Patente da Sony mostra uma ideia similar ao Wii U



Em meados de 2010, a Sony registrou uma patente no mínimo interessante que caracteriza uma tecnologia similar ao Wii U — o novo console doméstico da Nintendo, apresentado na E3 2011. O conceito trazido pela patente retrata um aparelho portátil de video games sendo usado como o controle remoto de um sistema doméstico; os desenhos no projeto também mostram a interação com os objetos na tela durante a ação com o controle.

Apesar de estar ligado a um console doméstico, a patente é descrita apenas como um "aparelho móvel", tornando difícil discernir do que se trata — se estamos visualizando um portátil, como o PlayStation Vita, ou algum controle específico projetado pra um futuro console doméstico. Já foi dito pela Sony, no entanto, que o "PlayStation Vita e o PlayStation 3 podem fazer juntos tudo o que o Wii U pode fazer". Podemos teorizar, entretanto, que os consoles da próxima geração serão equipados com tablets em formato de controles.

De uma forma ou de outra, a única certeza que podemos tirar disso é a de que trata-se apenas de uma patente; pode ser tanto um projeto nas mangas da Sony quanto uma ideia descartada, ou que poderá ser utilizada no futuro em determinadas possibilidades.

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

12 Comentários

  1. Pelo menos ela registro a patente cedo '-'. Acho que ultimamente, todos pensaram nesta ideia da Nintendo (digo Nintendo pois foi apresentada oficialmente). Os tablets fazem sucesso hoje, e é claro que as empresas iriam usar isso. Talvez seja um efeito natural a próxima geração de games ter como um controle, um periférico com tela sensível! Só esperamos conceitos diferentes das outras empresas ;D

    PS: Não se esqueçam que o Nintendo 3DS será tipo ''um controle'' para o Wii U, tornando esta patente parecida ainda mais com ele '-', não quer tenha roubado, mas é muita coincidência kkkk'

    ResponderExcluir
  2. Será que a Sony não está desenvolvendo um tablet para PS3? Por que, que eu saiba, a Sony ainda não tem seu "tablet" ou aparelho similar... Não estou chamando de plágio, mas a Sony se criar um tablet é escolha deles dizer se teria ou não uma conexão com o PS3.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, espero que a sony mantenha o bom e velho Dual Shock.
    Não que eu esteja dando uma de sonysta aqui, só estou dizendo que não quero que essa época de ficar deitado no sofá jogando apertando botões acabe.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, @Holo. Nada melhor que jogar deitado no sofá apertando botões :P
    ---
    Já tinha visto isso no Fórum NBlast. O controle parece um Game Boy XD

    ResponderExcluir
  5. @Holo mas não vai (espero)! O controle do Wii U ainda tem as raízes dos controles clássicos, só esperamos que continue assim :/ mas entendo o seu ponto de vista, jogar apertando uma tela sensível ao toque, em vez de um controle físico, é horrível '-'

    ResponderExcluir
  6. "Patente da Sony mostra uma ideia similar ao Wii U" ideia? nada a ver, deveria botar cópia pq todos nós sabemos como a sony é no ramo de copias.

    ResponderExcluir
  7. @Emmanoelbs
    A patente foi registrada antes do anúncio do Wii U.

    ResponderExcluir
  8. @Morello A Nintendo estava pensando sobre o Wii U antes de 2010.

    ResponderExcluir
  9. Não tem como ser cópia, a patente tá registrada desde antes do anuncio do Wii U. Tudo bem, o Wii U tava em planejamento a mais tempo, mas como é que a Sony ia saber. Ela não tem nenhuma bola de cristal...

    ResponderExcluir
  10. Colocar uma notícia dessas neste site sempre cria alguma discussão no mínimo interessante. Na E3 2011, ambas Sony e Nintendo apresentaram um projeto que integra uma tela portátil ás ações na tela principal, a Sony através de um aparelho autonômo e a Nintendo através de um controle. Agora, vendo os projetos, temos uma reflexão interessante da realidade, não poderia dizer que uma copiou a outra, seria besteira sem evidências, porém podemos no mínimo observar que a Apple criou uma tendência gamística, tal sendo estudada desde 2010 (no mínimo).

    ResponderExcluir
  11. FDPs! vao copiar a [melhor nao mostrar e com isso compensar com uma carinha fofa: :3]

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem