![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Jogos da Nintendo, especialmente de séries como Super Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda, normalmente são cheios de segredos, e isso é sempre um convite para os jogadores explorarem cada cantinho dos imersivos e espetaculares mundos criados pela Nintendo e suas parceiras. Os games Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 não são exceção à regra, e estão ambos repletos de truques e segredos prontos para serem descobertos pelos jogadores mais curiosos.
Um segredo que é bastante peculiar, no entanto, é a forma como os dois Super Mario Galaxy, recém-lançados para Nintendo Switch, mas originais de Nintendo Wii, lidam com os créditos finais, aquela tela na qual aparecem os nomes de todos os desenvolvedores que contribuíram para a criação dos games, os agradecimentos especiais, e coisas do tipo.
Por incrível que pareça, nos dois Super Mario Galaxy originais do Nintendo Wii, os créditos são carregados na memória RAM a todo o momento, mesmo que eles só precisem ser vistos no começo ou no fim do game, quando o jogador conclui sua aventura pelas muitas galáxias destes títulos. O pessoal do Supper Mario Broth faz uma sugestão bastante reconfortante pelo motivo pelo qual isso acontece: a Nintendo quis honrar os criadores destes games mantendo eles na memória a todo momento.
In the Super Mario Galaxy games, the staff credits text is always loaded into RAM despite not being needed until the ending. While horribly inefficient, this is inadvertently heartwarming as the games appear to honor their creators by keeping them in memory at all times.
— Supper Mario Broth (@mariobrothblog.bsky.social) 5 de outubro de 2025 às 13:56
[image or embed]
Em alguns posts posteriores, o Supper Mario Broth esclarece que a memória RAM utilizada pelos créditos de Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 sendo programados deste modo ocupam apenas 1/400 de toda a memória disponível, o que corresponde a um ou dois objetos. Em Super Mario Galaxy 2, o carregamento dos créditos adota uma abordagem mais eficiente, no entanto, os arquivos também são carregados a todo momento.
Trata-se de uma maneira realmente pouco eficiente de carregar os créditos de Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2, que acabam ficando carregados na memória o tempo inteiro de jogo, mesmo não sendo utilizados até que o jogador chegue ao final das aventuras. Até onde se saiba, esses são os únicos games Super Mario onde esse tipo de abordagem com os créditos finais acontece.
A coletânea Super Mario Galaxy + Super Mario Galaxy 2 está disponível para Nintendo Switch no Brasil em versão física e digital, completamente localizada para o português brasileiro; os games podem ser adquiridos separadamente na Nintendo eShop, e trazem uma série de melhorias, como melhor resolução de tela, modo de assistência, modo de trilha sonora, compatibilidade com brinquedos amiibo e controle por mouse no Nintendo Switch 2 (somente no modo cooperativo).
E você, leitor(a), já sabia que os créditos finais de Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 no Nintendo Wii ficavam carregados na memória RAM o tempo todo? O que acha dessa abordagem feita pela Nintendo nestes games? Comente!