Super Mario Bros. O Filme: o que esperar da sequência?

Super Mario Bros. O Filme 2
Imagem: Reino do Cogumelo • Reprodução/Nintendo/Universal Pictures

Em 10 de março de 2024, não coincidentemente o dia em que é celebrado o Dia do Mario, ou MAR10 Day, Chris Meledandri, o CEO da Illumination, anunciou junto a Shigeru Miyamoto que um novo filme do universo de Super Mario Bros. está, oficialmente, a caminho. Tendo em vista que a animação foi um estrondoso sucesso de audiência, arrecadando mais de US$ 1 bilhão e estabelecendo recordes de bilheteria para filmes de animação em vários países, uma sequência ou spin-off da aventura dos superirmãos Mario seria mais do que adequada.

Mas o que esperar do próximo filme? Por ora, ainda não temos uma confirmação direta da essência do projeto; em momento algum, o próximo filme foi chamado de "sequência" pelos seus anunciantes, o que pode deixar em aberto a sua verdadeira natureza. Seguimos, porém, algumas pontas soltas e possibilidades deixadas por Super Mario Bros. O Filme para definir o que podemos esperar do próximo longa-metragem da Illumination em íntima parceria com a Nintendo.

O retorno da equipe de Super Mario Bros. O Filme

Por enquanto, sabe-se que a sequência ou spin-off de Super Mario Bros. O Filme também será dirigida por Aaron Horvath e Michael Jelenic, e o vídeo de anúncio também lista o retorno de Matthew Fogel no roteiro. Partindo deste princípio, podemos esperar que a vibe do primeiro filme, com seu charme multicolorido e apelo retrô, seja perfeitamente replicada nessa nova aventura. Desnecessário dizer, tanto Chris Meledandri quanto Shigeru Miyamoto voltam a assentar-se nas cadeiras de produção.

Quanto aos atores e atrizes de voz original, podemos esperar pelo fiel retorno de uma boa parte do elenco contratado para o primeiro filme. Chris Pratt, em entrevista ao GamesRadar, comentou não poder divulgar absolutamente nada sobre o projeto, e se colocou à disposição para reprisar seu papel como Mario para os próximos filmes da Nintendo — e o fato de se mostrar obrigado a manter a confidencialidade do projeto comprova seu envolvimento nele.

Jack Black, o intérprete de Bowser, foi um dos papéis de maior destaque dentro e fora do filme, tornando-se um grande favorito dos fãs com suas performances monstruosas. Portanto, Jack, que ganhou recentemente o prêmio de "melhor vilão" da Kids' Choice Awards, da Nickelodeon, seria um retorno indispensável.

A chegada do Yoshi


A cena pós-créditos de Super Mario Bros. O Filme dá grande evidência a um ovo de Yoshi, originalmente planejado como um presente de casamento para Bowser e a princesa Peach. O ovo começa a se chocar e, quando a tela fica preta, é possível escutar a voz do dinossaurinho mais famoso dos games: "Yoshi"! O famoso áudio de Kazumi Totaka como Yoshi, infelizmente, não foi suficiente para que ele fosse creditado no filme.

Os Yoshis apareceram muito brevemente em Super Mario Bros. O Filme. Para quem não percebeu, durante a manhã na qual Mario, Toad e a princesa Peach partem em direção ao Reino da Selva, a Ilha Yoshi (Yoshi's Island) é uma das principais localizações pelas quais atravessam — junto à Waterfall Area (inspirada pelos mundos 2-3 e 7-3 de Super Mario Bros., 1985), Desert Area (baseada em Sand Kingdom, de Super Mario Odyssey) e High Cliffs (inspirados nas Rock-Candy Mines de New Super Mario Bros. U).

Ilha Yoshi em Super Mario Bros. O Filme • Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures

Presume-se, então, que o Yoshi principal — aquele que se destaca em meio à sua espécie, assim como acontece ao Toad, e é visto regularmente como uma opção selecionável em jogos de esporte — terá certo destaque no próximo filme do Super Mario, o que pode nos levar a crer em (ou sonhar com) uma grande influência do clássico de SNES Super Mario World na história do longa-metragem.

O retorno ao Brooklyn?

O mesmo gancho supracitado de Super Mario Bros. O Filme também corrobora para que a travessia entre o Reino Cogumelo e o "mundo real", ou seja, o Brooklyn, aconteça de novo no próximo longa-metragem animado. Isso porque o ovo de Yoshi na cena pós-créditos aparece nos esgotos do Brooklyn.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures

Isso pode significar que, por conta do Yoshi, os irmãos Mario poderão retornar à cidade de Nova Iorque, que no filme é administrada por Pauline, dando à prefeita uma chance maior de se destacar; afinal, a personagem, que tem muitos fãs nos videogames, só aparece no filme durante uma reportagem na TV sobre o grande vazamento no Brooklyn e no plano de fundo de um dos cartazes promocionais.

Voltando ao Brooklyn, a carismática e extensa família dos irmãos Mario apresentada no primeiro filme — que consiste de Papa Mario, Mama Mario, tia Marie, os tios Tony e Arthur, além do vovô e da sobrinha —, também poderão ter uma nova chance de brilhar.

Bônus: princesa Daisy, Rosalina, Wario ou Waluigi?

Ainda não se sabe exatamente qual história da vasta biblioteca de jogos do encanador bigodudo da Nintendo os produtores pretendem adaptar para as telonas do cinema na sequência/spin-off de Super Mario Bros. O Filme; portanto, a presença de personagens que não couberam no primeiro filme, como Wario, Waluigi, Rosalina e princesa Daisy, ainda permanece uma incógnita.

Nos games, Wario e Waluigi eram dublados por Charles Martinet antes de sua aposentadoria e de sua coroação como "Mario Ambassador", o que, na sequência/spin-off, representaria para os fãs mais uma faísca de esperança de vê-lo assumir a voz de um dos personagens principais — especialmente depois de ter sido substituído por Chris Pratt e Charlie Day.

Quanto a outros personagens, a princesa Daisy também tem grande propensão de aparecer, pois já havia sido cogitada para Super Mario Bros. O Filme — conforme revelam algumas artes conceituais —, e isso daria aos jogadores uma chance de revisitar Sarasaland depois de 35 anos, já que o território de sua jurisdição, surgido em Super Mario Land, de 1989, nunca mais retornou de forma oficial. A presença de Rosalina daria à sequência/spin-off um ar encantador de Super Mario Galaxy e partiria, potencialmente, da Lumalee que aparece no primeiro filme. Só nos resta, porém, esperar para ver o que exatamente os produtores e roteiristas deverão adaptar.

Ainda sem um título oficial, a sequência ou spin-off de Super Mario Bros. O Filme já tem previsão de estreia: dia 3 de abril de 2026 nos Estados Unidos e dia 24 de abril de 2026 no Japão. Continue ligado no Reino do Cogumelo para maiores novidades e, enquanto isso, leia a nossa crítica!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem