![]() |
Imagem: Reprodução/Nintendo |
Lançado em 5 de junho de 2025 no mundo todo, o Nintendo Switch 2 também chegou ao Brasil com suas propostas de hardware mais sofisticadas que o Nintendo Switch, oferecendo maior poder gráfico e de processamento, recursos interessantes como o GameChat — que permite interação entre jogadores online via voz e vídeo com o uso de câmera e microfone acoplados no sistema — e o modo mouse dos controles Joy-Con 2.
O novo console da Nintendo logo se provou ser um sucesso de vendas no mundo todo, batendo recordes, e vendendo mais de 3.5 milhões de unidades em seus quatro primeiros dias no mercado; atualmente, já vendeu mais de 6 milhões de unidades mundialmente. Em mercados muito importantes como o Japão, os Estados Unidos e a Europa, o Nintendo Switch 2 se tornou um verdadeiro hit de vendas, alcançando e até mesmo superando as expectativas da Nintendo.
No Brasil, no entanto, não foram divulgados dados sobre as vendas iniciais do console desde que ele foi lançado em nosso país, mas especulava-se que seu desempenho estava sendo no mínimo satisfatório. Agora, porém, temos uma nova informação sobre o assunto que é bastante positiva, e veio de uma declaração dada por Bill van Zyll, vice-presidente da Nintendo para a América Latina, em entrevista ao site IGN Brasil durante o evento BGS 2025. O evento foi realizado de 9 a 12 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, e contou com um imponente estande da Nintendo.
Falando sobre a ausência dos jogos Pokémon Legends: Z-A e Metroid Prime 4: Beyond para teste no evento — algo que aconteceu devido a questões logísticas e regulatórias —, o executivo da Nintendo aproveitou para comentar sobre as vendas iniciais do Nintendo Switch 2 no Brasil; e, nas palavras dele, elas "superaram as expectativas". Ele nota que o mercado brasileiro está em franco crescimento, e que a Nintendo tem investido mais no nosso país. Nesta mesma entrevista, Bill relatou que a Nintendo está ampliando suas operações aqui no Brasil:
Certamente o número de pessoas e recursos envolvidos em apoiar os negócios no Brasil tem aumentado. Há mais foco no Brasil, porque, conforme [o mercado] cresce, há mais interesse.
Essas declarações do executivo implicam que a Nintendo deve estar bastante satisfeita com os investimentos que têm feito no mercado de games brasileiro, mostrando inclusive uma preocupação em localizar seus principais jogos do Nintendo Switch e Nintendo Switch 2 para que os jogadores tupiniquins tenham um motivo a mais para querer entrar de cabeça nas experiências incríveis proporcionadas pelos jogos da Nintendo.
E você, leitor(a), o que achou dessa declaração de Bill van Zyll? Esperava que as vendas iniciais do Nintendo Switch 2 no Brasil tivessem superado as expectativas da Nintendo? Comente!