[Atualizado] Nintendo divulga números do terceiro trimestre do ano fiscal; base instalada do Wii U supera os 9 milhões

A Nintendo divulgou hoje relatório financeiro onde apresenta números referentes ao terceiro trimestre do ano fiscal, ou seja, de 1 outubro a 31 de dezembro de 2014. A companhia afirma que fechou os últimos nove meses (abril a dezembro de 2014) com lucro operacional de 31.8 bilhões de ienes; a despeito de perspectivas promissoras, a projeção de lucro operacional para o final do ano fiscal (31 de março de 2015) foi cortada pela metade, de 40 bilhões de ienes para 20 bilhões de ienes. Satoru Iwata, presidente da Nintendo, relata que a companhia teve alguns progressos em termos de lucros, mas não teve um desempenho perfeito em diversas áreas.

Segundo a Nintendo, os portáteis New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL tiveram uma ótima estreia no Japão e na Austrália, onde foram lançados no final do ano passado; o modelo New 3DS XL vendeu 1.26 milhões de unidades, enquanto o New 3DS vendeu 580 mil unidades no mesmo período, o que talvez explique a preferência da companhia em lançar somente o modelo maior na América do Norte em 13 de fevereiro. Os portáteis da família 3DS não mostraram um crescimento satisfatório em vendas nos Estados Unidos e Europa; as vendas globais chegaram a 4.9 milhões de unidades no trimestre, somando 7.08 milhões de unidades nos últimos nove meses (até 31 de dezembro de 2014).

Apesar disso, os games para 3DS tiveram uma excelente saída nas lojas, sendo que os maiores sucessos do terceiro trimestre foram Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire e Super Smash Bros. for Nintendo 3DS, com vendas mundiais de 9.35 milhões e 6.19 milhões de cópias, respectivamente. Títulos como Tomodachi Life, Mario Kart 7, Pokémon X & Y, e outros games 3rd-party no mercado japonês, mantiveram um bom ritmo de vendas no período.

As notícias para o Wii U são certamente mais animadoras, principalmente graças ao lançamento conjunto de Super Smash Bros. for Wii U e dos primeiros brinquedos amiibo no final de 2014, que ajudaram o console a vender 1.91 milhões de unidades no terceiro trimestre do ano fiscal. As vendas globais do Wii U nos últimos nove meses até dezembro de 2014 foram de 3.03 milhões de unidades, e a projeção da Nintendo para o último trimestre do ano fiscal (que se encerra em 31 de março) é de 3.6 milhões de unidades vendidas.

A base instalada do console de oitava geração da Nintendo atualmente é de 9.2 milhões de unidades. Os dois títulos mais bem-sucedidos do sistema nos últimos três meses do ano passado foram Mario Kart 8 e Super Smash Bros. for Wii U, que venderam 4.77 milhões e 3.39 milhões de cópias, respectivamente, no mundo todo.

Atualização: Houve um erro na divulgação dos resultados financeiros da Nintendo quando afirmamos que a companhia apresentou prejuízo operacional; de fato, houve na verdade um lucro operacional de 31.8 bilhões de ienes durante o período de abril a dezembro de 2014. A informação do primeiro páragrafo foi corrigida. Fim da Atualização

Via IGN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem