Kit & Krysta podcast |
Conforme noticiamos aqui no Reino do Cogumelo, a Nintendo tomou a decisão de remover Super Smash Bros. Melee (GameCube) e Super Smash Bros. Ultimate (Switch) do calendário de campeonatos de luta da edição deste ano da Evolution Championship Series (EVO).
E atualmente, os ex-funcionários da Nintendo Kit Ellis e Krysta Yang, que ficaram conhecidos pela apresentação da websérie Nintendo Minute e que agora, fora da Nintendo, dirigem seu próprio podcast com relativa liberdade criativa, comentaram em episódio recente os possíveis motivos do afastamento da Nintendo do torneio.
Em primeiro lugar, a mais evidente causa é o fato da Sony ter comprado os direitos da marca EVO, o que poderia ter gerado um potencial conflito de interesses entre as companhias. Mas isso, aparentemente, não é tudo.
Alguns escândalos com os quais a EVO se envolveu no passado podem ter sido um fator muito forte na decisão da Big N. Em 2020, o ex-diretor executivo da EVO Joey Cuellar foi expulso da empresa após alegações de abuso de menores de idade, a maioria vindas de membros do cenário competitivo de Smash Bros. — algo que causou o afastamento imediato de antigas parceiras como NetherRealm, Capcom e, agora, possivelmente, da própria Nintendo.
Na ocasião, a gigante japonesa emitiu a seguinte carta de repúdio:
Na Nintendo, estamos profundamente perturbados com as alegações levantadas contra certos membros da comunidade de jogos competitivos. Eles são absolutamente inadmissíveis. Queremos deixar claro que condenamos todos os atos de violência, assédio e exploração contra qualquer pessoa e que estamos do lado das vítimas.
Um terceiro motivo para a retirada de Smash dos torneios da EVO foi uma parceria firmada entre a Nintendo e a Panda Global para lançar seus próprios campeonatos de Super Smash Bros. Ultimate e Super Smash Bros. Melee de forma oficialmente licenciada na América do Norte. Ou seja: ainda há muito chão pela frente para os jogadores de Smash!
Continue ligado no Reino do Cogumelo para mais notícias!