Qual é a diferença entre os Yoshis coloridos de Super Mario World (SNES)?

Imagem: Reprodução/Nintendo

Uma das características mais inesquecíveis do launch-title de SNES Super Mario World, lançado em 1990, são os Yoshis coloridos. Não importa quanto tempo tenha passado, a "lenda dos Yoshis coloridos", narrada no manual de instruções brasileiro do game, ainda desperta certo entusiasmo nos corações dos fãs.

Assim como os Koopas, Switch Palaces (Palácios de Transformação) e os passarinhos acima da casa do Yoshi, também existem quatro cores distintas para as fiéis montarias dos superirmãos: verde, amarelo, vermelho e azul. E cada cor representa para o Yoshi uma característica diferente de gameplay — que você pode acompanhar com o Reino do Cogumelo nos próximos parágrafos.

Os poderes adquiridos pelos Yoshis através dos cascos de Koopa

Durante a invasão de Bowser e seus Koopalings nas terras selvagens de Super Mario WorldYoshis são capturados e trancafiados em ovos coloridos, cabendo a Mario Luigi resgatá-los. Mas não deixam barato: com várias habilidades diferentes, os Yoshis representam grande auxílio na luta contra os cascas-grossas.

Os Yoshis verdes adquirem superpoderes por tempo limitado sempre que mantêm dentro de sua boca um casco de Koopa nas cores vermelho, azul e amarelo, na seguinte lógica:

  • Se um Yoshi mantiver um casco verde em sua boca, apenas o cuspirá linearmente para frente, e o casco pode ricochetear normalmente pela fase.
  • Se um Yoshi mantiver um casco vermelho em sua boca, ganhará a habilidade de cuspir três bolas de fogo simultâneas. Este poder, embora impressionante, consome o casco no processo, o que pode deixar o Mario em maus lençóis caso precise golpear um bloco com um arremesso estratégico.
  • Se um Yoshi mantiver um casco amarelo em sua boca, ganhará a habilidade de proferir nuvens de areia (chamadas em inglês de sand cloud ou em japonês de sunakemuri 砂煙り ) toda vez que pousar no chão. O impacto é capaz de derrotar inimigos próximos à dupla.
  • Se um Yoshi mantiver um casco azul em sua boca, criará asas que o permitem voar, em uma forma conhecida como Winged Yoshi.

Quem são os Yoshis coloridos de Super Mario World e qual é a diferença entre suas cores?

Além dos Yoshis verdes com os quais estamos acostumados, Yoshis mais raros nas cores vermelho, amarelo e azul podem ser encontrados em fases específicas da Star Road; chocam de ovos ainda na forma Baby Yoshi (conhecida na época como Mini-Yoshis), e neste estado, precisam ser carregados pelo Mario e alimentados algumas vezes até atingir o tamanho adulto para serem montados.

Além dos Yoshis que já nascem com estas determinadas cores, Yoshis de qualquer outra cor podem ser permanentemente convertidos para a cor azul através das Yoshi's Wings Yosshī no Tsubasa (ヨッシーの翼), no Japão, ou Asas do Yoshi, no manual brasileiro da Gradiente —, um potenciador que só existe em três fases de Super Mario World:

  • Cheese Bridge Area
  • Valley of Bowser 2
  • Way Cool (Special Zone)

Por motivos óbvios, só é possível desfrutar dos benefícios das Yoshi's Wings enquanto se cavalga em um Yoshi. Ao tocá-las, a dupla é transportada para Coin Heaven, e o Yoshi muda para a cor azul, mantendo-a após o término da fase especial.

Imagem: Divulgação/Nintendo

As cores dos Yoshis tornam seus poderes independentes da cor do casco de Koopa que mantêm em suas bochechas. Yoshis vermelhos sempre cuspirão fogo, Yoshis azuis sempre alçarão voo e Yoshis amarelos sempre criarão nuvens de areia, independente da cor do casco.

Tudo ao mesmo tempo!

Conforme narramos no artigo "Qual é a diferença das cores dos Koopas em Super Mario World (SNES)?", sempre que um Koopa without a Shell, expulso de seu casco, conseguir retornar a um casco amarelo que estiver vazio, ele se tornará quase invencível, em uma forma conhecida como Flashing Shell (Nintendo Power #28, página 23) ou flashing kamikaze Koopa shell (Nintendo Power Advance #4, página 36).

Quando um Yoshi de qualquer cor abocanha um destes cascos cintilantes, terá as três habilidades diferentes de uma só vez. Isso significa que Mario terá a seu dispor um Yoshi dotado de asas, capaz de criar ondas de areia e de cuspir bolas de fogo ao abrir mão do casco. Impressionante, não? Não é à toa que, a partir de Super Mario World, o Yoshi veio para ficar!

Imagem: Reprodução/Nintendo via Gayme Over

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem