![]() |
Showtime! • Reprodução/Nintendo |
Mais uma grande aventura do nosso amado italiano bigodudo foi lançada para Nintendo Switch e, com ela, temos o rei dos Koopas aprontando outra de suas artimanhas. Em Super Mario Bros. Wonder, ele se fundiu com o castelo do príncipe Florian, tornando-se o colossal e poderoso Bowser Castelo, aterrorizando o Reino Flor com seus novos poderes fenomenais.
Definitivamente, essa não foi a primeira vez em que o líder da Koopa Troop representou um perigo extraordinário para os heróis do reino, e certamente não será a última. Compilamos algumas das vezes em que Bowser atingiu níveis descomunais de poder e potencial destrutivo, mostrando verdadeiramente do que é feito. Confira nos próximos parágrafos!
Atenção! Este artigo contém spoilers de Super Mario Bros. Wonder para Nintendo Switch e de outros jogos da franquia que foram lançados no passado. Recomenda-se cautela ao prosseguir.
Showtime!
![]() |
Bowser descendo o sarrafo no Luigi nos créditos de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story • Reprodução/Nintendo |
Começando por uma das versões mais icônicas do Bowser, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (DS, 2009) é um jogo que nos leva bem a fundo no nosso querido rei — literalmente. No jogo, passamos boa parte do tempo usando Bowser para enfrentar verdadeiros pesos-pesados.
Ele tem em seu arsenal socos extremamente poderosos e potentes rajadas flamejantes; consegue se defender usando seu casco resistente e tem a capacidade de aspirar inimigos e objetos. Não só isso, como também conta com ajuda de seus minions para lançar ataques poderosos.
Mesmo já tendo uma boa quantidade de habilidades próprias, Bowser ainda conta com os superirmãos Mario dentro de seu corpo para dar aquela "forcinha" quando ele precisa. Eles já o ajudaram a repelir uma bala de canhão enorme disparada pelo castelo do Bowser e até mesmo a fazê-lo crescer a proporções colossais para enfrentar o castelo da princesa Peach movido a energia das trevas.
Mas o real brilho do personagem se dá na luta final, onde ele enfrenta sua cópia, Dark Bowser, que foi criado quando a Dark Star copiava seu DNA.
Dark Star é um artefato senciente de grande poder que almeja a dominação global; foi descoberto e despertado por Toads arqueólogos e, sem demora, começou a destruir todo o reino dos cogumelos. Seus planos foram frustrados pelos celestiais Star Sprites, e assim, a Dark Star ficou selada debaixo de Toad Town até Fawful conseguir despertá-la novamente. Depois de copiar o DNA do Bowser, a Dark Star se tornou o Dark Bowser, uma versão do rei dos Koopas com toda a força que ele já tinha adquirido até o momento somada ao poder das trevas.
Dark Bowser criou um furacão negro que engoliu todo o Reino Cogumelo e prendeu seus habitantes em esferas — como o próprio Bowser disse, "um belo background para uma sensacional luta final".
![]() |
Bowser enfrenta seu eu... ainda pior? • Reprodução/Nintendo |
E assim, duas forças colossais se digladiam no topo do castelo da Peach para decidir o destino do mundo inteiro. Mas mesmo tendo toda a força do rei dos Koopas e todo o poder das trevas da Dark Star, uma cópia nunca vai ser melhor que o original. Bowser conseguia se igualar em força, sobrepujar vários dos ataques de Dark Bowser e, com a ajuda de Mario e Luigi, tanto Fawful quanto a Dark Star foram derrotados definitivamente com um belo K.O. punch.
Mesmo sendo derrotado pelos irmãos Mario no final — tem que dar um desconto para o cara, ele estava cansado! —, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story ainda é um dos jogos que melhor explorou o rei dos Koopas e mostrou uma parte da sua vasta gama de habilidades e força.
Fury Bowser
![]() |
Uma das versões mais poderosas do rei dos Koopas dá nome a Super Mario 3D World + Bowser's Fury • Imagem: Duckson Patonsio/Reino do Cogumelo/Reprodução/Nintendo |
Um dos melhores designs do Bowser e também uma das versões mais enigmáticas do tartarugão, surgido em Super Mario 3D World + Bowser's Fury (Switch, 2021). Ele nasceu de uma pegadinha de Bowser Jr. ao tentar pintar o seu pai usando uma tinta preta chamada de splotchy goop; porém, isso acabou corrompendo o Bowser e deixando ele num estado de fúria intensa. Quando Fury Bowser destruiu toda a frota e "sujou" todo o arquipélago de Lake Lapcat e seus arredores, Bowser Jr. não teve outra opção a não ser pedir ajuda ao nosso italiano preferido para acalmar a fúria de seu pai.
Fury Bowser é facilmente uma das versões mais colossais do rei dos Koopas, só perdendo para o Bowser Castelo de Super Mario Bros. Wonder e o Bowser gigante de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story e Mario & Luigi: Dream Team (3DS, 2013). Sim, ele é maior que os Bowsers gigantes da série New Super Mario Bros., de Super Mario Sunshine e até de Super Mario Galaxy 2.
Mas ele não tem só tamanho: o simples girar de seu casco, quando adormecido, consegue provocar chuvas; e seu despertar pode alterar todo o clima da região, transformando um dia calmo e ensolarado numa forte tempestade.
![]() |
O tempo fechou para o Mario! • Imagem: Duckson Patonsio/Reino do Cogumelo/Reprodução/Nintendo |
Fury Bowser também conta com uma potente rajada flamejante, é capaz de fazer chover fogo e também consegue lançar os espinhos das suas costas em todo o arquipélago, lançar rochas explosivas, criar barreiras para selar os Giga Bells — e impossibilitar o Mario de usá-los —, criar ondas de choque enormes com o impacto, além de ter uma agilidade impressionante, sendo capaz de sair rodando em altas velocidades e ir de uma ponta a outra do arquipélago com um único salto.
Fury Bowser consegue ser amansado com o uso da luz dos faróis encontrados nas ilhas, ou, simplesmente, se o Mario se transformar em Giga Cat Mario e lhe der uns sopapos; isso o faz adormecer por um tempo. Entretanto, o poder do Fury Bowser cresce demais, a ponto de que, depois de determinado progresso, nem a luz dos faróis é o bastante para pará-lo.
Felizmente, Mario, Bowser Jr. e Plessie conseguiram derrotar a fúria implacável do rei dos Koopas e trazê-lo de volta ao normal.
Bowser Castelo
![]() |
Uma fenomenal versão de Bowser assombra Super Mario Bros. Wonder • Imagem: Duckson Patonsio/Reino do Cogumelo/Reprodução/Nintendo |
Certamente a transformação mais fenomenal do Bowser e também a mais colossal, Bowser Castelo de Super Mario Bros. Wonder é fruto da fusão entre o Bowser, a Cápsula Koopalhaço e o Castelo Flor (palácio do príncipe Florian) induzida por uma flor fenomenal. Essa mistura gerou um Bowser de proporções épicas feito de puro poder fenomenal. Assim que se transformou, Bowser já usou suas habilidades contra todo o Reino Flor, aprisionando seus habitantes, os Poplins, e tomando conta de seus castelos.
Não satisfeito, Bowser ainda criou nuvens de plantas Piranha para se proteger enquanto aumentava seu próprio poder até alcançar o ápice fenomenal; nuvens estas que só podiam ser absorvidas por sementes magna.
O poder fenomenal é a mecânica principal de Super Mario Bros. Wonder. Quando se pega uma flor fenomenal, o efeito é ativado, alterando toda a realidade ao seu redor. Os efeitos variam de simplesmente remodelar os personagens e dar vida a objetos até deformar toda a estética da fase. Bowser Castelo é feito de puro poder fenomenal. Sua influência ia muito além da sua posição no centro do Reino Flor e conseguia até mesmo dar upgrades no Bowser Jr., posicionado em castelos nos finais de cada mundo. O Júnior ganhava a capacidade de alterar a realidade ao seu redor, o estado físico de objetos e até mesmo o clima do campo de batalha, sem contar o controle sobre a gravidade — entre outras habilidades.
![]() |
Não há limites para o Bowser Castelo • Imagem: Duckson Patonsio/Reino do Cogumelo/Reprodução/Nintendo |
Bowser tinha tudo isso em seu leque de possibilidades e inclusive brincava com o Mario e sua turma antes mesmo da batalha final; toda a sequência da última fase de Super Mario Bros. Wonder é criação do próprio Bowser usando poder fenomenal — basicamente, um castelo colossal com capacidade de alterar a realidade da forma que quiser e que pretendia transformar todo o universo na sua audiência cativa enquanto preparava o maior show que já existiu.
Mesmo tendo as leis universais na palma de sua mão, Bowser Castelo não foi páreo para o ritmo dos superirmãos Mario e seus amigos, sendo derrotado no seu próprio espetáculo; uma semente magna absorveu todo o poder fenomenal do castelo e, junto às outras, restaurou todo o Reino Flor.
"Grand Star Bowser"
![]() |
O mundo ficou pequeno para a ambição de Bowser em Super Mario Galaxy 2 • Imagem: Reprodução/Nintendo |
Bem, esta forma não tem um nome específico, então não tem problema chamá-la de "Grand Star Bowser".
Fontes de energia com formato de estrela, as Power Stars são elementos recorrentes na franquia Mario; algumas até mesmo foram Lumas anteriormente. Sua função e poder variam de acordo com o jogo. Em Super Mario 64 (1996), por exemplo, elas são responsáveis por manter as dimensões criadas pelo Bowser nas pinturas do castelo da princesa Peach, enquanto, em Captain Toad: Treasure Tracker (Wii U, 2014), elas são meros tesouros. Na série Super Mario Galaxy, as Power Stars ajudam a energizar o observatório da Rosalina (Comet Observatory) e a Starship Mario.
E por falar em Galaxy, foi esta série que nos introduziu às Grand Stars, que são versões ainda mais poderosas das Power Stars normais. Elas são usadas pela Rosalina para ampliar ainda mais o alcance universal do observatório enquanto, em Super Mario Galaxy 2, têm a função de restaurar a Starship Mario e criar portais intergalácticos para os mais diversos cantos do universo.
![]() |
Uma das Grand Stars de Super Mario Galaxy • Reprodução/Nintendo |
Grand Stars são facilmente alguns dos artefatos mais poderosos apresentados na franquia principal do Super Mario, igualando-se, talvez, até às novatas flores fenomenais. No primeiro Galaxy, Bowser planejava usá-las para destruir o universo e recriá-lo à sua imagem usando seu reator no centro do universo.
Bowser em Super Mario Galaxy, além de contar com suas já conhecidas características — como soltar bolas de fogo e gerar ondas de choque quando pula —, agora consegue controlar a gravidade, cuspir cometas e ter até mesmo seu próprio movimento giratório (Spin).
Depois de um embate épico contra o Mario, Bowser é derrotado e perde a principal fonte de energia do seu reator, fazendo com que um dos planetas próximos entrasse em colapso, tornando-se uma supernova que engoliria todo o universo. Graças ao sacrifício das Lumas, o buraco negro foi controlado, reiniciando todo o universo no processo, em uma das melhores sequências finais que essa franquia já viu. Todos estes eventos aconteceram usando a energia de uma só unidade de Grand Star no reator do Bowser.
![]() |
O rei dos Koopas chegou à cidade • Reprodução/Nintendo |
Em Super Mario Galaxy 2, o rei dos Koopas engole uma Grand Star, e além de absorver a sua energia, ele ainda dobra de tamanho. Dessa vez, Bowser conta com sua rajada flamejante, controle sobre a gravidade para arremessar cometas no Mario e seu forte soco.
O confronto final de Super Mario Galaxy 2 acontece em uma dimensão feita pelo próprio Bowser na qual repousa seu trono. Lembrando que não é a primeira vez que ele usa Power Stars para criar dimensões: ele fez a mesma coisa em Super Mario 64. Após ser derrotado na primeira parte da luta, Bowser novamente engole a Grand Star e, dessa vez, cria um buraco negro gigante na sua última tentativa de parar o melhor bombeiro do universo.
Depois de uma das piores boss battles da franquia, Bowser é derrotado de vez e toda a dimensão criada por ele entra em colapso, libertando a Grand Star e a princesa Peach. Mesmo a execução não sendo uma das melhores, "Grand Star Bowser" ainda é uma versão extremamente poderosa do rei dos Koopas.
Dreamy Bowser
![]() |
Nunca é tarde para sonhar em Mario & Luigi: Dream Team • Imagem: Reprodução/Nintendo |
A versão tão sonhada do poderoso Bowser, a própria personificação dos sonhos. Lembrando que o Bowser de Mario & Luigi: Dream Team (3DS, 2013) é o mesmo Bowser de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story; então, toda a força que ele conseguiu no jogo anterior também se aplica aqui.
Mario & Luigi: Dream Team gira em torno da Dream Stone e o esforço do vilão Antasma, em parceria com Bowser, para realizar seus sonhos usando o poder da pedra. Dream Stone é um artefato Pi'illo formado pelos bons sonhos, enquanto sua contraparte, Dark Stone, é formada por pesadelos. Ambas têm poder suficiente para realizar o desejo de quem as possuir, e por isso, eram guardadas pelos Pi'illos. Antasma tentou roubar a Dark Stone mas foi selado no mundo dos sonhos. Antes de ser preso, ele quebrou o artefato, lançando pedaços de pesadelo nos Pi'illos — petrificando todos eles.
Bowser, em posse da Dream Stone, traiu Antasma e partiu a fazer seu pedido mais nefasto: obliterar os superirmãos da existência.
Seu plano foi frustado pela Starlow e pela princesa Peach que, a pedido do príncipe Dreambert, destruíram a Dream Stone numa medida desesperada. Bowser então sugou os fragmentos da Dream Stone, se transformando em Dreamy Bowser — nada menos que tornando-se a própria Dream Stone.
![]() |
Stop! Hammer time! • Imagem: Reprodução/Nintendo |
Para contexto, cada sonho na franquia Mario tem seu próprio tempo e espaço; basicamente, são universos próprios. Dreamy Bowser é a personificação dos sonhos. Um multiverso vivo de possibilidades, todo o poder de um sonho lúcido nas mãos do rei dos Koopas.
Dreamy Bowser consegue se multiplicar, criar um exército de minions e até mesmo aeronaves de combate a bel-prazer, além de ser capaz de gerar comida para se curar; seus socos geram ondas de choque enormes, consegue conjurar um enorme martelo, dobra de tamanho para perseguir os irmãos Mario enquanto lança várias rajadas de chamas, além de conseguir capturar e arremessar um dos encanadores a distâncias absurdas.
Mesmo sendo a própria personificação dos sonhos, Dreamy Bowser foi derrotado pela equipe dos sonhos dos irmãos Mario antes mesmo de se dar conta da magnitude dos seus poderes.
Mas qual seria a versão mais poderosa do nosso abominável rei?
![]() |
Bowser encarando o Super Dimentio, que de bobo não tem nada, em Super Paper Mario • Imagem: Reprodução/Nintendo |
A versão mais poderosa do Bowser conhecida até hoje — não só dele, como também de Mario, Peach e Luigi — se encontra em Super Paper Mario (Wii, 2007). O jogo gira em torno do vilão Count Bleck, conhecido antes por Lord Blumiere, que, depois de perder o amor da sua vida, decidiu apagar toda a existência usando o livro de profecias Dark Prognosticus.
Para tanto, ele precisava criar o Chaos Heart, uma fonte de energia das trevas puramente destrutiva, que, segundo o prognóstico, seria invocado a partir do casamento de uma "justa e amável princesa" e um "feroz rei monstro".
Com a criação do Chaos Heart, veio também o nascimento do Void. Trata-se de um buraco na própria fábrica da realidade, que vai crescendo com o tempo e engolindo tudo que estiver em seu caminho até sobrar "o nada". Void não apenas apagaria universos, mas tudo na franquia Mario; toda a realidade deixaria de existir.
Count Bleck mentiu para seus minions dizendo que, após isso, ele criaria um mundo perfeito. Mas na verdade, ele tiraria a própria vida, desaparecendo junto com toda a existência.
O Chaos Heart potencializa o usuário ao ponto de atingir a invencibilidade e são necessários todos os 8 Pure Hearts para sobrepujar esse poder. Além disso, ele só pode ser destruído matando seu usuário ou através do poder do amor concentrado no Purity Heart — que, para contexto, é um artefato criado pela Tribe of Ancients com o poder do amor, que eles acreditavam ser a única força capaz de salvar todos os mundos da destruição, e eventualmente separado em 8 partes para ser protegido do mal.
![]() |
Todos os 8 Pure Hearts quebrando os escudos de Count Bleck • Imagem: Reprodução/Nintendo |
Após ser derrotado por Mario e companhia no final de Super Paper Mario, Count Bleck é traído por Dimentio, um dos seus capangas. Dimentio então usa Luigi, que, segundo o Dark Prognosticus, é o hospedeiro perfeito para se fundir ao Chaos Heart. Assim, nasceu Super Dimentio, o ser mais forte que nosso bombeiro bigodudo e seus companheiros, Bowser incluso, já enfrentaram.
Com ajuda de Count Bleck e seus minions, Mario, Peach e Bowser conseguem derrotar Dimentio. Infelizmente, Count Bleck precisou se sacrificar junto de sua amada Lady Timpani para impedir a última investida de Dimentio para destruir a realidade como um ato de vingança antes de morrer.
Resumindo todo o texto e contexto:
- Bowser/Mario/Peach + Pure Hearts = versões mais fortes dos personagens conhecidas até hoje.
- Luigi + Chaos Heart = versão mais forte do Luigi até hoje, mesmo sendo um final boss!
Menções Honrosas
Giga Bowser
Giga Bowser é um personagem original da franquia Super Smash Bros., uma versão muito mais ameaçadora que o Bowser normal, parecendo uma verdadeira entidade maligna. Além de ser muito maior e mais forte que o Bowser regular, Giga Bowser adiciona efeitos elementais aos seus ataques, além de ser muito mais resistente.
![]() |
Giga Bowser arrebentando em Super Smash Bros. Brawl • Imagem: Divulgação/Nintendo |
Giga Bowser começou como o chefe final do Adventure Mode de Super Smash Bros. Melee (GameCube, 2001), tornando-se, mais tarde, o Final Smash do Bowser. Em Super Smash Bros. Ultimate (Switch, 2018), ele é um dos "chefões" selecionados de Galeem.
Origami Bowser
Paper Mario: The Origami King (Switch, 2020) nos apresentou ao King Olly, o principal antagonista do jogo. Olly é um origami que nutre um ódio absurdo pelos Toads genéricos que assombram essa franquia; ele é um personagem extremamente poderoso e seu ódio só o deixa ainda mais forte.
![]() |
Bowser se desdobrando para derrotar os adversários • Imagem: Duckson Patonsio/Reino do Cogumelo/Reprodução/Nintendo |
Na reta final do jogo, Bowser se torna um dos companheiros do Mario, o auxiliando na primeira parte da luta contra Olly; mas é na segunda parte que ele brilha. Olly se transforma num grande lutador de sumô de origami, e para combater isso, Olivia, aliada do Mario e irmã mais nova de Olly, transformou Bowser em coisa semelhante — e assim começa uma disputa entre os dois.
Bowser sozinho não conseguia sobrepujar a força do Olly, mas com ajuda do Mario, ele conseguiu mostrar para esse origami como a gravidade funciona.
Seja ajudando o Mario ou sendo seu vilão principal, Bowser é uma força descomunal, com uma determinação inabalável, repleto de habilidades à sua disposição. Um rei respeitado por seus súditos, um pai amoroso que faz de tudo pelo seu filho e, acima de tudo, um personagem icônico no mundo dos games que mora em nossos corações.
Vida longa ao rei dos Koopas!