Sakurai revela algumas curiosidades sobre a inclus√£o de personagens de Fire Emblem em Super Smash Bros.

domingo, 13 de dezembro de 2015

O livro Making of Fire Emblem: 25 Years of Development Secrets, lan√ßado no dia 25 de novembro no Jap√£o, traz uma s√©rie de interessantes revela√ß√Ķes e curiosidades sobre a produ√ß√£o dos games de RPG t√°tico Fire Emblem, abordando desde a primeira edi√ß√£o da s√©rie, Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light - lan√ßada para Famicom no Jap√£o em abril de 1990 - at√© a sua mais recente edi√ß√£o, Fire Emblem Fates, lan√ßada para 3DS no Jap√£o em 25 de junho deste ano.

Uma das se√ß√Ķes deste livro traz uma reveladora entrevista com Masahiro Sakurai, envolvendo a inclus√£o de personagens ic√īnicos da s√©rie Fire Emblem nos games de luta da s√©rie Super Smash Bros., que s√£o dirigidos por ele. Leia alguns dos pontos mais relevantes desta fascinante entrevista logo abaixo; n√£o deixe tamb√©m de conferir a mat√©ria completa (em ingl√™s) clicando aqui para obter informa√ß√Ķes ainda mais detalhadas sobre o assunto.

  • Inclus√£o de Marth e Roy em Super Smash Bros. Melee (GC)
Sakurai quis incluir o Pr√≠ncipe Marth desde o primeiro Super Smash Bros. de Nintendo 64, a despeito da s√©rie Fire Emblem ser relativamente desconhecida pelo p√ļblico ocidental na √©poca. Ele queria ter no elenco de personagens mais um espadachim al√©m de Link, mas n√£o conseguiu fazer isso devido √† impossibilidade de reutilizar movimentos e partes dos modelos de outros lutadores neste personagem. A voz de Marth √© feita pelo dublador japon√™s Midorikawa, e Sakurai considera o trabalho t√£o bom que reutilizou as grava√ß√Ķes feitas para Super Smash Bros. Melee nos t√≠tulos posteriores da s√©rie, incluindo as vers√Ķes de Wii U e 3DS.

Roy foi criado para ser um clone de Marth, em um tempo onde ele ainda era chamado de "Ike". Por ser um personagem mais jovem, Sakurai decidiu fazer dele um lutador mais forte que Marth. No entanto, quando Roy realmente estreou na série Fire Emblem (no game Fire Emblem: Binding Blade, lançado em 2002 para GBA no Japão), o desenvolvedor notou que ele não tinha este tipo de característica, por isso fez algumas mudanças neste sentido ao incluir Roy como DLC em Super Smash Bros. for Nintendo 3DS & Wii U.

A inclusão de Roy acabou sendo um tanto problemática, e foi considerada a possibilidade de removê-lo da versão final de Super Smash Bros. Melee, mas a Nintendo achou que a participação dele seria divertida para os jogadores.

  • Inclus√£o de Robin e Lucina em Super Smash Bros. for 3DS & Wii U
A participação destas duas personagens foi decidida logo no início do desenvolvimento de Super Smash Bros. para Wii U e 3DS, e foi motivada pela feliz coincidência de que de Fire Emblem: Awakening (3DS) seria lançado na mesma época, e também por diversos outros fatores relacionados à jogabilidade. Sakurai complementa dizendo que nunca se sente forçado a incluir os protagonistas de um novo Fire Emblem em um novo Super Smash Bros.

  • Futuros DLCs de Super Smash Bros. for 3DS & Wii U
Sakurai reafirmou que a produ√ß√£o de DLCs n√£o foi planejada no in√≠cio do desenvolvimento, e que a inten√ß√£o dele e de sua equipe era prover aos jogadores o m√°ximo de conte√ļdo poss√≠vel na vers√£o base destes games. Ele reafirmou ainda que o lan√ßamento de DLCs para os novos Super Smash Bros. vai chegar ao fim em breve.

  • Sobre continuar trabalhando com Super Smash Bros.
Sakurai respondeu a esta quest√£o com um evasivo "Quem sabe...?". No entanto, em outro ponto da entrevista, ao ser questionado sobre a possibilidade de se dedicar a novos projetos, Sakurai deu a seguinte resposta: "√Č meio dif√≠cil. Se eu continuar fazendo Smash, eu posso trabalhar em coisas interessantes como Ryu, mas se eu sair, eu n√£o sei se a equipe poderia fazer isso por si mesma.” Bem sugestivo, n√£o acha?

  • Mensagem de Sakurai aos f√£s de Fire Emblem
“Eu estava jogando o primeiro quando comecei a trabalhar, ent√£o isso significa que j√° se passou um quarto de s√©culo desde que entrei na ind√ļstria. O montante de trabalho √© realmente duro… Recentemente, minha vis√£o tem piorado, mas vamos deixar isso de lado (risos). Mas o fato de conseguir trazer estes personagens que estrearam h√° tanto tempo atr√°s, e ser capaz de us√°-los e compartilh√°-los com com a gera√ß√£o atual √©, em minha opini√£o, uma ben√ß√£o √© um trabalho realmente divertido. Fire Emblem est√° mudando e evoluindo com edi√ß√Ķes como Awakening e Fates, e eu adoraria estar atento a esta evolu√ß√£o agora e no futuro.”

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