Especial Cinco de Mayo: Conheça a Cidade do México

Para quem não sabe, hoje é dia de um feriado internacional conhecido como Cinco de Mayo: trata-se da comemoração da vitória incomum do exército mexicano contra as forças francesas na Batalha de Puebla*, no dia 5 de maio de 1862. É um dia de muita festa, e surpreendentemente, os americanos comemoram o Cinco de Mayo com mais significância do que os mexicanos (cuja comemoração é limitada somente ao Estado de Puebla). Para não ficar por fora, o Reino do Cogumelo preparou um pequeno especial em homenagem ao México neste dia feliz.

México, o país de origem do nosso querido Roberto Bolaños, aparece no jogo Mario is Missing!, ou pelo menos uma pequena porção dela: a Cidade do México, sua capital. Junto a Atenas, Buenos Aires, Sydney e Paris, a Cidade do México é uma das cidades as quais Luigi deve visitar para derrotar o segundo chefão do jogo, Iggy Koopa. Assim como todas as demais cidades de Mario is Missing!, a Cidade do México foi invadida por Koopa Troopas, e os cruéis inimigos roubaram artefatos valiosíssimos de vários locais mexicanos:

O Anjo da Independência*
Conhecido por lá como El Ángel e El Ángel de la Independencia, trata-se de uma coluna localizada no centro da Cidade do México, construída em honra àqueles que lutaram pela Independência Mexicana. O anjo no topo da coluna foi o artefato roubado pelos Koopa Troopas. A meta do Luigi é encontrá-lo e trazê-lo de volta, ato que lhe garantiria 1500 dólares além de um bônus de 2400 dólares. A informação oficial do panfleto de Mario is Missing! erroneamente descreve que o anjo foi construído em homenagem aos heróis da Revolução Mexicana.

O Palácio Nacional*
O Palácio Nacional da Cidade do México é o assento dos executivos federais mexicanos. Também é muito conhecida por ter a pintura "The Epic of the Mexican People", que, segundo diz um turista de Mario is Missing!, "provavelmente é a pintura mais conhecida de Diego Rivera". O Mural Diego Rivera foi roubado pelos Koopa Troopas, e se Luigi o encontrasse e retornasse ao Palácio Nacional, ganharia um prêmios de 1800 dólares. Segundo o panfelto de informações do jogo educativo sobre o Palácio Nacional, "o explorador Cortez convenceu o México a construir um Palácio Nacional. Dentro, há um quadro de Diego Rivera, um dos mais famosos artistas do México. Ele é especialmente conhecido por seus murais políticos, em particular pela pintura de 111 metros quadrados "The Epic of Mexican People", no Palácio Nacional da Cidade do México. Para completar a pintura, o artista, assim como seus 16 assistentes, levou 16 anos."

Palacio de Bellas Artes*
Trata-se do centro cultural mais conhecido na Cidade do México. É um museu de arte que inclui em suas exibições obras de artistas mexicanos como Rufino Tamayo e Diego Rivera. Uma vez, em Mario is Missing!, Luigi teve de visitar o Palácio de Belas Artes, quando o catálogo das Belas Artes, um diretório de todas as obras de arte encontradas no Palácio, havia sido roubado por Koopa Troopas. Após devolver o catálogo ao museu, Luigi ganhou 900 dólares. Eu poderia viver assim! O panfleto de informações de Mario is Missing! descreve que o Palacio de Bellas Artes é encontrado na Avenida Juarez e costumava ser um palácio real. Em seguida, a construção passou a ser uma casa de ópera, e finalmente, um museu de arte. O Palácio de Belas Artes é admirado por sua arquitetura elaborada, e a coleção vasta do museu representa os maiores artistas do México, incluindo Tomayo, Diego Rivera e sua esposa, Freida Kahlo.

E não para por aí. Quem já jogou Mario is Missing! alguma vez está cansado de saber que, conforme Luigi caminha pelas ruas das cidades, encontra alguns tipos de pessoas: garotos, turistas, executivos, cientistas e policias. E todos eles têm uma história para contar. Veja logo abaixo a descrição que eles dão à Cidade do México:
Garoto:
"Uma dança do chapéu logo vai aparecer quando você ver que está além do sul dos Estados Unidos".

Turista:
• "Se você quiser receber cartas aqui, o envelope deve dizer América do Norte, Terra e Via Láctea".
• "Você esperava chegar no México sem nenhum peso?"

Executiva:
• "Você pode encontrar alguém que conheça, é a cidade mais populosa da Terra".

Cientista:
• "Esta capital é a mais velha do Novo Mundo, fundada em 1325!"
• "Mostre respeito pelo glorioso Azteca que definiu aquela que é agora a maior cidade do mundo."

Policial:
• "Você está em Zocalo, amigo, o coração da velha cidade."
• "Você não sabe... é a Ciudad de Mexico!"
E aqui termina nossa sincera homenagem ao Cinco de Mayo. Espero que, assim como eu, tenha aprendido informações sensacionais sobre história, geografia e tudo o mais que o mundo do Mario tem a nos oferecer. A seguir, continue ligado no Reino do Cogumelo para ler as maiores notícias e curiosidades sobre Mario, Nintendo e o mundo dos video games. Hasta luego, amigos!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

1 Comentários

  1. A 1º comemoração da conhecida festa de Cinco de Mayo que me lembro foi durante a programação da Cartoon Network de 1995 que caiu numa sesta feira, a cartoon comemorou com uma programação bem bacana tentei ver inteira o especial mas acabou muito de madrugada, passou alguns desenhos com temáticas em que davam destaque para o feriado como o episódio do Scooby-Doo que eles vão para o México hehe :0)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem