Amps: Eletrocutando o Mario desde 1996

O leitor Mario, de nome pra lá de adequado, despertou curiosidade com relação às bolas elétricas pretas que aparecem em vários jogos da série Mario, mas que nunca são mencionados - nem o Reino do Cogumelo já chegou a falar sobre os pobres coitados! A criatura da imagem se chama Amp, uma referência a "ampere" - uma unidade padrão de medida de velocidade de correntes elétricas, muitas vezes abreviada como "amp". Guiando os olhos às suas primeiras aparições, Amps são criaturas esféricas carregadas de pura energia, com rejubilantes olhos vermelhos, lábios metálicos, uma boca em vermelho puro e veias saltantes - a última, uma característica padrão de mangás. Desde Super Mario 64 DS e Mario Party 7, porém, sua aparência sofreu leves modificações: agora eles são retratados com olhos mais amarelados e uma boca maior, ambos chanfrados. Lábios brancos, língua rosada, interior escuro ao invés de uma boca completamente visível na parte interna. Eles também são completamente pretos ao invés de cinzentos e não trazem veia alguma como característica.

Amps apareceram pela primeiríssima vez no título de sucesso Super Mario 64, e sua estratégia lembra, em muito, a dos Lil' Sparkyes e Hotheads, de Super Mario World, visto que giram em torno de objetos e plataformas. Em Super Mario Galaxy, os Amps não têm olhos - mas ainda são predadores elétricos pra lá de medonhos. Na série Mario Party, existem stickers dis Amps, batizados de Sparky Stickers, e em alguns títulos da série de tabuleiro, eles são renomeados de Zaps. Em Mario Party 8, há um mini-game que marca a inserção dos Amps, chamado Spector Inspector.

Em Mario Party Advance, um cidadão de Town Area - que por um acaso é um Amp - precisa de ajuda para vencer um jogo na área Town Game Room B; o mais legal é que ele usa termos elétricos em sua fala, mostrando que as criaturas não são completamente descerebradas. Vale notar também que, em Super Mario 64, existem dois Amps que seguem o encanador - ambos encontrados dentro de Shifting Sand Land. Se você joga o remake do jogo para DS, não há com o que se preocupar - esses Amps safados foram removidos por motivos desconhecidos.

Curiosidades Chocantes
• Amps podem ser primos distantes dos Chain Chomps, já que também são chamados, de vez em quando, de Electro Chomps.
• Sabe os cristais azuis em torno dos quais os Amps giram em Super Mario 64? Eles lembram, e muito, os cristais nas costas do SpaceGodzilla. Vai ser cinéfilo assim lá na Cochinchina!

Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

10 Comentários

  1. em que jogo apareceu esse bicho?como ele é medonho

    ResponderExcluir
  2. Esses amps são invenciveis não são? Pelo menos em SM64 acho que sim...

    ResponderExcluir
  3. Em SM64 DS acho que eles tiraram os Amps que seguem o Mario porque eles atrapalhavam você a subir na pirâmide. Eles me atrapalharam poucas vezes, mas eles me jogam na areia e eu morro!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de ver uma imagem dos Amps do SM64

    ResponderExcluir
  5. Rennan, aquela última img com cristais azuis é de SM64

    ResponderExcluir
  6. esses caras no new super mario bros wii, é um cu D:

    ResponderExcluir
  7. Eu sei q a última é do SM64, mas não dá pra ver direito

    ResponderExcluir
  8. Mas eles não estrearam em SMB2? Ou aqueles bichos irritantes eram outros?

    ResponderExcluir
  9. ei em super mario 64 aqueles bonequinhos que soltam fogo s]ao amps?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem