Super Mario Bros. O Filme: 19 movimentos dos jogos que aparecem no filme

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Reino do Cogumelo

Aclamada produção dos estúdios Illumination em íntima parceria com a NintendoSuper Mario Bros. O Filme tornou-se rapidamente um dos maiores fenômenos da cultura pop. Isso porque, entre uma constelação de outros fatores, a adaptação da dupla Horvath e Jelenic entrega aos fãs de Super Mario tudo aquilo que eles mais sonhavam: um banquete de referências aos jogos que lhe servem de material-base.

O grandioso longa-metragem de animação não mede esforços em fazer alusões aos videogames clássicos da Nintendo, e isso é um de seus elementos mais centrais; e aquilo que não é explícito nas telas, é sutilmente encaixado em cenários, diálogos e ações ao longo de seus 92 minutos de execução.

E é exatamente destas ações que trata este especial. Nos próximos parágrafos, o Reino do Cogumelo te convida a conferir uma compilação de nada mais, nada menos que 19 movimentos que Mario e outros personagens executam nos jogos da Nintendo e que foram diretamente transferidos para a adaptação. Será que você percebeu todos eles?

Este artigo utiliza nomes oficiais brasileiros, extraídos diretamente da localização de jogos como Super Mario Run, Mario Kart Tour e Mario Party Superstars. Na ausência de tais termos, o nome do movimento em inglês será a escolha para o subtítulo — como de costume nosso, grafado com itálico para indicar o estrangeirismo.


1. Salto

Começando pelo básico, o Mario é um personagem altamente reconhecido pela força de seus saltos — afinal, pelo que mais seria afamado um personagem originalmente batizado de "Jumpman" em seu jogo de estreia, Donkey Kong de 1981? Esta característica do nosso herói de macacão é frequentemente invocada por NPCs em determinados jogos de RPG da série — mas espantosamente deixada para escanteio no filme live-action de 1993, que poucos ousam mencionar.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures

Em Super Mario Bros. O Filme, não somente o Mario, mas vários outros personagens também são vistos executando estes saltos impressionantes. Nota-se que, no longa, os pulos do encanador do Brooklyn parecem ser particularmente potenciados pelos supercogumelos consumidos no campo de treinamento do reino.

2. Salto escalada

Também conhecido pelos jogadores como "Wall Jump", o salto escalada do Mario é uma tática especial adotada em Super Mario 64, de 1996, para alcançar lugares mais altos, especialmente se tratando de passagens mais estreitas — e não demorou muito até que outros personagens jogáveis da Nintendo a dominassem. É uma habilidade tão marcante que todos os Toads ficam impressionados quando é executada no modo Corridas do auto-runner para celulares Super Mario Run.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures/McDonald's

No filme, tanto a princesa Peach quanto o Mario são vistos realizando a manobra de salto escalada contra os Rotating Blocks (Blocos Giratórios) do campo de treinamento. Ela também aparece brevemente em um dos comerciais do McLanche Feliz, da rede McDonald's, que distribuía brindes relativamente reveladores de Super Mario Bros. O Filme em dezembro de 2022.

3. Salto flutuante

Herdado da personagem Lina durante a famosa repaginação de Yume Kōjō: Doki Doki Panic em 1988, o salto flutuante da princesa Peach é uma de suas assinaturas mais marcantes — e uma que pode salvá-la de várias enrascadas. Muitos jogos apresentam funções similares a esta técnica, como a prancha de Funky Kong na versão Switch de Donkey Kong Country: Tropical Freeze e a insígnia Parachute Cap de Super Mario Bros. Wonder; mas a original, com a saia bufante, pertence à monarca dos cogumelos.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures

No final da sequência do campo de treinamento de Super Mario Bros. O Filme, é possível ver a princesa Peach executando um salto flutuante para descer da bandeira objetiva com suavidade. Uma habilidade essencial como esta só pode ser coisa de realeza — ou daqueles que gostam de copiá-la. Estou olhando para você, Peachette!

4. Punch

É claro que um dos movimentos ofensivos mais instintivos da humanidade, o soco, também seria executado pelos personagens da Nintendo. Desde o original Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars para SNES, Mario, quando desarmado, cerra seus punhos enroupados pelas luvas que compõem o uniforme da Super Mario Bros. Encanadores para dar a seus inimigos a boa e velha recepção das periferias de Flatbush. Wario, Bowser e Donkey Kong também são peritos na arte de dar uns murros.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Mario Stuff/Super Mario Wiki

Durante um surto de determinação pelos complexos campos de treinamento do Reino Cogumelo em Super Mario Bros. O Filme, Mario escolhe desferir um Punch contra um painel de madeira que retratava a figura de Bowser. O soco do encanador pode ser impressionante, mas não deu muito certo na Grande Arena dos Kongs. Quem você pensa que é, o Bruce Lee?

5. Chute

Mario e chutes têm um histórico bem antigo. Já nos clássicos fliperamas de Mario Bros. (1983), os chutes eram a estratégia central de derrota dos inimigos, tendo em vista que apenas imobilizá-los por baixo das plataformas não era o bastante. E com a chegada dos Koopas em 1985, chutar cascos se tornaria uma atividade corriqueira para os bombeiros do Brooklyn, além de um complemento recorrente em combos de ataque. E não podemos esquecer, é claro, do spin-off Mario Strikers.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Agustinhr04/Super Mario Wiki

Em Super Mario Bros. O Filme, quando Mario e Donkey Kong finalmente encontram harmonia para lutar contra um inimigo comum, é Mario o responsável pela flor de fogo obtida por DK, e o faz dando um chute de categoria em um bloco ? para liberá-lo. Um verdadeiro superchutaço!

6. Pisada

Também chamado de Salto Bomba e Ground Pound, a muito famosa Pisada foi executada pela primeira vez na franquia por ninguém menos que Bowser, o rei dos Koopas, em Super Mario Bros. 3 (NES, 1988). Em seguida, Wario, o chefão final de Super Mario Land 2: 6 Golden Coins para Game Boy — seu jogo de estreia — foi quem adotou a técnica, sendo capaz de atordoar o herói da memorável aventura de Yokoi por alguns instantes. Foi somente em Super Mario 64 que a poderosa e complexa técnica de "cair de bumbum" foi adotada pelo lado luminoso da força da massa, sendo reproduzida em vários títulos da série.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Agustinhr04/Super Mario Wiki

A cena da Pisada em Super Mario Bros. O Filme é bem proeminente. Após cair de uma altura elevada, Mario a executa em uma área rodeada por Koopas — e, como resultado do poderoso impacto, todos os membros do exército de Bowser que estão dentro daquele perímetro se retraem em seus cascos simultaneamente.

7. Derrapada

Derrapada é o nome oficial da famosa cambalhota (Landing Roll) usada pelo Mario — e por muitos personagens de filmes de ação! — para amortecer a queda e evitar lesões após cair de uma altura elevada. Tornou-se comum em Super Mario 3D Land, Super Mario 3D World, Super Mario Odyssey e até mesmo Super Mario Run para dispositivos móveis, além de ser uma manobra evasiva engatilhada pelo escudo na série Super Smash Bros. A primeira vez em que a ação foi executada pelo protagonista foi em Donkey Kong para Game Boy, de 1994.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

Ainda na sequência de treinamento, Mario pode ser visto dando uma derrapada sobre uma série de blocos marrons (ou Brick Blocks) após um impressionante mergulho aéreo. Seria esta a estratégia perfeita da antiga arte do Pia-Fu para não se esborrachar todo no chão?

8. Roll Attack

Não é só o Mario ou a princesa Peach que possuem movimentos exclusivos. Afinal, o Roll Attack de Donkey Kong, o primata prime, também pode ser chamado de seu. Também conhecido como Barrel Roll — e não, não estamos falando de Star Fox —, o Roll Attack é um tipo de cambalhota contínua capaz de derrubar todos os inimigos em seu caminho, similar ao efeito de uma bola de boliche. É característico das séries Donkey Kong Country e Donkey Kong Land, tornando-se sua marca registrada em jogos como Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games (Wii) e Mario Golf: Super Rush (Switch, 2021).

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

O Roll Attack de Donkey Kong pode ser visto aproximadamente na metade de Super Mario Bros. O Filme, quando o rei das selvas tenta nocautear Mario durante o combate na Grande Arena dos Kongs valendo a participação do exército de Cranky no refreio contra Bowser. Pode ser uma ação muito perigosa quando executada sobre um andaime tão estreito — o que será que estava rolando na cabeça do DK?

9. Pula-sela

Conhecida em inglês como vaulting em referência ao volteio artístico do hipismo, no Brasil, esta habilidade adquirida por todos os personagens jogáveis de Super Mario Run (2016, mobile) ganhou um nome bem mais adequado: pula-sela. Apesar de pouco falado, esta importante manobra permite que o Mario, em constante movimento, não seja atingido de frente por inimigos como Goombas e Koopas, pulando automaticamente por cima de suas cabeças. É isso mesmo: levou 31 anos para que o encanador aprendesse a contornar estas investidas laterais; mas digamos que a corrida automática proporcionada pelo game tenha lhe dado um empurrãozinho.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

Mario executa um pula-sela sobre o Toad no comercial do McLanche Feliz, da rede McDonald's, que na época recebia de braços abertos os brindes de Super Mario Bros. O Filme. Em Super Mario Run, é dito na seção de referências que o salto trampolim, executado após um pula-sela, deixaria os Toads impressionados — "Os Toads vão adorar!" —, mas duvido que este seria o caso do pobre Toad se fosse ele o pula-pula, como na propaganda.

10. Pisar/pisadas consecutivas

Para o terror dos Goombas, esta é uma das habilidades mais comuns da franquia de videogames, e por isso, não poderia ficar de fora de Super Mario Bros. O Filme. Conhecida em inglês como Stomp, recebeu duas traduções oficiais em português do Brasil: é chamada de pisadas consecutivas em Super Mario Run e simplesmente de Pisar em Mario + Rabbids Sparks of Hope (Switch, 2022). Para executá-la, basta saber pular, e portanto, esta habilidade existe desde 1985.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

Na adaptação da Illumination, Mario é visto utilizando o Pisar em algumas ocasiões diferentes. Na cena de treinamento, por exemplo, ele usa esta técnica para pegar impulso sobre uma imitação de Bill bala; em outra sequência, ele pisa sobre Koopas, que se retraem para dentro de seus cascos. Não somente uma marca registrada do Mario, o Pisar também deixa uma marca na cabeça de quem cruzar o seu caminho!

11. Dive

Quem curte os games 3D do encanador bigodudo, como Super Mario 64, Super Mario Sunshine, Super Mario 3D World + Bowser's Fury e Super Mario Odyssey, está bem familiarizado com esta curiosa técnica ofensiva: Dive, ou Body Slide, um deslize de barriga que pode atingir qualquer inimigo que estiver à sua frente. O "mergulho" do Mario também é conhecido por manter constante a sua velocidade, tornando-se parte importante de um combo de movimentos de locomoção usados pelos jogadores mais experientes.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

Ainda durante o treinamento no simulador do Reino Cogumelo, Mario executa um Dive por baixo de uma planta Piranha animatrônica com uma performance muito similar à de sua grandiosa aventura pelos quadros tridimensionais do Nintendo 64. Se joga de cabeça nos seus objetivos, Mario!

12. Dash

Nada pode parar um par de bombeiros obstinados. Prova disso é que Mario, Luigi e seus amigos têm praticado o chamado Dash desde os primórdios de suas peripécias de rolagem lateral. Trata-se de um movimento que permite que os heróis corram mais rápido do que o normal, geralmente alcançado após um ritmo constante de corrida. O Dash é o que permite que os personagens corram por cima de vãos estreitos nos jogos 2D e atinjam a velocidade necessária para colocar os potenciadores de voo em ação. A função é ainda mais destacada em jogos selecionados das séries de RPG Paper Mario e Mario & Luigi.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

Mario atinge esse padrão de corrida várias vezes ao longo de Super Mario Bros. O Filme. A citar um exemplo, ao atacar os capangas de Bowser junto ao Donkey Kong, o ítalo-americano corre com os braços para trás no melhor estilo "Naruto Run" — uma posição que os fãs hão de reconhecer como típica dos games. Além disso, quando está sob efeito de invencibilidade, seu Dash fica ainda mais poderoso.

13. Swim

Não deixe a barriguinha do Mario te enganar: o homem que pisou no mundo das tartarugas é um exímio atleta olímpico e um excelente nadador. Desde o World 2-2 de Super Mario Bros. (1985), a estrela dos games vem mergulhando de cabeça nos domínios subaquáticos do Reino Cogumelo, evitando Bloopers e Cheep Cheeps com destreza e uma impressionante capacidade de prender a respiração debaixo d'água por longos períodos de tempo — na maioria das vezes, sem o auxílio de potenciadores como o Frog Suit e o Penguin Suit.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Mario Stuff/Super Mario Wiki

Em Super Mario Bros. O Filme, esta mesma proficiência submarina é exibida após o trágico "acidente" na Avenida Arco-íris, quando Mario se vê na responsabilidade de salvar Donkey Kong, desacordado devido à forte pancada de um dos destroços, de ser afogado nas águas do oceano.

14. Fly

Embora não seja capaz de fazê-lo sem o auxílio de potenciadores, Mario pode adquirir a capacidade de voar desde Super Mario Bros. Special, um tipo de sequência de Super Mario Bros. adaptada para os computadores das séries NEC PC-8801 e Sharp X1 pela Hudson Soft em 1986. Nos mundos 3-2 e 4-1 do game, o item Wing era capaz de fazer com que Mario parecesse estar nadando em pleno ar — e foi aí que a Nintendo tomou gosto pela coisa, já que os jogos seguintes apresentariam itens como a superfolha, a Cape Feather e o Wing Cap — todos capazes de fazer o herói do reino alcançar as nuvens.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Trogga/Crazy Mr. L/Super Mario Wiki

A certo ponto de Super Mario Bros. O Filme, o protagonista transforma-se em Mario tanuki, a pomposa fantasia completa de cão-guaxinim oriunda de Super Mario Bros. 3, que, diferente do jogo, o permite voar ilimitadamente. O longa segue a tradição moderna de Super Mario 3D Land e Super Mario 3D World de transformar o Mario em tanuki por meio da superfolha, e não pelo Tanooki Suit, como era antigamente — eliminando a chance de uma forma Raccoon Mario mais simples.

15. Fire Breath

Se as populares lendas do Reino Cogumelo têm direito a uma adaptação fiel de grande parte de suas habilidades de combate e locomoção, o que dizer de Bowser, o tirano rei dos Koopas e temível líder do exército do Reino das Sombras? O intenso antagonista possui uma capacidade devastadora de cuspir fogo pela boca — o famoso Fire Breath. Mario & Luigi: Bowser's Inside Story e seu remake, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.'s Journey, nos ensinam que um duto específico de combustão chamado de Flame Pipe faz parte de sua natural e assustadora anatomia.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Orangemushroom/Super Mario Wiki

Logo no começo da adaptação da Illumination, Bowser não mede esforços para esquentar as coisas em Snow Kingdom, o reino dos azarados pinguins que mantinham a superestrela — e um único, porém contínuo Fire Breath já foi o bastante para abalar as estruturas de seu palácio de neve. Pensem na destruição! Pensem nos danos! Pensem em como eu vou diminuir a minha conta de consumo de gás!

16. Derrapagem

O arco de Super Mario Bros. O Filme inspirado pelos jogos da série Mario Kart serviu aos mariomaníacos de plantão como uma deliciosa cereja no topo do bolo; era algo que, apesar de não ter nenhum tipo de respaldo narrativo nos games, a Nintendo e a Universal Pictures conseguiram encaixar perfeitamente no roteiro como uma parte importante desse grande banquete de fan service.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Mario Stuff/Super Mario Wiki

E com Mario Kart, seus movimentos mais típicos também foram transpassados às telonas, a começar por um dos mais reconhecidos e executados pelos jogadores: a derrapagem, conhecida em inglês como o famoso Drift. E assim como nos jogos, as derrapagens executadas pelo Mario durante seu Test Drive pelas tortuosas curvas da Avenida Arco-íris também são capazes de gerar miniturbos — e é disso que se trata o antepenúltimo item desta lista...

17. Miniturbo

Os miniturbos da série Mario Kart estão intimamente conectados com a derrapagem. Se bem sucedida, o veículo que a executar acaba liberando um boost de velocidade que, apesar de curto, pode ser crucial para os últimos momentos de uma partida: o miniturbo. Existe, inclusive, uma técnica entre os jogadores mais hardcore do spin-off chamada de snaking, que consiste de ativar impulsos de miniturbo múltiplas vezes consecutivas para manter alta a constância de velocidade; e para tanto, devem derrapar em direções alternadas no mesmo sentido.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

De tão importante para a franquia, é óbvio que o miniturbo não deveria ficar de fora da sequência de corrida pela Avenida Arco-íris exibida em Super Mario Bros. O Filme — especialmente quando o Koopa General e sua escavadeira maligna estão em seu encalço. No longa, os miniturbos no kart do Mario geram faíscas azuladas, exatamente como são representados nos games do bigodudo. Um detalhe pequeno, mas que desperta faíscas no coração dos verdadeiros fãs.

18. Hop

Uma técnica que tem sido parte das corridas de Mario Kart desde seu primeiro título, Super Mario Kart, de 1992 — e removida apenas em Mario Kart: Double Dash!! —, o Hop, Hopping ou Mini-Jump são nomes dados aos pequenos saltos que os pilotos de karts, motocicletas ou quadriciclos podem executar durante as corridas, principalmente para a ativação das derrapagens; mas também oferecem uma alternativa de se esgueirar sobre buracos e de acessar possíveis atalhos nas pistas. E claro, de executar manobras sobre as rampas, caso em que o jogador será recompensado com o chamado Jump Boost após o pouso.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Studios, MisterMarioYT/Super Mario Wiki

Em Super Mario Bros. O Filme, Mario faz uma derrapagem precedida por um Hop. Esta sequência foi vislumbrada em um dos primeiros trailers da animação, quando os fãs descobriram que a história beberia de fontes muito mais variadas do que apenas as plataformas de aventura do encanador.

19. Anti-Gravity

Um recurso que só foi possível a partir da tecnologia do Wii U, Anti-Gravity, ou "antigravidade" em português, permite que os motoristas, pairando sobre as superfícies, possam dirigir nas paredes ou de cabeça para baixo. Tão divertida é a adição desta mecânica que hoje em dia, em Mario Kart, existem pistas 100% voltadas para a antigravidade — como Mute City, Big Blue e a recente Sky-High Sundae, conhecida em Mario Kart Tour como Altos Sorvetes.

Imagem: Reprodução/Nintendo/Universal Pictures, Mario Stuff/Super Mario Wiki

Em Super Mario Bros. O Filme, a antigravidade existe e aparece em vários momentos. Por exemplo, antes da partida do exército Kong para a Avenida Arco-íris, é possível ver um kart tendo seu recurso de antigravidade testado; e em outras ocasiões, alguns veículos são mostrados usando esta função para atravessar a parte inferior da estrada ou pairar sobre as águas. Por meio da moto da princesa Peach, o filme acrescenta um detalhe muito curioso à Anti-Gravity: o recurso pode ser ativado ou desativado manualmente através de um botão.

Com tantas curiosidades interessantes, nada mais justo que reprisar Super Mario Bros. O Filme através de sua plataforma de streaming favorita — e revirar o filme de cabeça para baixo para encontrar mais e mais detalhes e Easter eggs. Obrigado por visitar o Reino do Cogumelo!
Eduardo Jardim

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem