Dossiê Lakitu

Pergunta enviada pelo leitor mates em nossa Central de Dúvidas. Finalmente, estou livre de minhas tarefas externas e tenho um tempo sobrando pra responder as perguntas mais complicadas. E, se você quer que uma pergunta seja respondida logo, aconselho que não comente "quero saber tudo sobre os Goombas, Koopa Troopas, Yoshis, Bob-Ombs, e Boos" porque, obviamente, isso vai demorar.

Lakitus são Koopas de óculos que dirigem nuvens pelos céus. Quem não se lembra de ter encontrado um desses carinhas ao longo de suas jornadas? Quando os Koopas e Plantas Piranha já pareciam um terror em terra, você olhou para o alto e viu alguém numa nuvem prestes a amassar sua cabeça com grandes, mortais ovos de Spiny que tomavam vida ao tocarem o chão. Mas, apesar de terem se tornado uma característica clássica da série Mario, os Lakitus têm sofrido negligência com relação a aparições nos jogos e são especialmente raros em outras formas de mídia relacionada ao encanador.

A Estreia do Lakitu
A primeira aparição do Lakitu foi em Super Mario Bros., cujo manual lhe descrevia como uma "misteriosa tartaruga que controla as nuvens". Lá no Mundo 4-1, ele se moveria de um lado para outro no topo da tela, eventualmente se escondendo na nuvem para arremessar Spiny Eggs, ou ovos de Spiny, que se transformam em Spinies adultos após a colisão com o chão. Lakitus podem ser destruídos com um pulo ou uma Bola de Fogo, garantindo 200 pontos aos heróis. Também existe um Lakitu que havia sido transformado num Bowser Falso, no final do World 5; para revelá-lo, basta destruir o Bowser no final do mundo com Bolas de Fogo.

O Retorno
Em Super Mario Bros. 3, Lakitu marca seu decisivo retorno à classe militar de Bowser Koopa, onde seus ataques são os mesmos, porém sua aparência é mais reconhecível; por exemplo, aqui, eles possuem cabeças visíveis e óculos de proteção. Os Spiny Eggs também eram jogados de forma mais realística. Não houve grandes mudanças neste jogo, mas alguns deles jogavam uma subespécie verde de Spiny Eggs que nunca se tornariam um Spiny adulto, e sim, rolariam pelo chão. Eles aparecem pela primeira vez em Water Land.

A Nuvem Pode Ser Nossa
Os Lakitus reaparecem em Super Mario World, e sua tecnologia e habilidades foram ampliadas. Eles arremessam seus projéteis primitivos e perseguem Mario e Luigi de um modo mais frenético e realista. O jogo também nos permite revelar o corpo inteiro dos Lakitus, já que podemos acertá-los de modo que saiam da nuvem. Falando em nuvem, é interessantíssima a nova jogabilidade que se pode obter ao destruir um Lakitu e tomar posse de sua nuvem, flutuando nas alturas. Sua nuvem se dissiparia e simplesmente desapareceria se ele fosse pisado. E o que todos gostamos de saber - subespécies! O jogo traz o Pipe Lakitu, um Lakitu que ataca sorrateiro de dentro dos canos, os tentadores Lakitus Pescadores (Fishin' Lakitus), que lhe oferecem uma vida extra em troca de seus ataques, e os medonhos mortos-vivos conhecidos como Boos Pescadores (Fishin' Boos).

Cinegrafistas Amadores
Somente em Super Mario 64 (como também em seu remake, Super Mario 64 DS) Lakitu pode ter a chance de ter um papel maior. Os dois primeiros Lakitus vistos no jogo eram os chamados Lakitu Bros., que ajudavam Mario desde o começo do jogo, lhe davam dicas da Fortaleza de Whomp e, sendo os Lakitus voadores cinegrafistas, filmavam toda a aventura. Mas nem pense que todos os Lakitus são bonzinhos no jogo: em fases como Tiny Huge Island e Rainbow Ride, não há nada pior do que tomar uma cacetada tridimensional de Spiny Eggs lançados por Lakitus hostis... Imagino se o camarada que me filma poderia ao menos pedir ao parceirinho dele pra que eu possa escalar a montanha em paz...?

Previsão de Tempestade no Mundo 7
Em New Super Mario Bros., o triunfal retorno dos Irmãos Mario à boa e velha plataforma 2D, Lakitu não estava ausente. Aqui, as criaturas retornam seguindo suas rotas iniciais dos jogos do Mario para NES. Agora renderizados em 3D, os carinhas não são extremamente proeminentes, mas no World 7, somos obrigados a confrontar um chefão Lakitu chamado Lakithunder, que combatia os encanadores com relâmpagos. Em New Super Mario Bros. Wii, claro, eles retornam com o mesmo papel de seu predecessor para DS; somado a isso, aqui, alguns blocos de nuvens podem criar um Lakitu que joga moedas, mas ainda podem machucar o jogador. Eles também aparecem nos Enemy Courses do World 7.

Lakitus Vão para o Espaço
Sim, os audazes inimigos dos céus estão agendados para marcar presença em Super Mario Galaxy 2. Um Lakitu (ou um inimigo que lembra enormemente um) pode ser visto na extrema direita de uma imagem tropical de Super Mario Galaxy 2. Spinies tridimensionais também aparecem! Mas não se sabe se eles serão lançados ou não pelo Lakitu.

Toca Aqui
No obscuro filme de anime do Mario Super Mario Bros.: Peach-hime Kyushutsu Dai Sakusen! (ou "A Grande Missão para Salvar a Princesa Peach"), os Lakitus aparecem atacando a casa de Mario e Luigi junto a outros inimigos, mas um deles se destacou ao encurralar Luigi com uma horda de Spinies gigantes. Um Lakitu também zombou do encanador vermelho lhe cumprimentando nas alturas de ar rarefeito.

A Nova Moda dos Óculos do Lakitu
No episódio "Mario and the Red Baron Koopa" do segmento animado de The Super Mario Bros. Super Show!, o Lakitu é muito diferente: ele é verde, gordo e tem um nariz enorme (que é, na verdade, o modo como os Koopa Troopas regulares se pareciam nos desenhos animados). As lentes de seus óculos eram vermelhas com armação dourada. Fashion, né? É interessante notar que neste cartoon a voz de Lakitu era similar à do comediante Groucho Marx.

Nuvens Negras e Ovos Explosivos
Em The Adventures of Super Mario Bros. 3, um Lakitu mais bonitinho aparece no episódio "Life's Ruff"; sua aparência é mais leal aos jogos, mas não completamente: sua nuvem é negra como as que anunciam tempestades, tinha olhos mas era desprovida do clássico sorriso. O único papel do coitado foi lançar Spiny Eggs peculiares (e extremamente estranhos) que simplesmente explodiam na direção de Luigi. Esses pobres Spinies nunca verão a luz do dia...

Minha Amiga, Nuvem
A única aparição do Lakitu na série de gibis da Nintendo Comic System foi na história "Cloud Burst". Sua aparição é quase idêntica à dos games, mas sua nuvem é mais bacanuda: sua parte frontal era conectada a uma nuvem maior e achatada, onde Lakitu mantinha seus pertences e onde parecia morar. Essa nuvem era mais do que um meio de transporte - como também uma casa, e uma amiga que tinha capacidade de falar e se chamava Fluffy. O Lakitu desta história revela ser um cleptomaníaco agudo que roubava praticamente tudo o que via, incluindo a coroa de seu próprio rei e Koopabits, ou seja, moedas. A intriga se desenrola quando o ladrãozinho rouba a coroa da Princesa Peach, que precisa dela para uma cerimônia de recoroação.

Quando a Dança da Chuva Dá Errado
Em Super Mario Adventures, a sensacional história em quadrinhos que está sendo traduzida aos leitores fiéis do Reino do Cogumelo, eles apareceram no deserto para atacar a Princesa Cogumelo e seus soldados. Desitratados, os heróis tentaram até mesmo a dança da chuva, e nuvens surgiram nos céus para sua alegria temporária - afinal, eles podem ter feito a dança errada, já que ao invés de água... começou a chover Spinies! Tratavam-se de Lakitus enviados por Bowser Koopa pra capturar a Princesa e sua turma. Essa cena pode ser conferida aqui.

O Amigão das Pistas
Um dos papéis mais importantes de Lakitu foi, sem sombra de dúvida, na série Mario Kart, onde ele é retratado como o dono da Pista de Corrida de Super Mario Kart. Assim, Lakitu faz um papel amigável nestes jogos, ajudando sua clientela corredora de várias maneiras, tais como notificando os corredores sobre o início da corrida, a curva em que estão, e ajudando-os a retornar à pista quando caem na água, lava ou num precipício (uma característica que notavelmente cobrava duas moedas em Super Mario Kart e Mario Kart: Super Circuit). Também, é o Lakitu que nos avisa quando estamos correndo na direção contrária às pistas. Pensando bem, ele trabalha duro na série, e por isso o parabenizamos.

Correio!
Na história em quadrinhos Mario vs. Wario, um Lakitu faz uma pequena aparição como o carteiro que entrega a carta de Wario para Mario, logo no comecinho do gibi. É um conceito interessante, e imagino que eles não tenham problemas ao entregar correspondências em casas protegidas por cachorros ferozes...

Atire Naquela Nuvem!
Em Yoshi's Safari, o atirador em primeira pessoa para Super Nintendo, o Lakitu aparece como um dos mini-chefes do estágio Ghost Mansion, do Dark Realm (Reino da Escuridão) da Terra Joalheria. Ele lançava Spinies que se aproximavam tridimensionalmente do herói, que cavalgava o Yoshi. Aqui, Lakitu tinha muito HP a ser drenado pelos tiros da Super Scope, e como não havia nenhuma animação de danos de quando ele era atingido, ele se mostrava um inimigo muito confuso e desafiante para nossos heróis.

Lakitus vs. Yoshis
Em Super Mario World 2: Yoshi's Island e em seu remake (Super Mario Advance 3: Yoshi's Island), as habilidades de lançar Ovos de Spiny de Lakitu foram amplificadas para se equiparar às habilidades dos Yoshis. Há três estágios com seu nome, "Watch Out fo Lakitu" ("Cuidado com o Lakitu"), "Lakitu's Wall" ("O Muro de Lakitu") e "The Cave of Lakitus" ("A Caverna dos Lakitus"), mostrando que os inimigos tinham ganho bastante destaque na série Yoshi. Os métodos de ataque do Lakitu também foram mudados, devido ao fato de que Spinies ainda não existiam no período cronológico de Yoshi's Island, significando que seus ovos simplesmente explodiriam ao entrar em contato com o chão. Raramente, os Lakitus também lançavam Needlenoses, aquelas bolas de espinhos derivadas dos Pokeys. Aqui, a subespécie Wall Lakitu foi apresentada: trata-se de um equivalente terrestre aos Aqua Lakitus, que fica escondido atrás de paredes, atacando eventualmente. Estes, nunca dirigem nuvens ou sequer saem de seus buracos. Na fase BLIZZARD!!!, também existe uma subespécie chamada Thunder Lakitu (não confundir com Lakithunder), que podia emitir relâmpagos nos Yoshis. Aqui, assim como em Super Mario World, você também pode utilizar a Nuvem do Lakitu como transporte pessoal; o Lakitu Pescador (Fishin' Lakitu) também marca retorno, mas ao invés de tentar os heróis com um Cogumelo 1-Up, eles usavam era uma isca de verdade, pra levar Baby Mario embora...

Lakitus em RPG
A primeira vez em que Lakitus apareceram num jogo de RPG foi em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, e eles eram um inimigo um tanto quanto incomum. Seu papel no jogo é parecido com os anteriores, claro... mas o que ele jogava não eram Spinies, e sim, Spikeys (não confundir com os Spike Tops de Super Mario World). Se lembra deles? Eles se parecem com Spinies, mas andam em duas patas (e lhe atiram espinhos em combate). O Lakitu é muito difícil de ser alcançado em Super Mario RPG, pois flutua muito acima do chão, obrigando o jogador a encontrar um pulo de alcance pra batalhar contra ele e dar um fim à massivamente irritante chuva de Spikeys. Em seguida, em Rose Town, Mario e sua turma confrontaram outro desafio aéreo conhecido como Lakitu. Desta vez, a criatura (retratada como um Lakitu Pescador, ou Fishin' Lakitu) atacava encostando Shy Guys em Mario e Mallow. Houveram outros encontros imediatos, como em Booster Pass, onde o Lakitu passaria a arremessar Spikesters - espécies ainda mais fortes de Spikeys.

No Próximo Desce
Mas, como todos sabemos, onde há Lakitus ruins, pode haver Lakitus bons. Em Super Mario RPG, não é diferente. Um Lakitu retratado como o motorista do Ônibus Real (Royal Bus Driver) assume um papel vital, operando o ônibus de Nimbus Land com destino ao Castelo do Bowser. O motorista do transporte nebuloso, uma nuvem confortável com cascos no lugar das rodas, possui um bigodão e um chapéu verde. Te lembra alguém? Vale lembrar que outro Lakitu bonzinho ajuda o sábio Frogfucius na Lagoa dos Girinos.

Quebrando a Cabeça
Quando decidiram transformar o jogo de puzzle japonês Panel de Pon no maravilhoso Tetris Attack, enormemente baseado em Super Mario World 2: Yoshi's Island, Lakitu substituiu a fada dos ventos, Windy, na versão supermariana da coisa toda. Yoshi e Lakitu deixaram suas diferenças de lado e se tornaram amigos neste jogo, embora os eventos do modo Vs. Com mostram que Lakitu se reuniu à Tropa Koopa quando Bowser e Kamek o hipnotizaram. Yoshi, disposto a libertar seus amigos da terrível maldição fluvial de Bowser, viajou ao Breeze Stage (a fase das alturas) para lutar contra Lakitu e seu aliado, Goonie. Eventualmente, Yoshi quebrou o encantamento e reforçou a amizade com Lakitu.

Fanatismo de Tabuleiro
Graças à prosperidade de Lakitu na série Mario Kart, ele ganha papéis parecidos em Mario Party. Mas especialmente porque a série traz anfitriões diferentes (como o Toad e os Star Spirits) em cada jogo, Lakitu não ganha o papel principal. Em Mario Party 4, no mini-game Fish n' Drips, e em Mario Party-e, no mini-game Lakitu's Luck, ele representa papéis importantes. Em Mario Party Advance, havia um Lakitu em Lakitu House, localizada na Zona Litoral (Seaside Area) de Shroom City. Este Lakitu é um fã ávido de Toad Force V, um seriado de televisão, e até mesmo carrega uma vara de pescar com um boneco do programa. Ao longo da série Mario Party, Lakitu é mais conhecido por seu Orbe, o Lakitu Orb, que estreou em Mario Party 5 e permite o roubo de outros orbes e moedas.

Lakitu Cai na Porrada
Em Super Smash Bros., um Lakitu Bro, como os de Super Mario 64, aparecia raramente no plano de fundo do estágio do Castelo da Peach. Ele retornaria em Super Smash Bros. Melee na forma de seu sprite em Super Mario World, no plano de fundo do estágio Yoshi's Island (e na parte superior de Mushroom Kingdom). Em Super Smash Bros, Brawl, Lakitu regride à sua forma mais clássica, em Super Mario Bros., como um assist trophy - o que significa que ele pode chutar seu traseiro mais do que os próprios lutadores.


Nuvens de Papel
Lakitus na série Paper Mario

Golpe Sujo
Em Paper Mario, Lakitus são encontrados em Flower Fields, auxiliando o sujo Huff N. Puff em sua meta de cobrir toda a fauna com nuvens. Aqui, os Lakitus parecem servir primordialmente a Huff N. Puff ao invés de Bowser.

Spike Storm!
Paper Mario: The Thousand-Year Door trazia Lakitus bastante interessantes, como Laki, um Lakitu adolescente obcecado por trens. Durante a aventura, Mario ainda tem de enfrentar a equipe Spike Storm, formada por dois Spinies e um Lakitu, na liga maior de Glitz Pit. Estes são os Lakitus normais do jogo, mas uma subespécie conhecida como Dark Lakitu pode ser encontrada no Pit of 100 Trials (junto a vários outros inimigos em formato sombrio).

Lakitu retorna em Super Paper Mario como um inimigo raro, mas se quiser vê-lo, fique de olho em áreas como The Dotwood Tree e Overthere Stair. Vale lembrar que na Mansão de Merlee pode-se ver um graffiti com o nome do Laki, o Lakitu do jogo anterior, mencionado acima.


Lakitus de Outro Mundo
Lakitus na série Mario & Luigi


No Reino dos Feijões
Lakitus são raros na série Mario & Luigi. No primeiro jogo da série, Mario & Luigi: Superstar Saga, um Lakitu Pescador aparece toda vez que um dos irmãos elevam as estatísticas; ele carrega um aparelho que permite que os Irmãos Mario escolham em qual ítem eles ganharão bônus na pontuação. Lakitus também aparecem na batalha final contra Fawful. No Reino de Beanbean, também existe uma subespécie chamada Lakipea, uma das respostas baseadas em vegetais aos inimigos clássicos do Reino do Cogumelo. Lakipeas lançam Sharpeas ao invés de Spinies e podem ser encontrados na área nordeste do Reino dos Feijões, próximo à entrada do Vale Teehee.

Lakitu Repórter
Lakitu reassume seu papel com a roleta de bônus em Mario & Luigi: Partners in Time. Um Lakitu Pescador com uma câmera (possivelmente um Lakitu Bro) foi ao Castelo da Princesa Peach para cobrir o lançamento da Máquina do Tempo do Professor E. Gadd no começo do jogo; este amigável Lakitu repórter até mesmo ajuda Mario com uma visão celestial do castelo (na verdade o mapa que Mario, Luigi e suas contrapartes bebês continuam usando ao longo de sua aventura).

Voe Bem Com a Lakitu Travel!
Também em Mario & Luigi: Partners in Time, existe um Lakitu que trabalha na Lakitu Travel, uma empresa de viagens (possivelmente aquela do Ônibus Real de Super Mario RPG) requisitada para transportar Kylie Koopa e Toadbert para o Trono Estelar (Star Shrine) para batalhar contra Elder Shrooboid. Ao entregar os passageiros, o Lakitu disse: "Muito obrigado por escolherem o Lakitu Travel. Tenham um bom dia!".

Lakitus Voadores Não-Identificados
Ainda em Partners in Time, uma subespécie de Lakitu pode ser vista e confrontada na Fábrica de Vim: estes Lakitus shroobificados, os Lakitufos, flutuavam sobre OVNIs ao invés de nuvens, tinham antenas e lançavam Spiny Shroopas ao invés de Spinies regulares. "Lakitufo" é uma junção entre "Lakitu" e "UFO", a palavra em inglês para OVNI. De outro mundo, né?

A Fama Lá Nas Alturas
Apesar de reassumir seu cargo clássico da série Mario & Luigi de manuseador da roleta de bônus, o Lakitu regular não aparece além disso. No entanto, duas novas subespécies foram apresentadas: Gram Lakitu e Lakitu King, Lakitus grã-finos que usam e abusam do ouro em suas mãos. Um exemplo claro de sociedades do Mundo Real.


Dormindo Nas Nuvens
Em Super Princess Peach, Bowser trouxe muitos de seus Lakitus à ação (que neste jogo, lutaram com a mesma mecânica de lançamento de Spiny Eggs que tinham em Super Mario World 2: Yoshi's Island) quando invadiu Vibe Island. Alguns dos Lakitus (os Calm Lakitus) até mesmo ficavam sonolentos com o poder do Cetro das Vibrações (Vibe Scepter). Super Princess Peach também foi o glorioso respomsável pelo retorno triunfal dos esquecidos Boos Pescadores (Fishin' Boos) de Super Mario World, e até mesmo apresenta uma nova variedade deles: os Calm Fishin' Boos.

Curiosidades Nebulosas
• Quando lhe perguntaram qual personagens de video game lhe caracterizaria melhor, Shigeru Miyamoto respondeu... Lakitu! O mestre se identifica com a criaturazinha por ela "parecer muito livre, flutuando no ar, indo a qualquer lugar".
• Apesar de haver toda uma raça de Lakitus, o manual de instruções de Super Mario Bros. dizia que existia somente um - provavelmente porque, no jogo, só um Lakitu pode aparecer de cada vez.
• O sprite de Lakitu em Super Mario Kart é quase idêntico ao sprite de Lakitu em Super Mario World, ambos superclássicos para Super NES; no entanto, em Super Mario World, os Lakitus têm olhos vermelhos, e em Super Mario Kart, verdes. Talvez a Nintendo tenha mudado a cor de seus olhos para diferenciar seus papéis contrastantes em ambos os jogos - vilão irritante em um, assistente legal em outro.
• O guia oficial de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars incorretamente lista o poder de ataque de Lakitu como 450. Se esse errinho de cálculos fosse verdade no jogo, ele seria mais forte que Culex e até mesmo o próprio Smithy!


E este foi o dossiê Lakitu, trazido a vocês pelo Reino do Cogumelo. Espero que tenha sanado todas as suas questões e sede por conhecimentos a respeito do pescador, cinegrafista, clássico em todos os sentidos, Lakitu! Esperamos que ele sempre retorne nos jogos futuros do Mario, nunca parando de nos surpreender com seus conceitos incríveis. Pegue sua nuvem, sua vara de pescar e aguarde por mais respostas cuidadosamente elaboradas, matérias especiais e notícias sensacionais sobre Mario, Nintendo e o celestial mundo dos video games.
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

8 Comentários

  1. caramba!!!
    Ficou gigantesco.
    Duvido que alguém mais vai perguntar,mais sobre os lakitus

    ResponderExcluir
  2. Essa merdinha fofa irrita ^^"
    e muito
    mas eu adoro ele =D

    ResponderExcluir
  3. Vocês perceberam:Lakitus são quase tartarugas do que koopas,seria outra referencia ao mundo real,talvez essa seja a explicação para eles usarem nuvens para se locomover,você sabe:LENTO!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da matéria, muito bom.Vale ressaltar que os Lakitus de SMW eram os únicos de casco vermelho, diferente dos demais, que têm cascos verdes e listrados (pelo que pude perceber...).

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria amigos!!

    Eu não tinha idéia de que os Lakitus eram tão abrangentes nod games do bigode, ou pelo menos, nunca tinha parado pra pensar a respeito.

    No início esses carinhas me irritavam ao extremo, pois em Super Mario 1 e 3 eu cansei de morrer nas fases em que eles apareciam. Depois isso amenizou, pois eles ganharam vários outros papéis com destaque para a câmera de Super Mario 64, e que trabalho bem feito de camera-man o Lakito fez viu!! Pra mim a câmera de Mario 64 é a melhor já feita para um game 3D de aventura e exploração.

    ResponderExcluir
  6. Bem...O lakitu era pra mim,foi sempre um carinha que enxia ao extremo meu saco.
    Mas em super mario Kart 64,adorava ele,porque minha irmã só ficava indo pra traz,dai eu dizia''olha o lakitu''Ela queria arrenbentar com a cara dele e com a minha.XD

    ResponderExcluir
  7. obs:errei no sentido,O lakitu era pra mim,um carinha que enchia meu saco.

    ResponderExcluir
  8. Existe o Lakitu camera man também ele aparece no Glitz pit em Paper Mario Thousand Year Door =D

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem