Arte em pixel 3D, modo Hard e outros detalhes curiosos s√£o revelados pelos produtores de Mario & Luigi: Dream Team

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A mais recente entrevista da seção Iwata Asks foi realizada com os desenvolvedores de Mario & Luigi: Dream Team, game que chega dia 11 de agosto à América exclusivamente para o portátil 3DS. Os entrevistados foram: Akira Otani e Tomomi Sano, da Nintendo, como produtor e assistente de produção, e Hiroyuki Kubota e Yoshihiko Maekawa, da AlphaDream, nos cargos de direção e produção do game. Toshiharu Isuno, produtor do game por parte da Nintendo, teve participação também na entrevista. Abaixo você confere os detalhes mais interessantes do Iwata Asks de Mario & Luigi: Dream Team.

• Bowser chegou a ser considerado para o sistema do Mundo dos Sonhos, mas a equipe decidiu se focar em ter somente Mario e Luigi como personagens jog√°veis para voltar √†s ra√≠zes da s√©rie.
• A ideia de ter uma multid√£o de Luigis se movendo e batalhando pelo mundo geral de jogo veio antes da ideia sobre o Mundo dos Sonhos, que foi adotada principalmente pelo uso da segunda tela.
• A equipe de desenvolvimento n√£o sabia que este era o "ano do Luigi" e que Mario & Luigi: Dream Team ia fazer parte dessa comemora√ß√£o at√© o an√ļncio feito por Iwata no come√ßo do ano.
Mario & Luigi: Dream Team ficou 3 anos em desenvolvimento, e demorou um ano e meio para que o protótipo inicial se transformasse em um game completo.
• Houve tanto trabalho desta vez que foi necess√°ria uma fase Gamma de desenvolvimento (al√©m das tradicionais Alpha e Beta), principalmente por causa da mudan√ßa dos cen√°rios de fundo de 2D para 3D e pelo extenso conte√ļdo do game.
• Eles desenharam os sprites dos personagens e dos mundos de jogo √† m√£o, criando assim arte 2D pixelada estereosc√≥pica, algo que foi bastante elogiado por Satoru Iwata durante a entrevista.
• O Luigi Gigante poligonal foi feito por uma empresa terceirizada quando a equipe percebeu que ele ficaria limitado se fosse feito em 2D.
• Um dos maiores desafios foi mudar as anima√ß√Ķes dos sprites dos personagens das oito dire√ß√Ķes das vers√Ķes de DS para as 16 dire√ß√Ķes da vers√£o para 3DS; principalmente porque n√£o era poss√≠vel fazer apenas uma vers√£o espelhada dos movimentos por causa do "L" no chap√©u de Luigi e pelo fato de que Mario levanta o bra√ßo direito toda vez que pula.
• Foi inclu√≠do um modo f√°cil no jogo, onde um bloco de dica aparece quando se perde uma batalha muitas vezes; tamb√©m se voc√™ errar o timing correto de um ataque conjunto entre Mario e Luigi muitas vezes, h√° um modo que desacelera este ataque para facilitar sua execu√ß√£o.
• Eles comentam sobre a alta popularidade da s√©rie entre as mulheres.
• Muitos personagens dos games anteriores da s√©rie reaparecem em Mario & Luigi: Dream Team.
• Um modo Hard (mais dif√≠cil) √© liberado depois que se completa o game. Os desenvolvedores n√£o conseguiram conclu√≠-lo, e dizem que at√© mesmo o tutorial √© complicado de passar.
• H√° bastante conte√ļdo no jogo desta vez, mas inserido de forma inteligente, principalmente em rela√ß√£o √†s batalhas.
• Algumas batalhas possuem regras especiais, como serem vencidas sem levar dano, gerando pontos que quando acumulados garantem uma bela recompensa.
• O ritmo do jogo foi uma preocupa√ß√£o especial da equipe, especialmente na introdu√ß√£o do jogo, que teve de ser refeita diversas vezes at√© que ficasse satisfat√≥ria.
• Os desenvolvedores recomendam o jogo para quem j√° √© f√£ da s√©rie, pois o estilo de arte e as diversas cenas e di√°logos engra√ßados ainda est√£o presentes. Aqueles que n√£o conhecem a s√©rie tamb√©m v√£o se divertir com o jogo, j√° que ele foi feito para agradar tanto jogadores hardcore como os inexperientes nos g√™neros RPG e a√ß√£o.

O que voc√™ achou destas revela√ß√Ķes sobre Mario & Luigi: Dream Team feitas pelos desenvolvedores do game? Qual delas te surpreendeu, ou chamou mais a sua aten√ß√£o, leitor(a)? Comente.

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