Super Mario Bros. entra no World Video Game Hall of Fame

Idealizado pelo Strong National Museum of Play, de Nova Iorque, o World Video Game Hall of Fame ("Hall da Fama Mundial dos Videogames") teve os seis games que farão parte de sua inauguração divulgados hoje, conforme havia sido prometido. E é com imensa alegria e orgulho que trazemos esta notícia: o clássico Super Mario Bros. foi um dos escolhidos! A informação foi divulgada pela própria Nintendo através de comunicado à imprensa, mas pode também ser apreciada com mais detalhes na página oficial do evento - clique aqui para acessar.

Selecionados por um respeitável comitê formado por jornalistas, estudantes, e membros da indústria dos games a partir de quatro critérios específicos - status de ícone, longevidade, alcance geográfico, e influência - os seis games que integram o primeiro "Hall da Fama Mundial dos Videogames" são: Super Mario Bros., Doom, Pac-Man, Pong, Tetris, e World of Warcraft. Para celebrar a ocasião, o museu The Strong publicou em seu site um texto emocionante falando sobre esta importantíssima conquista do tricenal Super Mario Bros.; confira uma pequena passagem dele logo abaixo.

Quem é mais memorável que Mario? Criado pelo lendário designer Shigeru Miyamoto e publicado pela Nintendo, o game de plataforma de rolagem lateral Super Mario Bros. apareceu pela primeira vez em 1985 no Nintendo Family Computer (Famicom), conhecido na América como Nintendo Entertainment System (NES). Sua popularidade levou a uma miríade de sequências e sucessores espirituais, que a Nintendo continua publicando até hoje.

Mario não apenas se tornou a face da Nintendo, mas também a face da indústria dos videogames como um todo. É preciso apenas uma breve screenshot ou curtas passagens de música para que pessoas de todo o mundo, mesmo que nunca tenham pego em um controle de game, reconheçam o encanador corajoso e saltitante da Nintendo.

O The Strong Museum of Play, que possui diversas áreas dedicadas a exibir e preservar a história dos videogames, e para isso conta inclusive com a colaboração de um renomado ex-designer da Nintendo, pode ser visitado no endereço: 1 Manhattan Square Dr, Rochester, NY 14607, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. O que achou da inclusão de Super Mario Bros. no primeiro World Video Game Hall of Fame, assim como dos outros cinco games escolhidos? Comente, leitor(a)!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem