Top 5: Intérpretes live-action oficiais do Super Mario

Ativo na indústria desde o longínquo ano de 1981, o encanador extraordinário que dá nome à central Mario Brothers Plumbing é conhecido por suas muitas facetas. Dos berrantes e pontiagudos pixels aos mais aprimorados e luzidios polígonos de nossa era, Mario acompanhou a evolução do entretenimento e suas aventuras expandiram-se a um nível tão notável quanto seu cultivo de pêlos faciais — com filmes, programas live-action, desenhos animados, livros infantis e graphic novels. Com o passar das décadas, o estereotípico ítalo-americano de 1,55 m já foi encarnado por vários profissionais das artes cênicas; atores que se esforçaram para replicar os jeitos e trejeitos do mascote da Nintendo. Confira.

5. Bob Hoskins

Bob Hoskins pode ter estrelado em longa-metragens de sucesso, mas, para seu próprio infortúnio, uma de suas maiores marcas na indústria cinematográfica foi deixada por um par de Thwomp Stompers: o filme Super Mario Bros., de 1993. Para alguns, a primeira adaptação de video games da história da Sétima Arte foi apenas uma labiríntica canalização de momentos ruins, enquanto outros ainda cultivam motivos para assistí-lo; para o britânico Bob Hoskins, a produção dos irresolutos diretores Annabel Jankel e Rocky Morton não passou de um terrível pesadelo. Estaria Antasma por trás de tal façanha? Fato é que, querendo ou não, Hoskins, agora aposentado, refletiu com perfeição a visão americana sobre o produto da Nintendo.

4. Gorō Inagaki

Você pode não saber, mas durante o reinado do GameCube um célebre músico japonês já vestiu a camisa (e o emblemático macacão) do ex-carpinteiro da Nintendo. O artista em questão é Gorō Inagaki (稲垣 吾郎), agora com 39 anos, uma das insígnias do gênero J-Pop e integrante da banda SMAP. Acostumado com a carreira cênica em novelas, programas de TV, seriados e filmes (como a adaptação cinematográfica de Parasite Eve em 1997 e Kamen Rider G, de 2009), Gorō deixou de lado a polêmica de seu envolvimento com tráfico de influência e brilhou nos comerciais "Hot Mario" em 2003 para promover o título Mario Kart: Double Dash!!. E não é que ele ficou muito bom no papel?

3. Takashi Okamura

Ferramenta principal do renascimento dos comerciais "Hot Mario" no Japão (agora conhecido como "Hot Mario Bros."), o comediante Takashi Okamura ((岡村 隆史), atualmente com 43 anos de idade, assumiu entre 2005 e 2006 o nariz postiço de Gorō Inagaki ao lado de seu parceiro de comédia, Hiroyuki Yabe, que interpretara o expressivo Luigi com níveis Mega de afoito e desenvoltura. A dupla de integrantes do humorístico televisivo nipônico Ninety-Nine parecia perfeita para a personificação dos Irmãos Mario, e comerciais como o de Mario Kart DS reiniciaram o costumeiro humor da franquia Mario como um impávido Rocket Start.

2. Penélope Cruz

Apesar de toda a sua delicadeza e elegância, a altamente renomada atriz e modelo espanhola Penélope Cruz Sánchez não fez feio na pele de um funcionário de manutenção de encanamentos de classe operária, com um conjunto de sotaque, figurino e personificação que supera, e em muito, a encarnação hollywoodiana de Bob Hoskins. Interpretando a si mesma no divertido comercial europeu da aventura moderna New Super Mario Bros. 2, Penélope se viu obrigada a abandonar a pinta de princesa e assumir o papel de Mario após perder uma aposta com sua irmã mais nova, Mônica Cruz. Quem sabe esta não foi a materialização de uma doce vingança de Mônica sobre sua hermana por ter sido apenas sua dublê em Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas? Assim como o carrossel de Big Boo em Super Mario 64, o mundo dá voltas!

1. Lou Albano

Falecido em 2009, o bem sucedido lutador de wrestling profissional Louis Vincent "Captain Lou" Albano gerava delírio aos fãs de luta livre como parte do "Triunvirato do Terror". Em 1989, passou a conquistar uma nova geração como o protagonista do programa The Super Mario Bros. Super Show!, no qual interpretava Mario no segmento live-action e também o dublava nos desenhos animados anexos à produção. Assim como o encanador extraordinário, Albano nasceu na Itália, mas se mudou para os Estados Unidos ainda em sua versão Baby. Em conjunto com Danny Wells, o Luigi, jamais houve uma representação tão divertida e inocente dos obscuros anos em que os irmãos trabalharam na agência Mario Brothers Plumbing; a essência glutônica, indiscreta e galhofeira difundida pelo Super Show! de Lou Albano ainda é conservada pela franquia e seus carismáticos personagens. Do the Mario!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

  1. Lou albano mereceu, clássico, quem já assistiu sabe do que eu tô falando

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem