Design auto-explicativo do estágio 1-1 de Super Mario Bros. é analisado em vídeo; assista

Super Mario Bros. (NES) não é um dos games mais reverenciados do gênero plataforma, mesmo tendo sido lançado há quase trinta anos atrás, por acaso. Este foi o título que realmente impulsionou o gênero, estabelecendo alguns pârametros de jogabilidade que continuam a inspirar e influenciar desenvolvedores até os dias de hoje. Uma das qualidades mais notáveis de Super Mario Bros. é o seu engenhoso design de estágios, que foram cuidadosamente panejados para oferecer uma curva de aprendizado justa aos jogadores daquela época, que certamente ainda não estavam habituados a este tipo de jogo.

Estudando de forma mais atenta o clássico estágio 1-1 de Super Mario Bros., percebe-se que a intenção de Shigeru Miyamoto e de sua equipe era ensinar da melhor forma possível ao usuário os conceitos básicos de sua jogabilidade, mesmo no caso deste usuário não ter lido o manual de instruções incluso na embalagem do game. Desde o posicionamento inicial de Mario, que claramente induz a avançar para a direita, ao surgimento do primeiro inimigo (Goomba), do primeiro Power-Up (Super Mushroom), e da primeira área secreta, todo o estágio foi pensado como uma forma de aprendizado para o jogador. É isso que nos mostra a análise (em inglês) feita pelo canal Extra Credits do YouTube, que você pode conferir assistindo ao vídeo logo abaixo.

Link Direto

E você, leitor(a), já tinha se dado conta da importância de cada um dos elementos que compõem o primeiro estágio de Super Mario Bros.? Gostaria de citar outros exemplos? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem