentina sentiu inicialmente repulsão pela escultura, após a análise de Garro sobre o simbolismo proletariado dessa obra-prima, a suposta rainha elogiou O Lamento do Encanador, categorizando-o como uma peça de "beleza gentil" e "poder inexperiente". Valentina rapidamente teve a estátua colocada em exposição por seu servente Dodo próximo às esculturas de ouro feitas em sua imagem e semelhança, as quais também foram criadas por Garro.

Não reconhecido por Valentina, O Lamento de um Encanador na verdade era o Super Mario em disfarce, como parte de um plano pra se infiltrar no Castelo das nuvens e trazer o Rei e a Rainha Nimbus de volta ao trono, derrubando o regime da falsa monarca Valentina (que manipulou a população de Nimbus através de vários esquemas políticos, instalando-se como a suposta governante de Nimbus Land). Para expôr a fraude de Valentina aos populares, o Rei e a Rainha Nimbus precisavam ser extraditados dos confinamentos do castelo. Entretanto, somente aqueles com negócios oficiais com Valentina tinham a permissão dos guardas (Birdies) para entrar no palácio.

Consequentemente, Garro, o escultor particular de Valentina que também era um aliado secreto de Mario e Mallow (o filho do Rei e da Rainha e herdeiro verdadeiro do trono), travou um plano para passar sutilmente pelas guardas transformando Mario em sua "última obra de arte", O Lamento de um Encanador. Para fazê-lo, Garro aplicou uma camada de pó de ouro na cara e nas roupas do Mario para que ele se parecesse com uma escultura dourada. Mario, parado perfeitamente para imitar uma estátua, foi entregue à Valentina junto a muitas outras esculturas de ouro feitas com base na imagem da usurpadora, permitindo que Mario se infiltrasse no castelo com segurança e dissimuladamente.

Após Valentina e Dodo libertarem Nimbus Land e o Rei e a Rainha Nimbus (junto ao Príncipe Mallow) retomarem seu lugar no trono, Garro esculpiu uma estátua de ouro de verdade do Mario (junto com as estátuas de Mallow, Geno, Bowser e Toadstool). As esculturas estão atualmente em exibição no centro do Palácio de Nimbus para o regozijo do público. Porque pra se livrar de uma tremenda fraude política hoje em dia, você precisa ser um artista...

Referência ou não?

As equipes da Nintendo responsáveis pelos jogos do Mario têm o costume de trazer à tona elementos antigos da série como forma de respeito, reconhecimento e uma certa ligação obrigatória às origens que garante o prolongamento da franquia. Sabemos que o Gold Mario de New Super Mario Bros. 2 pode ter sido criado a partir da escolha da temática do game — moedas, moedas e mais moedas —, mas quem sabe a imagem da estátua dourada do baixinho bigodudo não tenha sido fonte inspiradora dos desenvolvedores da nova aventura? Afinal, nunca se sabe até onde vai a área de conhecimento dos veteranos da Nintendo — mas temos certeza de que é uma área bastante extensa, capaz de encobrir os mais de 200 jogos do encanador. E Super Mario RPG é uma aventura para se lembrar, não importando o avanço das gerações.

Esperamos por suas opiniões, fãs do Mario, nos comentários abaixo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

7 Comentários

  1. Hehehe,eu amo essa parte do jogo,é a mais engraçada de todas!

    ResponderExcluir
  2. UAU! Eu nem tinha notado nisso, e olha que eu já joguei esse jogo mais de 5 vezes, eu nem tinha visto está referencia, UAU! O_O

    ResponderExcluir
  3. Para mim é só uma coincidência. Não acredito que tenham mesmo feito o Gold Mario para se parecer com essa estátua.

    ResponderExcluir
  4. no mario golf 64, uma das cores alternativas do Metal Mario é ouro ^^

    ResponderExcluir
  5. Detalhe: não é apenas em Mario, mas em séries da Nintendo, por exemplo: Sabia que muitos dos cenários super smash foram baseados em séria clássicas?(YOU DON'T SAY?)

    ResponderExcluir
  6. até parece ¬¬ as vezes vcs exageram ok.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem