Fangame House: Super Mario Bros. X





Olá, galera! Como prometido na última edição, falarei sobre o jogo Super Mario Bros. X nesta postagem. Pra quem não conhece, Fangame House é uma coluna semanal que fala sobre games do Mario feito por fãs.

Super Mario Bros. X é um dos maiores fangames que eu já vi. Criado por Andrew Spinks, creio que seja um membro do site Super Mario Brothers, visto que o download do jogo se encontra lá e o link da página aparece no game.


Logo ao entrar no jogo, você verá um menu por onde passam vários Marios e Luigis, com alguns inimigos, de forma muito bonita e bem feita. No menu principal, você encontras as opções de jogar com um ou dois jogadores, além de poder configurar os controles, ligar/desligar o modo Full Screen e ver os créditos do jogo.

No modo Single Player, encontramos três opções de jogo: The Princess Cliche, que narra de forma bem interessante aquilo que mais vemos nos jogos de Mario; The Great Castle Adventure, modo baseado em Super Mario 64, onde você deve conseguir estrelas pra abrir novas fases; e The Invasion que parece ser uma versão do modo The Princess Cliche mais simples, sem personagens pra dialogar.


O jogo possui um gameplay bem bacana, livre de bugs que atrapalhem a jogabilidade. Levando em conta a complexibilidade do jogo, o Mario poderia ter alguns outros movimentos, como o Wall Kick, por exemplo. Mas este problema é sanado pela enorme quantidade de Power Up's disponíveis no jogo, que vão desde o clássico Super Mushroom até itens surpreendentes como a Flor de Gelo, além do Yoshi e suas cores. Infelizmente, parece que essa característica foi pouco aproveitada; no início, encontramos só Super Mushrooms, e aos montes.

Entretanto, você não gostará de andar no mapa do jogo. Diferente de Super Mario Bros. 3, onde bastava apertar o botão uma vez que o Mario ia para a direção desejada, aqui o personagem anda em passos bem curtos e pausados, sendo necessário apertar o botão várias vezes até chegar na próxima fase, cansando o jogador.


Aliás, uma coisa bem divertida que o jogo trás é o Yoshi. Aqui, encontramos as quatro já conhecidas cores de Super Mario World (sendo elas vermelho, azul, amarelo e verde), além de três cores completamente novas, com poderes especiais. Não quero estragar as novidades, então, vou deixar pra você descobrí-las quando for jogar.


Embora o jogo seja excelente na programação, parece que todo esse cuidado não foi feito em seus gráficos. Você verá misturas de Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3 e Super Mario World. É bem visível a diferença de gráficos: você achará super estranho o Mario de SMB. 3 montado no Yoshi de SMW.


A trilha sonora é aceitável. Embora pudesse ter algumas músicas mais originais, o jogo não apresenta músicas ruins. Entretanto, poderia haver mais originalidade. Apesar de tudo, esse é um problema que pode ser facilmente sanado pelo jogador, visto que as músicas e sons se encontram em formato .ogg, podendo ser trocadas.


O jogo possui um replay mediano pra bom. Você sentirá vontade de jogar de novo caso você seja um bom jogador. Se você for mais casual e não estiver acostumado com a jogabilidade semelhante à de Super Mario Bros. 3, você sentirá bastante dificuldade e poderá não jogar mais.

Apesar dos pontos negativos, Super Mario Bros. X continua sendo um dos maiores fangames de Mario de todos os tempos, estando entre os mais famosos e mais complexos. Sem dúvida, vale a pena o download. Segue o link: http://www.supermariobrothers.org/smbx/index.html

Até a próxima edição! \o
Morello

Habitante de Salvador desde que nasci, sou um geek fã de Starcraft 2 e eSports. En Taro Tassadar, my friends.

14 Comentários

  1. Esse jogo é bem legal! Ótima análize. Já tinha baixado desde que um amigo daqui deu o link. Ah... Quem está em dúvida se baixa ou não, eu recomendo! Baixem!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu só preciso acresentar pontos importantes:

    1. Andrew Spinks e Redigit são a mesma pessoa. Acontece que "Redigit" é o seu nome no fórum (bem como o meu é Mario Jr.);

    2. Na maioria, os levels foram criados pelos Levels Designers. Por isso essa mistureba (eu faço meus levels bem temáticos. O que é SMB3 fica em SMB3 e o que é SMB2 fica em SMB2). Por isso eu faço mias levels do que jogo o game;

    3. Há falta de um motor para nadar e também da starman. Ambos, talvez, serão implementados quando Redigit voltar da Rep. Dominicana, onde está ajudando os desabrigados do Haiti;

    4. Um dos pontos fortes do jogo é que, a partir da versão beta 1 (já estamos na versão beta 3) você pode alterar os sprites do game. Isso é bom se você quiser mudar a cor de um cogumelo, por exemplo;

    5. O game é feito no... Visual Basic! Sim, um jeito simples e divertido de fazer um game do bigodudo;

    6. Você pode adicionar suas próprias músicas personalizadas sem precisar substituir qualquer arquivo! (ah e os arquivos estão escritos em .mp3 e não .ogg);

    7. Ele é atualizado "mensalmente".

    Apesar disso, é um dos melhores fan games do mario.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo aviso, Jamerson. Nunca iria imaginar que são a mesma pessoa, já modifico lá em cima.
    E malzão pelo erro das músicas. A questão é que, na minha pasta de jogos, tem alguns do Mario que usam sons .ogg, então eu vi os sons e fiz confusão. risos

    ResponderExcluir
  4. Legal, mas eu sugeri a ultima versão mais nova, com mais coisas, e sonic e você sabe, poderia colocar pelo menos o link de download da última versão? Ok, Está lá no fangame house de Luigi's Boo Haunt.

    ResponderExcluir
  5. @ Morello: Ah, não foi nada. Só eram pontos importantes que eu achei
    necessário acrescentá-los. De qualquer modo, eu gosto de ajudar!

    @Lu9: você também está lá no site, não é?

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa interessante que a análize falou, foram dos poderes dos "novos" Yoshis. Eu tinha pego um desses "novos". E fiquei pê da vida porque nãotinha poderes. =x
    Só depois que descobrir. xD

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Gostei da matéria, pois é bastante verossímil; contudo, creio que dizer que alguém só sentirá vontade de jogar novamente o game se for um bom jogador é "meio que forçar a barra" para um replay. Além disso, dá a entender que as pessoas só jogam os games nos quais conseguem prosseguir mais facilmente, ao passo que conheço muitas pessoas que insistem em jogar games nos quais são péssimos apenas porque acham divertidos. Ex. Tenho um amigo que é péssimo em Super Mario World, de modo que um goomba solitário constitui grande desafio, mas acha o game tão divertido que, sempre que pode, pede para que eu o deixe jogar no meu PC.
    Fora isso, parabéns pela matéria (gostei muito do estilo) e o game é realmente interessante.
    Vlw.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço à todos pelos comentários!

    Lu9: olha, eu baixei a versão diretamente do site Super Mario Brothers.org. Não seria esta a mais nova?

    Rosian: primeiramente, obrigado por ler. (:
    Entendo seu ponto de vista. A questão é que Super Mario Bros. X é um bom jogo, mas frusta o jogador, caso ele perca seguidamente. Em Super Mario World, por exemplo, nós temos os Check Points, o que reduz imensamente os problemas de uma morte acidental. Em Super Mario Bros. 3 nós não temos isso, mas as fases são muito menores que as fases do World ou do X.

    Só um exemplo mesmo, mas gostei de seu ponto de vista.
    Agradeço à todos que estão apontando os erros. Isso é fundamental para melhores matérias no futuro. (:

    ResponderExcluir
  9. Sugestão : Que tal na próxima fazer sobre Super Smash Flash e Super Smash Flash 2?

    ResponderExcluir
  10. no level edition como faz para jogar a faze?

    ResponderExcluir
  11. na fase the invasion como faço para jogar ??????

    ResponderExcluir
  12. Hey, A Nova Versão é a 1.3, e tem a peach,toad, link para jogar, e tem a flor de gelo também! atualize, mas não tem mais fangame house..

    ResponderExcluir
  13. nao consigo jogar the invasion (nao aparece e uso a versao 1.3)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem