Conheça o irmão do Bowser, personagem esquecido pela Nintendo


Pauta sugerida por Misakii através do Tweet fixado do Reino do Cogumelo. Se tem algo ao qual a série Mario dá muito valor é a fraternidade. A começar pelos irmãos Mario, os gêmeos mais famosos da indústria dos videogames que desde 1983 têm conquistado um lugar todo especial nas memórias afetivas dos jogadores de todo o mundo.

Também temos na biblioteca de personagens os irmãos Martelo, os irmãos Bumerangue, os irmãos Fogo, os mestres ferreiros Hammerhead Bros. de Mario & Luigi: Superstar Saga, as Shadow Sirens de Paper Mario: The Thousand-Year Door, as Three Sisters de Luigi's Mansion: Dark Moon — e por aí vai.

Mas o que pouca gente sabe é que o principal antagonista da série, Bowser, também tem um irmão perdido, do qual provavelmente todo mundo já se esqueceu.

O misterioso irmão do Bowser

O irmão de Bowser, também conhecido como Fake Bowser (Blue) ou "Bowser azul", é um personagem idêntico ao rei dos Koopas que dá as caras na versão de Super Mario Bros.: The Lost Levels para o Family Computer Disk System. Você pode encontrá-lo antes da luta com o próprio Bowser no mundo 8-4, onde ele ataca com os típicos arremessos de martelo e bolas de fogo — que parecem ser um traço de família. Ele pode ser confrontado novamente no mundo 9-3, mas aqui, ele já não utiliza mais as chamas como estratégia de batalha.

Na coletânea de 1993 Super Mario All-Stars, ele retorna na versão 16 bits de seu jogo de estreia, mas num esquema de cores idêntico ao de Bowser. Porém, há uma paleta de cores não utilizada que mostra que ele deveria ter pele azul e cabelo cor-de-rosa.

Irmão ou Bowser falso?

A identidade do irmão do Bowser sofreu muitas variações ao longo dos materiais oficiais que servem de base para a enciclopédia. A princípio, ele deveria ser só mais um dos Bowsers falsos posicionados ao fim de cada castelo, mas há uma grande diferença: derrotar o chefão com as bolas de fogo do Mario não o revela como um dos capangas de Bowser — algo que acontece a todos os outros fake Bowsers do jogo.

O manual de instruções japonês de Super Mario Bros.: The Lost Levels se refere a ele como "o primeiro Bowser falso/azul" do jogo, sem implicar uma relação mais profunda. Já alguns perfis de personagens lançados na década de 90 o têm como o "primeiro" ou "mais novo" irmão do Bowser:

Super Mario Complete Encyclopedia, pgs. 144-145 (scan de Mister Wu)

Na página 89 do livro Super Mario Zen Hyakka (「スーパーマリオ大図鑑」, ou "Super Mario Complete Encyclopedia"), o irmão de Bowser é considerado como um membro da Ō-zoku (「王族」, ou "tribo do rei"), o que implica que ele faz parte da família real de Bowser e atua numa posição de liderança em seu exército junto aos Koopalings.

Este Bowser azul também é descrito como sendo irmão gêmeo do Bowser original tanto no guia de estratégias de Super Mario All-Stars publicado na revista Nintendo Power como no guia de Super Mario Bros. Deluxe publicado pela Prima Games.

Porém, sua identidade ainda permanece confusa. Apesar de ser nitidamente diferente de um fake Bowser comum, ao mesmo tempo, ainda é considerado desta forma em algumas fontes — como na dica "A Bowser's Impostor?!" de Super Smash Bros. for Wii U.

Tudo azul?

Muitas vezes, as skins variantes de Bowser na coloração azul são consideradas como uma referência ao conceito de seu irmão em The Lost Levels. O Bowser azul pode ser selecionado nos clássicos de Nintendo 64 Mario Golf e Mario Tennis, além de ser a oitava opção visual em Super Smash Bros. for Nintendo 3DS/Wii U e Super Smash Bros. Ultimate.

Uma curiosidade interessante é que, devido à sua coloração, o Bowser azul acaba sendo mais próximo da arte desenhada por Shigeru Miyamoto para promover Super Mario Bros. nos anos 80.

Oh, Brother!

Hoje, o que temos de veredito oficial é a informação publicada no livro Super Mario Bros. Encyclopedia: The Official Guide to the First 30 Years, lançado no aniversário de 30 anos da primeira aventura do encanador nos tempos de Nintendinho. Aqui, a mais recente (logo, vigente) interpretação é que o Bowser azul é diferente dos outros fake Bowsers, mas, ao mesmo tempo, sua identidade é completamente desconhecida. Em tradução livre:

O misterioso Bowser azul! No mundo 8-4, pouco antes de enfrentar Bowser, um Bowser de corpo azul deve ser combatido. Ele tem as mesmas habilidades que Bowser, mas sua verdadeira identidade é desconhecida. Ele também aparece nos mundos 9-3 e D-4.

E você, querido(a) leitor(a)? Já tinha ouvido falar sobre o enigmático irmão do Bowser? Acha que o Bowser azul tem potencial para voltar à ativa e estrelar os próximos jogos do Mario como uma versão alternativa do rei dos Koopas? Comente!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem