Entrevista: Supper Mario Broth revela suas origens e a receita de sua jornada pelos segredos mais obscuros dos games

Imagem: Reprodução/Supper Mario Broth • Arte: Ramucho99 (Melo)

Nosso convidado é um verdadeiro mestre das curiosidades e dos bastidores do universo de Super Mario — ninguém menos que a mente brilhante por trás do Supper Mario Broth, um site e uma conta famosa no X que viraram referência para qualquer fã de Mario que busca entender melhor o que está por trás de cada cogumelo, cada bloco e, claro, cada salto superespetacular do nosso encanador favorito.

Com seu olhar afiado e inigualável diligência, o criador do Supper Mario Broth tem compartilhado com o mundo curiosidades obscuras, segredos e esboços de desenvolvimento, falhas de programação, personagens abandonados, licenciaturas bizarras de merchandising e muitos outros bits que a maioria de nós sequer imaginaria. E hoje, ele vai nos contar mais sobre sua jornada como curador das curiosidades mais insanas do mundo dos encanadores extraordinários do Brooklyn.

Direto da Alemanha, terra dos curiosos quadrinhos Club Nintendo, o editor e administrador do Supper Mario Broth e de seus sites adjacentes concede, nos próximos parágrafos, a primeira entrevista internacional do Reino do Cogumelo! Here we go!


Olá, Supper! É um prazer gigantesco falar com você. Bem-vindo ao Reino do Cogumelo!

Muito obrigado! O prazer é todo meu! Sempre tive o mais profundo respeito por qualquer fansite dedicado que consegue se manter à tona no cenário moderno da internet dominado por sites de megaconglomerados e redes sociais, e o fato de seu site estar no ar desde 2007 é imensamente inspirador! Eu o vi pela primeira vez quando foi lançado e o visito regularmente desde então (com a ajuda da tradução automática). E que venham mais 17 anos!

E, no verdadeiro estilo Supper Mario Broth, aqui está um fato divertido sobre o nome do seu site. Então, se entendi corretamente, o nome oficial atual em português para Mushroom Kingdom é "Reino Cogumelo", enquanto "Reino do Cogumelo" é uma tradução mais antiga. Em alemão — minha língua nativa —, existe um tipo semelhante de nomenclatura antiga, que é "Schwammerlland" ("terra dos cogumelos" no dialeto bávaro), em oposição ao atual "Pilzkönigreich" ("Reino Cogumelo" no alemão padrão). Isso significa que a ideia original era fazer com que o Reino Cogumelo fosse inspirado na Baviera, o que, provavelmente, foi considerado muito específico e pouco atraente para um público mais amplo, tendo sido eventualmente alterado. Se não tivesse mudado, imagine, seria um Reino do Cogumelo à la Oktoberfest!

Uau! Começamos bem! Aliás, sendo autor de um dos blogs mais conhecidos sobre o mundo dos encanadores da Nintendo, o que foi que despertou a sua paixão por Super Mario?

Assim como Charles Martinet adora contar a história de como ele se tornou a voz de Mario ("Eu invadi a audição, eles estavam prestes a parar de filmar, e eu simplesmente comecei a falar como Mario explicando como fazer uma pizza e falei até a fita acabar"), eu também adoro contar a história de como eu tive a minha primeira experiência com Mario.

Quando eu tinha 4 anos, vi um console NES na casa de um parente, e essa foi a primeira vez em que vi um videogame. O jogo que estava rodando era Super Mario Bros., e Mario estava prestes a terminar o mundo 4-2. No começo, eu pensei que era algum tipo de desenho animado peculiar, mas quando meu parente me explicou que era ele quem fazia Mario se mover — que era ele quem decidia as ações do Mario —, a minha mente explodiu. Fiquei instantaneamente fascinado pelo conceito — um desenho animado que o espectador conseguia controlar? Isso é como entrar sozinho em um mundo fictício!

Mario então passou por dentro do cano de volta para a fase superior e continuou para o mundo 4-3, o nível atlético cheio de plataformas de cogumelos gigantes. Enquanto eu assistia Mario correr e pular, coletar moedas, bater em blocos, andar em plataformas móveis e pisotear inimigos, eu estava encantado, hipnotizado, cativado. Isso era diferente de tudo que eu já tinha visto e eu não tinha ideia de que algo assim era possível.

Eu ainda me lembro claramente de pensar, "essa é minha vida agora"... e enquanto muitas pessoas, ao refletir sobre o que queriam fazer aos 4 anos de idade, apenas dão risadas — afinal, quantos de nós  realmente conseguimos nos tornar astronautas? —, eu, milagrosamente, acabei estando certo. Esta tem sido a minha vida desde então, e sou incrivelmente grato a todos que me apoiaram e me permitiram fazer de Mario a minha vida. Só posso esperar que meu trabalho possa trazer alegria a todos que amam Mario, porque a alegria que sinto dele e de seus jogos é infinita e meu maior objetivo é compartilhá-la.

Fascinante! Confesso que fiquei ligeiramente emocionado. E como esse objetivo o levou exatamente à criação do Supper Mario Broth e seus sites relacionados, como o Small Mario Findings?

O Supper Mario Broth foi criado em 2012 quando fui abordado por um amigo que estava pensando em começar um blog no Tumblr que compartilhasse imagens engraçadas do Mario. Embora eu já estivesse coletando informações obscuras sobre Mario por um tempo, era apenas algo que eu compartilhava sempre que falava com amigos, e não algo que eu acreditava que teria qualquer tipo de audiência se eu começasse a publicá-lo. Eu concordei em participar como coautor e contribuir com conteúdo que, com sorte, seria engraçado puramente por ser obscuro e bizarro, ao invés de piadas ou memes reais feitos do zero com o intuito de serem engraçados (esse seria o tipo de conteúdo que o autor original forneceria).

Depois de 2 anos administrando o blog juntos, o interesse do autor original no projeto diminuiu e me foi dada a autoria exclusiva do blog. Anunciei que agora ele mudaria totalmente para conteúdo informativo e factual — já que essa é minha especialidade —, introduzi minha política de veracidade e removi o conteúdo de piadas dos dois anos anteriores (com a permissão do autor original). Mantivemos um relacionamento amigável de 2014 a 2024, no qual o autor original ocasionalmente me procurava e conversava sobre os desenvolvimentos do Mario, me apoiando bastante na direção que eu estava tomando para o site. Em julho de 2024, essa pessoa me explicou que gostaria de deixar Mario de lado completamente, tendo desenvolvido interesses totalmente separados, e assim, nos separamos, em termos amigáveis.

Nos anos seguintes desde que me tornei o único autor do blog original do Tumblr Supper Mario Broth em 2014, eu o expandi, iniciando um Twitter em 2016, um Patreon e o Small Mario Findings em 2018, e um Bluesky em 2024, além da presença em outros sites, como vídeos ocasionais do YouTube e, começando há apenas algumas semanas, transmissões ao vivo na Twitch! Isso se deve ao fato de eu acreditar que faz sentido dedicar cada subblog a tipos específicos de conteúdo mais adequados para essas plataformas. O Tumblr favorece GIFs animados ou conjuntos de muitas imagens com descrições longas, mas dificulta o engajamento com o público. O Twitter/Bluesky favorece imagens únicas com descrições curtas, mas facilita, para mim, responder a perguntas. O YouTube é para conteúdo de vídeo, e assim por diante. Espero que meus leitores possam encontrar o conteúdo que mais gostam ao olhar os diferentes blogs!

Como você escolhe o que compartilhar? Existe um processo de curadoria para garantir que as informações sejam interessantes para os fãs?

Basicamente, sempre que encontro algo que acredito que vale a pena compartilhar, primeiro tento avaliar qual porcentagem de fãs de Mario estaria interessada nisso, baseado puramente em ter publicado fatos sobre Mario por mais de uma década e usado a minha experiência sobre qual tipo de conteúdo obtém mais engajamento.

Se o fato é algo que acredito que seria atraente apenas para ávidos entusiastas (por exemplo, informações sobre um glitch que não seja particularmente útil para um jogador regular nem particularmente distinto visualmente, mas que mesmo assim seria de interesse para jogadores que desejam conhecer todos os glitches possíveis em um jogo específico), então ele vai para Small Mario Findings. Se eu acredito que tem um apelo maior por ser visualmente distinto ou bizarro o suficiente até mesmo para aqueles que não têm familiaridade com a fonte (por exemplo, você não precisa estar familiarizado com Super Mario Odyssey para apreciar um fato como "há 0,1953125% de chance de um OVNI pousar no nariz do Mario quando ele adormece"), então, eu publico no Tumblr principal do Supper Mario Broth ou no Twitter/Bluesky, dependendo do formato para o qual é mais adequado. Espero que minha experiência resulte na classificação correta da maior parte do conteúdo!

À luz de acontecimentos recentes, seus seguidores têm demonstrado apoio contínuo à manutenção do Supper Mario Broth e à sua rotina de criação de conteúdo. Você pode comentar um pouco sobre estes eventos?

Se me permitem resumir, eu costumava administrar o Supper Mario Broth em meio período enquanto cuidava de meus familiares deficientes, o último dos quais, minha mãe, faleceu em outubro. Depois disso, me deparei com a perspectiva de ter que desistir totalmente do blog, pois precisaria encontrar um emprego em tempo integral, e uma demonstração milagrosa de apoio dos meus incríveis leitores foi capaz de me salvar e me permitir continuar meu trabalho no Supper Mario Broth em tempo integral. Não posso dizer nada além do quão imensamente grato estou a cada leitor, a cada apoiador, a todos que compartilharam meu conteúdo e a todos que me enviaram mensagens com suas atenciosas palavras de condolências e encorajamento. Devo a vocês toda a minha vida. Ainda parece um sonho, mesmo agora. Só posso esperar poder deixar meus leitores orgulhosos com meu trabalho contínuo!

E quais são os seus planos para o Supper Mario Broth no futuro?

Mais conteúdo, mais tipos diferentes de conteúdo e projetos maiores! Atualmente, estou trabalhando no Supper Mario Broth Database, que será uma coleção categorizada de cada postagem já feita em todos os sites do Supper Mario Broth. No momento, você precisa seguir ou ler regularmente vários deles para acessar todo o meu conteúdo, e o acesso a trabalhos mais antigos é dificultado pelo fato de que nenhum dos sites em que posto tem um sistema de busca ou marcação completamente funcional, livre dos caprichos dos algoritmos desses respectivos sites. Para obter, por exemplo, uma coleção completa de cada postagem que fiz sobre, digamos, Super Mario Galaxy 2, seria necessário pesquisar em vários sites e, infelizmente, ainda não obteria todos os resultados. No entanto, tudo isso mudará com o Database, que colocará todas as postagens relacionadas a um tópico (como um jogo) em uma única página, finalmente transformando o Supper Mario Broth de um mero blog de curiosidades em um verdadeiro repositório de conhecimento. E isso é apenas o começo! Também já comecei a fazer transmissões ao vivo, trabalhar em conteúdo de vídeo e muito mais!

Promissor! E falando em curiosidades, qual foi a descoberta mais bizarra ou engraçada que você já fez explorando os jogos do Mario?

São muitas para contar e, sinceramente, sinto que destacar uma seria injusto com as outras; mas se eu tivesse que escolher apenas uma para representar todas as descobertas do Supper Mario Broth em geral, seria esta: Mario tem um único fio de cabelo grisalho em Super Mario Odyssey. Quando a primeira arte oficial do jogo foi lançada em 2017, passei muito tempo analisando-a (como faço com todas as artes oficiais do Mario) e encontrei o que parece ser um único fio de cabelo grisalho acima da orelha em uma das renderizações, visível apenas na maior ampliação. Até hoje, não se sabe se isso foi intencional ou algum tipo de descuido com a renderização, embora, é claro, o último seja muito mais provável.

Ao longo dos anos, este tem sido o meu exemplo e o de muitas outras pessoas sobre que tipo de descobertas bizarras podem ser feitas simplesmente prestando extrema, extrema atenção ao mundo do Mario.

Ah, e queremos saber: quais são seus jogos favoritos do Mario? E os menos favoritos?

Aqui está uma lista dos meus 10 jogos favoritos do Mario:


Perceba que Mario & Luigi: Brothership está em uma posição alta da lista — é a adição mais recente e meu jogo favorito dos últimos 7 anos. É meu dever recomendá-lo a todos que ainda não o jogaram! Quanto ao meu jogo menos favorito... receio não poder respondê-lo, porque adoro todos os jogos do Mario! Até jogos como Hotel Mario ou Mario's Early Years: Preschool Fun ainda têm muito valor para mim.

Compreensível! Você pode comentar um pouco sobre a webcomic Paper Luigi and The Marvelous Compass?

Paper Luigi and the Marvelous Compass é meu fan project de longa data, onde tento recontar a história das aventuras de Luigi no Waffle Kingdom, conforme narrada por ele mesmo em Paper Mario: The Thousand-Year Door, em forma de webcomic. Ela passou por muitas iterações e ainda mais hiatos, mas continua sempre ocupando uma parte da minha mente e estou feliz em anunciar que, em breve, ela retornará às atualizações regulares!

Aqueles que não estão familiarizados com a história em quadrinhos podem se perguntar por que ele contém tantos elementos ausentes da história original de Luigi — isso porque seu conto resume os eventos de cada etapa de sua jornada (o que seria um capítulo inteiro de um Paper Mario) em alguns parágrafos de texto. Na verdade, essa foi a inspiração para a criação do quadrinho: sua história me dá o "esqueleto" mais básico de um enredo para trabalhar, que eu preencho com meus próprios personagens, locais, subtramas e detalhes.

Se você estiver interessado em uma história em quadrinhos desenhada no estilo extremamente fiel de Paper Mario: The Thousand-Year Door, que apresente conteúdo obscuro como seria de se esperar de Supper Mario Broth e que se esforce para ter pelo menos um trocadilho em cada quadro (priorizando a maximização da proporção de trocadilhos), então talvez vá gostar de conferir o projeto!

E para finalizar, o que você recomendaria aos nossos leitores que estão passando por momentos difíceis e que frequentemente pensam em desistir?

Como alguém que lutou contra dificuldades e sentimentos de desespero durante toda a minha vida, a única coisa que sempre me ajudou foi lembrar que é sempre possível desistir depois.

Sempre que um desafio aparentemente intransponível surge diante de mim, eu penso: posso pelo menos tentar passar por isso e, se não der certo, desistirei disso mais tarde. Afinal, se você só pode desistir de uma coisa de cada vez, por que não esperar até o último momento possível para fazê-lo? E então, se eu falhar, penso: as coisas ainda poderiam ser piores do que isso, por que desistir agora quando eu poderia perseverar e adiar a desistência até que elas piorem ainda mais? E quase todas as vezes, as coisas eventualmente melhoram  e se não melhorarem, então "desistir" não se torna uma decisão, mas sim, o resultado natural da situação. O que estou tentando dizer é: por que desistir quando você pode simplesmente continuar e, se não houver outra maneira, isso nem será mais uma escolha. Enquanto você tiver a opção de desistir, você também terá a opção de continuar, e é isso que você deveria fazer.

Eu sei que os tipos comuns de respostas para isso são algo como "pense em seus entes queridos", "pense em seu futuro", "eu acredito em você", etc., mas tenho certeza — por mais verdadeiras que sejam todas elas — que todos nós já as ouvimos muitas vezes até agora. Decidi compartilhar um conselho que genuinamente vem do meu coração, mesmo que não se encaixe na forma padrão de tais mensagens. Espero que seja aceitável!

Imagem: Eduardo Jardim/Reino do Cogumelo 

OH, MY!!! Está aí um verdadeiro especialista em Super Mario! Tenho que aproveitar ao máximo esse momento! Vamos lá... eh, você já dirigiu um Cenourauto?

Muito obrigado, estou muito lisonjeado! Eu mesmo não dirijo carros, mas tenho um primo que está envolvido com Mario Kart: Rabbit Ear, o item do Mario Kart Arcade GP 2 e DX! Posso não aparecer mais em nenhum jogo do Mario depois de Super Mario Land 2, mas ele está dando continuidade ao meu legado ao fazer as pessoas desenvolverem orelhas de coelho por meio de uma conexão tênue entre coelhos e cenouras que só existe devido a uma paródia de filme em um desenho animado!

O quê que há, velhinho? D-digo... v-você está com fome? Gostaria de ver o cardápio? Qual é o seu prato favorito da Chef Zess T.? Eu pessoalmente recomendo Mushroom Broth.

Sendo uma cenoura, eu não como nada além de água, nutrientes do solo e luz do sol, mas isso me lembra de um fato sobre o Mushroom Broth! A intenção original desse item, como visto na versão japonesa de Paper Mario: The Thousand-Year Door, é ser kombucha! Kombucha é produzido pela fermentação de um fungo/levedura, e é feito em casa em muitos países orientais, incluindo o Japão, então, os jogadores nesses países reconheceriam um jarro com um cogumelo como sendo essa bebida. No entanto, no Ocidente, o kombucha é geralmente vendido engarrafado e sem o fungo, de modo que a referência não seria reconhecível e, portanto, o nome foi alterado para um "caldo"!

Se você tivesse um Timulator, consideraria voltar para 1994 para testemunhar 10.000 cartuchos falsificados de Game Boy sendo atropelados por um rolo compressor naquele aeroporto holandês? Ouvi dizer que Mario estava lá...

Embora esse certamente fosse um evento interessante de testemunhar, se eu pudesse voltar no tempo para conhecer o Mario, eu voltaria para a única vez em que ele abraçou um número recorde de pessoas na Austrália em 2010! Talvez ele pudesse me abraçar também!

Qual seria o seu Tattle?

Eu pedi ao Goombario que utilizasse o Tattle em mim e foi isso que ele disse:

"Esse é o Supper Mario Broth! Ele é uma cenoura que sabe muito sobre Mario! Mas não tanto quanto eu. Eu sou o maior fã do Mario!
Max HP: 1, Attack Power: 0, Defense Power: 0
Ele é um poeta, não um lutador. Ou... cientista, não um poeta. Você entendeu.
Pensando bem, o que ele está fazendo em uma batalha? Ele vai usar o Tattle... em mim? Isso é uma inversão da ordem natural! Vou dar o fora daqui!"

Você acha que todas essas perguntas longas poderiam fazer algum Bob-bomba explodir ao ler?

Na verdade, os Bob-bombas desenvolveram uma defesa contra seu medo de ler texto em placas, por meio da qual eles passaram a se comunicar de forma implacável. Entendeu... "implacável"? Espera aí, aonde é que você vai?

Não deixe entornar o caldo e acompanhe o Supper Mario Broth o quanto antes para acompanhar os maiores segredos e curiosidades da longa jornada dos superirmãos Mario!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem