Illumination confirma o nome do filme do Mario em site oficial


O adiamento do filme de animação do Mario da Illumination para o segundo trimestre de 2023 parece ter automaticamente prorrogado informações de marketing sobre o filme. Por enquanto, há pouquíssimo investimento em divulgação além do elenco de atuação, alguns membros da equipe de produção e um cartaz contendo um bloco ?, tão misterioso quanto o projeto em si.

Para se ter uma noção da natureza confidencial do projeto de cinema da Nintendo, o longa-metragem ainda não recebeu sequer um nome oficial — a imprensa e os portais agregadores se limitam a se referir ao projeto como o "filme sem título sobre o Super Mario" — mas este fato pode estar prestes a mudar.

Qual é o nome do filme?

Mesmo com o avanço do tempo, ainda não se sabe muita coisa sobre o projeto da Illumination — e descobrir o nome oficial do filme tem sido uma verdadeira (superstar?) saga.

Já em fevereiro de 2022, foi descoberto, num catálogo da fabricante americana de brinquedos Jakks Pacific, que o filme poderia se chamar Super Mario Movie. A lista promete bonecos de Mario, Luigi, Toad e princesa Peach com 12.1 centímetros de altura inspirados pelo filme — e a marca à qual eram atrelados foi descrita como "Super Mario Movie".

A informação mais recente, de maio deste ano, indica que o nome do filme, na verdade, pode ser "Super Mario Bros." Em retrospecto, quem se referiu ao filme usando este título foi o próprio Shigeru Miyamoto, ninguém menos que o criador dos irmãos Mario e o coprodutor do longa de animação, quando abordou, no Twitter oficial da Nintendo of America, o adiamento da estreia global do filme para o segundo trimestre de 2023. De forma simultânea, Chris Meledrandri, da Illumination, também se referiu ao projeto como "Super Mario Bros." através do perfil do estúdio no Twitter.

No mesmo mês, a rede de cinemas Event, da Austrália e Nova Zelândia, alterou o nome do filme em seu catálogo, previamente chamado apenas de "Mario", para "Super Mario Bros.", dando força à especulação sobre o nome final do filme. Evidências ainda mais recentes para este nome vieram da fabricante Mattel, que será responsável por desenvolver um baralho de UNO baseado no filme e também se referiu ao projeto no catálogo como "Super Mario Bros. movie".

Super Mario Bros.

Agora, é quase certo de que, pelo menos lá fora, o filme se chamará Super Mario Bros. Isso porque a informação vem do próprio site da Illumination Mac Guff, ou Illumination Studios Paris, subsidiária situada na França que assina a criação de franquias como Pets - A Vida Secreta dos Bichos e Meu Malvado Favorito.

O filme é chamado desta forma na seção de "Portfolio" do site da Illumination, mas ainda assim não é oficial. Afinal, está escrito sem o ponto abreviativo que é comumente utilizado para reduzir a palavra "brothers" — um detalhe aparentemente bobo mas que, juridicamente, enfraquece a verossimilhança da informação. Por isso, ainda aguardamos por um anúncio oficial — que, provavelmente, virá junto ao primeiro teaser trailer.

Se o filme realmente for chamado de Super Mario Bros., terá exatamente o mesmo nome da controversa adaptação em live-action de 1993 estrelada por Bob Hoskins e John Leguizamo. E nesse caso, atropelaria a ligação do título ao longa-metragem, viabilizando seu esquecimento na Sétima Arte e, principalmente, na crítica.

No Brasil, o nome pega bem: todos os desenhos do Mario produzidos pela DiC durante a transição dos anos 80 e 90, como The Super Mario Bros. Super Show! e The Adventures of Super Mario Bros. 3, eram simplificados na dublagem como "Super Mario Bros."

Charles Martinet comenta sobre o filme do Mario

Charles Martinet, o lendário dublador californiano responsável pelas vozes de Mario, Luigi, Wario, Waluigi e vários outros personagens da franquia da Nintendo, comentou ao The Digital Fix sobre o vindouro filme de animação do Mario produzido pelos estúdios Illumination, da Universal Studios.

Quando Chris Pratt foi anunciado como a voz oficial do Mario, a comunidade nintendista teve suas opiniões divididas. Enquanto alguns ficaram empolgados com o envolvimento da superestrela carimbada das franquias de cinema Jurassic World e Guardiões da Galáxia, outros, por outro lado, consideraram a escolha de substituir Martinet no longa-metragem do encanador como uma ofensa.

Já a outra metade dos irmãos Mario, o resignado reserva Luigi, será interpretado pelo ator, roteirista, diretor e produtor nova-iorquino Charlie Day, conhecido por seu papel na série de TV It's Always Sunny in Philadelphia, do canal FX.

Mesmo assim, Charles não ficou decepcionado, tampouco foi descartado do projeto: sua presença foi confirmada como um membro ativo do elenco de vozes e ele deverá fazer "aparições especiais" ao longo do filme. Pouco se sabe sobre a verdadeira natureza de tais aparições — mas o próprio dublador decidiu abrir o jogo e comentar as suas opiniões a respeito da animação:

Estou animado com o filme, acho que vai ser muito divertido. Sabe, quando você é um artista e é chamado para brincar no parquinho, é sempre magnífico e inesquecivelmente maravilhoso.

Embora vários veículos de informação têm se referido ao filme do Mario como o "grande ingresso de Charles Martinet no cinema", é importante lembrar que o artista de 67 anos já é um veterano do teatro: atuou em mais de setenta e cinco peças e mais de quinhentos vídeos corporativos para empresas como Apple e IBM. E entre vários outros papéis, interpretou o dinossauro Arnie em Nove Meses (1995) e o pai do personagem de Michael Douglas em Vidas em Jogo (1997).

Ainda sem um título oficial, o filme do Mario, que pode ser chamado de "Super Mario Movie" ou "Super Mario Bros." é dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic (Os Jovens Titãs em Ação) com roteiro de Matthew Fogel (Minions 2: A Origem de Gru). Segundo Chris Meledandri, da Illumination, desenvolver um filme do Mario é "uma tarefa ambiciosa" devido ao desafio de adicionar profundidade aos personagens durante uma estrutura de três atos e abraçar, simultaneamente, várias gerações de fãs.

O elenco conta com Chris Pratt (Uma Aventura Lego) como Mario, Anya Taylor-Joy (Playmobil - O Filme) como princesa Peach, Charlie Day (Universidade Monstros) como Luigi, Jack Black (Kung Fu Panda) como Bowser, Keegan-Michael Key (Toy Story 4) como Toad, Seth Rogen (O Rei Leão) como Donkey Kong, Fred Armisen (Os Smurfs) como Cranky Kong, Kevin Michael Richardson (Lilo & Stitch) como Kamek, Sebastian Maniscalco (O Que Será de Nozes 2) como Spike e Charles Martinet fazendo participações especiais.

O filme tem lançamento programado para o dia 7 de abril de 2023 nos Estados Unidos e 28 de abril de 2023 no Japão. Outras regiões do mundo ainda não têm data específica, mas a estreia também é prometida para o segundo trimestre de 2023. Cerca de 45 dias após o lançamento, o filme poderá ser transmitido pelo serviço de streaming americano Peacock.

Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem