A história narrativa do Mario no Brasil: conheça as vezes em que o encanador já visitou nossa pátria antes dos Jogos Olímpicos 2016

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Quando os primeiros t√≠tulos da s√©rie Mario & Sonic at the Olympic Games foram lan√ßados, o interesse geral dos f√£s de ambas as franquias foi despertado pelo elemento crossover. Tendo in√≠cio no Wii e DS em meados de 2007 quando a Sega adquiriu uma licen√ßa para produzir games baseados nos Jogos Ol√≠mpicos e a Nintendo aprovou o uso de seus personagens para o projeto devido √† atmosfera competitiva, parecia que, finalmente, a fam√≠lia do encanador extraordin√°rio e a trupe de criaturas fant√°sticas ficariam cara a cara para dar um fim √†s suas √°cidas intrigas dos anos '90 de uma vez por todas. Divertida, a s√©rie foi bem recebida pela m√≠dia e se tornou um reflexo de v√°rias Olimp√≠adas, de ver√£o a inverno, a partir de ent√£o. A estadia dos nossos her√≥is eletr√īnicos de inf√Ęncia aqui no Mundo Real come√ßou em Pequim (2008) e arrastou-se para Vancouver (2010), Londres (2012), Sochi (2013) e, finalmente, no Rio de Janeiro, agora, em 2016.

Os Jogos Ol√≠mpicos Rio 2016 fizeram com que os personagens de Mario e Sonic deixassem sua extensa luta contra g√™nios malignos e drag√Ķes megaloman√≠acos para nos agraciar com sua t√£o especial visita em solo tupiniquim. Um feito in√©dito na hist√≥ria de Super Mario, certo?!

Errado! Fato √© que o Brasil n√£o √© terreno desconhecido para os encanadores aventureiros da s√©rie Mario extensa. Eles j√° vieram para c√° em jogos mais antigos e obscuros e, por que n√£o, em m√≠dias alternativas como nos desenhos animados do come√ßo dos anos '90. Vamos revisitar estes momentos — alguns nem t√£o gloriosos assim — numa breve retrospectiva.

Mas que nada!

Muito antes de hospedar as Olimp√≠adas, o Rio de Janeiro j√° foi vitimado por Bowser e seus Koopa Troopas em meados de 1993. O evento aconteceu em Mario is Missing!, um jogo eletr√īnico educativo desenvolvido pela The Software Toolworks (Mindscape) para MS-DOS, SNES, NES e MAC. Na hist√≥ria, a grande majestade dos Koopas decide p√īr em pr√°tica um plano nada convencional: inundar o planeta usando secadores de cabelo saqueados de uma empresa chamada Hafta Havit Mail-Order para derreter os polos da Terra. N√£o pondere muito a respeito do enredo; de longe, n√£o foi a parceria mais brilhante j√° acordada pela Nintendo! Para tanto, Bowser, instalado no cora√ß√£o da frigida Ant√°rtida, faz com que seus pe√Ķes trafeguem pelo seu poderoso Passcode Operated Remote Transport and Larceny System ("sistema de transporte e furto remotamente operado por senha", ou P.O.R.T.A.L.S.), capaz de abrir portais de teletransporte entre importantes pontos tur√≠sticos do Mundo Real. A quinta porta da Am√©rica do Sul na vers√£o para PC e uma das entradas do terceiro andar na vers√£o para SNES nos levam a uma vers√£o nem t√£o maravilhosa da cidade do Rio de Janeiro.


Perdido no Rio de Janeiro? Esse mapa pode te ajudar!
Assim como em todas as cidades que apareceram no game, Luigi tinha de retomar valiosos artefatos do Rio de Janeiro que haviam sido roubados pelos asseclas de Bowser. Que tipo de artefatos os pequenos monstrinhos poderiam carregar em seus bra√ßos, voc√™ pergunta? Nada mais, nada menos que a est√°tua do Cristo Redentor, a praia de Copacabana e a montanha do P√£o de A√ß√ļcar. Como seria poss√≠vel andar por a√≠ com um monumento de 700 toneladas? Como afanar uma praia inteira de 4.5 quil√īmetros, segundo o panfleto de informa√ß√Ķes obtido dentro do pr√≥prio jogo? Em Mario is Missing!, n√£o cabe a n√≥s questionar — apenas respirar fundo e continuar na tentativa de completar as mais bizarras tarefas da hist√≥ria dos video games!

Ao ser transportado para uma cidade, voc√™ nunca sabe de cara onde est√°. √Č sempre uma viagem √†s escuras, muitas vezes s√≥ de ida, que testar√° seus conhecimentos em hist√≥ria e geografia para que voc√™ possa determinar sua localiza√ß√£o precisa. Receber dicas dos transeuntes √© uma das principais formas de se conseguir informa√ß√Ķes, e esta talvez seja uma das √ļnicas por√ß√Ķes verdadeiramente interessantes do game de "entretenimento educativo" (uma f√≥rmula que quase nunca deu certo). Veja as dicas descritas pelos personagens n√£o jog√°veis sobre o Brasil:

    Garoto:
  • "Ao sul, fica a Argentina, √† sua esquerda, o Peru. Se eu fosse voc√™, eu refinaria meu portugu√™s."
  • "'Rio' significa 'river', e 'de' significa 'of'. O que ser√° que 'Janeiro' significa?"
    Turista:
  • "Sua capital √© Bras√≠lia, mas n√£o √© l√° que voc√™ est√°. Este lugar √© mais carnavalesco, pelo que ouvi."
  • "√Č a terra do samba e mamba, a m√ļsica-alma de Bras√≠lia."
    Empres√°ria:
  • "Espero que tenha trazido seu traje de mergulho, esta cidade fica na famosa costa brasileira."
  • "Rio est√° exatamente sobre o Tr√≥pico de C√Ęncer."
    Cientista:
  • "Cobre cerca de metade da Am√©rica do Sul. √Č o quinto maior pa√≠s do mundo!"
  • "O Brasil foi descoberto pelos portugueses em 1500. Voc√™ achou que eles falavam espanhol, n√£o √©?"
    Policial:
  • "Voc√™ finalmente chegou ao Rio de Janeiro, o tr√≥pico sul-americano do Brasil."
H√° de se concordar que ver um importante munic√≠pio brasileiro sendo homenageado na √©poca dos 16-bits √© algo bem admir√°vel. No entanto, o enredo maluco e a jogabilidade ris√≠vel de Mario is Missing! fizeram com que esse tributo passasse despercebido aos olhos de muitos — especialmente dos pr√≥prios brasileiros, que, felizmente ou n√£o, tiveram pouco acesso ao jogo.

Salve o Cora√ß√£o da Amaz√īnia


Super Mario na Amaz√īnia
The Adventures of Super Mario Bros. 3, lan√ßada no Brasil sob o t√≠tulo resumido de Super Mario Bros., √© certamente uma das s√©ries animadas norte-americanas mais nost√°lgicas dos anos '90. No 22¬ļ epis√≥dio da s√©rie, "7 Continentes para 7 Koopas", oficialmente lan√ßado em novembro de 1990, o Rei Koopa, numa das mais formid√°veis tentativas de conquistar o Mundo Real, d√° varinhas m√°gicas aos seus sete Koopalings (ou "Koopalinhos", segundo a dublagem brasileira da √©poca) e lhes d√° a tarefa de liberar sua criatividade usando sua magia quase onipotente sobre cada um dos continentes.

O respons√°vel pela Am√©rica do Sul n√£o era ningu√©m menos que Hop Koopa, a contraparte animada de Iggy Koopa — o g√™nio biruta do cl√£ dos filhos do rei. Embora o Brasil em si n√£o tenha sido mencionado na anima√ß√£o, um de seus maiores patrim√īnios, a Floresta Amaz√īnica, foi alvo da mente insana de Hop, que usou o poder em suas m√£os para desmat√°-la de uma forma singular: transformando-a num colossal estacionamento de carros.

Antes que Hop pudesse encontrar uma forma de obter milh√Ķes de carros para preencher o novo estacionamento amaz√īnico, felizmente, Mario e sua trupe deram as caras para salvar a floresta, usando a pr√≥pria varinha m√°gica de Hop para restaur√°-la completamente √† sua beleza original.

Uma por√ß√£o da popula√ß√£o sul-americana no cartum foi retratada como ca√ßadores primitivos empunhados com lan√ßas. Esta pode ter sido uma homenagem √†s peculiares tribos brasileiras, especialmente as instaladas no cora√ß√£o da selva amaz√īnica.

Por falar na Amaz√īnia, Virtual Boy Wario Land, uma aventura obscura em tons de preto e vermelho lan√ßada para o extinto e n√£o muito bem sucedido console port√°til Virtual Boy em 1995, acontece num lugar chamado Awazon river basin, algo como a bacia hidrogr√°fica de "Awazonas". √Č uma n√≠tida homenagem ao rio Amazonas, conhecido por ser o mais extenso do mundo com seus quase 7 milh√Ķes de quil√īmetros. Uma pena a primeira tentativa da Nintendo de criar um port√°til com visuais em 3D ter sido praticamente um fracasso comercial; a jornada de Wario por uma vers√£o de cabe√ßa para baixo dos arredores do grande rio amazonense pode ter sido muito divertida!

Please come to Brazil!

Com muito suor, l√°grimas e vit√≥rias, as Olimp√≠adas do Rio 2016 podem ter chegado ao fim, mas a presen√ßa virtual dos maiores her√≥is do entretenimento em terreno brasuca sempre ter√° um lugar especial em nossas mem√≥rias. Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games chegou para dar um toque infinitamente especial nos cen√°rios brasileiros, fazendo a alegria e a alegoria de quem se depara com incr√≠veis vers√Ķes interativas de nossas praias e est√°dios. Obrigado, Sega!
E mais: Mario, o encanador extraordin√°rio? Sonic, o raio azul? √Č hora da verdade! Mostre aos seus amigos nas redes sociais de que lado voc√™ est√° em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games!
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3 coment√°rios:

Paulo Gonçalves disse...

Bom artigo. Curiosamente, uma das informa√ß√Ķes do Mario is Missing sobre o Rio est√° equivocada; a de que a cidade est√° acima do Tr√≥pico de C√Ęncer, quando na verdade est√° acima do Tr√≥pico de Capric√≥rnio.

Unknown disse...

Sou um verdadeiro apaixonado pelo seu site. Artigos como esse elevam a minha admiração por nintendistas, como eu. Viva essa empresa!

Eduardo Jardim disse...

Agradeço enormemente pelos elogios e pelo prestígio! Vocês são number one!

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