Uma Wii Zapper modificada inspirou a criação do Wii U; e Miyamoto aproveitou a idéia para inserir o giroscópio no 3DS

A mais recente edição da seção de perguntas Iwata Asks, comandada pelo presidente Satoru Iwata (que, aliás, completou 53 anos ontem - Parabéns, Iwata!), reuniu alguns desenvolvedores do jogo Nintendo Land, para o Wii U. Durante a conversa, foi revelado por Takayuki Shimamura, do Nintendo EAD, que o conceito do Wii U nasceu de um protótipo curioso, que envolvia o acessório Wii Zapper e uma tela acoplada em sua extremidade (como você pode ver na imagem ao lado). Enquanto testavam esse novo método de jogar, os desenvolvedores acabaram formulando o conceito inicial do novo console, o Wii U, cujo controle também possui uma tela própria e vem com sensor de movimento. Não apenas isso, mas esta experiência com o Wii Zapper animou demais Shigeru Miyamoto, que teve a idéia de incluir um giroscópio no 3DS de última hora. Confira o trecho do Iwata Asks onde os desenvolvedores Takayuki Shimamura e Katsuya Eguchi, também do Nintendo EAD, falam sobre este assunto com Iwata.

Iwata: Isto aconteceu quando ainda não tínhamos decidido sobre um conceito concreto para o Wii U. Nós experimentamos muitas coisas, e uma delas foi ver o que aconteceria se tivesse uma outra tela dedicada ao console de mesa.

Shimamura: Eu imaginei que esse assunto viria à tona, então trouxe comigo um protótipo.

Eguchi: Este foi o início da jogabilidade em duas telas.

Iwata: Sim. Eu fiz isto, também. Um experimento usando o controle Wii Zapper também foi o que nos inspirou a colocar um sensor giroscópico no 3DS, que estava nas fases finais de desenvolvimento.

Shimamura: Sim. Depois do desenvolvimento de Wii Sports Resort, Yamashita-san e eu estávamos pensando em alguma coisa nova que aproveitasse o conhecimento obtido com o Wii Motion Plus. Nós testamos jogabilidade que envolvia mover o Wii Zapper e ter imagens do Wii se movendo em sincronia em um monitor nas suas mãos. Foi muito bem recebida...

Iwata: Quando (Shigeru) Miyamoto-san viu este experimento, ele disse que definitivamente queria colocar um sensor giroscópico no Nintendo 3DS, e embora "o navio já tivesse deixado o porto" [esta é provavelmente uma expressão querendo dizer que a decisão foi feita de última hora], ele o chamou de volta. Isto aconteceu depois que as pessoas no departamento de hardware já haviam declarado que "todas as funções estavam prontas" (risos). Mesmo que o navio já tivesse deixado o porto, ele o chamou de volta.

Yamashita: Sim. (risos) Nós queríamos apresentar isso como um projeto do Wii U, então quando foi desviado para o 3DS, estávamos tristes, mas também satisfeitos.

Iwata: O jeito que a Nintendo faz hardware é pegar uma idéia que se destacou, realizar um improviso e então experimentá-la.

Provavelmente Miyamoto já visualizava o jogo Steel Diver, seu primeiro projeto no 3DS que envolvia controle de submarino através do sensor giroscópico, quando mandou implementar a tecnologia no 3DS. Este é o jeito Nintendo de fazer consoles; mesmo idéias de última hora (principalmente se forem de alguém como Miyamoto) podem ser realizadas se forem realmente interessantes. O que você pensa sobre estes novos estilos de jogabilidade, que envolvem console de mesa com duas telas e portáteis com sensores giroscópicos, leitor(a)? Comente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem