Power-up da Estrela quase ficou de fora do game Super Mario Bros. (NES), segundo Miyamoto

Se você é um daqueles jogadores que acha o power-up da Estrela - você sabe, aquele que deixa o Mario invencível por um tempo - um dos elementos mais legais dos games Mario, saiba que por pouco sua estreia não foi cancelada em Super Mario Bros., lançado para o NES em 1985. Em entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, Shigeru Miyamoto diz que precisou convencer a equipe de desenvolvimento de Super Mario Bros. a colocar este power-up no jogo; tudo isso porque seus companheiros de trabalho achavam o poder de invencibilidade ridículo, e que isso poderia estragar a experiência de jogo, facilitando demais as coisas. No entanto, o criador de Mario é também um homem extremamente hábil em formular argumentos convincentes para suas ideias, e graças a este talento não ficamos sem um dos power-ups mais icônicos da história dos games. Confira abaixo o que Miyamoto pensa sobre o uso da Estrela nos games Mario, e como ele covenceu seus colegas a colocar este item no primeiro game de plataforma 2D do bigodudo para o NES.

Algo que achamos particularmente interessante ou divertido é que, em um game onde seu objetivo principal é tentar desviar dos inimigos e evitar cair nos buracos, e de repente você se torna invencível, você fica com uma súbita vontade de correr através de tudo o mais rápido que puder. E muitas pessoas no time diziam, 'Isto é ridículo. Você não deve ser invencível. Isso não faz um game.'
Eu disse a eles, 'Bem, a parte interessante é que, mesmo estando invencível, você pode cair em um buraco e morrer.' Isso cria uma estranha dinâmica no jogo que é muito divertida. Eu tive de convencê-los.

Shigeru Miyamoto, como sempre, estava pensando em maneiras de tornar a experiência ainda mais divertida e surpreendente para os jogadores ao ter a ideia de um item capaz de tornar o protagonista do jogo "quase" imortal por um determinado período de tempo. O item fez tanto sucesso que se estendeu até mesmo aos games de esporte com a turma do Mario, como na série Mario Kart, onde ele também concede invencibilidade ao usuário. O que você acha do power-up da Estrela, leitor(a)? Acredita que ele é um dos elementos mais importantes dos games Mario, ou não faria falta se não existisse? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem