Satoru Iwata diz que continuará na presidência da Nintendo; companhia pensa em novos modelos de negócios

Em comunicado à imprensa, Satoru Iwata afirmou que vai continuar ocupando o cargo de Presidente da Nintendo, a despeito das especulações sobre sua saída. A declaração do executivo vai de encontro às previsões de vendas da Nintendo para o final do atual ano fiscal - que se encerra em 31 de março de 2014 - divulgados pela companhia japonesa em recente encontro com acionistas. A meta de vendas para o Wii U foi reduzida de 9 milhões para 2,8 milhões de unidades, enquanto para o 3DS a previsão de vendas caiu de 18 milhões para 13,5 milhões de unidades. Segundo Iwata, as vendas do 3DS ainda não são satisfatórias fora do Japão, porém as vendas para o Wii U tiveram um certo avanço no final do ano passado, graças a cortes de preço e lançamento de novos bundles; ainda assim, as vendas do Wii U permanecem abaixo do esperado. Para o final deste ano fiscal, a Nintendo espera um prejuízo operacional de 35 bilhões de ienes e prejuízo líquido de 25 bilhões de ienes.

Para reverter este quadro negativo, uma das medidas que serão tomadas pela Nintendo é investir mais verbas nas áreas de marketing (8 bilhões de ienes) e de pesquisa e desenvolvimento (15 bilhões de ienes). Iwata revelou também que a Nintendo está pensando em adotar uma nova estrutura de negócios, aproveitando a oportunidade oferecida pela expansão dos dispositivos móveis. Leia a declaração feita pelo executivo sobre este assunto a seguir.

Não podemos continuar nos negócios sem ganhar. Devemos analisar friamente se ainda devemos fazer apenas consoles de videogame, oferecê-los como no passado a 20.000 ou 30.000 ienes, e vender títulos por alguns milhares de ienes cada.

Estamos pensando a respeito de uma nova estrutura de negócios. Dada a expansão dos dispositivos móveis smart, estamos estudando como estes dispositivos podem ser utilizados para melhorar os negócios na relação game-jogador. Não é tão simples como permitir que Mario seja lançado para um smartphone.

O que você pensa a respeito desse assunto, leitor(a)? Acredita que medidas como essas serão suficientes para garantir um crescimento nas vendas do Wii U no mundo todo, assim como melhores números de vendas para o 3DS fora do Japão? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem