Reprodução: Beta Gems Lost Media/YouTube |
Produzido pela DIC Entertainment em resposta ao sucesso de The Super Mario Bros. Super Show!, o programa de televisão em formato de auditório King Koopa's Kool Kartoons foi ao ar em 1989 e, apesar da proposta infantil, acabou envolto em controvérsias — uma das principais tendo surgido recentemente em um trecho inédito.
Um clipe raríssimo do programa, cujos registros são excessivamente escassos hoje em dia, foi preservado e publicado pelo canal BetaGems Lost Media. E em pouco mais de 2 minutos, é possível notar que a maior parte dos escândalos eram diretamente relacionados ao já falecido ator norte-americano Christopher Collins, também conhecido como Chris Latta.
Intérprete do rei Koopa em King Koopa's Kool Kartoons faz comentários racistas ao vivo
No trecho do programa da Fox Kids Club, uma versão live-action do rei Koopa que utiliza a mesma fantasia usada no especial de TV Mario Ice Capades, anima uma plateia repleta de crianças — apelidadas de "Troopas" — com piadas inteligentes e premiações exclusivas. Assista:
Até aí, tudo parece bem, mesmo para um programa liderado por um palhaço Bozo do mal. A surpresa está mesmo em um clipe inserido ao final do vídeo, a partir da marca 2:43, no qual o intérprete de Bowser, Chris Latta, verbaliza um comentário muito controverso sobre as crianças que participavam ativamente de suas atrações naquele dia:
De onde vocês são, da Biafra?
Para contexto, nos atemos ao relato incorporado na descrição do vídeo no YouTube e vivenciado por alguém que clama ter sido um dos funcionários do programa na época. O episódio aconteceu imediatamente após a execução prática de um trocadilho.
Na ocasião, o rei Koopa pediu que seus fãs lhe mandassem beijos, o que fez com que os funcionários — incluindo o autor do relato — jogassem chocolates da linha Hershey's Kisses no palco como forma de trocadilho. Vários membros da plateia, que era majoritariamente composta por crianças afrodescendentes naquele dia, naturalmente invadiram o auditório para pegar os doces.
Ao afastá-los com o cetro, Christopher compara a intensidade das crianças com a situação da fome severa e desnutrição no antigo Estado secessionista de Biafra, na África Ocidental, durante o bloqueio nigeriano. A luta por independência do território no sudeste da Nigéria resultou na morte de quase 2 milhões de civis, incluindo crianças, por fome e falta de medicamentos.
Mais polêmicas do programa de TV do Mario
Esta não seria a única controvérsia girando em torno do primeiro intérprete live-action do rabudo nojento na atração televisiva. Christopher Collins seria eventualmente expulso de King Koopa's Kool Kartoons após um episódio em que seu filho, presente no dia da gravação, tentava capturar doces no programa quando entrou em uma briga com as outras crianças. Seu pai teria entrado em uma discussão verbal ferrenha contra as crianças a favor de seu filho — o que culminou em sua natural demissão.
Leia mais sobre os cartoons do Mario:
Por fim, o manto esverdeado do rei Koopa foi passado para Patrick Pinney — mais conhecido como a voz do pirata da abertura original de Bob Esponja. Mas mesmo assim, não havia muitas características positivas que sustentassem King Koopa's Kool Kartoons na televisão, e o programa foi eventualmente cancelado. De acordo com o escritor Christopher Brough, a atração viu seu fim devido a uma carta do presidente da The Walt Disney Company, Michael Eisner, ao então presidente da 20th Century Studios, Barry Diller, que afirmava:
O programa enfraquece a moral de seu público jovem e simultâneo.
E você, querido(a) leitor(a)? O que achou de King Koopa's Kool Kartoons? Acha que um programa de auditório apresentado pelo vilão da série Mario denegria a ética das crianças ou que tudo era realmente permitido nos anos 90? Interaja com o editor comentando na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!