Emuladores são do bem ou do mal?

Pergunta enviada por Leonardo em nossa Central de Dúvidas. Emuladores são do bem ou do mal? Na verdade não há problema algum em baixar os emuladores, como ZSNES, Project64 ou Visual Boy Advance. Mas se quiser baixar a ROM do jogo - aí já é um problema legal.

Nos Estados Unidos, conforme os computadores e redes de computador globais continuaram avançando e desenvolvedores de emuladores se tornaram mais habilidosos em seu trabalho, o período de tempo entre o lançamento comercial de um console e sua emulação sucedida começou a diminuir. Consoles da quinta geração como o Nintendo 64, o Sony Playstation e portáteis da época, como Game Boy Advance, viram progresso significante da emulação durante suas produções. Isso acabou dando num esforço mais concentrado dos manufatores de consoles pra derrubar a emulação não-oficial. Leis de copyright nos Estados Unidos e muitos países da Europa protegem a engenharia reversa, então o impacto destes ataques têm sido suportado por sites que hospedam depósitos de ROMs e imagens de conteúdo protegido por direitos autorais. Muitos desses sites foram fechados sob a ameaça de ação legal. Como resultado, o apodrescimento de link tem ocorrido em algumas destas páginas, sem mais atualizações.

No Brasil, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de uma ROM ser legal é quando a pessoa possui o jogo (comprado legalmente) e utiliza a ROM no computador como uma forma de backup do jogo original. Reza a lenda na qual eu caí por terra (melhorou, Haroldo?) que se você não tiver o jogo original nem o aparelho em sua casa, você pode baixar legalmente a ROM do jogo e mantê-la no computador por apenas 24 horas, o período de testes permitido pela lei supracitada, deletando antes que o prazo expire. Se isso levanta-se como verdade, é incerto.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

20 Comentários

  1. Excelente matéria! E digo mais: essa imagem de SMW é bem melhor que aqueles números.

    Parei de usar emuladores tem algum tempo. Parando pra pensar, é uma puta sacanagem com os desenvolvedores. As únicas ROM's que eu tenho no PC são dos meus jogos de 64 e de GBC/GBA/DS, que são legais.

    *tentando ter SMW no pc legalmente*

    ResponderExcluir
  2. Moro em Petrópolis(Rj), mas prefiro chama-la de "Fim do mundo dos jogos" (é sério, não tem nenhuma loja que vende jogos de DS e só conheço 2 que vendem de Wii, sem falar das locadoras ou a falta delas), ai o jeito é recorrer a emuladores(sem contar o preço),mesmo achando que diminui a experiência de jogar.

    ResponderExcluir
  3. Emuladores são do bem sim.
    Se as roms não forem dumpadas e os sistemas emulados, o que fazer depois de algum tempo quando não ouver nenhuma maquina funcionando?
    Quando voce estiver velhinho e nao achar mais nenhum SNES ou N64 que aindam funcionem, você vai se relembrar de seus SMW e M64 onde?
    Vai fazer um voodoo para rodar no ar?
    Projetos como o MESS (www.mess.org) são totalmente legais e ajudam a aqueles que se interessam por harware antigo a saber exatamente o funcionamento desses sistemas (voce possuindo ou nao, o código fonte do emulador é livre e o pessoal que o desenvolve faz isso DE GRAÇA, apenas por hobby)!

    ResponderExcluir
  4. Não digo que esse é o caso de vocês, mas sinceramente, a maioria das pessoas que defendem os emuladores só os defendem para não ter que pagar pelos jogos. Ok, pagar R$150,00 reais em um cartucho de DS quando se pode baixar a ROM de graça dói, mas é o correto! Baixar ROM's na Internet sem ter o cartucho original é errado, no meu ponto de vista.

    "Se as roms não forem dumpadas e os sistemas emulados, o que fazer depois de algum tempo quando não ouver nenhuma maquina funcionando?"

    Acho que não existe nenhum Videogame que não tenha mais nenhum exemplar funcionando, mas ok. Duvido que isso vá acontecer algum dia. Existe manutenção, troca de peças. Algumas que não são mais fabricadas podem ser substituídas por genéricos, mas aí é outra estória.

    ResponderExcluir
  5. Emuladores também são a saida para adolecentes de classe média que tem pais antiquados que não gostam de video-games e tem mais com o que gastar com o dinheiro que sobra, mas gostam de deixar os computadores atualizados, mesmo não entendendo nada sobre eles (TALVEZ esteja falando de mim!).

    ResponderExcluir
  6. Nem foi, Leornado. O que eu falei foi algo mais geral mesmo. Desculpe-me se ficou ofendido.

    Meu pai mesmo é difícil pra entender essas coisas. Nunca me permitiu comprar CD's de PS2 originais, dizendo que era disperdício de dinheiro. Só de NDS/GBA/GBC. Mas depois que ele descobriu o R4, comprou um pra mim e acabou a festa de poder comprar joguinhos originais.

    ResponderExcluir
  7. Nameless, NUNCA vão deixar de relembrar os jogos. A Nintendo, não, você sabe que ela não faz isso; Pra relembrar Super Mario World, por exemplo, o relançaram e remodelaram de várias formas. O sistema Virtual Console não é pouca coisa. É o acesso de hoje em dia que temos com os jogos do passado, e esse acesso não vai parar de ser feito. Ainda veremos muitas versões originais e oficiais de Super Mario Bros. disponíveis nos sistemas da próxima geração, por isso não me preocupo com o tratamento clássico; a Nintendo não é a Sega, eles SABEM administrar seus personagens e séries da maneira mais old-school possível.

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem .Morello não me ofendi, só estava explicando o meu caso (e tambem gosto de comentar :) ).Não gosto muito de emular quando não há nessecidade. Um exemplo: Nunca me interessei por Zelda (hoje estou viciado), mas recentemente lí um artigo sobre ele e quis jogar, então baixei a rom do A Link to the Past e joguei até fechar. No fim de semana seguinte corri para a locadora e aluguei a fita e gostei no minimo 125% mais do que no computador.(Sim, sempre tive um Super Nintendo e nunca tinha jogado ALttP)

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito boa perguna do usuário. Texto muito legal Eduardo, mas acho que não está 100% amparado pela lei do software. Comentei no meu blog o seu post da uma checada: Http://geeklandinc.com

    Falou!

    ResponderExcluir
  10. concordo que emuladores são do bem pois tem muitas pessoas que não tem dinheiro para pagar coisas caricimas como jogos de ds mas gostam dos jogos.na minha opinião emuladores são a salvação para muita gente.(incluindo eu e o Leonardo)

    ResponderExcluir
  11. Cara,pensa bem,do nada,vem a polícia,revista seu computador,e olha se tem emulador e ROM,e se tiver,pede pra ver a fita/cd e o video-game,aí se não tiver eles apreendem seu computador e te prendem e falam assim: HA!Emulador e ROM no pc sem video-game nem fita!Vai em cana mermão!
    O_o
    O que vai acontecer contigo?
    Nada!

    ResponderExcluir
  12. "concordo que emuladores são do bem pois tem muitas pessoas que não tem dinheiro para pagar coisas caricimas como jogos de ds mas gostam dos jogos.na minha opinião emuladores são a salvação para muita gente.(incluindo eu e o Leonardo)"

    Não importa se é caro. Se deja obter tal produto, você tem que pegar por ele, independente de seu preço. Baixar a ROM é quase a mesma coisa que roubar um cartucho, no meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  13. Há um derto romântismo na opinião do Jardim, mas é completamente aceitável, hehehe!
    Não se esqueçam meus caros, esses jogos entram em domínio público em 50 anos após a data do lançamento.
    Vocês estão reclamando de apropriação indevida de ROMs por parte dos usuários (pelos desenvolvedores de emuladores, certamente isso não procede, pois nenhum emulador é distribuído com as ROMs pelos autores originais, ok?) mas não podemos esquecer que a própia Nintendo se baseou em emuladores já existentes para criar o virtual console, que NÃO foi construído do zero, isso só é possível graças à pesquisa de desenvolvedores de emuladores!
    Fora que, se você tiver um SMW original, você tem que comprá-lo novamente, pelo preço estipulado para jogar np VC. Vocês acham isso justo?

    ResponderExcluir
  14. "Vocês acham isso justo?"
    Acho.

    'Não se esqueçam meus caros, esses jogos entram em domínio público em 50 anos após a data do lançamento.
    "

    Agora me diga um jogo (não uma série) que tenha 50 anos e tenha a ROM na Internet.

    "mas não podemos esquecer que a própia Nintendo se baseou em emuladores já existentes para criar o virtual console, que NÃO foi construído do zero, isso só é possível graças à pesquisa de desenvolvedores de emuladores!"

    Cara, não confunda as coisas. O Virtual Console é original e tem o mesmo valor de um cartucho. Não é a mesma coisa que baixar a ROM na Internet.

    O fato de a própria Nintendo usar emuladores para CRIAR jogos não muda nada. Os jogos são deles, afinal. Eles são donos dos direitos autorais do jogo, com certeza podem fazer o que quiser com os jogos. E além do mais, eles fazem isso para DESENVOLVIMENTO DE JOGOS, não pra pegar um jogo de graça na Internet com a desculpa de ser caro.

    ResponderExcluir
  15. " Eu:"Vocês acham isso justo?"
    Morello:Acho."

    Problema seu se você quer pagar duas vezes pela mesma coisa. Você está olhando apenas para os direitos da empresa e se esqueçendo dos seus...
    Você já pagou o leitinho das crianças dos produtores, desenvolvedores, etc.
    O que eles querem mais?
    Sua alma?
    Deveria haver algum jeito de comprovar que vc tem o cartucho original e falar "me libera o download do SMW agora..."
    Já que isso não é possível, me diz que diferença faz se vc baixar um emulador de SNES para Wii e rodar seu SMW, cujo cartucho vc possiu (talvez seu VG está estragado e não dê para jogar, etc) nele?


    "Eu: 'Não se esqueçam meus caros, esses jogos entram em domínio público em 50 anos após a data do lançamento.
    Morello: Agora me diga um jogo (não uma série) que tenha 50 anos e tenha a ROM na Internet."

    Você está forçando a barra. O que eu quis dizer é que um dia tudo entrará em dominio publico.
    Mas pela internet você achará MUITA rom em domínio público, geralmente doada pela produra (como as roms para fliperama que podem ser baixadas no site oficial do MAME - http://mamedev.org/roms/ - sim, são todas oficiais)
    ou criada por fãns do hardware, ex.: voce quer muito criar um jogo para nintendinho e disponibiliza a ROM que vc criou gratuitamente. Não há nenhum problema em baixá-la e usar!
    Aqui um bom site para você baixar jogos em dominio publico criadas por fãs( também conhecidas como homebrews) : http://www.pdroms.de/news/

    " Eu: [...] mas não podemos esquecer que a própia Nintendo se baseou em emuladores já existentes para criar o virtual console, que NÃO foi construído do zero, isso só é possível graças à pesquisa de desenvolvedores de emuladores!
    Morello:Cara, não confunda as coisas. O Virtual Console é original e tem o mesmo valor de um cartucho. Não é a mesma coisa que baixar a ROM na Internet."

    Eu não estou confundindo nada. O virtual console não passa de um emulador com fins lucrativos lançado pela empresa detentora dos direitos de Hardware e com licensa dos fabricantes de software. O Wii não consegue rodar diretamente. ele EMULA. Se emula, é porque muita gente já se atreveu a fuçar como seria possível emular NES, SNES, MD, N64... Em outros Hardwares. A Nintendo não precisou gastar em P&D para isso...
    Há muita bobagem dita por quem não tem conhecimento do assunto...
    As pessoas deveriam ter mais bom senso antes de postar coisas na web...

    ResponderExcluir
  16. Continuando...


    "Morello:O fato de a própria Nintendo usar emuladores para CRIAR jogos não muda nada. Os jogos são deles, afinal. Eles são donos dos direitos autorais do jogo, com certeza podem fazer o que quiser com os jogos. E além do mais, eles fazem isso para DESENVOLVIMENTO DE JOGOS, não pra pegar um jogo de graça na Internet com a desculpa de ser caro."

    Você está tendo uma visão limitada do assunto.
    1) Empresa nenhuma esta CRIANDO nada em servicos como o virtual console. Eles apenas estao apenas disponibilizando um dump identico da rom original dos cartuchos.
    2)Ao contrario de que muita gente pensa, não são só pessoas que querem jogos grátis que vão atrás de emuladores. Eu possuo um Wii original, jogos originais e tenho o emulador de Wii no meu notebook...
    Quando viajo, levo no carro meu Notebook, meu Wiimote original e meu nuchuck original, bem como um backup de um jogo original (geralmente Wii Sports que veio no videogame, ou Mario Galaxy, que VALE MUITO A PENA TE-LO ORIGINAL!, embora ainda este ainda esta um pouco lento no emulador, mas logo eles melhoram) e eu posso jogar Wii e me exercitar em qualquer lugar que eu tenha que ir...

    Você acha que eu estou sendo ilegal também?
    Eu paguei a Nintendo por tudo isso...
    Se emuladores fossem ilegais, porque sempre que uma empresa tenta colocar algum processo contra um produtor de emuladores ela perde e ainda tem que pagar por danos morais por coloca-los no tribunal?
    Não há o que fazer...
    Eles apenas nos permitem uma funcionalidade e flexibilidade maior para coisas que possuimos...
    Existe gente que faz uso indevido?
    Sim, ha...
    Mas seria o mesmo que processar quem criou a energia eletrica porque existem pessoas que fazem uso indevido e podem torturar ou matar alguem usando eletricidade!
    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  17. Ahh, mas assim, não há dispositivo legal que ampare essas 24 horas de testes. Ou seja, não existem. Os testes em software são distribuídos como Demo, Trial ou Shareware, aí sim amparados com o objetivo de experimentar antes de adiquirir.

    ResponderExcluir
  18. Sim. Essa história de 24 horas não faz sentido mesmo, hehe...
    É uma pena que esse tipo de mentira contribua para uma imagem errada sobre emuladores...

    ResponderExcluir
  19. Pra mim é o seguinte: Caso a pessoa ñ tenha condições de comprar o jogo, ou pq não vendem mais, ou por qualquer outro motivo e ela baixar a rom, aí sim né, porém, se o cara baixa a Rom e faz vendas ou qualquer tipo de comercio aí pra mim tá errado.

    ResponderExcluir
  20. R4 tambem é do mal? Eu paguei por ele para usar, veio com nota e tudo, mas é ilegal R4 tambem?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem