D.E.B.S. Alert

Shigeru Miyamoto aponta batalha contra Bowser como a maior inovação de Super Mario Bros. (NES)

Imagem: Reprodução/Nintendo

Lançado em 1985 para o Nintendo Entertainment System (NES), Super Mario Bros. é frequentemente considerado um dos maiores videogames de todos os tempos. O clássico ajudou a transformar a Nintendo em uma marca conhecida mundialmente, levou Mario ao estrelato e contribuiu para popularizar os jogos eletrônicos, estabelecendo referências importantes para o gênero de plataforma. Quatro décadas depois, porém, Shigeru Miyamoto aponta uma característica menos óbvia como uma das maiores inovações de sua criação: a possibilidade de derrotar o Bowser sem precisar enfrentá-lo diretamente.

Durante uma entrevista coletiva realizada após ser selecionado para receber a Ordem da Cultura do Japão, uma das mais altas honrarias culturais do país, Miyamoto relembrou como a equipe desenvolveu as possibilidades de movimento do protagonista e buscou soluções criativas para os desafios do jogo.

Quando éramos crianças, olhávamos pela janela, apontávamos e imaginávamos pessoas correndo, voando, caindo em rios... e assim por diante. Em Super Mario, você pode realmente fazer isso.

O criador também contou que a equipe teve dificuldades para conceber uma batalha convencional contra Bowser. A solução foi aproveitar a progressão horizontal da aventura e transformar o salto em uma maneira inesperada de vencer o confronto.

Mario, na verdade, não luta contra Bowser. Normalmente, quando há um chefe no final, você precisa enfrentá-lo, certo?

Percebi que, como era um jogo em que você continuava correndo para a direita, que tal fazer com que vencesse quem chegasse mais à direita? Então tive uma ideia brilhante: “Por que não simplesmente pular por cima do adversário ao invés de lutar?”. Tudo o que você precisa fazer é pular por cima do Bowser, e ele cairá. Achei surpreendentemente divertido quando experimentei e fiquei muito feliz quando percebi isso.

A solução transformou a própria movimentação do jogador em parte fundamental do confronto final. Em vez de depender de uma sequência tradicional de ataques, a vitória poderia surgir da capacidade de avançar pelo cenário e encontrar a maneira certa de superar o obstáculo. Essa escolha também contribuiu para que o desafio fosse compreendido por jogadores de diferentes idades e níveis de experiência.

A inovação ao transformar o salto — um dos movimentos mais básicos do Mario — em uma alternativa à luta contra o chefão de Super Mario Bros. não estava apenas em apresentar ao público um adversário poderoso, mas em descobrir que derrotá-lo poderia ser muito mais interessante quando o jogador encontrasse uma maneira inesperada de vencê-lo.

E você, querido(a) leitor(a)? O que acha dessa abordagem de Shigeru Miyamoto para os confrontos em Super Mario Bros.? E quais são as suas boss battles favoritas da franquia? Comente na seção abaixo ou nas redes sociais do Reino do Cogumelo!

Via Polygon
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem